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Jogos crossgen exclusivos foram “construídos do zero” para o PS5, diz Sony

XINTSUAI2

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Podem ter sido feitos do zero pensando no PS5. Mas..... também terão que rodar no ps4. Então a bola de ferro está ali na geração passada também.

Crossgen é Crossgen, não tem conversa. A vantagem da Sony é que seus games mesmo pastgen estão em outro patamar. Mas de qq forma só veremos o potencial do console ser utilizado com mais liberdade em exclusivos.

Eu acho que só veremos isso a partir de 2022.
 

Sega&AMD

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o que ela quer dizer é que:

tipo call of duty 3 do ps3 e do ps2, mesmo jogo, mas ao mesmo tempo nada a ver
 

Poor_Boy

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Na real, consoles basicamente são PCs customizados para a fabricante com sistemas proprietários.
É como um jogo de PC, no Ps5 vai jogar em alto/ultra e no PS4 em médio...

Com o estado atual do hardware e computaçào não tem milagre, os ganhos gráficos terão uma percepção menor de avanço com base em novas técnicas com o Ray tracing por exemplo.
 

renbh

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Óbvio que não, Spider foi claramente construído usando assets do PS4. O ambiente de concorrência existe para o bem ou para o mal, da mesma forma que a Sony teve que abaixar o preço do PS5 para ser competitiva, a produção bizarra da M$ nao pressionou a Sony o suficiente para ela largar mão do console anterior como fez nesta geração.

Sorte da M$ e Sony que o salto de tecnologia é gigantesco, então até um crossgen impressiona, e já pela iluminação como packs de textura e loadings melhorados. Imaginem se os caras tivessem que vender PS5 e Series X com games como AC Black Flag, seria um enorme desastre.
 

michaeljovi

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acredito que não vai ter qualquer prejuizo tecnico , se o jogo foi contruido do zero pensando no ps5 vão portar pro 4 depois do jeito que for possivel, me lembro do caso do Shadow of Mordor que realmente foi portado pro xbox 360 e ps3 mais tarde sem o sistema nemesis dos chefes e com graficos bem inferiores.,. foi portado do jeito que deu, PES e fifa a mesma coisa, assim como mortal kombat no master system e tantos outros., rs
 
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XINTSUAI2

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Na real, consoles basicamente são PCs customizados para a fabricante com sistemas proprietários.
É como um jogo de PC, no Ps5 vai jogar em alto/ultra e no PS4 em médio...

Com o estado atual do hardware e computaçào não tem milagre, os ganhos gráficos terão uma percepção menor de avanço com base em novas técnicas com o Ray tracing por exemplo.
Então vc acha que:

Star Fox do Snes rodaria no Nes.
Banjoo Kazooie no Snes.
GTA San Andreas no PS1
RDR2 no PS3

Só baixando a qualidade para low?

Garanto que nenhum desses jogos rodaria na geração anterior mesmo jogando tudo no Low. Olha o baque que Mordor teve por sair no X360, e era Crossgen. Imagine um RDR2.

Consoles são diferentes de PCs, PCs recebem upgrade todo ano, deixam consoles absoletos em termos de hardware rapidamente, porém a falta de otimização é algo intrínseco à plataforma.

Consoles pulam de geração em média a cada 6 ou 7 anos, o pulo técnico é muito mais substancial. Muitas vezes trazem tecnologias inexistentes na anterior. Essa demora que os fazem ficar defazados, também permite que tenham conteúdo melhor otimizado. Claro que nos primeiros 2 anos os devs estão em um período de transição, já que o salto técnico é muito grande.

Só veremos a IO desses sistemas ser melhor utilizadas de 2022 pra frente.

Mercados diferentes, públicos diferentes.
 
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renbh

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A Sony se preparou e está trazendo muitos jogos, alguns next gen e outros cross.

A MS não está muito longe disso aí, não.

Mas mesmos os games third estão impressionantes. Watch Dogs está extremamente melhor em sua versão crossgen que o primeiro game que foi crossgen no PS4 e Xone. Em 2013 o ganho era basicamente de resolução, mas nem um pack de texturas acredito que tenha rolado, nesta realidade Series S chegaria a ser um downgrade em relação ao Xone X.
 

