O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


JESUS CRISTO EXISTIU? - Ótimo debate com Mario Sergio Cortella

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Por fim para eu dar os nomes teria que fazer uma pesquisa pois não recordo de todos, mas posso dizer que estamos no 32 Budha deste Ciclo e ele é Brasileiro.

Pode me dar uma fonte pra pesquisar isso tudo?

Sério, quanto mais eu lia seu post mais eu ia me interessando pelo assunto. :klol
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.306
Reações
3.194
Pontos
703
Então ele não é onipotente! Já que ele não consegue controlar o mal que a ele não é imputado.
Ou será que você acha que a vida é um conto de fadas? Que só sofre aquele que quer e que faz o mal!

Ele é onipotente. Mas há coisas que ele não faz por ser onisciente.

Ele estabeleceu algo infalivel a qual ele não precisa modificar.

Você é livre e responsável pelo que faz. Você que sabe se sucumbe ao mal moral ou se direciona ao sumo-bem.

Algo não ser imputado a Deus não tira a onipotencia dele.

Eu errar não é um erro dos meus pais. E nem pode-se dizer que é culpa deles, uma má criação, etc. Foi simplesmente uma escolha minha.

O mesmo se aplica a Deus.

Não há nada aqui que se possa dizer ''conto'' de fadas. Não nos termos propostos.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Sir Doom, a lógica do velho testamento não faz sentido. Na verdade, a de Jesus faz todo o sentido, é completamente racional, e universal, dirigada para todos.

Mas a do velho testado só se importa com os Judeus, e mesmo assim, apresenta um monte de incoerências internas, que deixam evidente, que tudo não pode de forma alguma ser obra de um ser de inteligência perfeita, mas sim foi inventado por interesses humanos.



para quem acredita que realmente existiu um adão e eva; mas tirando o fato de que esse conto é totalmente mítico; ele ainda apresenta incoerências internas; como o fato de Deus colocar um "fruto do conhecimento" bem no meio do paraíso, mas proibir que o homem o coma. Então para que exatamente, o fruto existe? E se ele é onisciente, já sabia o que iria acontecer ao fazer isso, a ainda assim condena o ser humano por essa "decisão"; e ainda, condenar todos os descendentes deles, que sequer ainda existem pelo mesmo "crime".

Isso parece justo? Imagine se nosso sistema jurídico adotasse a mesma lógica, uma pessoa comete um crime, e você condena automaticamente todos os descendentes deles por milhares de anos seguidos, até que um dia resolve voltar atrás, e diz "Tá tudo bem agora", perdôo vocês. ??????

O máximo que se pode fazer em relação ao mito de adão e eva, seria coloca-lo de forma simbólica, a tal "fruta do conhecimento" seria a capacidade humana de entender o que é certo e errado, e escolher o errado assim mesmo por motivos egoístas. Adão e Eva seriam uma representação dos primeiros humanos com a capacidade para tal discernimento entre o bem e mal, e as escolhas erradas, levam a corrupção da sociedade, e o mal trazido por isso seria como a "expulsão do paraíso", exceto que nesse caso, não é por ordem de Deus, e sim consequencia desses atos. Aí tudo bem, visto assim de forma simbólica, até que faz algum sentido.

Curiosamente, a maioria dos cristãos sequer consideram que esse texto seja simbólico, e realmente acreditam que Adão e Eva existiram. Na verdade, eu duvido que os próprios autores da biblia tinham alguma intenção simbólica por trás disso, foi a forma que eles usaram para justificar a realidade imperfeita em que vivam.



Ah, não. Ponto. Você não precisa ser um gênio brilhante para reconhecer um erro básico. Isso soa como uma desculpa para justificar algo que está claramente errado, Deus supostamente mata um monte de gente inocente em um dilúvio (não acredito em dilúvio, só tentando seguir esse raciocínio), mas está tudo bem, porque afinal ele é perfeito e sabe melhor, só não entendemos.

Na boa, que bullshit, velho. Imagina se alguém tenta justificar alguma barbárie de algum ditador, sob essa ótica de você apenas não entendeu os seus verdadeiros propósitos.

Fora que havia trocentas formas mais simples e objetivas de alcançar os mesmos resultados sem recorrer a um genocídio global. Se a intenção era eliminar as pessoas más, porque simplesmente não fazia eles caírem mortos no chão de uma vez, e deixar os inocentes fora disso?

A história do êxodo e das pragas ainda tem algumas bizarrices injustificáveis. Em uma delas, Deus diz para Moisés avisar ao Faraó para libertar os Judeus, mas já deixa claro que ele NÂO vai aceitar, porque ELE MESMO ENDURECERÁ SEU CORAÇÃO.

Ou seja, Deus estaria brincando com o livre arbítrio do faraó, para que ele não aceite a sua própria ordem, o que eventualmente leva as pragas, e a morte de mais um monte de gente inocente, incluindo até os filhos de escravos, que absolutamente não tinham nada a ver com isso.

Justo? Coerente com a ideia de um Deus sensato, de inteligência perfeita e sábio? eu até acredito que possa existir alguma forma de Deus, mas certamente essa imagem passada pelo velho testamento não tem nada a ver com o que eu pensaria dele. (e não tem nada a ver com o que é passado no novo testamento).

Esse vídeo ilustra o caso:




Saudações meu querido Sennin! Antes de mais nada estou te chamando desesperadamente aqui: Novo tópico 100 melhores jogos.


