O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[InvestimentOS] Plano de Previdência corporativo vale a pena?

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
2.978
Pontos
1.014
Tenho investido no plano de previdência corporativo já vai fazer 10 anos. Antes era mutualista, com regras sociais duvidosas de sorte que eu acabei perdendo dinheiro, onde o dinheiro que você aportava não era exatamente seu, e sim de um fundo que redistribuía o dinheiro de acordo com regras como idade e número de filhos. Resumindo:
Contribuí com R$ 20.000 a empresa R$ 20.000 e eu acabei migrando para a modalidade nova apenas R$ 17.500. (Assim como teve gente que contribuiu com o mesmo montante que eu no mesmo tempo e saiu com R$ 180.000, por ser 15 anos mais velho e ter filho. Coisas do plano )

De 2013 pra cá, o plano passou a ser de conta individual. O que eu acho muito mais justo, claro e onde eu já consegui juntar um valor considerável, por volta de R$ 150.000.

Hoje aporto por volta de R$ 850,00(o máximo permitido), a empresa complemente com o mesmo valor e o plano desconta da soma dos aportes 6%(Taxa administrativa + risco)
Ou seja,
R$ 850(meu) + R$ 850(empresa) = R$1.700(Total) - R$ 102(6%) = R$1.598,00 por mês

Segue abaixo o rendimento médio por mês por ano:

|2013| 0,39%|
|2014| 0,87%|
|2015| 0,77%|
|2016| 1,41%|
|2017| 1,01%|
|2018| 0,61%|

O grande problema é que o plano não tem liquidez nenhuma, ou seja, eu não posso tirar nada se precisar. Algumas pessoas dizem que os rendimentos são baixo, porém do meu ponto de vista o aporte da empresa equilibra muito as coisas e se eu fosse levar os mesmos R$ 850 para outros investimentos, provavelmente eu não conseguiria alcançar os mesmos ganhos finais, justamente por causa da dobra do valor de aporte.

Por fim, mesmo apertado eu tento sempre manter o plano e nunca solicitei a diminuição do % da minha contribuição. Fico sempre com sensação de que perderei o dinheiro da contrapartida da empresa.

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
 

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
2.978
Pontos
1.014
Up anti chinês.

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Qual sua dúvida, você mesmo já justificou o porquê de manter esse investimento. E esperar liquidez em investimento tipo previdência não dá, né?

falow
 
D

Deleted member 35588

Excluindo os casos onde apenas a empresa faz os aportes, na minha opinião essa previdência privada que tu tem hoje é a única modalidade que vale a pena, justamente por conta da contribuição da empresa em igual valor. Claro que depois de um certo montante os juros mensais fazem muito mais diferença do que os aportes, mas isso também acontece com todos os outros investimentos e achei esses juros OK.

Em qualquer outro tipo de previdência sempre vai ter um investimento seguro com rentabilidade maior, o problema é que muita gente não tem a disciplina pra fazer esse investimento por conta própria e sente a necessidade de ter um boleto pra pagar todo mês.

Enfim, no teu caso eu continuaria fazendo exatamente o que tu tem feito, manter a maior contribuição possível.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.214
Reações
172.411
Pontos
2.599
Está dentro do padrão dos outros investimentos. A vantagem é realmente eles pagarem metade, então imagino que renderá uma grana bacana no vencimento. Relaxa com o lance da liquidez e encare como uma aposentadoria mesmo ou um investimento tipo Tesouro IPCA+ 2045.
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.657
Reações
6.658
Pontos
819
Aqui também tem isso, porem se o cara sai da empresa, perde 'toda' parte que a empresa investiu.
 


Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
2.978
Pontos
1.014
Qual sua dúvida, você mesmo já justificou o porquê de manter esse investimento. E esperar liquidez em investimento tipo previdência não dá, né?

falow
A dúvida era se o investimento é favorável. Algo próximo ao que @ktulu respondeu, eu não tenho muito conhecimento sobre o investimento.

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
 

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
2.978
Pontos
1.014
Aqui também tem isso, porem se o cara sai da empresa, perde 'toda' parte que a empresa investiu.
Aqui você pode levar até 90% da parte da empresa. É gradativo, 5% por ano que você ficar. Então teria que ficar uns 18 anos para levar os 90%, caso saia.

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.657
Reações
6.658
Pontos
819
Aqui você pode levar até 90% da parte da empresa. É gradativo, 5% por ano que você ficar. Então teria que ficar uns 18 anos para levar os 90%, caso saia.

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
Da uma olhada no tempo que tem que ficar, tem os impostos quando vai tirar tbm... não sei bem como funciona. Eu me lembro que por cima, minha irmã que ficou 4 anos, o dinheiro que ela ganhou, faria quase igual a poupança normal.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Pois é tem o lance do imposto quando vc tirar la no fim, tbm tenho curiosidade de saber se é livre de imposto aí me parece que vale muito a pena, na empresa que estou concorrendo vaga eles falaram disso, eles pagam 75% encima do valor que vc escolher e no fim vc pode escolher sacar todo o dinheiro ou é feito um cálculo e vc recebe quantia x todo mês por tempo indeterminado.Me pareceu bem atraente a idéia mas não pensei nessa parada de imposto , enfim se o cidadão não sabe investir é uma ótima forma de guardar uma grana pro futuro.
 

