O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Já parou para pensar o quão tu realmente sabe sobre os pobres ? Sem preconceitos. Eu vou abordar nesse tópico quase toda cosmovisão do tema

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.789
Reações
13.822
Pontos
803
Esse tópico tende a ser um marco na história da internet

Nos últimos dias eu li muito aqui no fórum temas ligados a classes sociais e muitos comentários eram tecidos acerca dos pobres, um deles em específico me fez criar esse tópico pois o user não tinha a menor ideia do que estava falando/escrevendo.

Quem aí está estudando ciências sociais ou vai estudar pode usar esse tópico como referência, acredito que será um marco na história da internet.

Verdade 1: A desigualdade no brasil é socioespacial, há espaços claramente definidos para pobres, classe média e ricos, difíceis de serem transpassados (depois explicarei) porém na internet a coisa se tornou mais complicada pois é difícil estabelecer uma segregação digital, ela ocorre através do que eu denomino códigos sociais (pacto informal, tácito, entre as classes de sempre buscar se aproximar de iguais e se afastar de gente fora do grupo) o racismo é a pedra guia dos códigos sociais, ele é facilmente confundido com preconceito e só se mantém devido a um desconhecimento do outro proporcionado pelos intermediários sociais (vou explicar depois) as coisas que vocês lerão a seguir não seriam possíveis sem a internet, sentar juntos talvez não fosse viável mas aqui será transposto essa barreira.

Verdade 2: O nosso querido forum é um forum que atende desde de sempre um publico mais restrito de uma classe média alta, que desde a fundação em 2001 já tinha internet, que gosta de games e PCs, que na época do PS2 comprava tal console no lançamento, o console era caríssimo, trocava e troca ainda hoje de PC ou de placa de vídeo em curto espaço de tempo, mesmo que as placas estejam cada vez mais proibitivas de 4~5 mil reais RTX 2060 etc estamos falando de um público em sua maioria formada na área de Ti, sistemas de informação, engenharia da computação, alguns em marketing, arquitetura e temos muitos estudantes de medicina, cujos país eram diplomados ou na pior da hipóteses bem empregados tipo policiais nos 80/70.

Verdade 3: Eu fujo a regra, sou um ponto fora da curva, não deve ter mais do que uns 4 ~ 5 users em condições similar e provavelmente estou no estratos ainda mais baixo que eles, sim sou pobre, filho de pais de mão estudaram quase nada, somente o fundamental. Então como vim parar em forums e mais precisamente aqui ? Passei a gen ps2 quase inteira com Dreamacst, peguei o ps2 e fique com ele por pouco tempo, em 2007 lançou o PS3 e era caríssimo, então abandonei consoles e passei a jogar exclusivamente em pcs pela pirataria, em 2010 aproveitando o boom brasileiro lancei um pc que poderia ser chamado de gamer mas ainda era bem datado, então navegando pela internet em busca de soluções para problemas na máquina fui me deparando com forums a saber o Clube do Hardware e o GameVicio os quais lia apenas de fora, em 2012 prevendo que a nova geração de consoles viria decidi montar um PC ''future proof'', i7 e gtx 690 o dólar era baixo nessa época, mas por ser caro, fui pesquisar e vi que sli que formava a placa não valia a pena, vi que o i7 na época mudava quase nada, então fechei o combo com i5 e HD radeon 7950 Boost pois ela tinha 3 gb de vram, a maior vram da categoria, naquele tempo. Cada peça foi comprada uma a uma, até que por fim o PC me saiu por 5 salários mínimos, em retrospectiva foi o maior erro financeiro que cometi, na boa eu devia ter estudado kkk. Tempos depois navegando na net conheci o blog do ''Vida ruim de pobre'' fiquei impactado com a doença, comecei a buscar mais conteúdos do tipo então entrei para o forum uol lá tinha um boa comunidade de PCistas só o vale tudo de lá que era bem tosco, lá apesar de menos rígido também era formado por jovens de classe média alta fui percebendo isso aos poucos, antes, eu, assim como alguns de vocês também devem fazer, projetava minha condições e pensava estar conversando de igual para igual, mas não é bem assim, o próprio Blog do ''Pobretão'' não era de ''pobre'' os conceitos ligados a pobreza lá era totalmente distintos e tinha um forte foco em investimento, e quem frequentava era os jovens da classe média paulista. Bom a vida seguiu, uol se foi, então vi parar aqui, pois é um forum com regras, um pessoal mais cabeça e tal, que eu admiro bastante.