Sobre o debate proposto, terei o maior prazer em responder seus questionamentos. Conforme eu disse, eu não usei a bíblia para acreditar em Deus e sim Deus para acreditar na bíblia. Conforme você disse, a doutrina de Jesus é universal e admirável. Ao passo que o velho testamento, apesar de crescer conhecendo várias de duas histórias, não era o foco de reflexões críticas para mim. Contudo, já maduro na vida, é difícil não se perturbar com muito do que você falou aí. Logo, tive que refletir e procurar uma resposta satisfatória para tudo isso.

Vejo que o John Mendes já colocou várias respostas (engraçado que ele use o Jiraya como avatar, pois esse foi seu avatar por muito tempo e toda a vez que eu via as respostas dele no tópico lembrava de você :klolz ).

Tenho opinião própria formada sobre o velho testamento, mas vou ler a resposta do John antes de responder (para contemplar tudo no debate). De qualquer forma, farei uma pergunta a você e ao colega abaixo:



Ora, quem disse que todos que estão na miséria estão lá por algum motivo? Isso é papo de pastor da universal pra cegar as pessoas sobre a realidade, já que muitas pessoas já nascem na miséria!
Sofrer uma vida inteira pra depois ser julgado e recompensado? Isso é sem sentido, isso pra min isso é castigo, viver bem não me trara muitas recompensas? Então sou obrigado a viver mal? Nada disso faz sentido, e como eu disse, são argumentos usados por pastores visando o desespero dos seus fiéis desesperados pois muitos estão na miséria, e assim conseguindo o dízimo!

" Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus? "

Epicuro



Imaginem que vocês tem cerca de 30 anos e conhecem um colega de trabalho a exatos 5 anos. Sobre o resto da vida do colega, só é conhecido aquilo que contaram para vocês, pois obviamente não estava lá para saber como foi a vida dele. Então, em uma situação completamente hipotética, vocês recebem poderes e a incumbência de julgar toda a existência dessa pessoa de acordo com os seus parâmetro do que é bom e mal. Ou seja, formular um juízo definitivo sobre toda a vida dessa pessoa e condenando-o como alguém imoral ou absolvendo-o como uma pessoa decente (nenhum castigo viria desse julgamento, trata-se apenas de uma sentença de avaliação sobre uma pessoa qualquer).

Então eu pergunto: Vocês se sentiriam aptos a julgar e dar uma sentença definitiva sobre a índole e a vida desse pessoa?

No mais, continuo o debate depois. Hoje é domingo e aqui é tenso. Provavelmente só retornarei ao debate amanhã, pois quero ler tudo o que postaram.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Eu acho que se as pessoas não aprendem a racionalizar sobre religião até uma certa idade, é como se a parte do cérebro capaz de realizar este "pensamento racional" se atrofiasse.

Por mais que você aponte as evidentes incoerências, quem não consegue mais analisar este tema "out of the box" só consegue recorrer às respostas prontas para o tema.


Opa... Eu Racionalizei sobre religião e cheguei a boas conclusões. Muitas delas estou colocando no tópico. O que não te impede de buscar referências no que outras pessoas já falaram sobre o tema. Por exemplo: Postar vídeos de reflexões de outras pessoas que são contra ou a favor da religião foi algo feito pelos dois tipos de pessoas aqui no tópico.

Buscar referência é algo absolutamente normal. Tanto para quem acredita ou não acredita. Além de tudo, isso enriquece do debate.

Enfim, conforme eu disse, vou ler tudo o que postaram e continuar com o debate amanhã.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.324
Reações
29.446
Pontos
1.424
Opa... Eu Racionalizei sobre religião e cheguei a boas conclusões. Muitas delas estou colocando no tópico. O que não te impede de buscar referências no que outras pessoas já falaram sobre o tema. Por exemplo: Postar vídeos de reflexões de outras pessoas que são contra ou a favor da religião foi algo feito pelos dois tipos de pessoas aqui no tópico.

Buscar referência é algo absolutamente normal. Tanto para quem acredita ou não acredita. Além de tudo, isso enriquece do debate.

Enfim, conforme eu disse, vou ler tudo o que postaram e continuar com o debate amanhã.


Não estou criticando os vídeos de referência, quando um assunto é discutido eles realmente podem enriquecer o debate.

O que eu quis dizer sobre as pessoas que não conseguem racionalizar a religião é o fato de que elas nunca podem estar erradas em nada, pois isso iria negar a crença delas, desta maneira, os argumentos, as respostas sempre tem que corroborar com a crença da pessoa. Para isso muitas vezes perguntas, textos e fatos tem o seu significado distorcido para que ele se adapte à determinada crença. Ela não pensa "fora da caixa". Isso impede uma discussão verdadeiramente sadia em minha opinião. E o pior é que a pessoa sob o véu da certeza de sua fé não enxerga isso.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Tu tem que ler mais o profeta isaias, e salmos. E Exodo 20.
"Está escrito vois sous deuses"
Nós somos deuses, uma forma menor de Deus na terra.

Tu devia perguntar porque os homens não ajudam outros homens, ou porque eu e você não ajudamos outros homens.

Deus dá força, energia, inteligencia, amor, paz, alegria, poder, virtude, sabedoria, palavras, capacidade de trabalhar, riquezas, alimentos, dá o ar que você respira, dá o vento para levar as chuvas, faz as chuvas cair sobre os maus e os bons, dá luz solar para que as plantas cresçam e toda a natureza viva (sem a luz nada sobrevive) controla a gravidade para que a terra nao seja destruida com outros planetas, faz com que o mar não invada a terra, impede que meteoros explodam a terra de uma vez.

Deus faz tudo isso, mas a terra foi dada AOS HOMENS, quem tem que cuidar dela somos nós. QUando a terra não é cuidada, quando o homem insiste em pecar demais, a terra clama por vingança.
A TERRA É JESUS CRISTO, "Nele andamaos e nele nos movemos, quando muito sangue é derramado sobre ele, ele foi o primeiro a ser criado", "ele é a rocha", quando muito sangue inocente é derramado, ele tem de vingar-se trazendo o júizo de Deus sobre os homens que estupram mulheres, não ajudam o pobre e o necessitado.