Poor_Boy

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Então vc acha que:

Star fox do Snes rodaria no Nes.
Banjoo Kazzoie no Snes.
GTA San Andreas no PS1
RDR2 no PS3

Só baixando a qualidade para low?

Garanto que nenhum desses jogos rodaria na geração anterior mesmo jogando tudo no Low. Olha o baque que Mordor teve por sair no X360, e era Crossgen. Imagine um RDR2.

Consoles são diferentes de PCs, PCs recebem upgrade todo ano, deixam consoles absoletos em termos de hardware rapidamente, porém a falta de otimização é algo intrínseco à plataforma.

Consoles pulam de geração em média a cada 6 ou 7 anos, o pulo técnico é muito mais substancial. Muitas vezes trazem tecnologias inexistentes na anterior. Essa demora que os fazem ficar defazados, também permite que tenham conteúdo melhor otimizado. Claro que nos primeiros 2 anos os devs estão em um período de transição, já que o salto técnico é muito grande.

Só veremos a IO desses sistemas ser melhor utilizadas de 2022 pra frente.

Mercados diferentes, públicos diferentes.
Sério que vc comparou a era 8 e 16bits com a atual? Foi zoeira né?

A arquitetura atual é IDENTICA a passada que é basicamente um PC AMD.
 

XINTSUAI2

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Sério que vc comparou a era 8 e 16bits com a atual? Foi zoeira né?

A arquitetura atual é IDENTICA a passada que é basicamente um PC AMD.
Comparei todas a gerações pode escolher.

Snes é Nes tinham a mesma arquitetura também.
 

MalleoBH

Lenda da internet
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Mas mesmos os games third estão impressionantes. Watch Dogs está extremamente melhor em sua versão crossgen que o primeiro game que foi crossgen no PS4 e Xone. Em 2013 o ganho era basicamente de resolução, mas nem um pack de texturas acredito que tenha rolado, nesta realidade Series S chegaria a ser um downgrade em relação ao Xone X.
Rsrs, só agora eu vi que vc escreveu AC Black Flag e não Valhala. :kvergonha
Verdade, os cross gen dessa transição agora estão bem melhores mesmo. Concordo.
 

Poor_Boy

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Comparei todas a gerações pode escolher.

Snes é Nes tinham a mesma arquitetura também.
Claro que não, a própria nomeclatura de gerações denunciam que em suas épocas eram processados de 8 e 16 bits, totalmente diferentes...
Da Gen Ps3 pra trás os consoles usavam processadores proprietários e arquitetura própria, o PS4 e Xone inauguraram a era dos PCs nos consoles. Hoje consoles são PCs e podem ser customizados caso a fabricante queira.
 

XINTSUAI2

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Claro que não, a própria nomeclatura de gerações denunciam que em suas épocas eram processados de 8 e 16 bits, totalmente diferentes...
Da Gen Ps3 pra trás os consoles usavam processadores proprietários e arquitetura própria, o PS4 e Xone inauguraram a era dos PCs nos consoles. Hoje consoles são PCs e podem ser customizados caso a fabricante queira.
Vc acha que o ps3 rodaria RDR2?
 

Poor_Boy

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Vc acha que o ps3 rodaria RDR2?
Não pq o jogo teria que ser refeito devido ao processador utilizado pelo Ps3 que é um powerpc, bem diferente da arquitetura x86 utilizada no PS4 e PS5. Sem contar que o PS3 tem um GPU nvidia proprietária, bem diferente das APUs AMD integradas que tanto Ps4 quanto PS5 compartilham (com suas devidas características)
 

michaeljovi

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Então vc acha que:

Star fox do Snes rodaria no Nes.
Banjoo Kazzoie no Snes.
GTA San Andreas no PS1
RDR2 no PS3

Só baixando a qualidade para low?

Garanto que nenhum desses jogos rodaria na geração anterior mesmo jogando tudo no Low. Olha o baque que Mordor teve por sair no X360, e era Crossgen. Imagine um RDR2.

Consoles são diferentes de PCs, PCs recebem upgrade todo ano, deixam consoles absoletos em termos de hardware rapidamente, porém a falta de otimização é algo intrínseco à plataforma.

Consoles pulam de geração em média a cada 6 ou 7 anos, o pulo técnico é muito mais substancial. Muitas vezes trazem tecnologias inexistentes na anterior. Essa demora que os fazem ficar defazados, também permite que tenham conteúdo melhor otimizado. Claro que nos primeiros 2 anos os devs estão em um período de transição, já que o salto técnico é muito grande.

