Engraçado, sempre achei que o Ray tracing era uma forma de facilitar o hardware a lidar com aquilo, e não uma forma de facilitar a produção daquilo, mas tudo bem.
No teu exemplo de 2018 um jogo é somente publicado, não feito por um estúdio interno da sony. E o outro é um remake de um jogo mais antigo. Tudo pode ter sido refeito (inclusive o código-fonte), mas o conceito ta ali pronto.
Sobre o
GOW, ñ vou estipular se sai na pior das hipóteses ano que vem ou não, a situação da pandemia deu uma tretada das grandes na indústria como um todo aparentemente, mas concordo que sequências são mais rápidas (por isso falei de reutilizar assets como uma forma de acelerar a produção dos jogos)
Essa parte do "aprimoramento" é que acho um pouco complicado de vê como simples. A Evolução de física nos games teve um salto muito grande do PS3/PS4 e se olharmos o Zelda do
Switch por exemplo da pra vê um norte de onde vai os Open World (no sentido física de game mesmo).
Essa ultima parte eu acho que é algo mais pessoal mesmo, eu joguei somente 1 único game no lançamento da geração passada (
GOW) e não senti que minha experiência foi de alguma forma afetada pelos jogos que joguei depois (Sinceramente são tantos jogos que eu não perco tempo olhando conteúdo na net sobre, eu só jogo mesmo), mas compreendo se isso te afeta de alguma forma e se este é o caso permaneça no local que te facilite a não passar por isso.
Para mim a indústria ta evoluindo e vamos vê a seguinte situação essa geração; Jogos japoneses que antes ficavam presos ao PS por algum motivo doido ñ vão ficar mais (Aí temos Nioh chegando ao PC, Yakuza que saiu para PC/Xbox, Judgment chegando ao Xbox, séries JRPG chegando ao
Switch/PC, Musous da Koei Tecmo que antes eram exclusivos chegando ao PC/Switch (samurai Warriors é um exemplo)) e que na verdade era o grande "grosso" nas listas de exclusivo do PS em comparação ao Xbox. A Sony provavelmente vai investir sim em thirds com exclusividade temporária (pra mim isso é erro, no fim sairá em outro lugar.. mas vai de cada um) e as listas de jogos de estúdios internos deve ficar em torno de 2 jogos anuais (como tem sido nos últimos anos)..