Mas Deus e Jesus tem muita paciência e muita tolerancia, pois "ele não tem prazer na morte do impio, antes ele quer que ele se arrependa e viva."

"o salário do pecado é a morte"

Quando Jesus encarnou na forma de um homem foi justamente isso, a rocha que estava imersa nas profundezas de tudo, veio ao mundo ensinar tudo sobre a lei, que os homens estavam pervertendo inclusive mudando o nome de deus, que sinigica
Aba, ou pai.
Ou ainda melhor: ABRAHÂO, pai de multiões, pai de todas as criaturas.

Deus vai puriicar a terra reinar através de Jesus Cristo, mas só poderá fazer isso quando a terra inteira estiver corrompida, e todos que quiseram seguir a mentira (satanas) exterinarem a si mesmo.
Mas mesmo assim ele ainda vai ressuscitar grande parte do universo para que tenham a chance de viver na terra original, sem a ferocidade que ela tem hoje em dia, o leão e a serpente habitram junto, simbolo de Jesus e de Satanas. Eles estaram sendo totalmente controlados por Deus
E mesmo assim o homem vai levantar mais uma guerra contra Deus pois satanas vai ser solto, monstrando que os homens seguem a Satanas porque querem, porque são filhos dele, são a raça dele e não a raça de Deus.




Mas você está me julgando sem me conhecer.
 


doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Não estou criticando os vídeos de referência, quando um assunto é discutido eles realmente podem enriquecer o debate.

O que eu quis dizer sobre as pessoas que não conseguem racionalizar a religião é o fato de que elas nunca podem estar erradas em nada, pois isso iria negar a crença delas, desta maneira, os argumentos, as respostas sempre tem que corroborar com a crença da pessoa. Para isso muitas vezes perguntas, textos e fatos tem o seu significado distorcido para que ele se adapte à determinada crença. Ela não pensa "fora da caixa". Isso impede uma discussão verdadeiramente sadia em minha opinião. E o pior é que a pessoa sob o véu da certeza de sua fé não enxerga isso.


Sua colocação é muito boa, mas também mostra que você também não está pensando fora da caixa ha ha

Esse véu da certeza entra em qualquer debate que eu já participei. Seja sobre religião, sobre filmes, sobre games, sobre política ou sobre qualquer coisa. Alias, já participei de longos debates no fórum sobre qualquer tema (pois eu amo debater).

Se o debate é sobre fé vs ceticismo, por exemplo, você não pode usar a fé como argumento. Você deve usar argumentos para justificá-la. Da mesma forma o cético não pode usar o próprio ceticismo como argumento, mas usar argumentos para justificar-se.

Se você debate sobre a qualidade de um filme, você não usa o fato de você gostar do filme como argumento, você usa argumentos para justificar o seu gosto. Da mesma forma, se você não gosta de um filme, você não usa o fato de não gostar do filme como argumento, você argumenta para mostrar o porque do filme ser ruim.

É a mesma coisa.

Pensar fora da caixa é saber que em um debate não podemos ficar ofendidos só porque alguém pensa diferente de você. É entender que uma pessoa que pensa diferente vai buscar falhas na sua argumentação e você fará o mesmo com ela. No mínimo você será obrigado a repensar alguns argumentos para manter que você pensa (o que é ótimo, pois é um processo de aprendizado e auto-conhecimento), no máximo você vai mudar de opinião.

O problema é que a maioria das pessoas entra em um debate assim (vou usar o exemplo fé vs ceticismo):

Quem tem fé: Esse fulano é um ignorante espiritual e vou convencê-lo que está errado. Vou provar o quanto ele é um ignorante.
Quem não tem fé: Esse inocente é um coitado manipulado e mente fechada que acredita em um monte de faz de contas. Vou ridicularizar as crenças dele.

Ao passo que em uma discussão saudável, as pessoas deveria entrar assim:

Quem tem fé: Não conheço a vida da outra pessoa. Não sei porque ela não encontrou a espiritualidade. Vou tentar mostrar a ele que espiritualidade existe e aprender com o ponto de vista dele, algo que me ajudará em outros debates ou discussões.
Quem não tem fé: Não acredito em nada, mas não sei o porque essa outra pessoa acredita. Vou tentar entender o porque dessa pessoas acreditar em tanta coisa que para mim é mito.

Simples assim.

Escrevi bem rápido tudo, pois tenho que sair agora. Desculpem se teve algum erro acima.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Mas você está me julgando sem me conhecer.

A palavra de Jesus Cristo julgou todo mundo, e a palavra dele sabe bem o que está no coração do homem, desde sua meninice ele é mau. Porque o homem recebeu o pecado dentro de si, por isso veio a lei de Deus, para que o homem aprenda andar corretamente, mas a lei mostra o que é o pecado, e não tem poder para mudar a vida de uma pessoa.
Sabendo o que é pecado a pessoa deseja pecar pois ele é uma árvore de pecado.
Assim Deus tem de destruir a lei e o pecado e criar um novo homem.
O homem espiritual, aquele que ouve a voz de Deus, e obedeçe a lei.

Amando a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo.

Está escrito: a alma que pecar certamente morrerá.

Todo homem peca, mesmo em pensamento.

Assim Deus vem ao mundo e morre por toda a criação.

