O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jogos precisam ser divertidos?

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Acho que vc pode definir diversão de várias maneiras, mas no final é mais uma questão retórica que prática.

Tem gente que gosta de jogar pela competição, outros pra chorarem com a morte da Aeris, outros pra relaxar, e os motivos vão longe, mas no final todos são a mesma coisa, que é diferentes formas de se divertir.
 

BurnsCT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.757
Reações
9.568
Pontos
948
Acho que o problema é somente de conceito.

Devemos definir o que é diversão. Acho que pra alguns está ligado a coisas "alegres". Mas acho que o negócio é mais amplo, por exemplo: assim como muitos aqui, quando moleke adorava Noites do Terror do Playcenter e HopiHari, um misto de tensão, alegria e terror pra mim era diversão. E pra vocês?
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.295
Reações
14.346
Pontos
1.053
Um jogo pode ser divertido e entreter...acho isso a coisa mais fácil,claro temos vários exemplos de jogos dúvidosos.Mas de tudo o que eu acho mais importante,é o aspecto de relevancia...isso pode ser feito através de aspectos artisticos...esse será um jogo que vc nunca irá esquecer.porque pode mudar a maneira de vermos as coisas.Jogos assim,passam no teste do tempo,porque são mais do que gráficos e diversão descompromissada.

shadow_high_res_b.jpg
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.421
Reações
80.024
Pontos
2.059
Pô, mas como assim? Tem que ver que definição de jogo divertido é essa.

Mas particularmente, é óbvio que eu jogo pra me divertir. Só não vou entrar no mérito do que seja diversão pra mim (que é o que define tudo no final das contas).

Se não for pra se divertir, não consigo ver outro motivo pra jogar. A menos que fosse pra aprender algo que eu precise, e não necessariamente iria me divertir fazendo-o kkk
 

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.046
Reações
15.185
Pontos
1.664
Qual a definição de diversão? Eu me diverti com os desafios propostos por Dark Souls. Mesmo me frustrando por morrer várias vezes, eu ia lá e tentava de novo, e isso pra mim foi divertido, fiquei contente com este jogo. Se não fosse divertido eu não voltaria a tentar.
Jogo divertido não é apenas aqueles que são coloridos, alegres, engraçados. São aqueles em que você joga e fica contente pela experiência que passou.


Definição perfeita, "São aqueles em que você joga e fica contente pela experiência que passou", e é por isso mesmo que eu não jogo gráficos, gameplay ou história, chaves kart de xbox era divertido, dark souls é divertido, street fighter é divertido, kof é divertido, w101 é divertido, Mario é divertido, Resident Evil é divertido, Last of US é divertido.... independente do console, temos jogos divertidos

Galera precisa lembrar: VIDEOGAME É LAZER! A experiencia de jogar um game, é de vc, frustrado com a dificuldade do Dark Souls, ou se divertindo correndo numa fase do Mario, a sensação que vc tem que ter com um game é de distração, relaxamento da canseira do dia a dia, diversão...


Se eu jogasse videogame pra passar nervoso ou ficar puto da vida eu seria doente....
 


cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.324
Reações
29.307
Pontos
1.054
depende do tipo de emoções e sensações você espera do jogo.
 

Labuha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.317
Reações
4.659
Pontos
944
p mim sim , tem q ser divertido , cresci jogando video game assim .A partir do momento q a pessoa n se diverte mais jogando e se preocupa mais com gráfico do q com diversão , ela pode ir abandonado o barco.
 

Pumpking

Bam-bam-bam
Mensagens
1.416
Reações
1.415
Pontos
203
Qual a definição de diversão? Eu me diverti com os desafios propostos por Dark Souls. Mesmo me frustrando por morrer várias vezes, eu ia lá e tentava de novo, e isso pra mim foi divertido, fiquei contente com este jogo. Se não fosse divertido eu não voltaria a tentar.
Jogo divertido não é apenas aqueles que são coloridos, alegres, engraçados. São aqueles em que você joga e fica contente pela experiência que passou.
THIS!
O simples fator de diversão ser um conceito ambíguo, relativo e dispersivo. Leva-se a crer que se o cara gostou de um jogo, sendo por causa de sua jogabilidade ou história, ele se divertiu com algo. E a diversão pode vir de várias formas: frustração(Dark Souls e Monster Hunter), Medo(jogos de terror e esportes radicais em geral) e até mesmo tristeza(filmes de drama como "A procura da felicidade" demonstra bem isso).
Perguntar se um jogo precisa ser divertido para ser bom, é como perguntar se é preciso viver para ter amigos.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.967
Reações
41.625
Pontos
1.689
Realmente, diversão não importa. O que importa é se masturbar com gráficos ultra realistas, mesmo que o jogo seja tão "bom" que parece que vc está trabalhando...
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.926
Reações
56.915
Pontos
2.164
De alguns anos pra cá prefiro competitivo à diversão.
 

k6666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.972
Reações
7.691
Pontos
1.194
Joguem To The Moon e voltem aqui e respondam novamente. Ou mesmo Papers Please.

