Esses números não contam toda a verdade. Vamos supor o gamepass hoje:
-15 dólares é a assinatura.
-O serviço tem hoje aproximadamente 10mi de assinantes (
https://www.videogameschronicle.com...tt-inside-microsofts-plans-for-the-next-xbox/ )
Isso dá 150mi de dólares de receita por mês. Nada mal.
-O serviço possui 200 jogos disponíveis
Levando em consideração que a Microsoft é justa é dê para cada estúdio a divisão de 100% da receita (o que sabemos que não acontece, nem de longe), isso dá 750mil dólares por mês, por jogo. Mais uma vez, nada mal.
Agora as coisas começam a piorar. Cada jogo fica em média 5 meses no serviço, isso dá 3,750mi.
-Um jogo leva 4 anos em média para se produzir.
-Um pequeno estúdio indie tem, em média, 8 a 10 funcionários, contando programadores, pessoal da administração, marketing, etc. Isso dá cerca de 618mil dólares de custos anuais. (
https://intersog.com/blog/software-teams/what-does-it-cost-to-start-a-game-development-studio/ )
Isso quer dizer que, se a Microsoft der 100% da receita do gamepass para os estúdios, o gamepass só sustenta um estúdio de no máximo 20 pessoas. Nunca um jogo AAA (que tem mais de 200 funcionários) seria viável, mesmo que o serviço tivesse mais de 100 milhões de inscritos que ficassem fiéis a apenas um serviço.
É por isso que eu digo, streaming e serviços de assinatura vão deixar os jogos cada vez mais simples e dependentes de microtransações. Me corrijam se eu estiver errado em algum número.