Escute a Deus, ele fala de inúmeras formas.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
A palavra de Jesus Cristo julgou todo mundo, e a palavra dele sabe bem o que está no coração do homem, desde sua meninice ele é mau. Porque o homem recebeu o pecado dentro de si, por isso veio a lei de Deus, para que o homem aprenda andar corretamente, mas a lei mostra o que é o pecado, e não tem poder para mudar a vida de uma pessoa.
Sabendo o que é pecado a pessoa deseja pecar pois ele é uma árvore de pecado.
Assim Deus tem de destruir a lei e o pecado e criar um novo homem.
O homem espiritual, aquele que ouve a voz de Deus, e obedeçe a lei.

Amando a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo.

Está escrito: a alma que pecar certamente morrerá.

Todo homem peca, mesmo em pensamento.

Assim Deus vem ao mundo e morre por toda a criação.

Escute a Deus, ele fala de inúmeras formas.



Cara, nunca disse que não sou pecador ou coisa do tipo.


Você disse que eu não ajudo as pessoas, mas você está me julgando sem conhecer.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Cara, nunca disse que não sou pecador ou coisa do tipo.


Você disse que eu não ajudo as pessoas, mas você está me julgando sem conhecer.

Pequei.
O problema não é tu ajudar, é que a nossa justiça (bondade, misericórdia, amor) é muito pouca, é misturada com pecado.

Por exemplo, caso receba 1000 reais mensais, primeiro tu vai ver suas necessidades, e inclusive as necessidades que nem são fundamentais como ter videogame e jogos (falo por mim que fiz isso algumas vezes) e depois tu vai se importar com pessoas que passam fome.

Por que creio que existem muitas pessoas que passam fome perto de você e de mim, caso nos preocupassemos de verdade com eles, iriamos ajudar todas essas pessoas primeiro, e não apenas para aliviar o peso de não os ajudar, mas sim porque nos importamos e amamos essas pessoas.

Criança é mais inocente e ajuda com mais facilidade. Já a gente sempre pensa que vai faltar e se preocupa mais conosco mesmo.

Mas nada que façamos para Deus, que inclusive é esse mendingo (somos deuses em menor proporção) é feito em vão.
Prove Deus, ajude bastante pessoas de rua comprando alimentos e verá como Deus te abençoará grandemente.

Está escrito:
"Lança teu pão sobre as águas e depois de muitos dias achará."

As aguas significam a morte, e os povos mortos.

"Quem fecha seu clamor ao pobre também clamará e não será ouvido"
Isso acontecerá no juízo final, pessoas pedirão ajuda de Deus mas não haverá mais justos, pois fecharam seus ouvidos as pessoas que passam fome e sede, esses são os malandros, que tem o que comer, vestir e ajudar os outros mas não fazem nada pelo próximo, vide as grandes igrejas.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Pequei.
O problema não é tu ajudar, é que a nossa justiça (bondade, misericórdia, amor) é muito pouca, é misturada com pecado.

Por exemplo, caso receba 1000 reais mensais, primeiro tu vai ver suas necessidades, e inclusive as necessidades que nem são fundamentais como ter videogame e jogos (falo por mim que fiz isso algumas vezes) e depois tu vai se importar com pessoas que passam fome.

Por que creio que existem muitas pessoas que passam fome perto de você e de mim, caso nos preocupassemos de verdade com eles, iriamos ajudar todas essas pessoas primeiro, e não apenas para aliviar o peso de não os ajudar, mas sim porque nos importamos e amamos essas pessoas.

Criança é mais inocente e ajuda com mais facilidade. Já a gente sempre pensa que vai faltar e se preocupa mais conosco mesmo.

Mas nada que façamos para Deus, que inclusive é esse mendingo (somos deuses em menor proporção) é feito em vão.
Prove Deus, ajude bastante pessoas de rua comprando alimentos e verá como Deus te abençoará grandemente.

Está escrito:
"Lança teu pão sobre as águas e depois de muitos dias achará."

As aguas significam a morte, e os povos mortos.

"Quem fecha seu clamor ao pobre também clamará e não será ouvido"
Isso acontecerá no juízo final, pessoas pedirão ajuda de Deus mas não haverá mais justos, pois fecharam seus ouvidos as pessoas que passam fome e sede, esses são os malandros, que tem o que comer, vestir e ajudar os outros mas não fazem nada pelo próximo, vide as grandes igrejas.




Claro, primeiro eu me preocupo comigo, depois com quem posso ajudar, e do jeito que eu puder ajudar. Primeiro eu tenho que me ajudar, depois os outros. E, claro, ajudo quando está ao meu alcance.


E não, não é somente criança.



de resto, não vai mudar meu pensamento. Eu ajudo as pessoas, mas sempre vou se preocupar primeiro comigo, e não vejo nada de errado nisso.

Prove Deus, ajude bastante pessoas de rua comprando alimentos e verá como Deus te abençoará grandemente.


Jamais eu faria algo para ser recompensado. Tem que fazer por fazer.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.306
Reações
3.194
Pontos
703
Ame seu próximo, como a ti mesmo.

Não há ninguém mais próximo de nós do que nós mesmos.

Se não começarmos por nós, não teremos condições de ajudar ninguém mais a nossa volta.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
As pessoas gostam de historias fake de um menino com poderes "paranormais" e que briga com o "mal"...
Veja, os 02 livros mais vendidos de todos os tempos contam historias "similares", coincidência ?
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.324
Reações
29.446
Pontos
1.424
Sua colocação é muito boa, mas também mostra que você também não está pensando fora da caixa ha ha

Esse véu da certeza entra em qualquer debate que eu já participei. Seja sobre religião, sobre filmes, sobre games, sobre política ou sobre qualquer coisa. Alias, já participei de longos debates no fórum sobre qualquer tema (pois eu amo debater).