As vezes a experiência interativa transforma uma mensagem em algo muito mais poderoso que um livro ou um filme.

Mas entendo que a maioria das pessoas não entendem que a mídia pode ser muito mais do que ela é hoje.

Enviado de meu Galaxy Nexus usando Tapatalk
 

Serialxp

Bam-bam-bam
Mensagens
8.274
Reações
2.814
Pontos
399
Bom o problema é que diversão é uma coisa bastante ampla, o dicionário fala:

sf (lat diversione) 1 Ato ou efeito de divertir. 2 Distração, passatempo, recreio.3 Ato de voltar para uma e outra parte. 4 Desvio. 5 Digressão. 6 Desvio do espírito para coisas diferentes das que o preocupam. 7 Desvio da atenção do assunto em que está concentrada. 8 Aquilo que desvia o espírito das coisas que o preocupam ou a atenção do assunto em que está concentrada. 9 Mil Operação ou manobra que tem por fim desviar a atenção do inimigo do ponto que se pretende ocupar.

No caso dos jogos eu acho sim que eles tem que se encaixar na definição 2 disso ai, mas isso se aplica a qualquer filme ou livro não técnico também, por mais sério que seja.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.093
Pontos
2.529
Lógico que precisa.

Se não precisasse eu ficaria no trabalho usando siscomex.
 

Serialxp

Bam-bam-bam
Mensagens
8.274
Reações
2.814
Pontos
399
Joguem To The Moon e voltem aqui e respondam novamente. Ou mesmo Papers Please.

As vezes a experiência interativa transforma uma mensagem em algo muito mais poderoso que um livro ou um filme.

Mas entendo que a maioria das pessoas não entendem que a mídia pode ser muito mais do que ela é hoje.

Enviado de meu Galaxy Nexus usando Tapatalk


Pappers please não deixa de ser uma diversão no sentido mais amplo da palavra. Isso não quer dizer de jeito nenhum que não seja profundo e interessante, mas no sentido de 2 Distração, passatempo, recreio. que tá no dicionario ele certamente se encaixa.
 

k6666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.972
Reações
7.691
Pontos
1.194
Pappers please não deixa de ser uma diversão no sentido mais amplo da palavra. Isso não quer dizer de jeito nenhum que não seja profundo e interessante, mas no sentido de 2 Distração, passatempo, recreio. que tá no dicionario ele certamente se encaixa.


Sim, Papers Please ainda realmente tem mecanicas nele que podem ser consideradas divertidas.

Tem um jogo de PS3 + Vita, indie, que o jogo é todo pixelado e o objetivo é simplesmente explorar e observar o ambiente. Praticamente o gameplay é subliminar.

Ainda existem poucas experiências assim. Cart Life pode ser considerado divertido, mas é bem depressivo e te faz pensar em muitas coisas.

Os Indies exploram bastante isso, afinal, eles podem. É como mostrar para uma pessoa que só curte filme pipoca tipo Transformers um Arvore da Vida. Ela vai achar que não faz sentido um monte de coisa, já tem gente que chora pra c***lho no filme. Arte é subjetiva, emoções tb, variam muito da pessoa e até de como ela esta no momento.

Eu acho que a a mídia interativa (videogames) pode ser muito mais do que ela é hoje, sem deixar que ela seja o que é hoje, assim como são os filmes. Mas esse outro lado, de jogos que não são feitos para se divertir, e sim para pensar (assim como muitos livros e filmes) é uma coisa bem nova. Até porque a mídia interativa ainda está no que pode ser considerada a sua infância.
 

Guicicca90

Bam-bam-bam
Mensagens
8.715
Reações
5.823
Pontos
414
oq é divertido?

eu me divirto vendo um drama sério, e ai?
qualquer entretenimento é diversão
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Depende!

Diversão atrelado a um preço justo... Isso me faz pegar no controle...

Ex.: Titanfall (esse lixo gástrico), que pode ser a pica das galáxias da diversão, mas com um preço que CLARAMENTE não vale a pena...
Bostas antológicas como essas me dão urticária... E fico triste com quem joga, pq. o mercado tá se tornando uma m**** (mercenáriamente falando) graças a jogadores que apoiam esse tipo de prática... Mas cada um que cuide da sua vida.

