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Jogos antigos que foram pioneiros em algo

BenitoTratorista

Bam-bam-bam
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Adventure do Atari 2600 foi o primeiro com easter egg.

220px-Adventure_Box_Front.jpg
 

doraemondigimon

Lenda da internet
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Qual foi o jogo que introduziu QTE para eu por na listinha do ódio?
Accho que eu me esqueci, mas o que é QTE? Quick Time Events???

Se for isso, EM TEORIA.... O primeiro a ter tal fato é...:



Die Hard Arcade (Arcade/Sega Saturn) a abranger tal sistema.

Mas, olhando por outro lado, e citando o Grandpa....

Eis um game que popularizou o formato laser disc, o FMV (full motion video) e também pode ser considerado um precursor dos "quick time events", que foram aperfeiçoados por God Of War.

bb4Ujj.jpg

Na época, foram lançados dois jogos em LD: Astron Belt (SEGA) e Dragon's Lair (Cinematronics). Astron Belt não pode ser considerado um QTE pois é um jogo de nave com cenários travestidos de filme espacial de terceira mão. O estilo de Dragon's Lair é interessante e foi usado em muitos jogos, mas teve um alcance muito "curto" de vida, durando até meados de 1999, mais ou menos na morte dos videogames de 32 bits (Sega Saturn/3DO/PSX/PC-FX/Playdia/CD-i), mas ainda assim, continuados (com o re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-relançamento de Dragon's Lair, "Laura Croft" e seu horrendo Tomb Raider Angel of Darkness, Space Ace, Mad Dog, Mad Dog 2 - Lost Gold e mais alguns títulos que rodavam até em aparelhos de DVD!)

Só exemplificando


"VINGANÇA!"

Grita o viúvo dentro de seu Escort bombado, matando todo mundo que evitou a perda de sua virgindade....
 
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Asha

Bam-bam-bam
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Segundo alguns sites, The Outfoxies (1995) introduziu mecânicas de gameplay que mais tarde se tornariam populares em Arena/Platform Fighters como Super Smash Bros.. Dando uma olhada no vídeo, é possível ver algumas semelhanças com a série da Nintendo e outros jogos do mesmo gênero.

Artigo no Hardcore Gaming 101:
 

PocketCrocodile

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Segundo alguns sites, The Outfoxies (1995) introduziu mecânicas de gameplay que mais tarde se tornariam populares em Arena/Platform Fighters como Super Smash Bros.. Dando uma olhada no vídeo, é possível ver algumas semelhanças com a série da Nintendo e outros jogos do mesmo gênero.

Artigo no Hardcore Gaming 101:

Caraio que jogo divertido da porra, quero
 


Space Ace

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Twisted Metal, lançado em 1995 pro PS1. Foi o primeiro jogo de combate veicular, do tipo que colocava carros armados com mísseis, armas de fogo, minas e outras coisas em grandes arenas, onde só um piloto deveria sobreviver.

O jogo também foi o primeiro título exclusivo do PS publicado pela própria Sony.

89065
 

Megaman Zero

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Comix Zone Sega Mega Drive, foi o primeiro e talvez unico jogo em que todo o desenrolar ocorre dentro de uma história em quadrinhos, para avançar no jogo vc vai mudando de quadro, até que chega o momento de mudar de fase e vc vira a pagina da revista, com certeza isso foi fantastico para a época e continua ate hj.

 
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Arlindo Orlando

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Curtindo muito o tópico! Obrigado 0elas contribuições.

Foda é que toda vez que você pensa que um jogo é pioneiro em algo, vem alguém e te mostra o jogo mais obscuro do mundo que, de fato, acabou precedendo o outro naquele aspecto.
 

Laynan

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Super Mario Kart, o primeiro jogo da franquia MK, foi o primeiro jogo de corrida com ghost datas no time trial, algo que se tornou padrão na indústria.

Gran Turismo 3 foi o primeiro jogo para consoles com volante munido de Force Feedback. O volante GT Force ainda seria compatível com jogos da franquia para PS3.
31TORGn8AnL.jpg

Star Wars Rogue Squadron 3: Rebel Strike foi a primeira apresentação de conteúdo dos filmes da trilogia clássica de Guerra nas Estrelas em mídia digital. O DVD saiu poucos anos depois.
F-Zero X foi o primeiro jogo de corrida para consoles a rodar em 60 quadros por segundo.

Se não me engano, Super Mario Kart foi pioneiro desse gênero de corridas malucas com itens, antes dele esse gênero de jogo não existia.
 

Vei pescador

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Essa belezura aqui tem
  • Compra de peças p melhoria do carro
  • Progressão em várias categorias , do carro de passeio à Formula 1
  • Campeonatos divididos por cidades americanas
  • Escolha de música pra corrida
  • Casino :klol
Provavelmente houve algo antes com essas mesmas características no PC, mas nos consoles 8 bits com toda essa amplitude, eu desconheço. Eu considero um precursor do Gran Turismo.

