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Jogos 3D da gen PS1/N64/Saturn que ainda são jogáveis

konata

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Muitas pessoas possuem um asco de jogar os clássicos dessa época devido ao estilo estar engatinhando, com controles "quadrados" e um 3D de doer os olhos, mas algumas coisas se salvam. Qual seria a lista de vocês? Andei jogando uns títulos no meu PSOne e gostei de bastante coisa:
  • Medal Of Honor (PSX) - Muito jogável ainda, apesar da câmera limitada. Claro, só com um controle com analógico, nas setinhas fica terrível. De resto, é muito legal ver os mínimos detalhes que faltam até em jogos atuais, como os inimigos esquecendo de engatilhar a arma, de carregar, de reagirem de forma diferente dependendo do lugar onde você atira, os capacetes voando quando o tiro não é certeiro no meio do rosto, os soldados se jogando em cima da granada para salvar o resto dos companheiros, ou as chutando, os cachorros indo atrás delas como se fosse uma bolinha, etc e etc.
  • Gran Turismo 2 - Tirando os gráficos serrilhados, ainda é um jogo muito bom e surpreendente.
  • Crash Bandicoot - O um é um pouco limitado devido a falta de suporte a analógico, e infernalmente difícil. Mas o dois e os três ainda são muito atuais e até "modernos" na questão de controles.
  • Driver - Mesma coisa do Gran Turismo, apesar do framerate baixo e o draw distance minúsculo.
  • Crash Team Racing - Muito divertido, acho bem melhor e mais completo que o Mario Kart 64.
  • Tekken 3 - Em geral, os jogos de luta até hoje são bem aceitáveis.
Ainda tenho muita coisa para revistar, mas o que eu achei intragável foram basicamente Tomb Raider e Resident Evil com aqueles comandos de tanque. N64 e Saturn tive pouco contato.
 


Rafa - Él

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Recentemente rejoguei pela gazilionézima vez o os Zeldas Oot e MM no virtual console do WiiU e pra mim continuam sendo as mesmas obras primas inigualáveis que sempre foram. Mesmo com os gráficos datados deles tem uma tonelada de jogos AAAAA+ modernos que não chegam na frieira dos pés desses dois em imersão, ambientação e jogabilidade.
 

nobrusl314

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Com o Duckstation e todas as suas melhorias gráficas que ele proporciona a esses jogos 3d, eles ficam bem jogáveis.
 

Aldi

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Todos dão pra jogar amigo, para com essa frescurinha de gráficos.
Oq pega mesmo é a jogabilidade, isso evoluiu muito, e hoje ainda tem que parte da jogabilidade é automática, as movimentações, então esses antigos da pra sentir mais travadão mesmo, mas é só jogar que acostuma novamente.
Os 2D, ou 3D sidescroll mantem uma jogabilidade melhor, dai envelhece melhor.
 

Eyer05

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Eu gostei da escolha do toy story 2 pela sony. Ele é bem jogavel, acho até mais que os jogos de guerra, tipo o medal citado.
 

sebastiao coelho neto

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Se era jogável na época ainda é hoje. A questão é que na época tinha muito jogo injogável mas que fazia sucesso ou por falta de parâmetros de jogabilidade boa ou as pessoas relevavam a ruindade dos controles.

o melhor exemplo do meu argumento chama-se Resident Evil. A jogabilidade tanque é muito ruim, mas ninguém sabia que poderia ser melhor.
 

Selaht

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Até q dá pra jogar, mas é preciso um pouco (ou bastante) força de vontade.
Já a geração seguinte, PS2, NGC e XBX, essa sim, os gráficos são muito aceitáveis ainda hoje.
 

Queiroga'

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Somos nós que envelhecemos (nos tornamos mais rabugentos) e não os jogos.

Já vi falarem que jogo de 2016 envelheceu mal... custa aceitar que o próprio gosto era uma b*sta?
 

Pockett

Nostálgico
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hoje com filtros e conquistas são até mais jogáveis e interessantes do que na época que foram lançados
 

Filipović

CroCop
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A maioria deles são jogáveis.
Na verdade, se alguma coisa é injogável, acho que não é o tempo que determina isso. Tem jogo do ps1 que vira e mexe jogo até hj, tipo Ridge Racer Type 4, Rival Schools ou Crash.
Por outro lado, tem outros que mesmo na época, eram bem ruins, tipo Gta 3, mesmo na época, eu particularmente achava esse jogo muito ruim.
Pra citar um jogo "recente", Control pode ser um exemplo pra mim.
 

%>%

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Medal of Honor realmente é muito bom.

Tony Hawk's Pro Skater 2 é minha contribuição ao tópico!

Sdds PSX
 

de acordo

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Só com Duckstation, vanilla eu me recuso a encostar num Crash novamente.
 

ELTORO

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Maioria dos bons jogos de N64 são jogáveis.
Mario 64, Zelda (ambos), Star Fox 64, Wave Race, Rogue Squadron, jogos da Rare (todos), Turok, Doom 64, jogos de corrida, etc.

PS1 tem Soul Reaver, Ape Escape, Crash, Ace Combat, Spyro, Alien Resurrection, etc.
Até os Resident Evil acho perfeitamente jogáveis.

Quem não consegue jogar é leite com pera.

3D não acho game algum bom. Low poly envelhece muito mal, mais até que os games 2D da geração anterior.
Antigamente era jogo com gráfico quadrado, gameplay bom.
Hoje em dia é jogo com gráfico bom, com gameplay quadrado.

