O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jogo mais exclusivo de todos os tempos

Vegito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.352
Reações
14.717
Pontos
1.394
Um jogo tão MITOSO quanto RE4 tem mais é que ser relançado e relançado mesmo.

tumblr_mk6qdcCY6R1rnnop6o1_500.gif
Quase desisti do jogo nessa parte
 

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
Acho que não teve dinheiro da Nintendo DIRETAMENTE envolvido no jogo. RE 4 era parte do "Capcom Five", um acordo de exclusividade da Nintendo com a Capcom para 5 jogos, pra compensar a falta de apoio third-partie ao Game Cube. As empresas já tinham um bom relacionamento e o que era dito é que o Mikami (bastante envolvido em todos os jogos do Capcom Five) detestava trabalhar com o Playstation 2, tanto que antes desse acordo já existiam Resident Evil Remake e Zero exclusivos para GC (além de ports de todos os outros jogos principais pro console da Nintendo).

Só que esse "Capcom Five" foi um fail imenso, provavelmente porque a Capcom se ligou no dinheiro que estava perdendo e cagou pras birrinhas do Mikami.

- Dead Phoenix foi cancelado.
- Killer 7 foi lançado na mesma época pra GC e PS2.
- Viewtiful Joe e RE 4 saíram pra PS2 um ano depois da versão de GC, com conteúdo extra.
- PN03 foi o único que permaneceu exclusivo, mas foi um jogo rushado que se tornou um fracasso de crítica e público.

A culpa foi do Gamecube, basicamente. Eles saíram fora quando se depararam com os flops e a venda de hardware pior que o Nintendo 64.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Acho que não teve dinheiro da Nintendo DIRETAMENTE envolvido no jogo. RE 4 era parte do "Capcom Five", um acordo de exclusividade da Nintendo com a Capcom para 5 jogos, pra compensar a falta de apoio third-partie ao Game Cube. As empresas já tinham um bom relacionamento e o que era dito é que o Mikami (bastante envolvido em todos os jogos do Capcom Five) detestava trabalhar com o Playstation 2, tanto que antes desse acordo já existiam Resident Evil Remake e Zero exclusivos para GC (além de ports de todos os outros jogos principais pro console da Nintendo).

Não acho que tenha o dedo do Mikami como fator decisivo, empresa japonesa é muito hierarquizada para deixar produtora determinar o andamento administrativo da empresa, ele achou ruim, mas a Capcom cagou para o que ela achou ou deixou de achar e fez todas as mudanças de produção que achou necessárias para cortar custos. Com certeza não rolou grana da Nintendo, já que se tivesse rolaria contrato de exclusividade obrigando a Capcom a manter o game apenas em plataformas Nintendo ou talvez rolasse até direitos de publicação.

O que acredito é que a Capcom queria voltar com uma parceria próxima e com isso ganhar vantagens em redução de custos em games para a Nintendo, mas como o console não deslanchou isso não seria vantagem alguma (por mais que os games tivessem vendido numeros semelhantes em ambas plataformas), afinal, sem grana, qualquer um milhão que se venda com um port já é uma bolada que entra para os cofres.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Não acho que tenha o dedo do Mikami como fator decisivo, empresa japonesa é muito hierarquizada para deixar produtora determinar o andamento administrativo da empresa, ele achou ruim, mas a Capcom cagou para o que ela achou ou deixou de achar e fez todas as mudanças de produção que achou necessárias para cortar custos. Com certeza não rolou grana da Nintendo, já que se tivesse rolaria contrato de exclusividade obrigando a Capcom a manter o game apenas em plataformas Nintendo ou talvez rolasse até direitos de publicação.

O que acredito é que a Capcom queria voltar com uma parceria próxima e com isso ganhar vantagens em redução de custos em games para a Nintendo, mas como o console não deslanchou isso não seria vantagem alguma (por mais que os games tivessem vendido numeros semelhantes em ambas plataformas), afinal, sem grana, qualquer um milhão que se venda com um port já é uma bolada que entra para os cofres.
Eu acho que rolou alguma grana sim.

Não sei da parte da Nintendo em si, mas o Yamauchi bancou do próprio bolso algumas exclusividades do Gamecube na época, a Sega por exemplo abusou disso pra valer(tanto que fizeram um monte de coisa exclusiva). O que quebrou a exclusividade é que os games de RE que sairam não venderam o que a Capcom esperava, inclusive o Mikami falou sobre isso na época do Resident Evil 0(que Kingdom Hearts tava dando uma surra nas vendas).
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Eu acho que rolou alguma grana sim.

Não sei da parte da Nintendo em si, mas o Yamauchi bancou do próprio bolso algumas exclusividades do Gamecube na época, a Sega por exemplo abusou disso pra valer(tanto que fizeram um monte de coisa exclusiva). O que quebrou a exclusividade é que os games de RE que sairam não venderam o que a Capcom esperava, inclusive o Mikami falou sobre isso na época do Resident Evil 0(que Kingdom Hearts tava dando uma surra nas vendas).