Verdade 4: A imperiosidade desse tópico​

Postando e postando, cada vez me convenci que a linguagem e ações, tanto as minhas quanto dos demais users eram distintas (e isso é bom) e que as abordagens estavam ligadas ao meio social, isso ficou evidenciado após eu quase comprar o PS5 vendendo água mineral perto de casa (a título de curiosidade eu conseguir a grana extra do console, mas desistir por N fatores) ao postar a experiência fui drasticamente rechaçado e que esse tipo de ''empreendimento'' foi desqualificado, um user até me disse ''apaga isso velho e tal'' e apresentou um argumento qualquer lá, isso me fez refletir que havia além de um fosso financeiro entre as classe, havia um fosso social ligado também ligado a toda um cosmovisão.

conceito: Quem é o pobre ?

Existe muitas definições até porque há várias categorias de pobres (mendigos, pessoas em situação de rua, favelados, classe trabalhadora precária e por fim a classe operária) mas é basicamente o pessoal desprovido de uma renda familiar de 3 mil reais num primeiro momento.... ou num segundo momento aqueles desprovido de uma renda per capita acima de 1.500 reais e porque isso ? pois há (e eu conheço) família com 7 pessoas morando junto (pai, mãe, 3 filhos, 2 netos, e mais 2 cachorros) cuja renda familiar é de 7/8 mil reais mas isso não vale de nada (e aqui entra mais um ponto interessante) pois a família não se ver como família, se veem como grupo de pessoas que vivem juntas sob o mesmo teto, assim sendo cada um gasta seu dinheiro (o salário mínimo) consigo mesmo e deixa para os pais a tarefa elementar de sustentar todo mundo, os pais ainda se veem como pais, mas não consegue se livrar dos filhos usando a tática antiga de casa-los rapidamente nem consegue expulsa-los de casa, então deixam o tempo seguir seu curso, por exemplo esperar que algum deles passe a ganhar mais e por ganhar mais saia de casa para não ter que ajudar nos gastos comuns. Os filhos por outro lado também tem seus planos, esperar os pais ficarem mais velhos e dividir o terreno, tacitamente há uma maior dependência dos filhos em relação aos pais, a qual eu não via na década de 90.

O caso acima não é raro, é o que o sociólogo Jesse Souza chama de não-família uma reprodução familiar antiga que vem desde a escravidão, marcada por mães solteiras por papeis disfuncionais no lar como queda na autoridade do pai ou alcoolismo e similares. Porque a família possui 7 membros ? ora um dos membros é mulher que se engravida, o pai não assume assim os avós tem de criar a filha e os netos, pois a filha não é capaz seja por maturidade ou finança de cuidar de si e dos próprios filhos.

Nem toda família pobre é assim, mas os elementos fundamentais para perpetuação da pobreza que percorre todos os estratos pobres são os mesmos: o salário mínimo de subsistência bem diferente do SM proposto por Vargas e o pior o desemprego crônico (onde nem o SM de subsistência o cara consegue).


Brace yourselve farei desse tópico um excelente tópico que vai encurtar a compreensão dos pobres e dessa forma ruir esse pilar de desconhecimento.
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.767
Reações
6.096
Pontos
969
Pretende continuar nessa classe?

Acredita que existe possibilidade de ascensão?
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.789
Reações
13.822
Pontos
803
Infelizmente poucas pessoas levarão o tema a sério e o tópico vai virar compilado de meme

Não vai não, esse tópico já é épico.

Me lembro quando li essa matéria anos atrás

E ao refletir mais sobre o tema decidi que um tópico assim se fazia necessário para dirimir algumas contradições.
 


Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
nunca vi ninguém ascender socialmente escrevendo wall em forum de videogame, mas nunca se sabe né
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
Infelizmente poucas pessoas levarão o tema a sério e o tópico vai virar compilado de meme
True_Story.png
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.789
Reações
13.822
Pontos
803
Quando sair na Netflix, me avise.

Mentira, li tudo.

