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Já existiu algum console que fosse capaz de emular um sucessor?

Ryu-san

Bam-bam-bam
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Fala galera, uma pergunta talvez um pouco idiota, mas como não achei nenhuma informação a respeito, achei bacana criar o tópico.

É super comum um console emular seu antecessor ou outros jogos de gerações passadas, como o PS3 emular o PS2, o Super Nintendo emular o Nintendinho, além de outros casos em que um console emula vários outros de gerações anteriores.

Gostaria de saber se já aconteceu o inverso, um console emular um sucessor, ou algum outro console de geração posterior.

Não estou falando de demake ou versões adaptadas, mas de consoles que, de alguma maneira, conseguiram rodar um jogo de geração posterior, mesmo que de forma limitada.

Caso não exista, seria possível de acontecer em algum console?

Agradeço desde já pelas respostas!
 
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Retroviews

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Emulação satisfatória implica em você ter um hardware com especificações superiores ao original.

Não deixa de ser um pouco curioso que um hardware lançado em 2000 (o PS2) consiga emular um lançado em 2001 (o GBA), mas é perfeitamente compreensível considerando as diferenças entre os dois hardwares. E passa bem longe do que você propôs.
 
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Ryu-san

Bam-bam-bam
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Talvez o Game Cube consiga rodar muita coisa do Wii, até pq é praticamente o mesmo hardware, mas não seria por emulação, acho que funcionaria via port mesmo.

O que me motivou a criar o tópico foram justamente os consoles da Nintendo a partir do Game Cube. Como não teve nenhuma mudança drástica de hardware, me pergunto se seria possível o GC rodar o Wii, o Wii rodar o Wii U e o Wii U rodar o Switch - de maneira limitada, claro.
 


doraemondigimon

Lenda da internet
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"Emular" um jogo de geração superior? Não. Não... Exatamente!

Existe no NES, uma TENTATIVA de emulação do SNES que foi o Super Mario World:



Mas infelizmente, não se teve mais nenhuma tentativa relativa, já que se for analisar friamente, novas versões de hardware da geração de 8 bits até 128 bits (seria mais ou menos na comparação do Atari até o Dreamcast/PS2/Gamecube) a diferença de hardware entre um e outro se torna gritante.

Poderia existir uma 'solução' para isso: usar OUTROS videogames de outras marcas, não se mantendo a mesma linha de uma empresa só (tipo assim: usar um Sega Saturn para se emular um Nintendo Gamecube por exemplo)
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
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"Emular" um jogo de geração superior? Não. Não... Exatamente!

Existe no NES, uma TENTATIVA de emulação do SNES que foi o Super Mario World:



Mas infelizmente, não se teve mais nenhuma tentativa relativa, já que se for analisar friamente, novas versões de hardware da geração de 8 bits até 128 bits (seria mais ou menos na comparação do Atari até o Dreamcast/PS2/Gamecube) a diferença de hardware entre um e outro se torna gritante.

Poderia existir uma 'solução' para isso: usar OUTROS videogames de outras marcas, não se mantendo a mesma linha de uma empresa só (tipo assim: usar um Sega Saturn para se emular um Nintendo Gamecube por exemplo)

A Tec Toy era cheia de fazer esse tipo de gambiarra.


 

knOx_DF

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O que me motivou a criar o tópico foram justamente os consoles da Nintendo a partir do Game Cube. Como não teve nenhuma mudança drástica de hardware, me pergunto se seria possível o GC rodar o Wii, o Wii rodar o Wii U e o Wii U rodar o Switch - de maneira limitada, claro.

Acho que voce esta partindo da premissa errada.
 

Yon

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Olha quantas vezes mais poderoso um PC tem que ser pra emular bem um console já estudado por uma vida inteira como o snes/mega.. Como que um hardware pior iria emular um melhor?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
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Impossível não é, mas seria um trabalho extremamente desnecessário.

E claro, só seria possível com jogos que não usasse quase nada do console, como um tetris ou um indie. Tem muitos jogos assim que nem usam nada da gpu do console e só uma pequena parte da cpu. Não duvido que seria possível com uma boa parte dos jogos bobinhos do wii rodarem no gc (inclusive aqueles indies que só dava pra baixar online).

Tecnicamente entre wii e gc talvez poderia ser possível com alguns jogos pois o wii é só uma extensão do gc. Mas do wii pra wiiu ou wiiu para switch não, pois são muito diferentes. E mesmo assim não seria bem emulação, e sim um wrapper pra aproveitar o hardware em comum.
 

Dark_Alex

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Acredito que o WiiU seria o console mais próximo da proposta do tópico. Zelda é um exemplo.
 

JVS GAMES

Supra-sumo
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Como já disseram acima, apenas se o novo hardware não fosse tão superior e tivesse exatamente a mesma arquitetura, e mesmo assim seria uma emulação limitada, quase que uma retrocompatibilidade nativa ao contrário...

Cquote1.png Na União Soviética, você emula PS2 no SNES e sem Slowdown!! Cquote2.png
Reversal Russa sobre emulação de hardware next gen em hardware old gen
 

Yon

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Como já disseram acima, apenas se o novo hardware não fosse tão superior e tivesse exatamente a mesma arquitetura, e mesmo assim seria uma emulação limitada, quase que uma retrocompatibilidade nativa ao contrário...

Cquote1.png Na União Soviética, você emula PS2 no SNES e sem Slowdown!! Cquote2.png
Reversal Russa sobre emulação de hardware next gen em hardware old gen
Acho que numa situação hipotética, só um GC modificado com overclock, rodando um jogo que não puxe ao máximo o hardware do Wii com modificação pra rodar no GC. E mesmo assim não seria emulação.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
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Obrigado pelas respostas galera!

Confesso que não entendo muito bem a diferença entre emulação, portabilidade, etc, mas ficou bem mais claro
 

Askeladd

Bam-bam-bam
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Sim, mas só com jogos Indies ou com baixo poder de processamento. Porém boa parte do código deverá ser reescrito.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
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Street Fighter Alpha foi desenvolvido na CPS2 da Capcom, mas teve uma versão na CPS1.

A CPS1 é a placa de jogos lendários como Final Fight e Street Fighter II.


E sim, SFZERO1 na CPS1 tem downgrades, especialmente no som. E não foi emulação, mas uma adaptação do código do jogo na placa em questão.
 

edineilopes

Retrogamer
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De jeito nenhum.

Uma máquina precisa ser várias vezes mais potente para emular uma outra.

Lembro que ainda recentemente máquinas "modernas" sofriam para ter uma emulação fiel do Super Nintendo. Até hoje, não é qualquer PC que emula um PS2. PS3 então, precisa ser uma máquina parruda. E é uma plataforma teoricamente modesta, com seus meros 512MB de RAM.

O mais perto que vi (da proposta do tópico) foi a emulação ser rápida, a geração imediatamente seguinte já conseguir emular alguma coisa da geração anterior. No caso o Dream com o BleemCast. Aquilo foi fora da curva. Seria como se o PS4 emulasse os games do Xbox360.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
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Dá pra programar um traste desse? dá...
mas sinceramente pra q? pq não vai ter um resultado satisfatório.
Emulação por si só, já um bagulho chato, difícil e demorado pra cacete de se fazer, não vejo motivo pra fazer um sistema antigo tentar rodar alguns jogos capados e bem ruim num sistema novo.
 
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