O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jogos com história contada por cutscene te incomodam?

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.526
Reações
56.847
Pontos
1.003
Eu era contra, mas The Last of Us me fez mudar de idéia. E ah, MGS3 foi um dos poucos tambem que eu gostava bastante das partes "filminho"
Já esses dois estão entre os piores exemplos, pra mim. MGS3 começa enfiando 3 cutscenes seguidas. Nunca terminei nem a primeira, e zerei duas vezes. E TLoU só começa com mais de 1 hora de jogo, pois o inicio é andar e assistir. Pra piorar, apresentam aquela morte forçada com criança, no início, só pra amolecer os mais sensíveis. Pra mim, uma tática tão barata quanto jumpscare. Mas se a galera curte um dramalhão, e eu posso pular essas cenas, não vejo problema.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.262
Reações
14.295
Pontos
1.053
O cara que não gosta de cutscenes não pode jogar RPG e quer incoerência?

Metal Gear Solid,Final Fantasy fazem isso muito bem a anos sempre apoiada por uma boa narrativa.

O que não dá pra aguentar é jogos que dizem ter uma história e no fim vc vê que aquilo foi adicionado de forma forçada.

No fim a utopia do jogo perfeito teria que saber fazer bem um pouco de tudo.
 

ragecom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.188
Reações
1.792
Pontos
353
A decisão de narrativa feita no jogo não me incomoda se ela for bem feita. Por exemplo: em Rise of the Tomb Raider me incomoda um pouco porque o enredo é um lixo. Dar um ar cinematográfico pra um enredo m**** é chato (apesar de ter ficado graficamente lindo). Já outros jogos que se propõe a contar uma história um pouco mais elaborada usarem esse tipo de artifício eu acho ok.

Jogo filminho pra mim é graphic novel/graphic adventure tipo Until Dawn, Heavy Rain, Beyond e os jogos da Telltale, mas a proposta deles é essa: foco em narrativa total com uma ou outra decisão aqui e ali. Não vejo problema porque a premissa desses jogos é essa e geralmente eles fazem isso bem feito, criando um laço forte do jogador com o personagem (Clementine de TWD da Telltale é uma das personagens mais bem construídas que eu já vi).

E tem a abordagem do Dark Souls, que pra mim é a mais natural: a narrativa não existe da maneira tradicional, se você quiser saber mais da história você tem que ver a descrição dos itens, analisar detalhes, essas coisas.
 

Yo_dragon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.248
Reações
24.257
Pontos
784
Quando o jogo se escora muito em cutscenes (daqueles que dá até pra ir pegar uma pipoca), eu não curto não. Pra mim as únicas cutscenes longas que são aceitáveis são a de intro (desde que não sejam 20h que nem o Okami :lolwtf) e de final. Cutscenes intermediárias são ok, contanto que dosadas corretamente. O que não dá é dar um passo - cutscene - dar mais um passo - cutscene...
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.765
Reações
51.827
Pontos
1.564
Não vejo problema nenhum, na verdade se bem usado é algo mto foda.
Nos final fantasy eram quase um prêmio.
Só tem que ser bem feito, um jogo que vem a cabeça quando penso em CG´s ÚTEIS e bem feitas do início ao fim: Silent Hill 2.
 


guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.730
Reações
9.186
Pontos
1.084
Eu adoro, desde que a história e os personagens sejam interessantes, não suporto mesmo é perder diálogo pq tenho que prestar atenção no que estou fazendo ao mesmo tempo, tinha horas que eu estacionava o carro no GTA até o diálogo terminar. Witcher 3 foi muito bom por isso, era tudo em português, então os diálogos de terceiros eram captados sem eu precisar parar o que eu estava fazendo.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Eu acho estilo elder scrolls pior, não ser por quê, mas fica menos envolvente hahahah, temos no concorrente, The Witcher, exemplo como funciona bem.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.933
Pontos
2.059
Juro que lembro de outro tópico recente sobre o mesmo assunto.

Enfim, depois de uma certa idade eu passei a não tolerar mais esse tipo de coisa. MGS4 eu joguei de boa. Hoje eu já não teria paciência.

The Witcher 3 também foi de boa, mas pq aquele game é especial. Embora eu tenha tacado o f**a-se para sidequests (e seus 'filminhos') depois de umas 90 horas de jogo.

Eu prefiro que a história seja contada de outra forma (sempre cito o Bastion como um exemplo de excelente execução nesse sentido). Mas se não tiver outro jeito, que ao menos sejam vídeos bem direto ao ponto, sem enrolação. Apenas o que é realmente necessário ser mostrado.

E o principal: nada de intercalar filminho com gameplay (tipo God of War). Não engulo mais esse tipo de coisa, mas de jeito algum. Me deixe jogar ou vá pra put* que o pariu.
 

TrevorPhilips

Veterano
Mensagens
824
Reações
916
Pontos
123
Depende da proposta do jogo..foda era metal gear 4 que tinha mais de oito horas de cutscene..
Agora os jogos tipo da quantic dreams ou telltale eu adoro..
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.747
Reações
229.819
Pontos
2.529
Se um jogo agrada mais pelo storytelling, tem algo de errado com o jogo.

Seria tipo falar que um filme é maravilhoso porque o ator é bonito.

Odeio jogo em que você tem que apenas apertar o analógico para frente. Metal gear solid v, o começo, é uma porra por isso.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Excesso de cut scenes prejudicam no ritmo. Ainda mais porque na primeira vez não temos ideia de sua duração, quanto mais extensas maior a vontade de pulá-las.
 

Arkarker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.871
Reações
1.342
Pontos
954
Nunca vou aceitar que história seja tão importante quanto gameplay. Gameplay é sempre o foco. Se o jogo é filminho, já perco toda a vontade de jogar(Last of Us, Red Dead, Uncharted, etc.). Talvez até jogue, mas não faço a mínima questão. God of War me incomodou bastante o tanto de animaçãozinha que o jogo tem. As cutscenes nem tanto, porque são poucas, apesar de longas.

Eu sinceramente prefiro jogos totalmente focados em gameplay, com enredo, personagens e diálogos bem feitos, como Half Life 2, mas sem o fator filminho. Ou jogos que as cutscenes sejam bem básicas, mas se vc parar pra ler as descrições de itens e áudios, vai ter um universo bem mais rico, tipo DOOM (2016) ou Hollow Knight.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Acho que a história é importante, mas se tiver mais história que jogo eu já não gosto (exceto no caso de Metal Gear 1 ao 4). História tem que existir apenas para dar sentido ao jogo, e não ser o principal do jogo.

Sobre cutscenes, não me incomoda não, na verdade até gosto, desde que não exagerem, é claro.
 
Topo Fundo