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
2.978
Pontos
1.014
O imposto de renda é tabela decrescente, chegando a 15% do total de rendimento no final.

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.239
Reações
35.468
Pontos
1.053
em alguns planos, se o titular morrer, o dependente saca apenas a parte do funcionario, nao da empresa.

é um bom investimento se vc pretende ficar pra sempre na mesma empresa.

aqui na telelixo preferi nao entrar no plano, tinha q ficar 4 anos pra parte da empresa ser 100% e nao pretendo ficar nem mais um ano.
 

Chris Redfield

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.297
Reações
7.303
Pontos
1.484
A empresa geralmente paga uma parte então é uma boa sim.
E tá bom sim esses rendimentos, CDB não tem rendido nem 7%aa esses ai estão rendendo 10% a 11%aa
 

Tecnomage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.002
Reações
8.594
Pontos
1.013
Pra mim só vale porque a empresa faz aporte de 100% do que aplico, limitado a 8% do salário... Pelo rendimento não vale, tem investimento muito melhor...
O meu é PGBL com tabela regressiva 60% renda fixa e 40% investimentos de baixo risco, detalhe que o acumulado do mês está negativo mesmo sendo baixo risco...
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.772
Reações
80.084
Pontos
1.839
Depende...eu tenho uma previdência de coloca o dobro do que eu coloco, todos os meses. Mas eu sei que isso é fora da curva. Eu contribuo com 900 mangos...eles completam com 1800.

Na outra empresa que eu trabalhava eu não participava. Não valia a pena.
 

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
2.978
Pontos
1.014
Depende...eu tenho uma previdência de coloca o dobro do que eu coloco, todos os meses. Mas eu sei que isso é fora da curva. Eu contribuo com 900 mangos...eles completam com 1800.

Na outra empresa que eu trabalhava eu não participava. Não valia a pena.
Excelente aporte da empresa. Parabéns!

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
 

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
2.978
Pontos
1.014
em alguns planos, se o titular morrer, o dependente saca apenas a parte do funcionario, nao da empresa.

é um bom investimento se vc pretende ficar pra sempre na mesma empresa.

aqui na telelixo preferi nao entrar no plano, tinha q ficar 4 anos pra parte da empresa ser 100% e nao pretendo ficar nem mais um ano.
Aqui, se eu morrer vai tudo pra minha esposa e filho, minha parte e da empresa.

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.918
Pontos
1.444
Cara, dinheiro é dinheiro no bolso. É dinheiro que você pega ele e gasta no que quiser, em games, em putas, em cachaça. Isso é dinheiro.
Esses planos que a empresa dá contrapartida vão tomando o seu rendimento para algo que você nem sabe se estará vivo até lá para aproveitar.
 

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
2.978
Pontos
1.014
Cara, dinheiro é dinheiro no bolso. É dinheiro que você pega ele e gasta no que quiser, em games, em putas, em cachaça. Isso é dinheiro.
Esses planos que a empresa dá contrapartida vão tomando o seu rendimento para algo que você nem sabe se estará vivo até lá para aproveitar.

Nós que somos pais enxergamos as coisas um pouco diferente.

Mesmo que eu não usufrua, tem meu filho pequeno e minha esposa que eu luto para que eles não passem necessidades na minha ausência. Por esse motivo, também tenho seguro de vida.

Mesmo se você for solteiro, sem um passarinho pra dar água, não vale a pena deixar de pensar no amanhã. Podemos morrer amanhã? Podemos, mas não é estatisticamente provável. Então precisamos trabalhar com estatística e pensar na espectativa de vida do Brasil, 75 anos, e prepararmos para tal.

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.918
Pontos
1.444
Nós que somos pais enxergamos as coisas um pouco diferente.

Mesmo que eu não usufrua, tem meu filho pequeno e minha esposa que eu luto para que eles não passem necessidades na minha ausência. Por esse motivo, também tenho seguro de vida.

Mesmo se você for solteiro, sem um passarinho pra dar água, não vale a pena deixar de pensar no amanhã. Podemos morrer amanhã? Podemos, mas não é estatisticamente provável. Então precisamos trabalhar com estatística e pensar na espectativa de vida do Brasil, 75 anos, e prepararmos para tal.

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
Bom, eu não sou pai, então logicamente o que eu falei não se aplicaria neste caso. Mas ainda sim, eu usaria essa grana para comprar uns video games para o meu filho. E pensando no futuro deles, seria melhor ter um seguro de vida, que é mais barato e paga bem mais. Claro que é apenas uma opinião pessoal, respeito a sua.
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
já avaliou com assessores de investimento de corretoras ou até com seu gerente do banco se tem algo com retorno melhor? se não tiver, tacá-le pau...
 
Topo Fundo