Só veremos a IO desses sistemas ser melhor utilizadas de 2022 pra frente.

Mercados diferentes, públicos diferentes.
então mas como voce mesmo disse nesse inicio primeiros dois anos nem que eles quisessem não fariam algo tão revolucionario na nova geração que fosse impossivel de rodar na geração anterior, estão se adaptando, tanto que nenhum dos jogos que voce citou é de inicio de geração. tudo do meio pro fim. então nesse momento dificilmente um esta limitando o outro, oque esta limitando é a falta de familiaridade com as novas ferramentas e hardwares mesmo.
 

nominedomine

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Cala a boca Sony, os jogos estão bonitos não precisa ficar enrolando as pessoas.

Esses jogos estavam sendo feitos para PS4 o tempo inteiro, só "esqueceram" de avisar as pessoas e tentaram engar sei lá porque.

Sendo realista, estava bom demais para ser verdade, não estava fazendo muito sentido os caras terem coragem de usar IPs que vendem tanto como Spider-man e Horizon logo de cara com o console tendo uma base pequena. Ao menos não foi igual no lançamento do PS4 onde a Sony ficava lançando exclusivos de PS3 tipo GT6 ou no lançamento do PS3 onde lançou GoW 2 exclusivo para o PS2.
 
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michaeljovi

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Cala a boca Sony, os jogos estão bonitos não precisa ficar enrolando as pessoas. Não quiseram perder dinheiro deixando de lançar sequencias de Spider-man e Horizon na base gigante do PS4.

Esses jogos estavam sendo feitos para PS4 o tempo inteiro, só "esqueceram" de avisar as pessoas e o tempo inteiro deram a entender o contrario.

Sendo realista, estava bom demais para ser verdade, ao menos não foi igual no lançamento do PS4 onde a Sony ficava lançando exclusivos de PS3 tipo GT6 ou no lançamento do PS3 onde lançou GoW 2 exclusivo para o PS2.
será?... não só "esqueceram" como fizeram discurso contrario cravando que seriam exclusivos ps5 e que eles acreditam em ciclos de gerações... acho que resolveram alongar a vida do PS4 pra tentar competir no mercado de menor preço com o Xbox Series S. não vejo outro motivo pra sony ter mudado o discurso da noite pro dia.
 

XINTSUAI2

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Não pq o jogo teria que ser refeito devido ao processador utilizado pelo Ps3 que é um powerpc, bem diferente da arquitetura x86 utilizada no PS4 e PS5. Sem contar que o PS3 tem um GPU nvidia proprietária, bem diferente das APUs AMD integradas que tanto Ps4 quanto PS5 compartilham (com suas devidas características)

Cara, não roda por que é bem inferior, tem nada a ver com essas questões que vc levantou. Gpus Nvidia e Amd desde sempre tem arquiteturas completamente diferentes e os jogos saem para ambas. Os caras lançam games de PS4 para Switch que é uma arquitetura ARM. Isso os caras se adaptam. O que não da pra adaptar muitas vezes é uma disparidade enorme tecnológica.

A maior diferença está inclusive na GPU e RAM. Os consoles nexgen estão vindo com o menor salto histórico em termos de RAM, porém estão vindo com um salto colossal em termos de IO, o PS5 vem com algo que não está disponível nem para PC até o momento (coisa rara de acontecer). Quando começarem a usar isso pode escrever que vc vai ver games que vai dizer.. Isso não rodaria nem a pau no PS4.

Não consigo nem imaginar um Horizon rodando no PS3 kkk, e não tem nada a ver com arquitetura. Mas com máquinas com disparidades técnicas muito grandes (GPU, RAM, Velocidade da RAM etc... arquitetura é o de menos, os caras se adaptariam se fosse o caso.)
 
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nominedomine

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será?... não só "esqueceram" como fizeram discurso contrario cravando que seriam exclusivos ps5 e que eles acreditam em ciclos de gerações... acho que resolveram alongar a vida do PS4 pra tentar competir no mercado de menor preço com o Xbox Series S. não vejo outro motivo pra sony ter mudado o discurso da noite pro dia.
Coloquei entre aspas para mostrar que eu sei que foi de proposito.

