O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jogos com Stuttering: Possíveis Soluções e Dicas!

fverissimo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
52
Reações
8
Pontos
669
Deve ser mt frustrante ter uma 1080ti e ter stuttering
Eu com uma 1050 já fico puto

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Nem me fale amigo...
Mas sou persistente, vou resolver isso!! rsrs
Dificilmente.



Não. Isso em geral é problema de software. Pode ser algo com driver ou com os jogos em específico. O fato de você não ter certeza se acontecia antes também deve ser levado em consideração.
Pois é...
Vou tentar fazer o seguinte:
atualizar a bios da placa mãe, e na sequencia vou usar um Snappy Driver (ou outro do tipo) para verificar se algum outr driver anda desatualizado.
Se isso não der certo, vou fazer uma instalação limpa do windows 10.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Pois é...
Vou tentar fazer o seguinte:
atualizar a bios da placa mãe, e na sequencia vou usar um Snappy Driver (ou outro do tipo) para verificar se algum outr driver anda desatualizado.
Se isso não der certo, vou fazer uma instalação limpa do windows 10.

Isso. É um bom caminho.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
@fverissimo

Qual jogo ou jogos está causando esses pequenos travamentos? Já tentou rodar diretamente no SSD ao invés do HD? A Steam permite facilmente fazer esse swap de jogo sem você perder ou ter que configurar nada.

Tente pôr afinidade do processador no máximo (ou seja, em todos os cores do seu processador) e lembre também de deixar a menor quantidade de programas possíveis abertos.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Galera, bom dia!!
Meu PC está dando micro-stutters em alguns jogos, coisa que não acontecia antes da minha troca de VGA.
Troquei uma 1070ti por uma 1080ti (EVGA SC Black).

Quando eu tinha a 1070ti, sempre jogava em 4k, mas nunca tive stutters, eu tinha frame-drops em algumas partes mais pesadas, mas isso era completamente entendível, uma vez que eu sempre mirava nos 60fps.

Daí eu resolvi trocar a minha VGA por uma 1080ti, justamente para não ter mais problemas de desempenho no 4k.
A placa é muito parruda, e de fato ela segura os 60 fps com folga, trocando do ultra pro high.
Só que apareceram os micro-stutters, principalmente quando há movimentação de câmera. Não são em todos os jogos, mas nos jogos que estão apresentando, tenho a lembrança que isso não acontecia com a placa anterior.

Eu andei lendo muita coisa na net, mas até agora não encontrei nada que pudesse resolver.

Algumas considerações:
* Não acredito ser throttling na GPU nem na CPU. Monitorei por alguns benchs que a temperatura dos dois não está elevada (ambas não passam de 67°C) e que os clocks estão estáveis.
* Sempre mantenho meu W10 atualizado, e instalei o driver nvidia mais atualizado (instalação limpa).
* Mantenho page file tanto no HDD (onde estão os jogos) qto no SSD (onde está o SO);
* Já tentei inativar o windows defender, mas não foi efetivo...
* Já tentei desligar todos os monitoradores (XOC/Afterburner)

Minha config:
gtx 1080ti SC Black EVGA (s/ OC)
i7 7700k (s/ OC) c/ water cooler h45 corsair
2x 8gb DDR 2400 mhz
evga 600W 80+