Não ter dinheiro é fragilidade financeira. Pobreza é um estado muito mais amplo que falta de grana.

eu ia chegar nesse ponto na próxima pagina, mas como tu puxou a fila, então direi

Os pobres (são vários estratos ) não gostam de serem chamados assim, isso vem devido a influencia da religião protestante-pentecostal que diz que ''pobre é o diabo'' ou como tu disse algum ''estado de espirito'' e não uma condição social, preferem usar para si termos como ''trabalhador'' ou ''baixa renda''

Os pentecostais surgiram nos estados unidos em inicio do século 20 rapidamente, espalhou pelo mundo nas camadas mais pobres iniciando pelos interiores até chegar nos meios urbanos porém em metade do século 20 surgiram os neopentecostais que se fizeram melhor uso nos centros urbanos e nas periferia, com conceitos ligados a curas divinas e dons espirituais essa é a crenças dominantes entre os ciclos mais pobres. É interessante que, ainda que a pessoa não seja religiosa e não saiba nada do conceito de Deus etc o pouco que ela souber é definido e pautado pelo conceito neopentencostal do tema, mesmo as demais igrejas de outros ramos do protestantismo, ainda que tentem ser neutras também absorveram os termos e a pragmática do neopetencostalismo, de tal forma como se tivéssemos entre os evangélicos apenas os neopentencostais no fim do dia.

Isso explica porque nem mesmo um não religioso não gosta de ser chamado ''pobre'' preferindo termos como: humilde, baixa renda, estado de fragilidade social, carente etc essa cosmovisão perpassa os círculos religiosos. Entre os pobres ou se é religioso do ramo neopentecostal ou se é irreligioso boêmio que uso de bebidas alcoólicas, não é impossível mas é muito raro um meio termo. Isso é distribuído de acordo com a personalidade, caso o cara seja mais propenso a religião ou a não religião.
 
Ultima Edição:

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.093
Reações
35.060
Pontos
1.054
Os pobres (são vários estratos que inclusive possuem preconceitos entre si) não gostam de ser chamados assim, isso vem devido a influencia da religião protestante-pentecostal que caracteriza pobre como sendo o Diabo ou algum estado de espirito.

Nada vê isso que tu tá falando, sou "protestante-pentecostal" desde sempre e nunca ouvi isso na minha vida e nunca vi nenhuma outra pessoa falando isso a não ser vc agora.

Edit:

Mas é aquela coisa, ninguém quer ser pobre, então tem igreja que fica prometendo riquezas se pagar dizimo e os escambau(o que eu acho erradissimo). Mas falar que pobre é coisa do diabo, foi a primeira vez agora. :klol
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.789
Reações
13.822
Pontos
803
Nada vê isso que tu tá falando, sou "protestante-pentecostal" desde sempre e nunca ouvi isso na minha vida e nunca vi nenhuma outra pessoa falando isso a não ser vc agora.

Edit:

Mas é aquela coisa, ninguém quer ser pobre, então tem igreja que fica prometendo riquezas se pagar dizimo e os escambau (o que eu acho erradissimo). Mas falar que pobre é coisa do diabo, foi a primeira vez agora. :klol

Tu quotou antes deu editar. Eles dizem que: ''o diabo é que é pobre'' a pessoa pobre por outro lado defini a si própria como trabalhadora, carente ou batalhadora.
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.243
Reações
12.775
Pontos
1.419
Já sim, e fiquei horrorizado com o que vi.

Tem uma ENORME parcela de "pobres" que abraçam com força uma cultura de sempre "pedir", e tem tanta coisa de mão beijada que se colocar certas coisas no papel, o 'custo' disso é surreal.

São sempre os coitados, sempre os que não tem "nada".

Tem um estacionamento "ocupado" por familias pobres que direto e reto eu vejo quando volto do trabalho, sempre estão alguns aqui e ali com celulares, tvs, etc.
TODO dia tem uma galera que fica na porta do supermercado pedindo e ganhando coisas, todos os dias, sem falta.

Fazem gato na energia e água e direto tem alguma ONG vendo se está "tudo bem" com o pessoal....

'Pobre'?

Depois que vi um 'pobre' tacando fora uma marmita de comida porque pelas palavras dele "não é o que gosto", eu revi bastante quem são os 'pobres' que tem por ai....
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.477
Reações
91.184
Pontos
1.503
Eu sou classe média baixa. Pretendo alçar a classe média média dentro de 5 anos. Classe média alta e outros patamares superiores eu já sei que não vou conseguir nessa breve existência.
Não vejo glamour nenhum na pobreza/necessidade. É triste, isso sim. Quero me afastar ao máximo de todos os ícones (não pessoas) que remetam a esse estado.
Pobre (miserável) só diante de Deus. Na Terra eu quero desfrutar um pouco do que existe de bom.

O que me deixa mais desconfortável nessa métrica socioeconômica é o local de moradia. É horrível (com possibilidade de condenar todo o resto da vida) morar em lugares ruins. A tendência é a pessoa absorver o que está à sua volta.
 
Ultima Edição:

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.584
Pontos
353
Já sim, e fiquei horrorizado com o que vi.