Eu acho que na verdade o plano era "se precisar é exclusivo, caso contrario sai para os dois para ganharmos muito mais dinheiro", como a MS não veio com nada não precisou. Duvido que os caras decidiram fazer a versão para PS4 no meio do caminho e ela já ficou pronta.

A comunicação da Sony é péssima, é como se os caras fossem altistas, não sabem falar normalmente.
 

XINTSUAI2

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então mas como voce mesmo disse nesse inicio primeiros dois anos nem que eles quisessem não fariam algo tão revolucionario na nova geração que fosse impossivel de rodar na geração anterior, estão se adaptando, tanto que nenhum dos jogos que voce citou é de inicio de geração. tudo do meio pro fim. então nesse momento dificilmente um esta limitando o outro, oque esta limitando é a falta de familiaridade com as novas ferramentas e hardwares mesmo.

Vc acha que Super Mario World, F-zero seriam iguais se tivessem que rodar no NES? Mesmo sendo launch title, mesmo que eles não dominassem ainda o Snes completamente, ainda assim seguraria o desenvolvimento.

A questão é simples, no PS5 o cara não precisa se preocupar com loads, pode fazer streaming on the fly de um mundo aberto a vontade, mesmo sem dominar completamente o hardware, isso já de cara já permite level design diferente do PS4. Porém o cara não pode esquecer que tem que rodar no PS4.

E qual a melhor forma de garantir isso? Desenvolve no PS4, e manda uma outra equipe dar um banho de loja no PS5.

Você não desenvolve para a plataforma mais potente e desce as specs pra ver se roda no mais fraco. Vc desenvolve para o mais fraco na CERTEZA que vai rodar no mais forte, e o que vier é lucro.
 

Poor_Boy

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Cara, não roda por que é bem inferior, tem nada a ver com essas questões que vc levantou. Gpus Nvidia e Amd desde sempre tem arquiteturas completamente diferentes e os jogos saem para ambas. Os caras lançam games de PS4 para Switch que é uma arquitetura ARM. Isso os caras se adaptam. O que não da pra adaptar muitas vezes é uma disparidade enorme tecnológica.

A maior diferença está inclusive na GPU e RAM. Os consoles nexgen estão vindo com o menor salto histórico em termos de RAM, porém estão vindo com um salto colossal em termos de IO, o PS5 vem com algo que não está disponível nem para PC até o momento (coisa rara de acontecer). Quando começarem a usar isso pode escrever que vc vai ver games que vai dizer.. Isso não rodaria nem a pau no PS4.

Não consigo nem imaginar um Horizon rodando no PS3 kkk, e não tem nada a ver com arquitetura. Mas com máquinas com disparidades técnicas muito grandes (GPU, RAM, Velocidade da RAM etc... arquitetura é o de menos, os caras se adaptariam se fosse o caso.)
Deixa pra lá...
 

michaeljovi

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Vc acha que Super Mario World, F-zero seriam iguais se tivessem que rodar no NES? Mesmo sendo launch title, mesmo que eles não dominassem ainda o Snes completamente, ainda assim seguraria o desenvolvimento.

A questão é simples, no PS5 o cara não precisa se preocupar com loads, pode fazer streaming on the fly de um mundo aberto a vontade, mesmo sem dominar completamente o hardware, isso já de cara já permite level design diferente do PS4. Porém o cara não pode esquecer que tem que rodar no PS4.

E qual a melhor forma de garantir isso? Desenvolve no PS4, e manda uma outra equipe dar um banho de loja no PS5.

Você não desenvolve para a plataforma mais potente e desce as specs pra ver se roda no mais fraco. Vc desenvolve para o mais fraco na CERTEZA que vai rodar no mais forte, e o que vier é lucro.
isso eu discordo e ja dei diversos exemplos no meu post anterior, pode funcionar das duas formas, desenvolver no mais fraco e melhorar pro novo como voce disse ou focar no novo e lançar pro velho da forma que der. mordor é um bom exemplo disso. caparam a geração velha do principal diferencial do game que era o sistema nemesis,, tanto que foi ate outra empresa que fez o port pra velha geração, a produção principal foi em cima da nova geração.

são escolhas do desenvolvedor isso. os dois modelos tem diversos exemplos, outro bom é killer instinct do arcade pro snes., se não tivesse sido lançado muita gente provavelmente diria ser impossível.. incluindo eu. rs, lançaram com as adaptações necessarias e mesmo assim foi uma grande versão.
 