Se o debate é sobre fé vs ceticismo, por exemplo, você não pode usar a fé como argumento. Você deve usar argumentos para justificá-la. Da mesma forma o cético não pode usar o próprio ceticismo como argumento, mas usar argumentos para justificar-se.

Se você debate sobre a qualidade de um filme, você não usa o fato de você gostar do filme como argumento, você usa argumentos para justificar o seu gosto. Da mesma forma, se você não gosta de um filme, você não usa o fato de não gostar do filme como argumento, você argumenta para mostrar o porque do filme ser ruim.

É a mesma coisa.

Pensar fora da caixa é saber que em um debate não podemos ficar ofendidos só porque alguém pensa diferente de você. É entender que uma pessoa que pensa diferente vai buscar falhas na sua argumentação e você fará o mesmo com ela. No mínimo você será obrigado a repensar alguns argumentos para manter que você pensa (o que é ótimo, pois é um processo de aprendizado e auto-conhecimento), no máximo você vai mudar de opinião.

O problema é que a maioria das pessoas entra em um debate assim (vou usar o exemplo fé vs ceticismo):

Quem tem fé: Esse fulano é um ignorante espiritual e vou convencê-lo que está errado. Vou provar o quanto ele é um ignorante.
Quem não tem fé: Esse inocente é um coitado manipulado e mente fechada que acredita em um monte de faz de contas. Vou ridicularizar as crenças dele.

Ao passo que em uma discussão saudável, as pessoas deveria entrar assim:

Quem tem fé: Não conheço a vida da outra pessoa. Não sei porque ela não encontrou a espiritualidade. Vou tentar mostrar a ele que espiritualidade existe e aprender com o ponto de vista dele, algo que me ajudará em outros debates ou discussões.
Quem não tem fé: Não acredito em nada, mas não sei o porque essa outra pessoa acredita. Vou tentar entender o porque dessa pessoas acreditar em tanta coisa que para mim é mito.

Simples assim.

Escrevi bem rápido tudo, pois tenho que sair agora. Desculpem se teve algum erro acima.

Entendo o que disse mas não concordo. Ou você não entendeu exatamente o que eu disse.

Uma pessoa que tem fé em sua religião não consegue pensar fora da caixa simplesmente porque ela não está aberta para mudar de opinião.
Não tem nada a ver com o fato de gostar ou não.

O robercletzon nunca iria iniciar um debate com um judeu e com a mente genuinamente aberta para mudar de religião caso o judeu o convença.

O cético não tem esse problema. Ele só pede evidências . Se as evidências forem reais e convincentes ele não tem motivo para não mudar de opinião.
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Sabem oque me mata de rir?

Quando vejo algum modinha postando vídeo no YouTube sobre história e tal e vai lá mete um "antes da era comum", fiquei curioso pra ver isso, descobri que esse termo se refere a pasmem, O TEMPO DO CALENDÁRIO GREGORIANO só que com outro nome, aff, isso é que é birra.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.306
Reações
3.194
Pontos
703
Entendo o que disse mas não concordo. Ou você não entendeu exatamente o que eu disse.

Uma pessoa que tem fé em sua religião não consegue pensar fora da caixa simplesmente porque ela não está aberta para mudar de opinião.

O cético não tem esse problema. Ele só pede evidências . Se as evidências forem reais e convincentes ele não tem motivo para não mudar de opinião.


Um fragmento de texto do Mario Ferreira dos Santos
TgzdOUs.png


E ninguém entra em debate nenhum com pensamento de que suas teses sejam derrubadas.

Uma coisa é honestidade intelectual para admitir que não teve capacidade e não há fatos para que prevaleça a tese a ser defendida.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.324
Reações
29.446
Pontos
1.424
Um fragmento de texto do Mario Ferreira dos Santos
TgzdOUs.png


E ninguém entra em debate nenhum com pensamento de que suas teses sejam derrubadas.

Uma coisa é honestidade intelectual para admitir que não teve capacidade e não há fatos para que prevaleça a tese a ser defendida.

Não e não.

Você não entra em um debate esperando que sua tese seja derrubada. Mas se a for, não se deve distorcer os argumentos opositores para tentar continuar a validar sua tese.

E sobre o fragmento de texto nem vou comentar. O autor claramente deturpa o significado de ceticismo.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.306
Reações
3.194
Pontos
703
Não e não.

Você não entra em um debate esperando que sua tese seja derrubada. Mas se a for, não se deve distorcer os argumentos opositores para tentar continuar a validar sua tese.

E sobre o fragmento de texto nem vou comentar. O autor claramente deturpa o significado de ceticismo.

Foi o que eu disse. Ninguém entra achando que está errado.

E eu realmente não sei o que ele deturpou.

O ponto em questão é: o cetico põe em dúvida o ceticismo? Praticamente um paradoxo.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.324
Reações
29.446
Pontos
1.424
Foi o que eu disse. Ninguém entra achando que está errado.

E eu realmente não sei o que ele deturpou.

O ponto em questão é: o cetico põe em dúvida o ceticismo? Praticamente um paradoxo.


Sim. O verdadeiro cético deve colocar o ceticismo em dúvida sempre.

Não tenho vontade de prolongar esta discussão pois seria um offtopic. Estou apenas acompanhando aqui.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Sim. O verdadeiro cético deve colocar o ceticismo em dúvida sempre.

Não tenho vontade de prolongar esta discussão pois seria um offtopic. Estou apenas acompanhando aqui.

