O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jogos antigos que foram pioneiros em algo

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.985
Reações
14.295
Pontos
503
Citem jogos antigos que foram pioneiros em alguma coisa na indústria dos games. Não precisam citar só feitos grandiosos e inovadores. Podem citar também coisas pequenas e bobas, de pouca importância. Nesse caso é até legal porque a chance do pessoal já conhecer é menor.

Vou abrir o tópico com dois games. Escolhi uma inovação que muitos devem conhecer, que marcou bem a indústria, e outra boba, de pouca importância, mas que acho interessante citar.

Halo: Combat Evolved, originalmente lançado pra Xbox em 2001 (acho que já podemos considerar ele antigo). Introduziu o sistema de vida e escudos regeneráveis aos jogos de tiro, algo muito comum nos dias de hoje.

88673


Halloween, lançado pro Atari 2600 em 1983. Primeiro jogo a ter uma decapitação.

88674
 
Ultima Edição:

rooster

Bam-bam-bam
Mensagens
2.150
Reações
5.762
Pontos
303
Manic Miner, zx spectrum.
Plataforma, animações, música com o jogo, coisas que não eram comuns pra época.
c20ddbc71ecb4ca1a2add9a638240a1c.jpg
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.912
Pontos
803
Doom

Doom.jpg


Foi o primeiro FPS que de fato catapultou as principais características do gênero em termos de level design, jogabilidade e multiplayer.

Quake

4CC243F69CAC4DD60C1BFE2C6BF19CB6B8F4ABD2


O primeiro FPS totalmente em 3D mudou completamente o mercado de renderização de vídeo, foi um dos responsáveis por criar a cultura de placas de vídeo e renderização em OpenGL. Também foi o primeiro a plantar a semente do E-Sports, e o primeiro jogo a usar o termo Deathmatch.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.161
Reações
23.222
Pontos
1.619
Manic Miner, zx spectrum.
Plataforma, animações, música com o jogo, coisas que não eram comuns pra época.
Que não eram comuns pro Speccy, você quer dizer!

Mas, acho que uma das maiores revoluções vem (também) no Speccy:



Elite. Se não me engano, o primeiro jogo de nave 3d (em wireframe) feito para os computadores da época!
 


NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.183
Reações
1.365
Pontos
944
Super Mario Kart, o primeiro jogo da franquia MK, foi o primeiro jogo de corrida com ghost datas no time trial, algo que se tornou padrão na indústria.

Gran Turismo 3 foi o primeiro jogo para consoles com volante munido de Force Feedback. O volante GT Force ainda seria compatível com jogos da franquia para PS3.
31TORGn8AnL.jpg

Star Wars Rogue Squadron 3: Rebel Strike foi a primeira apresentação de conteúdo dos filmes da trilogia clássica de Guerra nas Estrelas em mídia digital. O DVD saiu poucos anos depois.
F-Zero X foi o primeiro jogo de corrida para consoles a rodar em 60 quadros por segundo.
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.312
Pontos
719
Shenmue

- Introduziu um genero novo = FREE

- Primeiro a Utilizar o sistema de Open City Word game

- Acredito que tenha sido o primeiro a ter um senso de todos os personagens in-game, aliás não sei de nenhum outro game que tenha isso

- Não foi o primeiro especificamente mas com certeza o game que popularizou para bem ou mau o QTE

- Pode se dizer tb que foi o primeiro walk simulator ja que vc pode ficar andando pelo game apenas sem fazer missão alguma ja que o mundo a sua volta vai se modificando , os npcs possuem suas rotinas diárias a simular pessoas reais e não apenas ir do ponto a ao b e ter 2 falas sempre iguais, e eu que moro no Japão posso dizer que realmente é bem próximo mesmo, final de tarde começo de noite com o pessoal voltando do trabalho e sempre para em algum bar ou Izakaya como chamam aqui para beber, vc ve alguns bebados na rua tal como sempre ve por aqui, as lojas seguem horarios, tem clientes diferentes ao longo dos dia, é simplesmente perfeito demais a reprodução disso in-game pra mim nenhum outro game até hoje foi tão perfeito

- Tb acredito ser o primeiro a simular um clima real in-game, ja que ele segue o calendário climático real do ano de 1986 do Japão

- Isso sem falar no nível de exploração/interação e imersão que o game tem, muito mas muitos games de hoje ainda não chegam nem perto do nível de interação que Shenmue tem, é algo incrivel para o ano de 99 quando foi lançado e mesmo depois de 20anos ainda bem dificil de achar em outro game
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.610
Pontos
1.839
Visualizar anexo 88732

Foi o precursor do hack n slash como conhecemos hoje.Sem ele, não provavelmente existiriam jogos como god of war, os ninja gaiden modernos, Bayonetta e etc.

Lembro que na época que lançou Devilmaycry meu sentimento era exatamente este: até que enfim fizeram um Hack and Slash em 3D que não parece um cocô. Esse jogo é sensacional.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.985
Reações
14.295
Pontos
503
Rogue, lançado em 1980 pro sistema operacional Unix. Definiu o gênero que hoje em dia é conhecido como roguelike.

88792
 

Euovelha

Veterano
Mensagens
417
Reações
449
Pontos
109
Prince of Persia foi um precursor do motion capture.
Bushido Blade foi um jogo de luta com espadas com estilo único. A jogabilidade era completamente diferente dos demais jogos de luta da época, e de hoje também. Não havia barra de energia, então cada "toque" danificava permanentemente o membro do corpo. Algumas lutas podiam durar mais de um minuto, outras podiam acabar no primeiro golpe. Era demais. Pena que teve apenas uma sequência, ainda no PSX (acho).
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Existem os pioneiros e os games que apesar de não terem sido os primeiros, que em muitos casos são games completamente obscuros, foram os responsáveis por popularizar determinado gênero ou avanço técnico.

Eis um game que popularizou o formato laser disc, o FMV (full motion video) e também pode ser considerado um precursor dos "quick time events", que foram aperfeiçoados por God Of War.

bb4Ujj.jpg
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.461
Reações
10.737
Pontos
503
Adventure (Atari 2600): primeiro jogo com uma animação de encerramento.
Lazy Jones (MSX e outros computadores): primeira mistura de jogo de plataforma com minigames.
Pra terminar uma dúvida: podemos considerar o Robot Tank do Atari o primeiro jogo localizado em português BR , ainda que extraoficialmente? A versão que eu tinha exibia as mensagens de alerta (lama, neve, fog/neblina, vida extra) no nosso idioma...
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Fora os Ninja Gaiden do Nintendinho.
Kid Chamaleon do Mega.

Dark Souls é tranquilo perto deles.
Ainda mais porque dá pra você "passar por cima" dos inimigos com bons equipamentos e upando os níveis.

Agora esses outros é habilidade pura,uns tem game over ou um número limitado de vidas.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Metal Gear Solid.

Popularizou o Stealth (criado por Tenchu) e elevou a narrativa cinematográfica nos jogos a outro patamar.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Metal Gear Solid.

Popularizou o Stealth (criado por Tenchu) e elevou a narrativa cinematográfica nos jogos a outro patamar.
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.672
Reações
17.924
Pontos
1.159
Qual foi o jogo que introduziu QTE para eu por na listinha do ódio?
 
Topo Fundo