O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jeff Grubb: developers elogiando demais o PS5, não estou ouvindo o mesmo do XSX!

SithLord

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.045
Reações
17.300
Pontos
1.024
Terão uma surpresa muito desagradável os futuros donos do PS5 nos mults em relação ao SX.
Terão não brow

Quem tem PS5 vai jogar os mesmos multis e de quebra os exclusivos da Sony.

Foda vai ser ter um console ultrapoderoso pra jogar coisa de gerações anteriores mesmo. Pq focada em jogo o inside mostrou que a MS não está.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

Legaia

Bam-bam-bam
Mensagens
4.219
Reações
9.118
Pontos
353
Quem lembra do cara da crytek?

Galera encheu o saco dele no twitter na época que ele disse que ps5 era melhor e Xbox era impossível chegar aos 12 teraflops.. uma coisa é no papel.. outra coisa é na pratica..

Tô vendo que diferença vai ser pouca
 

Gradior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.355
Reações
1.642
Pontos
353
Bom, seja qual for o rumo das discussões aqui, dá pra ver que o cenário tá visivelmente desenhado, PS5 na frente. E eu não sou sonyista, é pq tá na cara mesmo.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.135
Reações
172.558
Pontos
1.714
Faz parte do jogo, estão elogiando o cavalo no qual estão apostando.


O maior desafio da Microsoft vai ser justamente esse. Não adianta o XseX ser mais potente se as devs acabarem focando no PS5 pela razão que for (relacionamento com a Sony, melhor divisão de royalties, mais espaço em termos de marketing e etc).
 


Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.515
Reações
104.428
Pontos
2.419
Aham....que nem as vésperas do lançamento do PS4/Xone?

Lembro que vc dizia a mesma coisa.."Que não caia nessa que o PS4 era mais poderoso"

Aí saiu a matéria da Edge com desenvolvedores falando....

Só acho que vc não precisa ser tão cético..

Ou vc acredita que a diferença vai ser significada ou vai ser menor do que pensam....Decide qual a tua posição...

.

Tá doido? Desde que saiu as specs ficou claro que o PS4 era mais poderoso, são números objetivos, a GPU dele é melhor, nunca questionei o óbvio.

Assim como agora eu tbem não vou discutir, o console mais poderoso é o Xbox Series X.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.515
Reações
104.428
Pontos
2.419
O cara falou que é uma third party há 25 anos no mercado, você não leu o tópico?

Forçado está essa teoria da conspiração sua, além dos seus achismos técnicos como a Sony desviar o foco para o SSD e blablabla, já parou para pensar que se a Sony quisesse uma GPU igual a do Xbox era só ela ter ido por esse caminho e colocado um SSD mais barato e comum como do Xbox? Se ela escolheu aumentar no SSD e diminuir na GPU ela teve seus motivos, e vamos ver na prática, mas você escreve como se fosse tudo bullshit e você não tem embasamento em nenhum fato ou conhecimento técnico e ainda tenta desacreditar comentários de developers reais da indústria.

Ué, third party faz exclusivo tbem.

No mais não dá pra afirmar que foi uma escolha da Sony ter uma GPU inferior, ela pode simplesmente ter sido superada nesse aspecto, inclusive o fato de subir tanto o clock me sugere que ela foi pega de calça curta e fez o possível pra minimizar a diferença.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.480
Reações
23.074
Pontos
803
Aqui o resto dos tuítes do Jeferson Gororoba que ficaram faltando, sobre os cudos ao trampo de engenharia do Marcos Preocupaçãozinha, Lead Architect do PS5, pra ilustrar


121844
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.303
Reações
14.356
Pontos
1.053
Olha...o Zum Zum Zum está bem grande no Twitter, Fóruns e outras fontes.

Inclusive esse jornalista confirma os elogios dos desenvolvedores de "Console mais bem arquitetado que já viram"
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.515
Reações
104.428
Pontos
2.419
Olha...o Zum Zum Zum está bem grande no Twitter, Fóruns e outras fontes.

Inclusive esse jornalista confirma mesmo o Zum Zum Zum de alguns desenvolvedores de "Console mais bem arquitetado que já viram"
Vc cai fácil em palavras de marketing.

Esses consoles são PCs, a única coisa diferente no PS5 é um SSD monstro, o resto é conversa do Mark Cerny.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.303
Reações
14.356
Pontos
1.053
Acho que o maior elogio da arquitetura vem da eficiência e facilidade de programação aos desenvolvedores.

Não que o XSX seja difícil de trabalhar(não tem sentido) o PS5 que é mais fácil e talvez traga vantagens em outros níveis.