Jesus terá que morrer 144.000 mil vezes através dos martires até iniciar a grande tribulação.
E será em menos de 4 anos.
Satanas já criou seu templo aqui no brasil, ele já foi inaugurado, pagou quantias altissimas para o estado de são paulo, para os bombeiros e para muitas autoridades, inclusive os judeus para não fechare esse templo maldito, todo nossa riqueza está sendo entregue na mão desse filho de Baal.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
As pessoas gostam de historias fake de um menino com poderes "paranormais" e que briga com o "mal"...
Veja, os 02 livros mais vendidos de todos os tempos contam historias "similares", coincidência ?

Os jogos são assim também, os filmes também.
Todos sabem que o mal tem de ser punido e tem senso de justiça.
O mundo está fedendo a sangue, tem de ser purificado.
Jesus já fez essa obra, falta ele vir para destruir todos que destroem a terra.
E ele vem, e já está vindo.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Claro, primeiro eu me preocupo comigo, depois com quem posso ajudar, e do jeito que eu puder ajudar. Primeiro eu tenho que me ajudar, depois os outros. E, claro, ajudo quando está ao meu alcance.
E não, não é somente criança.
de resto, não vai mudar meu pensamento. Eu ajudo as pessoas, mas sempre vou se preocupar primeiro comigo, e não vejo nada de errado nisso.
Jamais eu faria algo para ser recompensado. Tem que fazer por fazer.
Amarás o teu próximo como eu (jesus cristo falando) amei a igreja, dando a sua vida por ele.
Se tendo bem materiais não ajuda as pessoas, tua religião (teu religamento com Deus) é vazio, não existe.
Por isso ele é o bom pastor e não aceitava ninguém que usasse dinheiro no seu ministério, todos tinham que largar tudo para segui-lo. Porém ele elegeu um em especial que amasse o dinheiro para mostrar que todo que ama o dinheiro é ladrão e ama mais o dinheiro que a Deus. Esse foi o filho da perdição que venderia Deus por dinheiro.
Por isso Jesus morre calado na cruz, pois as pessoas preferem amar mais a um deus mudo (o dinheiro) que não pode ver, não pode ouvir, não pode sentir, não pode fazer nada. Esse é o deus desse mundo, o deus das fortalezas e das riquezas. Ele que compra as pessoas. E quer ganhar vida, usando televisão, televidegame, teleinternet, telecomputadores e tudo que puder comprar. logo será uma televisão holográfica que inclusive deixa tu sentir cheiro e sentir diretamente. Será filmes pornográficos introduzidos diretamente na sua mente...Será uma matrix, todos ligados através de uma rede de internetes, cada vez poluem mais o ar com chemtrails para aumentar o poder de comunicação e velocidade do bluetooth, aumentando ainda mais o dominio da informática.

Um pedaço de plástico morto, trazendo informação falsas para nós, querendo ser deus nas nossas vidas, trazendo alimentos modificados, dominando na base de informações falsas. Logo nem o que comer poderemos decidir.

Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa,
17 para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.
18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.

Apocalipse 13:16-18

“E o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro”; (1 Reis 10,14)
“E o peso do ouro, que vinha em um ano a Salomão, era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro”, (2 Crônicas 9,13)
“Os filhos de Adonicão, seiscentos e sessenta e seis”.(Esdras 2,13)
image.axd

666_na_testa_300x300.jpg
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
Foi o que eu disse. Ninguém entra achando que está errado.

E eu realmente não sei o que ele deturpou.

O ponto em questão é: o cetico põe em dúvida o ceticismo? Praticamente um paradoxo.


a necessidade de evidências para aceitar uma explicação é um axioma do ceticismo, a ausência de evidências torna a explicação/ideia não confiável, embora isso não signifique que esteja necessariamente errada.

O fato disso ser uma afirmação não anula a lógica do ceticismo, não refuta a si mesmo. Isso seria como questionar toda matemática que existe, porque seus axiomas básicos não podem ser provados também, embora TUDO na matemática precise ser provado a priori. Qualquer sistema de pensamento precisa partir de alguns axiomas iniciais, que devem ser o mais simples possíveis.

Se 2 sistemas se contrapõe um ao outro, a melhor maneira de tentar identificar qual deles é mais confiável é simplesmente comparando sua aplicação prática. O ceticismo, como uma parte fundamental da ciência, foi necessário para superar ideias erradas (como o geocentrismo, a indivisibilidade do átomo, etc). O fato de ter funcionado tão bem, é uma boa indicação de que seus axiomas básicos são confiáveis. Por outro lado, a ideia de que uma verdade pode ser relevada de forma "interior", sem uma evidência direta, tem produzido um monte de sistemas de crenças contraditórios entre si.

Se por um lado, é até bem provável que existam aspectos da realidade que estejam fora do alcance da ciência, por outro lado, isso não significa que a fé seja uma forma confiável de se chegar nessas verdades.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Amarás o teu próximo como eu (jesus cristo falando) amei a igreja, dando a sua vida por ele.
Se tendo bem materiais não ajuda as pessoas, tua religião (teu religamento com Deus) é vazio, não existe.
Por isso ele é o bom pastor e não aceitava ninguém que usasse dinheiro no seu ministério, todos tinham que largar tudo para segui-lo. Porém ele elegeu um em especial que amasse o dinheiro para mostrar que todo que ama o dinheiro é ladrão e ama mais o dinheiro que a Deus. Esse foi o filho da perdição que venderia Deus por dinheiro.
Por isso Jesus morre calado na cruz, pois as pessoas preferem amar mais a um deus mudo (o dinheiro) que não pode ver, não pode ouvir, não pode sentir, não pode fazer nada. Esse é o deus desse mundo, o deus das fortalezas e das riquezas. Ele que compra as pessoas. E quer ganhar vida, usando televisão, televidegame, teleinternet, telecomputadores e tudo que puder comprar. logo será uma televisão holográfica que inclusive deixa tu sentir cheiro e sentir diretamente. Será filmes pornográficos introduzidos diretamente na sua mente...Será uma matrix, todos ligados através de uma rede de internetes, cada vez poluem mais o ar com chemtrails para aumentar o poder de comunicação e velocidade do bluetooth, aumentando ainda mais o dominio da informática.