A questão é que quando você paga rola um contrato, se a exclusividade for permanente ela não pode ser revertida sem consentimento da Nintendo. Como isso foi feito das duas uma: ou não havia contrato ou a Nintendo optou por não fazê-lo.

Como a Nintendo já havia trabalhado com produção terceirizada antes não vejo os caras cometendo um erro tão amador. por isso acho que os ganhos eram indiretos e não diretos, a ponto da Capcom pesar na balança e voltar atrás em seu planejamento sme consequência legal.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
A questão é que quando você paga rola um contrato, se a exclusividade for permanente ela não pode ser revertida sem consentimento da Nintendo. Como isso foi feito das duas uma: ou não havia contrato ou a Nintendo optou por não fazê-lo.

Como a Nintendo já havia trabalhado com produção terceirizada antes não vejo os caras cometendo um erro tão amador. por isso acho que os ganhos eram indiretos e não diretos, a ponto da Capcom pesar na balança e voltar atrás em seu planejamento sme consequência legal.
Simples, quebra de contrato.

E nem é muito dificil, o game é marca registrada da Capcom, a Nintendo só pagou pra ter ele exclusivo do GC. Fora que com certeza deve ter um prazo de validade, não deve ser algo pra vida toda.
Tivemos um monte de situações assim com a Microsoft na geração passada(olha ai Mass Effect por exemplo).
É mais facil que um port do Metal Gear Solid Twin Snakes(que tinha mão de obra da Nintendo no jogo).
 


renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
E nem é muito dificil, o game é marca registrada da Capcom, a Nintendo só pagou pra ter ele exclusivo do GC. Fora que com certeza deve ter um prazo de validade, não deve ser algo pra vida toda.
Tivemos um monte de situações assim com a Microsoft na geração passada(olha ai Mass Effect por exemplo).
É mais facil que um port do Metal Gear Solid Twin Snakes(que tinha mão de obra da Nintendo no jogo).

Mas isso não é tão simples. Um contrato deste é muito caro, ainda mais para uma empresa que vinha de perdas constantes como a Capcom, o próprio Mass Effect 1 só foi lançado para PS3 muito tempo depois e dentro de uma coletânea. Da mesma forma, pelos comentários da época, não dão a entender que a ideia seria uma exclusividade temporária e sim uma parceria que a Capcom desfez devido a resultados negativos.

Para isso ser viável teria que ser um contrato muito ruim. A Nintendo daria grana, mas não teria controle algum (tem game na parceria que nem entregue foi, no mercado de publicação de games não tem como você não entregar o que foi pago para entregar e não tomar um processo), nem direito nas IPs novas que seriam lançadas mediante a parcerias. Some isso ao fato de que a produção de RE 4 demorou uma eternidade e foi tido como um dos responsáveis por balanços no vermelho na Capcom e não vejo o Capcom Five como a típica relação de publisher de games como Rise of Tomb Raider ou SF 5 (que a Capcom não vai quebrar, mesmo sendo bem vantajoso lançar o game para Xone).
 

dinobass

Bam-bam-bam
Mensagens
2.748
Reações
3.150
Pontos
453
Não sei qual a graça que acham dessa declaraçao do Mikami, o cara saiu da Capcom por causa disso e Re virou uma porcaria depois do 4, se ele tivesse ficado provavelmente Re seria bom ainda.
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Sei que muitos não dão credibilidade ao VG Chartz mas...
Aqui tem os numeros de vendas desse jogo em algumas plataformas mais relevantes, só pra termos uma base.


H7qlxDZ.png


Acredito que independente da imprecisão dos números, a versão PS2 deve ter vendido muito melhor que a Gamecube. Se alguém tiver dados mais exatos, favor compartilhar...
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.152
Reações
8.885
Pontos
1.449
Joguei muito no PS2 e lembro bem da choradeira Nintendista que foi na OS e no Forum Uol com a perda da exclusividade, nunca mais veremos tamanha choradeira...

Enviado através do meu Cockpit
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Sei que muitos não dão credibilidade ao VG Chartz mas...
Aqui tem os numeros de vendas desse jogo em algumas plataformas mais relevantes, só pra termos uma base.


H7qlxDZ.png


Acredito que independente da imprecisão dos números, a versão PS2 deve ter vendido muito melhor que a Gamecube. Se alguém tiver dados mais exatos, favor compartilhar...
Para dados como estes eles tem até relevância, visto que atualizam com os dados depois da divulgação, é mais problemático para vendas correntes.

Valeu a pena lançar para PS2 mesmo, vendeu + que o dobro do GC.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.295
Reações
14.346
Pontos
1.053
Essas remasterizações são baseadas na versão Game Cube ou na PS2 que não tinha alguns efeitos de iluminação?
 
Topo Fundo