O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jogos de plataforma exclusivos de Arcade (mame)

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Mais um tópico de "peregrinação" nos jogos de arcade pra galera jogar no MAME. Depois dos tópicos de Beat n up, Luta VS e Shoot n up, agora jogos plataforma.

Dessa vez preferi não usar o termo "underrated" pois junto dos jogos desconhecidos tambem tem alguns jogos relativamente conhecidos na lista , então o critério foi simplesmente: bons jogos no genero plataforma que nunca tenham sido portados pra console nenhum.

colaborações sempre bem vindas (só se certifiquem que o jogo em questão não tenha versão pra console nenhum mesmo)




Ganryu Musashi
Esse é um verdadeiro pecado ter ficado tão desconhecido. Jogo da produtora Visco lançado em 1999, feito na placa MVS (mas nunca saiu para o neogeo, só no arcade). A jogabilidade é ótima, o jogo lembra os clássicos Ninja Gaiden e Ninja spirits, mas nesse aqui voce é um samurai, e o jogo tem gráficos bem melhores é claro. O jogo tem 5 fases apenas, mas as fases são bem amplas, da pra vc ecolher se quer ir por um caminho ou outro, tem lugares escondidos, etc, então faz voce querer jogar pelo menos umas 2 vsz. Destaque pros chefes que são muito legais tambem.

gan1.png
ganryuj_a.png




Osman
Outro jogo ótimo, de 1996 feito pela extinta produtora Mitchell Corp. No Japão recebeu o nome de Cannon Dancer. O jogo é MUITO parecido com Strider e não é atoa, o diretor desse jogo é o mesmo do 1º Strider original. O que diferencia esse jogo é o estilo visual meio psicodélico dele, que mistura misticismo egípcio e um cenário futurista, o que da um resultado bastante original e diferenciado. Jogão.

Osman_(Arcade)_16.png
osman2.jpg




Mystic Warriors
Jogo de 1993 da Konami. É extremamente parecido com Sunset Riders (até fazem uma homenagem a ele na 1ª fase), é quase um sucessor espiritual. Só que esse se passa nos dias atuais e os personagens são ninjas. Vc escolhe 1 entre 5 ninjas (e um deles é sequestrado) e deve derrotar a organização SKULL. Boa jogabilidade e gráficos bem "desenho animado". Diversão garantida, e obrigatório para todos que curtem o Sunset.

41.gif
mystwarrj.png




Outfoxies
Jogo da Namco lançado em 1994. Mistura de ação plataforma com luta VS. O jogo é uma espécie de precursor do estilo "smash bros", mas aqui com cenários maiores e mais enfoque nas armas de fogo. Voce escolhe 1 entre 7 assassinos e deve eliminar os outros 6 em disputas 1 vs 1, com visão lateral plataforma, gráficos 2d com zoom in / zoom out, rotação, etc. O grande barato é correr atraz das melhores armas espalhadas pelo cenário para usa-las contra o seu adversário.

1108546768.jpg
outfox1.jpg




Gun Force II
Jogo de 1994 da produtora Irem. Foi feito pelo mesmo time que fez o jogo "In The Hunt", e que depois sairam da Irem e criaram Metal Slug. Alguns até chamam o jogo de "metalslug zero", pois é + ou - isso mesmo que o jogo é, então qualquer um que curta MS tem tudo pra gostar desse tambem. A jogabilidade é a mesma, o estilo gráfico é o mesmo, e até os sons dos bonecos inimigos morrendo foram reaproveitados no MS. A diferença é que aqui vc salva garotas de vestidinho vermelho ao inves dos barbudinhos hehehe.

0000.png
gunf2-1.png




Biomechanical Toy
Outro belo "run n gun" e bem desconhecido. Jogo de 1995 da produtora Zeus. O jogo se passa no mundo dos brinquedos, e é bem colorido e bem feitinho. Tem bastante elementos de plataforma, como molas para chegar a lugares mais altos, itens pra coletar, etc. Parece um meio termo de um Contra com um Rayman da vida. Um bom jogo e com uma boa duração.