- Será que pode ser gargalo na fonte??
- Será que a minha gpu veio com problema?
Se eu te disser que as vzs quem acaba com teu jogo é a porcaria do driver?
Pois é,aqui quanto mais eu atualizava a porcaria do driver pra versão mais atual,mesma coisa ficava se não pior.
Mas claro,não tenho um monstra igual a tua,é uma simples 1060 mas que quando reverti o driver mais atual pra versão 388.71,senti brutalmente a diferença.
Forza Horizon parou de encher o saco,mas obrigatório 30 fps.Se nem o console na sua versão mais foda roda a 60 fps,no pc duvido.Não por falta de poder,é por falta de otimização do game mesmo.
Wildlands tinha que setar boa parte no médio e algumas no baixo.Baixei de novo pra jogar com esse driver e dafuq?Tudo no alto e 60 fps.
Outro tb que ando jogando é o Rise of the Tomb raider,a versão de aniversário,não sei se o game teve otimização,mas quando joguei tinha sttuter em cenas pesadas que dava raiva.
Aí rodei o bench com esse driver que ando usando...bateu todas as minhas expectativas,algumas até nem acreditei,sei lá,acima do meu mundo atual.
Batendo 120 FPS em locais onde o sttuter do bench era louco naquela época que joguei a versão normal desse game.
Não sei se foi o driver ou se foi otimização,só sei que mudou fudentemente esse jogo.E esse game come uma vram alta...
Tenta pra ver,se não funcionar,só instalar a versão que vc já estava,tomando precauções em fazer uma instalação limpa e tirar aquela porcaria da geforce experience.
 

Goa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.919
Reações
1.381
Pontos
924
Forza Horizon 3 nem a 30 fps inibe a gagueira aqui no modo "livre" ou free roam (sei lá como chama). Melhora bastante, mas ainda tem. É como se carregasse parte do mapa quando acontece stutter. Tanto é que em corridas não acontecem travamentos, pois antes de iniciar aparentemente carrega o trajeto inteiro.

Dragon Ball Xenoverse 2 vez ou outra também apresenta stutter.

Será problema do i7 7700k? o @fverissimo tem a mesma CPU. Eu ainda acho que é o win 10.
 
Ultima Edição:


billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Forza Horizon 3 nem a 30 fps inibe a gagueira aqui no modo "livre" ou free roam (sei lá como chama). Melhora bastante, mas ainda tem. É como se carregasse parte do mapa quando acontece stutter. Tanto é que em corridas não acontecem travamentos, pois antes de iniciar aparentemente carrega o trajeto inteiro.

Dragon Ball Xenoverse 2 vez ou outra também apresenta stutter.

Será problema do i7 7700k? o @fverissimo tem a mesma CPU. Eu ainda acho que é o win 10.

Jogos com streaming de textura são muito sensíveis a esses problemas de carregamento. Em algumas máquinas vai suave, noutras não. É algo pontual entre a config de vocês e o jogo (talvez o processador mesmo, mas aposto mais em Ram, mobo e módulos responsáveis pela comunicação de dados, coisas que quase nunca geram qualquer efeito visível para o usuário).
 

Goa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.919
Reações
1.381
Pontos
924
Jogos com streaming de textura são muito sensíveis a esses problemas de carregamento. Em algumas máquinas vai suave, noutras não. É algo pontual entre a config de vocês e o jogo (talvez o processador mesmo, mas aposto mais em Ram, mobo e módulos responsáveis pela comunicação de dados, coisas que quase nunca geram qualquer efeito visível para o usuário).

O que acho incrível é que até no Xone e sua versão X apresenta stutter no FH 3.

https://forums.forzamotorsport.net/turn10_postst123112_-Xbox-One-X--Forza-Horizon-3-Stutter.aspx

Vai entender.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989

Goa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.919
Reações
1.381
Pontos
924
Não adianta,forza horizon,acho que só o 4 pra poder rodar na maestria,tomara que otimizem a bagaça pra pc!

