Esse fds fui visitar minha mãe e aproveitei pra pegar uns bagulho meu que ela tinha guardado há tempos. Entre eles tava meu ps4 slim que achei ter vendido, mas não. O game tá na fw 6.72, fiz o desbloqueio deboas confome os tutos aqui da página, rodou tudo normal. Mas percebi que acontece algumas travadinha, o console congela as vezes e alguns apps não abrem ou abrem e dão erro logo em seguida, além de demorar muito pra instalar jogos via ftp. Também não consigo instalar nada externo pelo installer do goldhen, sempre dá um erro e fecha. Queria saber se isso é normal nessa versão de Fw que o game está ou pode ser problema no hd, pois o console já tá parado há uns 6 anos. Agradeço qualquer dica, vlw.
Na minha experiência, pode ser alguma coisa dentro sim. Pode ser que tenha entrado muita poeira dentro, dependendo de onde estava guardado, e a pasta e almofadas térmicas devem estar secas depois de tanto tempo parado. O que tu descreve pode ser travamento causado pela temperatura (o famoso throttling / estrangulamento). Eu abriria para verificar por dentro.
Pessoalmente eu tenho a experiência de usar um mesmo HD por +12 anos, e ele só foi pro buraco por causa de uma oscilação elétrica constante em uma tomada muito específica em lugar em que tive que morar por cerca de um ano (antes de me mudar para lá ele basicamente não apresentava erros ainda, eu tenho os testes dele dele antes e após o período). Então... Pode ser o HD, mas há uma chance razoável de não ser.
Coisas para olhar:
- Tente substituir o HD do Play por um outro, se você tiver algum HD ou SSD sobressalente rolando por aí, e veja se ele ainda apresenta problemas de leitura. Se funcionar normalmente, então o problema é o HD e você resolveu! Se não, então é alguma outra coisa. Siga abaixo.
- O estado da pasta térmica do processador, quanto pior ela estiver o Play começa a "travar" ao realizar tarefas mais pesadas, podendo até desligar sozinho
- As almofadas térmicas que ficam em cima das memórias e as que ficam encostadas para conduzir o calor para o radiador (as que vem nos Playstation são
horríveis, aliás, e vem uns quadradinhos minúsculos. Eu recomendo as da Gelid, de 1 mm de espessura. Bom preço, boa performance. Mas qualquer almofada térmica com 12 W/mk de transferência de calor ou mais está jóia para um PS4.)
- Pó, cabelo e outras coisas no radiador e na ventoinha.
- Se a ventoinha está girando corretamente ao ligar o Play.
- Se ainda assim nada acima funcionar dê uma olhada para ver se algum dos componentes das placas parece "estufado". Se sim, você vai ter que mandar trocar e soldar essa pecinha em específico.
- Se nenhuma das coisas acima resolveu o problema, é interessante testar numa eletrônica se algo pode estar em curto, ainda que não seja óbvio. Por exemplo, o leitor do SATA (que lê o HD) pode estar com algum defeito. Mas isso só em última instância, as coisas acima podem ser verificadas em casa.
Coincidentemente eu estive fazendo minha revisão de verão de um PS4 Pro de um parente e do meu próprio Fat recentemente, basicamente exatamente o que eu descrevi acima. O Pro fazia tanto barulho que parecia que ia decolar, agora você nem escuta ele enquanto joga.
Espero que ajude!