Marck Cerny é um desenvolvedor ,e na apresentação do PS5 novamente enfatizou o compromisso de colocar desenvolvedores em primeiro lugar.

Alguns palpites porque o PS5 pode ser mais amigável e ágil aos desenvolvedores:

-SSD mais rápido

-Sistema I/O mais eficiente

-Memória RAM totalmente unificada.

-GPU mais rápida (Clock)

-Talvez a otimização dos "triângulos primitivos" que reduzem muito o tempo de desenvolvimento segundo Cerny.

-Menos camadas de abstração do que o Direct X.

Se ele realmente é tão amigável ,é o tipo de sistema que se coloca na mira da maioria dos desenvolvedores ,incluindo desenvolvedores menores.

E mais fácil e rápido significa ainda menos tempo e custos de desenvolvimento.
 
Ultima Edição:

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
divertido ver mestre do "mas veja bem" falando que vão fazer "mas veja bem" com o PS5 :klol

o tweet ali se mostra real, falou bem, ou até "meio bem", ou de repente até, não falou mal da sony, o bicho pega :kpensa

o legal é que com isso, a quinta feira será divertida, de qualquer forma
 

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.476
Reações
17.133
Pontos
1.389
Caixista ta parecendo aqueles que elaboram teorias da conspiração, pra eles faz uns 20 anos que a Sony compra todos os jornalistas e devs da indústria. A Microsoft é uma das empresas mais ricas do mundo, mas é a Sony que torra dinheiro controlando as informações no mercado de jogos.

Dá pena.
Estamos vendo a melhor e mais eficiente propaganda: a de boca a boca. Impossível comprar tanta gente assim.
 
Ultima Edição:

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.303
Reações
14.356
Pontos
1.053
E ta ruim?


A é? Então tá.
Eles só esquecem que:Tem que ver como os motores funcionam lá nos Dev Kit dos desenvolvedores ...Quais os que fazem as melhores curvas,os que economizam melhor o combustível,os que fazem as melhores retomadas.....não é só retas! E no fim quem tem também os melhores pilotos(desenvolvedores firsty)
 
Ultima Edição:

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Tem que ver como os motores funcionam lá nos Dev Kit dos desenvolvedores ...Quais os que fazem as melhores curvas,os que economizam melhor o combustível,os que fazem as melhores retomadas.....não é só retas! E no fim quem tem também os melhores pilotos(desenvolvedores firsty)
Melhor piloto é o Hamilton e ele esta trabalhando com a Sony.
 

Efterklang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.925
Reações
6.118
Pontos
1.213
Quem quiser jogar mults a 60fraps tem mais chances indo de SX.

PS5 não vai dar conta disso.

Acho que o fps vai bater igual na maioria dos casos, a diferença fica pela resolução (certeza) e detalhes dos gráficos tipo sombra, draw distances, essas paradas (chute). Só que isso operando no máximo né. E é aí que tá, o PS não vai conseguir entregar 10tf a todo tempo (certeza), então pode ser que role umas quedas realmente no fraps. E é exatamente aí que reside a dúvida, pq não são 10tf "pra valer", e, geralmente, um sistema programado para ser variável não vai estar no topo de sua operação a maioria do tempo (pelo contrário).

Assim como a MS supostamente aumentou a velocidade do SSD, a Sony arrumou um jeito de criar um boost na GPU de última hora pra conseguir atingir os dois dígitos e ficar menos distante. Mas certamente não é o natural do sistema. O grande lance da comparação é que 12tf é o natural do XSX, é por isso que eu acho que citaram diferenças de até 30% entre os sistemas (o boost mode do PS deve permitir resoluções dinâmicas, por exemplo). Não é de se surpreender, 10tf é a exceção.

Essa parada de mais facilidade pra programar é.. difícil até comentar um monte de cara que manja de hardware repetindo isso. Como disseram, a parada é um PC. Nego inventa um monte de wishful thinking pra ter algum item no qual ser superior. Tão comparando os consoles até com carro, fazendo a metáfora de que o PS pode ser melhor por ser mais ágil kkk Galera, isso não ecxiste. A comparação é que um vai estar sempre a 300kmh e o outro varia de 230 a 270 (na melhor das hipóteses). Estou mto curioso pra apresentação da Sony. Se o PS conseguir ser notoriamente mais barato, vou considerar.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Acho que o fps vai bater igual na maioria dos casos, a diferença fica pela resolução (certeza) e detalhes dos gráficos tipo sombra, draw distances, essas paradas (chute). Só que isso operando no máximo né. E é aí que tá, o PS não vai conseguir entregar 10tf a todo tempo (certeza), então pode ser que role umas quedas realmente no fraps. E é exatamente aí que reside a dúvida, pq não são 10tf "pra valer", e, geralmente, um sistema programado para ser variável não vai estar no topo de sua operação a maioria do tempo (pelo contrário).

