Vou falar só de jogos grandes e de PS360 pra frente, porque ficar revisionando o passado é coisa de arrombado. Além disso não vou perder tempo com lixeiras, só vou falar de jogos bem avaliados com grandes orçamentos.
The Witcher III - Esse jogo é desastroso em seu level design. Tirando as cidades muito bem construídas e interessantes e ambientação muito bem feita, as dungeons, as vilas e a própria navegação pelo mundo são uma porcaria, com o cavalo travando em qualquer canteiro, fora a construção de mundo nível Ubisoft. A parte narrativa é uma aula e o combate é suficiente para levar até o fim, mas o level design desse jogo é uma b*sta. Cyperpunk 2077 sofre com os mesmos problemas de construção de mundo e cenários, embora tenha também uma bela ambientação e uma excelente história/narrativa.
Killzone 2 - Esse com certeza foi uma questão de falta de provisionamento de budget. O jogo tem gráficos absurdos, com uma direção de arte linda, excelentes animações e alguns bons set pieces, mas comparado aos grandes FPSs da época tinha um level design genérico, linear e sem graça, e além do level design porco, a falta de variedade de inimigos e armas afundavam ainda mais a experiência SP do jogo, que na minha opinião é bem abaixo do que pregam por ai. Halo 3 é tão melhor que dá até raiva ver vermes colocando-os no mesmo barco. Não vale meio Resistence low budget. Em Killzone 3 deram uma boa melhorada, inclusive com mais variedade de praticamente tudo.
Uncharted: Drake's Fortune - Outro jogo com gráficos, animações e set pieces bem avançados e aqui o cenário não tem nada de tão ruim, é até bem variado, só não é muito inspirado. A questão aqui é a composição e posicionamento dos inimigos. Uncharted foi planejado para ser cinematográfico, bem distante de um Gears of War ou outros mureta shooter. Uncharted no normal é um jogo banal, feito para casuais aleijados de mão, então para jogadores experientes o mínimo é jogar no Hard ou acima, e é aqui que a lambança acontece. Em vários cenários os inimigos são posicionados de forma que pinçam o jogador, então a parte da gameplay cinematográfica da lugar a um jogo de tiro atrás de mureta bem meia boca. O 4 também tem problemas de level design por conta de uma remoção de mecânica no meio do processo de desenvolvimento, mas no geral é um jogo com bons cenários de combate, só a escaladinha exagerada no decorrer do jogo é uma b*sta. Uncharted 2 é excepcional nesse quesito, o do 3 é muito bom.
Horizon: Zero Dawn - Um dos maiores defeitos desse jogo é o level design, Alloy não consegue subir uma muretinha vagabunda, além disso as vilas e vários outros cenários de combate/stealth são banais, mesmo nos níveis mais difíceis e com as assistências visuais desligadas. Outra cagada pra mim são as paredes invisíveis espalhadas pelo jogo, isso é inaceitável no game design moderno com tantas formas de driblar.
Jogos da Ubisoft - Se um dia a empresa se focar em criar grandes experiências ao invés de entupir os cenários teremos uma grande candidata às premiações de GOTY. Infelizmente Ubisoft é quantidade sobre qualidade e por melhor que sejam seus jogos em alguns sentidos, a construção de mundo extremamente genérica e bloating acabam destroçando a experiência de jogo de quem busca algo mais classudo. Qualquer jogo da Ubisoft tem boa ambientação, cenários extremamente bem construídos, gameplay razoável ou boa, mas sofre com repetição de inimigos, assets, level design, conteúdo e qualquer outro parâmetro de game design.
Chalice Dungeons de Bloodborne - É bizarro e incrível como um jogo com Level Design primoroso como Bloodborne tenha uma aberração dessas em meio a seu conteúdo extra. Não tem sequer uma Chalice Dungeon que preste e olha que eu platinei 2x e ainda ajudei muitos a platinarem. Sejam as fixas ou a procedurais o trabalho ficou para o jovem aprendiz, porque nem o estagiário faria uma m**** dessas.