Biomechanical_Toy.png
biom0003.jpg




Nightmare in the Dark
Jogo lançado no ano 2000 feito pela produtora Eleven no hardware de arcade MVS (e nunca saiu pro Neogeo tambem). Apesar do nome, não é um jogo de terror, mas sim um jogo simples e bem divertido. Voce controla um coveiro corcunda que deve dar um fim nas criaturas que atacam na noite. Os cenários vão mudando e as vezes voce enfrenta uns chefes, e com o passar das fases vai ficando bastante dificil. Como eu disse, é um jogo simples e casual, mas bem bonito e bem divertido de jogar.

1056119723.jpg
nightmareinthedark-02.png



M.I.A. - Missing in Action
M.I.A. lançado em 1989 é a sequencia do Green Beret de 1985. O Green Beret saiu pra várias plataformas (Nes,MSX,etc), mas o MIA ficou só nos arcades. O estilo do jogo é o mesmo, ir com sua faca invadindo bases inimigas em florestas e vários outros lugares, e salvar refens. Alem da faca da pra pegar outras armas de vez enquando. Legalzinho tambem, quem curtiu o 1º e não jogou esse, deve jogar.

mia.png
118124213524.png



Demon Front
O mais recente da lista, jogo de 2002 da produtora IGS, feito no placa PGM (PolyGameMaster). Foi emulado só recentemente no Mame (da versão 0.145 em diante). O game é basicamente uma cópia de Metal Slug, mas com ambientação meio "helloween / ghost n goblins like". Um jogo muito bom, com escolha de personagens, boa jogabilidade e ótimos gráficos. Vale a pena conferir tambem.
demon_front_emulation.jpg




NEMO
Jogo da Capcom de 1990, baseado no personagem dos quadrinhos. O jogo é 100% diferente do jogo lançado pra Nes. É um jogo bem mais "direto e reto" do que o do nes, e da pra jogar de 2 players juntos. Eu particularmente gostei bastante. Graficamente é óbvio que está MUITO acima do jogo do nes (e no som tambem).

nemo_1.png
fetch.php




The Astyanax
Jogo de 1989 da Jaleco, um típico plataforma arcade, simples mas divertido e bem feito pra época. Voce controla um guerreiro armado com machado (que pode ser evoluído), vai passando por cenários de fantasia medieval, enfrenta chefes no final das fases, etc. Único defeito do jogo é que ele é bem curto, em pouco mais de meia hora vc termina. Existe uma versão desse jogo para Nes, mas é 100% diferente, típico caso de jogos com mesmo nome (e da mesma empresa) que são totalmente diferentes.

th_444586425_ast4_122_442lo.jpg
ASTYANAX--The%20Astyanax_Oct7%2018_43_34.png



Surprise Attack
Jogo da Konami de 1990, e esse é bem desconhecido. A jogabilidade lembra bastante o 1º Shinobi de arcade. Só que aqui a temática é espacial. Voce enfrenta terroristas em bases espaciais, tem que desarmar bombas, tem fases com gravidade modificada que vc pode andar no teto, entre outras coisas. É bem legalzinho, pra galera fã da konami vale a pena experimentar mais um jogo esquecido deles.

suratkj.png
1181242177231.png




Recalhorn
Jogo de 1993 da Taito. No Mame consta como "Prototype", mas o jogo ta completo e funciona normal, só não foi lançado comercialmente e tals. Vc controla uma menino estranho que usa diversos animais durante a aventura, coleta itens etc. Tem mais cara de jogo de console do que arcade na verdade, e tem gráficos bons pra época.