Prefiro gráfico quadrado, pelo menos dá pra jogar e divertir.
 

renbh

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Antigamente era jogo com gráfico quadrado, gameplay bom.
Hoje em dia é jogo com gráfico bom, com gameplay quadrado.

Prefiro gráfico quadrado, pelo menos dá pra jogar e divertir.

Jogabilidade chega a ser pior que gráfico, nada pior que jogar um game 3D com controle digital, aquela jogabilidade tanque tosca de RE original.

E isso vale para tudo, até game 2D como Metroidvania evoluiu bastante. Nem falo de RPG isometrico, meu gênero favorito, games como Planescape só valem hoje pela história, jogabilidade, gráfico e desempenho estão bem abaixo do padrão de qualidade atual.
 

ELTORO

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Jogabilidade chega a ser pior que gráfico, nada pior que jogar um game 3D com controle digital, aquela jogabilidade tanque tosca de RE original.

E isso vale para tudo, até game 2D como Metroidvania evoluiu bastante. Nem falo de RPG isometrico, meu gênero favorito, games como Planescape só valem hoje pela história, jogabilidade, gráfico e desempenho estão bem abaixo do padrão de qualidade atual.
Para um jogo ter jogabilidade divertida, não precisa ser fluido.
Basta ser funcional e agir em conjunto com o level design.

Eu joguei Resident Evil 1 Remake e Silent Hill 1 recentemente.
São jogos primorosos na atmosfera, mas a parte de interação, a parte de jogar, é muito divertida.
Te desafio a citar 10 jogos de terror melhores e mais divertidos do que esses nas 2 últimas gerações.

Os Metroidvanias evoluíram bastante em vários sentidos, porém Super Metroid e Castlevania Symphony of the Night continuam sendo top 5 do gênero.
Tanto que apenas recentemente alguns jogos chegaram a altura, mais de 20 anos depois dos lançamento.
 
Ultima Edição:

RetroRGB

Habitué da casa
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Jogabilidade chega a ser pior que gráfico, nada pior que jogar um game 3D com controle digital, aquela jogabilidade tanque tosca de RE original.

E isso vale para tudo, até game 2D como Metroidvania evoluiu bastante. Nem falo de RPG isometrico, meu gênero favorito, games como Planescape só valem hoje pela história, jogabilidade, gráfico e desempenho estão bem abaixo do padrão de qualidade atual.
Eu prefiro o controle tanque do RE1 do que os controles do RE 4,5 e 6 que tambem são tanque mas com a camera atrás do personagem.
 

RetroRGB

Habitué da casa
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Se era jogável na época ainda é hoje. A questão é que na época tinha muito jogo injogável mas que fazia sucesso ou por falta de parâmetros de jogabilidade boa ou as pessoas relevavam a ruindade dos controles.

o melhor exemplo do meu argumento chama-se Resident Evil. A jogabilidade tanque é muito ruim, mas ninguém sabia que poderia ser melhor.
Qual Resident Evil da linha principal não tem jogabilidade tank?

As pessoas que reclamam dos primeiros Resident Evil, ou não gostam da câmera longe do personagem ou começou a jogar o RE no resident Evil 4 ou RE5 no Xbox.

Fico chocado o quantidade de desinformação quando o assunto é Resident Evil ou Tomb Raider,

Eu acho que a maioria assistem algum video de "Angry Gamer" no youtube e interpreta como lei e fica igual papagaio de pirata.
 

sebastiao coelho neto

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Qual Resident Evil da linha principal não tem jogabilidade tank?

As pessoas que reclamam dos primeiros Resident Evil, ou não gostam da câmera longe do personagem ou começou a jogar o RE no resident Evil 4 ou RE5 no Xbox.

Fico chocado o quantidade de desinformação quando o assunto é Resident Evil ou Tomb Raider,

Eu acho que a maioria assistem algum video de "Angry Gamer" no youtube e interpreta como lei e fica igual papagaio de pirata.
Eu comecei a jogar no RE1 e parei justamente por causa da jogabilidade tanque. O modo é tão ruim que a Capcom oferece controle alternativo nos remasters da linha principal. Só quem gosta dessa jogabilidade são saudosistas porque se fosse boa existiria até hoje.
 

renbh

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Qual Resident Evil da linha principal não tem jogabilidade tank?

As pessoas que reclamam dos primeiros Resident Evil, ou não gostam da câmera longe do personagem ou começou a jogar o RE no resident Evil 4 ou RE5 no Xbox.

Fico chocado o quantidade de desinformação quando o assunto é Resident Evil ou Tomb Raider,

Eu acho que a maioria assistem algum video de "Angry Gamer" no youtube e interpreta como lei e fica igual papagaio de pirata.

Não, sua definição de jogabilidade tanque está errada.

Jogabilidade tanque não é uma escolha de design e sim uma limitação técnica devido a questões de mapeamento de botões, é quando o personagem tem que girar no próprio eixo antes de mover para frente e para trás, devido ao fato de que não há um relação um para um com o direcional.

Estas discussões devem ser técnicas, estamos falando de avanço de tecnologia, memória afetiva não tem espaço aqui. Não dá para defender jogabilidade tanque (game atual que use isso será massacrado por mídia e usuários), assim como não se defende FPS com movimento lateral via shoulder button porque, na época (início da geração PS1), não havia dois analógicos. Os avanços no design de controles são claros e ainda bem que aconteceram, não sei se conseguiria jogar RPG isometric9 usando a Infinity Engine.
 
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