Tem uma ENORME parcela de "pobres" que abraçam com força uma cultura de sempre "pedir", e tem tanta coisa de mão beijada que se colocar certas coisas no papel, o 'custo' disso é surreal.

São sempre os coitados, sempre os que não tem "nada".

Tem um estacionamento "ocupado" por familias pobres que direto e reto eu vejo quando volto do trabalho, sempre estão alguns aqui e ali com celulares, tvs, etc.
TODO dia tem uma galera que fica na porta do supermercado pedindo e ganhando coisas, todos os dias, sem falta.

Fazem gato na energia e água e direto tem alguma ONG vendo se está "tudo bem" com o pessoal....

'Pobre'?

Depois que vi um 'pobre' tacando fora uma marmita de comida porque pelas palavras dele "não é o que gosto", eu revi bastante quem são os 'pobres' que tem por ai....
Mendigo tem celular e frequenta a OS.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.789
Reações
13.822
Pontos
803
Depois que vi um 'pobre' tacando fora uma marmita de comida porque pelas palavras dele "não é o que gosto", eu revi bastante quem são os 'pobres' que tem por ai....

essa parte do seu post pode ser aproveitada, de fato a ideia do pobre como coitadinho é um erro também, tratam se de pessoas como as demais, apenas não possuem dinheiro fixo, então todos os defeitos que se veem em pessoas das mais variadas classes também serão vistos entre os mais pobres.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.789
Reações
13.822
Pontos
803
Bairro periférico e favela

Pode parecer estranho mas já observei nos forums em que participei que havia uma confusão entre ambos, ambos possuem moradias com algum grau de precariedade mas a maneira que estão dispostas é bem diferente, as imagens vão falar por si.

No bairro pobre há afigura do lote, as pessoas possuem um terreno com metragem estabelecida, houve um loteamento ali, as casas são precárias e autoconstruídas não respeitando as leis de construção como recuos frontais e laterais por desconhecimento do morador ou falta de grana para chamar um engenheiro. Enquanto nos aglomerados, meio que há um fomento dizendo ''invadam aqui'' são ex fazendas urbanas ou áreas verdes que sobram de loteamentos, que pouco a pouco são ocupadas, as casas são coladas uma nas outras, em geral são pequenas, a maioria tem 20m² e mora no mínimo 4 pessoas lá, você abre a porta e da de cara com a do vizinho, havendo apenas ''espaços'' entre elas para correr o esgoto ou fazer alguma escada, para ligar até o inicio a parte ''boa'' e mais valorizada da favela, na favela da figura as casas são até grandinhas, mostrando expansão talvez feita pelos filhos que cresceram e se juntaram ali. Enfim não é a mesma coisa, apesar de haver essa confusão.

192578

bairro pobre de periferia

192580

Outro detalhe: Dependendo da localização a casa em aglomerado vale até mais pois ela fica em áreas centrais, boa parte das pessoas não trocam uma casa em favela próximas de áreas centrais por bairro pobres distantes, nem todo aglomerado é violento e a maioria das pessoas são trabalhadoras, ambos os grupos só não rebocam as casas pois possuem em geral apenas uma fonte de renda, então tudo é feito muito lentamente, o que separa casas bonitas e casas feias nesses bairros é o tempo em que os moradores a estão construindo e o tempo em que ficaram empregadas, em geral um trabalhador pobre passa 11 anos da vida desempregado entre idas e vindas de emprego em emprego.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.789
Reações
13.822
Pontos
803
Antes de 2017, eu era classe média media.

Após 2017, Classe média baixa

pelo visto perdeu muita renda após 2017, eu também já não consumo tanto acho que caí de D para E, depois de uma leve ascensão de E para D, objetivo é atingir C e me fixar nos próximos 3 anos. via (claro) serviço público.
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
Eu sou classe média baixa. Pretendo alçar a classe média média dentro de 5 anos. Classe média alta e outros patamares superiores eu já sei que não vou conseguir nessa breve existência.
Não vejo glamour nenhum na pobreza/necessidade. É triste, isso sim. Quero me afastar ao máximo de todos os ícones (não pessoas) que remetam a esse estado.
Pobre (miserável) só diante de Deus. Na Terra eu quero desfrutar um pouco do que existe de bom.

O que me deixa mais desconfortável nessa métrica socioeconômica é o local de moradia. É horrível (com possibilidade de condenar todo o resto da vida) morar em lugares ruins. A tendência é a pessoa absorver o que está à sua volta.

qual a diferença entre classe media baixa, classe media e classe media alta, em sua opinião?
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Videogame pode ser um hobby relativamente 'caro', mas a pessoa até gasta menos com ele comparado com outras situações, especialmente em cidade grande.