Recalhorn%20(Ver%201.42J%201994+5+11)%20(Prototype)-3.png
0004.png




Bay-Route
Poderia tambem chama-lo de O Contra da Sega. Lançado em 1989 na placa Sega System 16, e ficou mesmo exclusivão dos arcades. Na verdade foi feito em parceria entre a Sega e a SUNSOFT. O jogo é realmente super parecido com Contra , então quem curte a série da konami vai gostar desse tambem. 3 botões: tiro, pulo, e troca de arma (4 tipos diferentes), relativamente curto, mas é um bom jogo, tem vários momentos bem legais. Não sei como (e porque) nunca lançaram isso no Mega.


bayroute1.png
BAYROUTE--Bay%20Route%20set%203%20World%20FD1094%203170116_Jan10%2014_54_43.png


.
 
Ultima Edição:

rap3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.257
Reações
402
Pontos
1.069
Parabéns pelo tópico.
Tópicos assim são os meus preferidos aqui no retrospace.
 

Muaddib-RJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.559
Reações
5.833
Pontos
624
lembro que o gabinete de Black Tiger tinha bancos pra galera sentar e jogar :D
 


Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Acho que faltou Elevator Action:

Esse que vc postou a foto é o Elevator Action Returns, esse saiu pro Saturn
mas eu tenho no mame tambem e concordo que é um jogão (a a versão do arcade é a melhor)

Caro Denrock, como pode esquecer Rygar????

Rygar saiu pra Lynx, Master System e Nes. As versões do Lynx e do Master são ports do arcade, ja a versão do Nes é um jogo totalmente diferente.
 

Minotauro!=Centauro

Bam-bam-bam
Mensagens
11.704
Reações
1.514
Pontos
379
Uma pergunta que tem a ver com o tópico:
Existe algum jogo, dentre esses exclusivos, que tenha razão para ser exclusivo?
Existe alguma empresa que só produza jogos ou crie jogos exclusivos para Arcade?
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Uma pergunta que tem a ver com o tópico:
Existe algum jogo, dentre esses exclusivos, que tenha razão para ser exclusivo?
Existe alguma empresa que só produza jogos ou crie jogos exclusivos para Arcade?

depende cara, cada caso é um caso (se for ver o numero de exclusivos dos arcades em todos os generos, é um numero gigantesco)

tem jogos que são por simples diferença de publico alvo mesmo, ou são criados só para um nicho, e nas decadas de 80 e 90 arcades davam um bom lucro, então muitos jogos foram feitos para ficarem só por lá mesmo.

em outros casos a empresa até queria, mas não tinha verba pra portar o jogo pra outras plataformas e não teve nenhuma publisher interessada em investir grana (achando que o jogo não ia dar um lucro relevante nos consoles)

outro fator é o poder do hardware é claro, o downgrade mostro que alguns jogos teriam que sofrer fazia não valer a pena o port.

e empresas que só produziam pra arcade tinha várias, a maioria produtoras menores. A IGS por exemplo, fizeram mais de uma duzia de jogos (Knights of Valour, Martial Masters, Demon Front, etc) e todos exclusivos de arcade.

Mas mesmo nas empresas maiores como Capcom, Konami, Data East, Taito, Sega, etc, tiveram muitos jogos que ficaram só nos arcades.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Parabéns! Excelente. Dá gosto encontrar um tópico tão caprichado.
Mystic Warriors

Jogo de 1993 da Konami. É extremamente parecido com Sunset Riders (até fazem uma homenagem a ele na 1ª fase), é quase um sucessor espiritual. Só que esse se passa nos dias atuais e os personagens são ninjas. Vc escolhe 1 entre 5 ninjas (e um deles é sequestrado) e deve derrotar a organização SKULL. Boa jogabilidade e gráficos bem "desenho animado". Diversão garantida, e obrigatório para todos que curtem o Sunset.

41.gif
mystwarrj.png
Lembra bastante Sunset Riders, tem até a abundância de tons lilás e cor de rosa que a Konami vivia usando na época. Não me lembro de ter jogado nenhum da lista. Esse é o que vou procurar primeiro. :)

Sobre jogo plataforma para arcade, tem um jogo do Sonic.
Não tenho certeza se é exclusivo, mas não o vi em outra plataforma.

sonic_4.png
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.022
Pontos
1.109
É curioso ver que teve jogo de plataforma que se originou para Arcade não ter sido lançado para console.
Osman eu conheci através de um tópico antigo aqui mesmo no forum.