Assim como a MS supostamente aumentou a velocidade do SSD, a Sony arrumou um jeito de criar um boost na GPU de última hora pra conseguir atingir os dois dígitos e ficar menos distante. Mas certamente não é o natural do sistema. O grande lance da comparação é que 12tf é o natural do XSX, é por isso que eu acho que citaram diferenças de até 30% entre os sistemas (o boost mode do PS deve permitir resoluções dinâmicas, por exemplo). Não é de se surpreender, 10tf é a exceção.

Essa parada de mais facilidade pra programar é.. difícil até comentar um monte de cara que manja de hardware repetindo isso. Como disseram, a parada é um PC. Nego inventa um monte de wishful thinking pra ter algum item no qual ser superior. Tão comparando os consoles até com carro, fazendo a metáfora de que o PS pode ser melhor por ser mais ágil kkk Galera, isso não ecxiste. A comparação é que um vai estar sempre a 300kmh e o outro varia de 230 a 270 (na melhor das hipóteses). Estou mto curioso pra apresentação da Sony. Se o PS conseguir ser notoriamente mais barato, vou considerar.

O pessoal aqui fica insistindo nessa baboseira. Dá dó
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Essa parada de mais facilidade pra programar é.. difícil até comentar um monte de cara que manja de hardware repetindo isso. Como disseram, a parada é um PC. Nego inventa um monte de wishful thinking pra ter algum item no qual ser superior.
Vou concordar com este parágrafo.
Os desenvolvedores que viram a apresentação da techdemo destacaram sobre as facilidades e uma delas seria pegar um modelo do zbrush e tacar no cenário ou jogo como foi feito na techdemo, sem a necessidade de reduzir a contagem poligonal, triangulos e a porra toda.
Só que tem um PORÉM e um porém bem grande, todo mundo viu por esse lado, mas como já foi destacado que a gpu do playstation 5 é limitado a 10tf, o que foi dito como vantagem sobre os modelos antes é simplesmente inútil, pois no final das contas vc pega um GTA 6 openworld cheio de npcs e com uma cidade vasta, os caras vão ter que fazer o mesmo trabalho para reduzir como SEMPRE foi feito na indústria até hoje, o mesmo que vão fazer no xbox, será feito no PS5 tb e sem choro.
Outros jogos mesmo com menos coisas na tela, ainda teriam que reduzir mesmo que pouco, não adianta.
Podem existir vantagens para os desenvolvedores no ps5? É claro que pode, mas não é tanto como estão falando na mídia não, eu mantenho meus pés no chão para ver acontecer e não ficar trabalhando com suposições, aguardo tudo na prática.
Verei se na quinta já me surpreendem.
 

Efterklang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.925
Reações
6.118
Pontos
1.213
Vou concordar com este parágrafo.
Os desenvolvedores que viram a apresentação da techdemo destacaram sobre as facilidades e uma delas seria pegar um modelo do zbrush e tacar no cenário ou jogo como foi feito na techdemo, sem a necessidade de reduzir a contagem poligonal, triangulos e a porra toda.
Só que tem um PORÉM e um porém bem grande, todo mundo viu por esse lado, mas como já foi destacado que a gpu do playstation 5 é limitado a 10tf, o que foi dito como vantagem sobre os modelos antes é simplesmente inútil, pois no final das contas vc pega um GTA 6 openworld cheio de npcs e com uma cidade vasta, os caras vão ter que fazer o mesmo trabalho para reduzir como SEMPRE foi feito na indústria até hoje, o mesmo que vão fazer no xbox, será feito no PS5 tb e sem choro.
Outros jogos mesmo com menos coisas na tela, ainda teriam que reduzir mesmo que pouco, não adianta.
Podem existir vantagens para os desenvolvedores no ps5? É claro que pode, mas não é tanto como estão falando na mídia não, eu mantenho meus pés no chão para ver acontecer e não ficar trabalhando com suposições, aguardo tudo na prática.
Verei se na quinta já me surpreendem.