Um pedaço de plástico morto, trazendo informação falsas para nós, querendo ser deus nas nossas vidas, trazendo alimentos modificados, dominando na base de informações falsas. Logo nem o que comer poderemos decidir.

Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa,
17 para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.
18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.

Apocalipse 13:16-18

“E o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro”; (1 Reis 10,14)
“E o peso do ouro, que vinha em um ano a Salomão, era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro”, (2 Crônicas 9,13)
“Os filhos de Adonicão, seiscentos e sessenta e seis”.(Esdras 2,13)
image.axd

666_na_testa_300x300.jpg



Rober, eu te respeito e considero, mas pô, enche o saco falar com alguém e a pessoa chegar com a bíblia inteira debaixo do braço. Pô, discuta igual o Doom, ou outro religioso daqui.


Do jeito atual parece que estou conversando com um bot, gerador de lero-lero ou então o robô ed versão padre Marcelo Rossi.
 

gcpro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
1.201
Pontos
203
doutordoom


caí de "paraquedas" nesse tópico e vi tuas colocações, achei excelentes. Vejo que, o que mais deixa os outros "encucados" acerca do Cristianismo e da Bíblia é o antigo testamento, inclusive, por diversas vezes o Cristão é "posto a prova" com partes do Evangelho consideradas sanguinárias por outrem. Vi que, nas primeiras páginas você colocou a questão de julgarmos os povos antigos com a mentalidade, com os "critérios" dos povos de hoje, sem procurar entender e contextualizar isso tudo, de acordo? Vendo isso, achei que seria de ótimo proveito compartilhar isto contigo
Outro dia tive uma conversa com um amigo cristão sobre o genocídio de Josué. Como muitos cristãos, ele teve a sensação de que havia algo problemático aqui, mas nunca tinha parado para pensar com nisso. Quando eu lhe disse que havia uma conversa animada e diversificada dentro da igreja sobre os chamados“textos de terror” e como entendê-los, ele ficou surpreso e perplexo. Ele não tinha ideia de que como esse tipo de assunto estava sendo tratado. Para ele, ou se aceita que o texto é inspirado e por isso Deus ordenou o genocídio, ou você nega que o texto é inspirado e que Deus ordenou o genocídio.
Essa dicotomia é falsa e já é tempo de mais cristãos estarem cientes da diversidade de recursos disponíveis sobre este mesmo tema. Com isso em mente, eu esbocei um conjunto de uma bibliografia limitada dos escritos dos últimos 35 anos escritos por evangélicos, protestantes, católicos e judeus que abordam diversas questões relacionadas com (i) a Bíblia como inspiração, (ii) as passagens bíblicas que tratam de violência. Eu propositadamente não incluí obras que se concentram em temas de expiação ou para o inferno, porque isso iria rapidamente tornar a bibliografia incontrolável.
Então, aqui está a minha esperança: mais uma vez os cristãos reconhecem que esse tipo de assunto já está muito em progresso e podem deixar as falsas dicotomias para trás e começar a enfrentar de novo a natureza da violência bíblica, o significado da Bíblia, e a chamada do discipulado cristão .
I. Livros
  1. Boyd, Greg. A crucificação do Deus Guerreiro: Reinterpretando retratos violentos do Antigo Testamento de Deus à luz da Cruz, no prelo.
  2. Brueggemann, Walter. A Presença Divina em meio a Violência: Contextualizando o Livro de Josué(Wipf and Stock,, de 2009).
  3. Collins, John J. Será que a Bíblia justifica a violência? (Augsburg Fortress, 2004).
  4. Copan, Paul. Será que Deus é um monstro moral? Fazendo sentido do Deus do Antigo Testamento(Baker, 2011).
  5. Copan, Paul, Jeremy Evans e Heath A. Thomas, eds. Guerra Santa na Bíblia: A moralidade cristã e um problema do Velho Testamento (IVP Academic, 2013).
  6. Cowles, C. S., et. Al. Não mostre misericórdia? 4 Pontos de vista sobre Deus eo genocídio cananeu (Zondervan, 2003).
  7. Craigie, Peter. O problema da guerra no Antigo Testamento (Eerdmans, 1979).
  8. Creach, Jerome F. D. Violência nas Escrituras. Interpretação, recursos para a utilização da Escritura na Igreja (Westminster John Knox, 2013).
  9. Earl, Douglas. O delírio de Josué? Repensando o Genocídio na Bíblia. (Wipf e Estoque, de 2011).
  10. Enns, Peter. A Bíblia diz-me assim: Por que defender a Escritura nos tornou capazes de lê-la(HarperOne, 2014).
  11. __________. Inspiração e Encarnação: Evangélicos e o problema do Antigo Testamento. (Baker Academic, 2005).
  12. Hazony, Yoram. A Filosofia da Escritura Hebraica (Cambridge University Press, 2012).
  13. Jenkins, Philip. Estabelecendo a Espada: Por que não podemos ignorar versos violentos da Bíblia(HarperOne, 2012)............................................
Extraído de "http://logosapologetica.com/biblia-violencia-bibliografia/" (no site existem mais livros, espero que seja de bom proveito.

Paz e Bem.
 

Astrinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.392
Reações
2.479
Pontos
703
Pode me dar uma fonte pra pesquisar isso tudo?