Seria igual ocorreu com o forza 6 e o 7. O Forza 6 é injogável de tanta gagueira; já o 7 roda sem queda, travadinha, nada. É perfeito!
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.631
Reações
10.611
Pontos
753
Se eu te disser que as vzs quem acaba com teu jogo é a porcaria do driver?
Pois é,aqui quanto mais eu atualizava a porcaria do driver pra versão mais atual,mesma coisa ficava se não pior.
Mas claro,não tenho um monstra igual a tua,é uma simples 1060 mas que quando reverti o driver mais atual pra versão 388.71,senti brutalmente a diferença.
Forza Horizon parou de encher o saco,mas obrigatório 30 fps.Se nem o console na sua versão mais foda roda a 60 fps,no pc duvido.Não por falta de poder,é por falta de otimização do game mesmo.
Wildlands tinha que setar boa parte no médio e algumas no baixo.Baixei de novo pra jogar com esse driver e dafuq?Tudo no alto e 60 fps.
Outro tb que ando jogando é o Rise of the Tomb raider,a versão de aniversário,não sei se o game teve otimização,mas quando joguei tinha sttuter em cenas pesadas que dava raiva.
Aí rodei o bench com esse driver que ando usando...bateu todas as minhas expectativas,algumas até nem acreditei,sei lá,acima do meu mundo atual.
Batendo 120 FPS em locais onde o sttuter do bench era louco naquela época que joguei a versão normal desse game.
Não sei se foi o driver ou se foi otimização,só sei que mudou fudentemente esse jogo.E esse game come uma vram alta...
Tenta pra ver,se não funcionar,só instalar a versão que vc já estava,tomando precauções em fazer uma instalação limpa e tirar aquela porcaria da geforce experience.

pior que faz sentido, vou tentar
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Seria igual ocorreu com o forza 6 e o 7. O Forza 6 é injogável de tanta gagueira; já o 7 roda sem queda, travadinha, nada. É perfeito!
O Forza Motorsport 7 só tenho 1 reclamação,ele dá uns lagzinhos nas cgs.No game é loucura a 60 fps no alto,contante!
pior que faz sentido, vou tentar
cara,eu fiz e recomendo.
Até FF XV ficou melhor com esse driver.Mas ainda assim pesado.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.631
Reações
10.611
Pontos
753
eu deixo o geforce experience instalado e sempre que pede atualizado o driver na instalações expressa
 

malucovisk

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.142
Pontos
293
PC gamming realmente me desmotiva. Quando o problema não é stuttering é lag. Seja do pc ou conexão instável...

Paciência.
 

fverissimo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
52
Reações
8
Pontos
669
galera enfim resolvido!
Vou compartilhar aqui:

Era o XOC Precision :(
Antes, o XOC funcionava muito bem com a minha 1070 Ti. Mas de alguma (não sei como) ele tava dando conflito com o driver da VGA com a minha 1080 Ti. Fiz uma desinstalação limpa e instalei o Afterburner.
Pronto!! Tudo resolvido. As coisas ficaram normais novamente.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
galera enfim resolvido!
Vou compartilhar aqui:

Era o XOC Precision :(
Antes, o XOC funcionava muito bem com a minha 1070 Ti. Mas de alguma (não sei como) ele tava dando conflito com o driver da VGA com a minha 1080 Ti. Fiz uma desinstalação limpa e instalei o Afterburner.
Pronto!! Tudo resolvido. As coisas ficaram normais novamente.

Falei! Muito mais provável ser um problema de software. Que bom que foi resolvido.:kjoinha
 
Ultima Edição:

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Eu resolvi os sutters do FFXV ligando tripple buffer, não custa tentar
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.557
Reações
20.441
Pontos
1.094
Estou tendo stuttering com o PUBG


Mas acho que é do jogo mal programado.

PUBG não da né? Não tem como esperar nada muito bom desse jogo em questão de otimização. Esses jogos online massivos com 100pessoas ou mais na tela são complicados. Apesar q vejo alguns só tendo muitas quedas de fps jogando com o frames soltos sem stuttering.
 

Goa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.919
Reações
1.381
Pontos
924
Eu só queria que tivesse um modo de desabilitar o pagefile permanentemente. Mesmo desativando ele, ao monitorar com o afterburn no forza horizon 3, consta que utiliza 15 gb de pagefile e pouco mais de 8gb de ram (sendo que tenho 32 gb)... Alguma dica?
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Eu estou com esse problema no The Witcher Enhanced Edition (TWEE).O frame rate varia de 30 a 55 fps, em 1920X1080, mas mesmo assim, da varios stuttering principalmente quando chove no jogo.Sera que desativar o Vsync resolve?Ou tem outra solução?Como ja disse, estou com um Ryzen 7 1700, 16 GB RAM DDR4 e GTX 1070.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.557
Reações
20.441
Pontos
1.094
Eu estou com esse problema no The Witcher Enhanced Edition (TWEE).O frame rate varia de 30 a 55 fps, em 1920X1080, mas mesmo assim, da varios stuttering principalmente quando chove no jogo.Sera que desativar o Vsync resolve?Ou tem outra solução?Como ja disse, estou com um Ryzen 7 1700, 16 GB RAM DDR4 e GTX 1070.