Já o Ganryu e conheci quando estava baixando roms de jogos de Neo Geo. Quando o joguei me lembrei do Kenseiden do Master System.

O mesmo aconteceu com o Nightmare in the Dark.

Os demais jogos eu não conhecia mas fiquei interessado no Black Tiger por ser um dos poucos jogos da Capcom a não ser lançado para nenhum console.

Gun Force II também fiquei interessado pelo fato dele ser uma espécie de antecessor do Metal Slug.

Vou ver se depois confiro todos os jogos da lista.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.516
Reações
179.316
Pontos
1.514
Parabéns! Excelente. Dá gosto encontrar um tópico tão caprichado.Lembra bastante Sunset Riders, tem até a abundância de tons lilás e cor de rosa que a Konami vivia usando na época. Não me lembro de ter jogado nenhum da lista. Esse é o que vou procurar primeiro. :)

Sobre jogo plataforma para arcade, tem um jogo do Sonic.
Não tenho certeza se é exclusivo, mas não o vi em outra plataforma.

sonic_4.png

só saiu para Arcade esse Sonic aí!!! Bem lembrando!!!
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
esse sonic aí chama SegaSonic The Hedgehog (se escreve segasonic junto mesmo)

realmente muita gente nem sabe que existiu um sonic exclusivo pra arcade

esse eu conheço de fotos e videos, mas nunca joguei. Eu vi que o gabinete de arcade dele é com aqueles controles trackball , aí não sei se fica legal de emular ele no joystick normal... mas um dia ainda pego pra jogar

sonic.png
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
* Aqui jogos que nunca saíram pra consoles, mas receberam ports pra computadores mais obscuros na época (CommodoreC64, Atari ST, Amiga, x68000)


Black Tiger
Este é um clássico de 1987 da Capcom que fez até sucesso nos arcades mas estranhamente nunca foi portado pros consoles como os outros jogos da empresa, mas foi lançado para os computadores da época. Controle um guerreiro de armadura e "mangual" por cenários com movimentação livre, muitos inimigos, lugares secretos e dificuldade alta. Da pra fazer upgrade no seu personagem com o dinheiro coletado nas fases. Se alguem ainda não conhece, tem que jogar.

1181242060366.png
Black_Tiger.png




Marchen Maze
Outro bem antigo e desconhecido. Jogo de 1988 da Namco. É um plataforma diferente, com visão isométrica. Você não morre se for atingido pelos inimigos, só se cair, mas todos os obstáculos e inimigos vão justamente fazer de tudo para vc cair das plataformas. A historia é baseada em "Alice no pais dos espelhos", e pode até parecer um jogo bobinho, mas é bem legal e difícil, tem que ter muita precisão nos pulos. O único port desse jogo foi para o computador japonês Sharp X68000. E saiu uma versão pra PC-Engine mas é outro jogo totalmente diferente (com visão diferente, fases diferentes, etc), um daqueles casos de jogo com o mesmo nome mas que são totalmente diferentes.

Marchen-Maze.png
mmazeitem.png




Sly Spy
Jogo de 1989 da Data East, é bem James Bond da vida, e tem uma jogabilidade parecido com a de Rolling Thunder. Mas tambem tem umas fases diferentes, como a 1ª que vc está descendo de para-quedas, uma pilotando moto e outra no fundo mar. Vale a pena uma jogada.
slyspy.png
Sly_spy_screenshot.png


.
 
Ultima Edição:

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Ótimo tópico !

Joguei Ganryu e Nightmare in the Dark no NeoRageX. Não sabia que só existia a versão MVS. Gosto muito do Nightmare in the Dark que tem a jogabilidade bem parecida com o Snow Bros, que não é exclusivo de arcade.