O desafio de trabalhar com uma GPU de clock variável é fazer um jogo desenhado para o clock base, mas com eventos de pico. Eu acho que a GPU se adequa automaticamente à demanda do conteúdo presente no momento e seta seu clock de acordo. Mas se o jogo foi desenhado para o clock base (e aqui vamos concordar que nunca o jogo pode ser desenhado pensando em 10TF, pq o sistema não entregará isso 100% do tempo), como fazer esse cálculo? É como segurar um cavalo com rédeas. As vezes ele vai querer avançar, mas o projeto tem que tomar cuidado para que não haja demandas estúpidas que irão ultrapassar 10TF, se não rola throttling (mas aí é da qualidade de cada desenvolvedor). E aí isso se insere melhor no exemplo que vc deu, em um jogo mais imprevisível como GTA, com diversos elementos na tela, explosões, etc. Vc acha que alguns multies vão ser escalonados por baixo, justamente por conta de uma suposta preguiça do dev em ter que ficar prevendo picos? A gente já pode cortar o GTA dessa suposição, pq a Rockstar é a Rockstar e jamais vai deixar de extrair tudo que pode do sistema.

Um dev sofria com ps3 que tinha a linguagem toda diferente do 360, devia ser uma put* dor de cabeça. Mas hj é tudo padronizado, e isso só ocorreu justamente pq os consoles foram adotando, gradativamente, a arquitetura presente nos PCs (64 bits ~ x86). Já adotaram essa arquitetura no ps4one, mas o que empatava a foda era o Jaguar bunda mole. O salto agora deve tornar tudo mais confortável, virou tudo PC x86 de vez (até o Switch).
 

tylenol

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
5.897
Reações
8.188
Pontos
984
Esses vídeo games são PCs, putz, a Steam perdeu o timing, podia ter lançado um PC compacto também, sei lá, podia chamar de Maquina da Steam.
 

Efterklang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.925
Reações
6.118
Pontos
1.213
Esses vídeo games são PCs, putz, a Steam perdeu o timing, podia ter lançado um PC compacto também, sei lá, podia chamar de Maquina da Steam.

Já tentaram, e foi exatamente com esse nome "Steam Machine" (Máquina da Steam). Vc teria vaga na equipe que deu nome ao projeto, parabéns.

Justamente por perceberem que poderiam se beneficiar de um mercado de consoles que estava migrando sua arquitetura para ficar cada vez mais PC, a ideia surgiu junto com a Alienware. A proposta era competir com os consoles por um lugar na sala ou no quarto das pessoas e vinha com um controle. Mas foi um flop retumbante.

https://www.dell.com/pt/p/alienware-steam-machine/pd

Rodava SteamOS. Detalhes e review:




Mas já foi descontinuada em 2018, pq.. bem. Parece que o mercado de consoles não é tão simples assim. Então não sei se foi por falta de timing, mas se juntou ao Stadia no cemitério dos natimortos.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
O desafio de trabalhar com uma GPU de clock variável é fazer um jogo desenhado para o clock base, mas com eventos de pico. Eu acho que a GPU se adequa automaticamente à demanda do conteúdo presente no momento e seta seu clock de acordo. Mas se o jogo foi desenhado para o clock base (e aqui vamos concordar que nunca o jogo pode ser desenhado pensando em 10TF, pq o sistema não entregará isso 100% do tempo), como fazer esse cálculo? É como segurar um cavalo com rédeas. As vezes ele vai querer avançar, mas o projeto tem que tomar cuidado para que não haja demandas estúpidas que irão ultrapassar 10TF, se não rola throttling (mas aí é da qualidade de cada desenvolvedor). E aí isso se insere melhor no exemplo que vc deu, em um jogo mais imprevisível como GTA, com diversos elementos na tela, explosões, etc. Vc acha que alguns multies vão ser escalonados por baixo, justamente por conta de uma suposta preguiça do dev em ter que ficar prevendo picos? A gente já pode cortar o GTA dessa suposição, pq a Rockstar é a Rockstar e jamais vai deixar de extrair tudo que pode do sistema.

Um dev sofria com ps3 que tinha a linguagem toda diferente do 360, devia ser uma put* dor de cabeça. Mas hj é tudo padronizado, e isso só ocorreu justamente pq os consoles foram adotando, gradativamente, a arquitetura presente nos PCs (64 bits ~ x86). Já adotaram essa arquitetura no ps4one, mas o que empatava a foda era o Jaguar bunda mole. O salto agora deve tornar tudo mais confortável, virou tudo PC x86 de vez (até o Switch).
O que disse é mais voltado a história de mandar o modelo do zbrush sem ter o trabalho de reduzir, mesmo a rockstar terá que fazer isso, pois o console não aguenta trabalho preguiçoso, a otimização sempre terá que existir.
 
D

Deleted member 101002

É sério que o ps5 será tudo isso?? Parece até as promessas do PS3. Inclusive pelo "preço" justificar a "máquina". Dá até medo.
 
Topo Fundo