windows 10 64bits vc usa?Se sim, procura o programa emptystandbylist. executa ele como admin toda vez antes de abrir um jogo!

flws
 

Dinhoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.357
Reações
505
Pontos
569
Boa tarde, estou tendo sttuter com farcry 5, irritante, ja tentei de tudo...

Resolução : 2560x1080
Graficos Alto-Ultra
Vsync: Desativado no jogo e Rapida na configuração da nvidia

i7 3770 / 1070 oc / 8gb ram
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.294
Reações
13.634
Pontos
1.604
Experimenta desfragmentar o hd pra otimizar o acesso aos dados

Veja se nao tem nenhum mineirador de bitcoin escondido cagando no uso da cpu tbm

Tenho um 6700k e uma gtx1080 e nunca tive problrmas nesses jogos, mesmo antes do patch milagroso q otimizou a utilizaçao da cpu:kpensa

Como saber se o minerador de bitcoin está comendo uso de CPU?? Me explica... pois preciso saber se tem aki na minha máquina tb.
 

Trevorian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.548
Reações
2.708
Pontos
994
Aqui quem começou a dar gagueira foi o Division, rodava de boas, agora do nada, as vezes, quando estou em conflito começa da umas travadas, ou quando dá explosão. Parece que tá carregando alguma coisa, não sei dizer o que tá errado, isso que estou rodando o jogo do SSD.
 

Tiolazo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.557
Reações
3.186
Pontos
1.019
Eu estou com esse problema no The Witcher Enhanced Edition (TWEE).O frame rate varia de 30 a 55 fps, em 1920X1080, mas mesmo assim, da varios stuttering principalmente quando chove no jogo.Sera que desativar o Vsync resolve?Ou tem outra solução?Como ja disse, estou com um Ryzen 7 1700, 16 GB RAM DDR4 e GTX 1070.
Estou jogando ele e tava tendo o exato mesmo problema. Solução foi desligar o V sync, só confirme se no driver da nvidia ele não esta marcado pra sempre ligado.
 

Tiolazo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.557
Reações
3.186
Pontos
1.019
Mas na moral, Witcher 1 é bem conhecido por ser cagado. Estou com 50 horas e já tive uns 10 travamentos, salvo constantemente.
 

Goa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.919
Reações
1.381
Pontos
924
Boa tarde, estou tendo sttuter com farcry 5, irritante, ja tentei de tudo...

Resolução : 2560x1080
Graficos Alto-Ultra
Vsync: Desativado no jogo e Rapida na configuração da nvidia

i7 3770 / 1070 oc / 8gb ram

Já tentou reduzir a resolução e desativar eventuais programas em segundo plano?

Que windows você utiliza?

O game recomenda 8gb ram, que é justamente o que você possui. Nunca sei se a recomendação é para uma determinada resolução (1080p, por exemplo) e também não sei se a resolução influencia apenas na Vram, mas seria um teste inicial você diminuir a resolução e ver como o jogo se comporta.

Li em algum lugar que desativar o hyperthreading dos i7 nos jogos da ubisoft melhora o desempenho. Óbvio que ninguém compra um i7 para fazer isso, mas...
 

Trevorian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.548
Reações
2.708
Pontos
994
Agora com a máquina nova e SSD, melhorou 80% os stutter. Porem, mesmo com memori a no max 7gb, do nada trava. Alguns lugares tem mais stutter que outros. O pior que o jogo começa liso e depois de um bom tempo começa.

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 
Topo Fundo