Gunforce II eu baixei justamente por ser o precursor do Metal Slug.

Biomechanical Toy é muito bom ! Esse eu conheço bem, pois viciei nele há um tempo atrás. Joguei tanto que consegui terminá-lo com uma só ficha.

Black Tiger é ótimo. Super recomendado.

Os outros eu não joguei.

Dois jogos de plataforma que eu acho que só sairam pra arcade são o Aliens e o Nemo.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Só uma dúvida galera: os moderas já liberaram pra postar mais de 20 imagens por post? To querendo repostar aquele meu especial dos 50 jogos dos Arcades.

@topic
Belo tópico Denrock, esse último ae parecido com Metal Slug parece ser ótimo, nunca ouvi falar, vou atrás imediatamente!!
E esse Sonic de arcade, o que fode pra jogar ele é a maldita trackball da máquina, emular aquilo é um pé no saco...
 

rap3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.257
Reações
402
Pontos
1.069
Black Tiger não foi portado para consoles mas teve seus ports para computadores da época.
 

VIDEOGAMEPLUS

Habitué da casa
Mensagens
278
Reações
189
Pontos
79
Black Tiger não foi portado para consoles mas teve seus ports para computadores da época.


Era o que eu ia comentar! E para servir de consolo teve na coletânea Capcom Classics Collection remixed no PSP e Capcom Classics Collection Vol 2 no PS2.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.127
Reações
7.840
Pontos
1.214
joguinho bem light e bacana ao melhor estilo plataforma

Magical Cat Adventure

1441_1.png


gfs_8361_2_9.jpg
 

Video game é droga

Ser evoluído
Mensagens
316
Reações
47
Pontos
28
Gun force já conhecia , e é bem conhecido como "cópia" do metal slug apesar dele ter sido lançado antes .

Sly Spy tem uma versão hack conhecida como Vendetta que se não me engano já foi mencionada em outro tópico daqui .
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.967
Reações
41.625
Pontos
1.689
Era o que eu ia comentar! E para servir de consolo teve na coletânea Capcom Classics Collection remixed no PSP e Capcom Classics Collection Vol 2 no PS2.
Alias, tenho essa coletania Capcom Classics Collection Volume 2 e ela é épica demais.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.127
Reações
7.840
Pontos
1.214
já joguei esse game da Sega, mas não animou não... um genérico do Contra mesmo, nesse sentido sou muito mais o Midnight Resistence da Data East, que mata a pau nos gráficos e especialmente na trilha sonora..

Engraçado que sem dúvidas e Sega foi rainha nos arcades, mas curiosamente nunca se destacou em certos gêneros como shmups, beat n'up (tirando golden axe, só tem tranquiras tipo Riot City) e plataforme estilo contra..
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
já joguei esse game da Sega, mas não animou não... um genérico do Contra mesmo, nesse sentido sou muito mais o Midnight Resistence da Data East, que mata a pau nos gráficos e especialmente na trilha sonora..

Engraçado que sem dúvidas e Sega foi rainha nos arcades, mas curiosamente nunca se destacou em certos gêneros como shmups, beat n'up (tirando golden axe, só tem tranquiras tipo Riot City) e plataforme estilo contra..
Ela guardou o Street of rage pro console. Uma versão arcade serviria para diminuir o impacto da versão caseira, fazendo parecer capada.

O segundo "Golde Axe" ela nem tentou converter pro Mega.
 

Silius

Habitué da casa
Mensagens
550
Reações
92
Pontos
54
Ganryu Musashi É um put* jogo conhecido por poucos fanaticos do arcade daquela epoca eu joguei muito ele gastei muitas fichas me lembro que esse jogo só tinha nas famosas maquinas de 1000 jogos aqui na area
 

e182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
568
Reações
260
Pontos
529
Outro Tópico FANTÁSTICO!!

Por essas e outras que o Retrospace é incomparável!

Meus Sinceros Parabéns!
 
Topo Fundo