XINTSUAI2

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isso eu discordo e ja dei diversos exemplos no meu post anterior, pode funcionar das duas formas, desenvolver no mais fraco e melhorar pro novo como voce disse ou focar no novo e lançar pro velho da forma que der. mordor é um bom exemplo disso. caparam a geração velha do principal diferencial do game quer era o sistema nemesis,, tanto que foi ate outra empresa que fez o port pra velha geração, a produção principal foi em cima da nova geração. são escolhas do desenvolvedor isso. os dois modelos tem diversos exemplos, outro bom é killer instinct do arcade pro snes., se não tivesse sido lançado muita gente provavelmente diria ser impossivel.. incluindo eu. rs

Isso é bem arriscado, duvido que seja a prática mais comum ou o que a Sony fez, e geralmente como vc mesmo disse, jogam a bomba na mão de uns coitados.. se vira aí negão... kkk
 

michaeljovi

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Isso é bem arriscado, duvido que seja a prática mais comum ou o que a Sony fez, e geralmente como vc mesmo disse, jogam a bomba na mão de uns coitados.. se vira aí negão... kkk
é arriscado a velha geração não ter a mesma experiência, mas por outro lado essas diferenças podem ser o incentivo a mais pros jogadores verem necessidade de pular logo pra nova geração.
 

MetroidPirate

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Pra mim só confirma que usarão isso de marketing pro ps5, pq os multiplataforma vão tudo ser fuleiragem, basicamente só diminuindo load do jogo, ai a Sony quer pegar a versão do ps4 e por lado a lado com a do 5 pra influenciar a cabeça do povo a comprar o novo.

É uma estratégia boa, até pq geralmente a geração só "começa" lá pra uns 2 anos na frente, já querem mostrar a que veio antes.
 

mxs

Supra-sumo
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Na real, consoles basicamente são PCs customizados para a fabricante com sistemas proprietários.
É como um jogo de PC, no Ps5 vai jogar em alto/ultra e no PS4 em médio...

Com o estado atual do hardware e computaçào não tem milagre, os ganhos gráficos terão uma percepção menor de avanço com base em novas técnicas com o Ray tracing por exemplo.
Acho que não dá pra ter esse pensamento de PC em consoles, por mais que estejam cada vez mais parecidos.

Capa um jogo de PS4, não roda em PS3, pode diminuir o que quiser aí.

E toda geração de console que acompanho vejo comentários de que a placa atual do pc é mais forte do que o próximo console. Pega a placa mais top de da época do lançamento do PS4, compara com a do PS5.

Pegando como base o processador de PS4 no lançamento não daria pra imaginar que rodaria um The Last of US 2 ou outro do tipo.

Criar algo pensado nas tecnologias que tem é muito diferente do que criar algo pensado em várias possibilidades.
 

Queiroga'

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O prejuízo está em limarem mecânicas que só só seriam possíveis com o novo hardware.

Em termos de gráficos, resolução mais alta e os efeitos no very high já são suficientes para fazer o jogo ser de nova geração.

Então, se for um jogo que não pretenda inovar em termos de mecânicas, não deve ter prejuízo mesmo.
 

XINTSUAI2

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Pra mim só confirma que usarão isso de marketing pro ps5, pq os multiplataforma vão tudo ser fuleiragem, basicamente só diminuindo load do jogo, ai a Sony quer pegar a versão do ps4 e por lado a lado com a do 5 pra influenciar a cabeça do povo a comprar o novo.

É uma estratégia boa, até pq geralmente a geração só "começa" lá pra uns 2 anos na frente, já querem mostrar a que veio antes.
Eu acho que isso é decisão de acionistas, executivos. São 120 milhões de PS4, se o jogo vender pra 10% dessa base já são pelo menos uns 216 milhões de dólares (fazendo 18 dólares por game).

Como gamer preferia exclusivos, mas da pra entender a decisão do ponto de vista financeiro. Bola de ferro nos próximos 2 anos. Sorte que Sony é Sony, seus games estão na vanguarda em termos tecnicos, mesmo sendo crossgen.
 
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