Sobre o tópico, todo mundo tem uma ideia geral sobre 'como definir a pobreza ou quem está numa classe mais baixa', aí usa critérios como: renda, patrimônio, o que tem na casa da pessoa, escolaridade, onde mora e outros. Óbvio que muitas pessoas que possuem um nível de vida melhor não conhece de verdade como é viver sendo pobre assim como há diversas pessoas com opiniões equivocadas sobre diversos temas.

O debate seria mais no contexto de quanto numa bolha a pessoa se encontra, aí embarca diversos temas.

Bairro periférico e favela

Pode parecer estranho mas já observei nos forums em que participei que havia uma confusão entre ambos, ambos possuem moradias com algum grau de precariedade mas a maneira que estão dispostas é bem diferente, as imagens vão falar por si.

No bairro pobre há afigura do lote, as pessoas possuem um terreno com metragem estabelecida, houve um loteamento ali, as casas são precárias e autoconstruídas não respeitando as leis de construção como recuos frontais e laterais por desconhecimento do morador ou falta de grana para chamar um engenheiro. Enquanto nos aglomerados, meio que há um fomento dizendo ''invadam aqui'' são ex fazendas urbanas ou áreas verdes que sobram de loteamentos, que pouco a pouco são ocupadas, as casas são coladas uma nas outras, em geral são pequenas, a maioria tem 20m² e mora no mínimo 4 pessoas lá, você abre a porta e da de cara com a do vizinho, havendo apenas ''espaços'' entre elas para correr o esgoto ou fazer alguma escada, para ligar até o inicio a parte ''boa'' e mais valorizada da favela, na favela da figura as casas são até grandinhas, mostrando expansão talvez feita pelos filhos que cresceram e se juntaram ali. Enfim não é a mesma coisa, apesar de haver essa confusão.

Visualizar anexo 192578

bairro pobre de periferia

Visualizar anexo 192580

Outro detalhe: Dependendo da localização a casa em aglomerado vale até mais pois ela fica em áreas centrais, boa parte das pessoas não trocam uma casa em favela próximas de áreas centrais por bairro pobres distantes, nem todo aglomerado é violento e a maioria das pessoas são trabalhadoras, ambos os grupos só não rebocam as casas pois possuem em geral apenas uma fonte de renda, então tudo é feito muito lentamente, o que separa casas bonitas e casas feias nesses bairros é o tempo em que os moradores a estão construindo e o tempo em que ficaram empregadas, em geral um trabalhador pobre passa 11 anos da vida desempregado entre idas e vindas de emprego em emprego.
A questão da família e amigos pode acabar influenciando. Certamente, há pessoas com renda de dez mil líquidos morando em bairro periférico de capital mediana.

Relativo demais. Enquanto tem pessoas debaixo das pontes, tem executivo se suicidando quando perde um considerável parte da grana..

Dinheiro não é sinônimo de felicidade, já que há diversas outras situações complicadas na vida. Só que com ele, a tendência é a determinada pessoa tenha uma vida melhor e tenha mais condições de se 'feliz'.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.789
Reações
13.822
Pontos
803
A questão da família e amigos pode acabar influenciando. Certamente, há pessoas com renda de dez mil líquidos morando em bairro periférico de capital mediana.

não é impossível mas normalmente a migração já acontece após a pessoa começar a ter renda per capita acima de 1,5k pois vai se destoando e novos ''sonhos'' vão surgindo, não é zuera a aspiração da maioria dos jovens de favela em termos de profissão é ser mecânico ou motorista de caminhão, na falta disso jogador de futebol e tal, já foram feitas entrevista com muitos deles pela net a fora e era raríssimo alguém apontar uma profissão ligada ao ensino superior isso é épocas como 2017 para tu ter referência. Por outro lado quase todo jovem de classe média que conheci almeja medicina aí depois que flopa inventa que não gostava de sangue etc , um mesmo fui fazer uma troca de chuveiro no apê quando perguntei qual a aspiração medicina me foi a resposta, perguntei você se considera privilegiado ele disse não pois estudava numa escola pública de referência porém o amigo dele era, tal amigo ia constante nos eua, e mesmo aqui no brasil pratica o futebol americano (esportes alternativos no brasil sempre tem um custo) deu a ele uma placa de vídeo high end nova presente de natal, eu precisava ir e não peguei mais detalhes.
 
Topo Fundo