Sério, quanto mais eu lia seu post mais eu ia me interessando pelo assunto. :klol
pesquisa sobre "ocultismo ", caso tenha preconceito sobre essa palavra, logo, nem procure nada.

enquanto lê, passo comendo.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Rober, eu te respeito e considero, mas pô, enche o saco falar com alguém e a pessoa chegar com a bíblia inteira debaixo do braço. Pô, discuta igual o Doom, ou outro religioso daqui.


Do jeito atual parece que estou conversando com um bot, gerador de lero-lero ou então o robô ed versão padre Marcelo Rossi.

"A palavra de Deus é pura e refinada sete vezes pelo fogo"
Eu dei minhas interpretações também.

Sobre o que quer conversar?
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
pesquisa sobre "ocultismo ", caso tenha preconceito sobre essa palavra, logo, nem procure nada.

enquanto lê, passo comendo.

Preconceito zero aqui.
Já li sobre ocultismo mas não achava que essa história "alternativa" de Jesus tivesse alguma ligação com o assunto.
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.763
Reações
6.080
Pontos
969
Não existe prova de que esse cara existiu e nem o contrário. Não sou especialista em novo testamento, mas o que sei sobre o velho (historicamente e arqueologicamente) já desmantela o restante da bíblia. Mas não sou daqueles que tenta convencer quem acredita nessas histórias...
 

Astrinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.392
Reações
2.479
Pontos
703
Preconceito zero aqui.
Já li sobre ocultismo mas não achava que essa história "alternativa" de Jesus tivesse alguma ligação com o assunto.
cara, pra falar a verdade, o tal do ocultismo é mais nada que histórias, ensinamentos e etc, dê toda humanidade.


reunia informação em um local por diversos viajantes e pessoas, digamos assim, ficavam pra ouvir causos.

isso remota aos primórdios da sociedade e esta aí nos nossos dias.

ocultismo, não é sobre magia negra e esse blabla que propagam.

boa sorte em suas pesquisas, são delas que vem descobrimentos fantásticos.

meu mentor, sempre me disse para instigar e não passar conhecimento

enquanto lê, passo comendo.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Os jogos são assim também, os filmes também.
Todos sabem que o mal tem de ser punido e tem senso de justiça.
O mundo está fedendo a sangue, tem de ser purificado.
Jesus já fez essa obra, falta ele vir para destruir todos que destroem a terra.
E ele vem, e já está vindo.


aqui acima, uma confirmação do que afirmei.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
cara, pra falar a verdade, o tal do ocultismo é mais nada que histórias, ensinamentos e etc, dê toda humanidade.


reunia informação em um local por diversos viajantes e pessoas, digamos assim, ficavam pra ouvir causos.

isso remota aos primórdios da sociedade e esta aí nos nossos dias.

ocultismo, não é sobre magia negra e esse blabla que propagam.

boa sorte em suas pesquisas, são delas que vem descobrimentos fantásticos.

meu mentor, sempre me disse para instigar e não passar conhecimento

enquanto lê, passo comendo.

Exato, mas há ocultismo que é magia negra.
Abençoar, dizer coisas que façam bem as pessoas.
Amaldiçoar, dizer coisas que façam mau as pessoas.

Muitas palavras que nós invocamos nem sabemos a raiz dela.
Tipo: ZAZ do chaves.
Vem de ZUZ um pássaro da mitologia judaica, que representa satanas (já enfrentou ele em muitos jogos)
Tem muitas outras, tanto que eles brincavam muito chamando a bruxa , ela sempre invocava satanas brincando.
Quando tu fala algo, tu invoca essas palavras para agirem ao seu redor e na pessoa.
Por isso ao chamar a pessoa pelo nome tu recebe autoridade sobre ela e pode manipula-la.

A magia negra do vodoo funciona assim, pegam um pedaço, o nome, um cabelo, uma unha, uma fotografia da pessoa e ficam espetando e desejando o mau.

Tem inúmeras palavras; o nome do inimigo é ELZAZA, que ficou azazel. É o nome desse maldito satanas.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Não existe prova de que esse cara existiu e nem o contrário. Não sou especialista em novo testamento, mas o que sei sobre o velho (historicamente e arqueologicamente) já desmantela o restante da bíblia. Mas não sou daqueles que tenta convencer quem acredita nessas histórias...

Existe inúmeras, principalmente a palavra dele se cumprindo sempre.
Uma prova é que gostam de zombar dele e sempre fazem homenagem a essa zombaria.
Como as gravatas que simbolizam as barbas que são cortadas dos judeus, bem como um apontamento ao membros sexuais dos homens, uma zombaria com as pessoas, os egipicos usavam barbas postiças da mesma forma, zombando com os judeus que matavam.

Olha que fantástico, um memorial comemorando a morte de jesus cristo, e dos inconfidentes, bem na frente do museu do ipiranga:
inconfidenciaphotomatixcs4.jpg


Fora os obeliscos que parecem um membro sexual contra Deus, sendo levantado contra ele.
Microfones também na forma de membros, ritos do tipo chupa que é de uvá, pirulitos, desodorantes rollons, e tantas coisas, brincando com o homem querendo passar o membro deles nos outros, psmove também na forma de um rolão..
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Não existe prova de que esse cara existiu e nem o contrário. Não sou especialista em novo testamento, mas o que sei sobre o velho (historicamente e arqueologicamente) já desmantela o restante da bíblia. Mas não sou daqueles que tenta convencer quem acredita nessas histórias...

Devia estudar sobre flavio josefo, sobre a semiramis, tamuz, ninrode e a torre de babel, daria pra rever muita distorção que fizeram, principalmente se estudar com arqueólogos sérios da antiguidade e não esses novos filhos do zeighteist.
 
Topo Fundo