 

Odin Games

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Eu iria citar o Halloween também, por ter sido um dos primeiros jogos violentos, e ter decapitação, mas ele também tem outra coisa pioneira, pois talvez ele tenha sido o primeiro jogo com uma mulher como personagem jogável.

Outro jogo que foi pioneiro foi Bank Heist do Atari 2600, pois ele foi bastante polêmico na época porque era um jogo onde o jogador rouba bancos e tem que enfrentar ou fugir da polícia, explodindo eles com dinamite, na época esse jogo acabou sendo um escândalo por causa disso... :klol

 

edineilopes

Retrogamer
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Lembro de um tópico semelhante, deixar um post de lá:


Não sei se foram os pioneiros, mas deixar aqui títulos populares que já vi serem citados em documentários/reportagens por aí.

• Tennis For Two.
De 1958, primeiro jogo para 2 players.



• Touch Me.
De 1974, primeiro jogo "sonoro", era uma espécie de jogo da memória com os sons gerados.



• Space Invaders.
De 1978, primeiro jogo a transformar os barulhinhos gerados em uma "trilha sonora" para dar emoção e dramaticidade.



• Donkey Kong.
De 1981, trazia uma "história", um personagem "humano" na tela querendo salvar a princesa. Os videogames deixaram a temática de naves, veículos, ETs e objetos.



• Jump Bug.
De 1981. Primeiro jogo a ter scroll nos cenários.



• I, Robot
De 1983, primeiro Game de gráfico poligonal do jeito que conhecemos atualmente.



• Wolfenstein 3D
De 92. Aproveitando o avanço do processamento enfim permitia gráficos "3D" sofisticados e nascia o gosto por fps, que colocavam o jogador "dentro" do game.

Edit: Informação relevante:O game Catacomb-3D (também de John Carmack) citado por @Macbee já apresentava em 91 a tecnologia que foi aplicada e popularizada em Wolfeinstein 3D.



• Doom
De 93. Os gráficos vistos no Wolfeinstein evoluíram, juntamente com a jogabilidade. Agora era possível degraus e escadas. A representação do ambiente dava um salto de qualidade.
 

Razzee

Bam-bam-bam
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Tokimeki Memorial 3: primeira visual novel e um dos primeiros jogos, no geral, a aderir a técnica de cel-shading em personagens 3D.



Eu só sei disso porque fiz uma troca pessoalmente, ganhei uma cópia desse jogo e pesquisei sobre. Mas, a menos que aprenda JP, nunca vou jogar.

Tokimeki Memorial é hoje uma das poucas franquias ativas da Konami, e tem uma série paralela voltada a mulheres ("Girl's Side").


Trinity Universe: primeira visual novel 2D com sprites "vivos", em constante atividade (comprimir/esticar do cabelo, respiração, poses, símbolos de mangás etc).



jY5FJK5.png


Outros jogos do gênero usam sprites estáticos ou semi-animados, executando uma única ação a cada linha de diálogo ou abrindo e fechando os olhos.

Esse sistema é uma característica única dos jogos desenvolvidos pela Compile Heart. Bom, ao menos eu nunca vi outra VN 2D apresentar algo similar.
 
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Denrock

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no mundo dos games é muito raro ter algum jogo que CRIOU sozinho alguma coisa

na maioria dos casos é como uma escada, em que cada um contribuiu com um degrau

por exemplo, os jogos de plataforma 2D , NÃO foi Super Mario Bros que criou

no Atari lá em 1982 já tinha jogos como Pitfall e Bobby Is Going Home , em que a mecânica é exatamente essa: sprites 2D num plano 2D lateral, boneco indo da esquerda pra direita pulando obstáculos e inimigos até o final da fase. Só que por limitações tecnológicas ainda não tinha scroll de tela, então ia passando de uma tela pra outra.


000119.gif




Depois nos arcades teve o PacLand em 1984, que já tinha scroll de tela, e só em 1985 veio o S.MarioBros no Nes.

images





Nos Beat n ups, o pai do genero pra mim é Double Dragon .... mas antes dele tiveram dois avôs.

1º teve o Kung-Fu Master : ir andando nas fases dando socos e chutes nos inimigos, mas num plano único, single player, com golpes únicos (sem combos/sequencias de golpes)


arcade-kung-fu-master.png



2º aí teve o Renegade, já com movimentação livre na tela, sequencia de golpes, etc. Mas funcionava mais como um arena fighter, já que vc não ia avançando na fase, e só ficava num cenário derrotando um certo numero de inimigos até vir o chefe (e era só single player tambem).
renegade-arcade.gif



3º e só então veio o Double Dragon, que pegou o que renegade fez, mas evoluiu pra kct a jogabilidade, determinou o conceito de ir avançando as fases da esquerda pra direita até o chefe, 2 players simultaneos (foi o 1º beat n up a ter 2ps), armas pra pegar, etc. Que foi o padrão que a partir daí todos os jogos do gênero seguiram.

unnamed-3-1.jpg






Enfim, da pra ir fazendo essa "escada" com praticamente todos os gêneros de jogos.
 
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