T+
 

tonhonis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.800
Reações
16.078
Pontos
649
No caso do last of us, a diversão fazia parte, mas o envolvimento emocional e a vontade de sair vivo explorando tudo, foi bem maior. Realmente, eh um ponto muito interessante. Se parar pra pensar, alguns jogos tem aspectos mais fortes que a diversão. Tipo dark souls, nao eh (tão) divertido, mas te prende por outros milhares de elementos.
 

JJ Junior

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
649
Reações
626
Pontos
543
Depende do ponto de vista. Se diversão for jogar rindo baldes e falando "carai que dahora isso, uhu, uebbaaa" isso é uma diversão, mas gosto do jogo onde não estou muito feliz por joga-lo mas adoro, como a série soul.

Ahh!. Sei lá o que eu quis dizer!
 

Farbanks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.272
Reações
2.841
Pontos
703
Jogo é feito para divertir pessoas, então acho bem pouco provável alguém responder não.

Acho que todas as pessoas jogam com a intenção de ser divertir.. Seja qual o tipo de jogo sendo history telling, suspense ou ação se a pessoa curti tal gênero a ponto de se divertir jogando não tem nenhum problema. Até mesmo gráficos melhores podem sim alterar a diversão da pessoa enquanto esta jogando tal jogo que tem gráficos incríveis por exemplo que fazem o jogo as vezes até parecer melhor, porém gráficos não devem ser o fator principal para avaliar o jogo com divertido/bom ou não.
 

Gutoos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.300
Reações
18.654
Pontos
749
Sim.

Terror, medo, tristeza, angústia, apreensão, etc, também são divertidos, quando se está em uma situação fictícia controlada, fica a dica.

É assim para livros, filmes, e também para games.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.299
Pontos
1.694
mas mas a desculpa pro sub-HD não é justamente ser divertido ?
grafico_importa_A_111.jpg
 

tonhonis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.800
Reações
16.078
Pontos
649
Jogo é feito para divertir pessoas, então acho bem pouco provável alguém responder não.

Acho que todas as pessoas jogam com a intenção de ser divertir.. Seja qual o tipo de jogo sendo history telling, suspense ou ação se a pessoa curti tal gênero a ponto de se divertir jogando não tem nenhum problema. Até mesmo gráficos melhores podem sim alterar a diversão da pessoa enquanto esta jogando tal jogo que tem gráficos incríveis por exemplo que fazem o jogo as vezes até parecer melhor, porém gráficos não devem ser o fator principal para avaliar o jogo com divertido/bom ou não.
Acho que o certo deveria ser tentar diferenciar diversão de entretenimento, pois como falei, um jogo pode te entreter por horas, sem necessáriamente ser divertido, como eh o caso do the last of us ou dark souls - a "diversão", se me permite, está em outras características que não a "diversão", mas sim no entretenimento que o jogo proporciona, englobando aspectos emocionais, terror e perspicácia para sobreviver.

Confuso, né? hehehe
 

Farbanks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.272
Reações
2.841
Pontos
703
Acho que o certo deveria ser tentar diferenciar diversão de entretenimento, pois como falei, um jogo pode te entreter por horas, sem necessáriamente ser divertido, como eh o caso do the last of us ou dark souls - a "diversão", se me permite, está em outras características que não a "diversão", mas sim no entretenimento que o jogo proporciona, englobando aspectos emocionais, terror e perspicácia para sobreviver.

Confuso, né? hehehe

Hahahaha... sem uma definição 100% correta do que significa diversão temas assim sempre vão ser confusos.

Eu entendi o que voce falou, e não acho que está errado, mas também não acho que esta certo dizer isso. Entre as varias definições de diversão, nas maiorias dos dicionários encontrei palavras como distração, passatempo e recreio... e ambas as três palavras estão ligadas ao entretenimento. Sendo assim, acho que entretenimento e diversão estão no mesmo patamar, sem se diferenciar muito em seus reais significados.

Na minha opinião de certa forma aspectos emocionais como o terror, ou até um jogo storytelling como The Walking Dead pode divertir a pessoa caso a mesma goste de tópicos e temas deste modo... eu mesmo não sou fã de praticamente nada que venha de terror, então sabendo que não vou gostar e consequentemente não me divertir com isso já passo longe. Mas jogos storytelling para mim, passa uma emoção de as vezes estar participando do jogo com suas ações que e sentir na pele a historia das personagens, e para mim acaba sendo divertido por simplesmente gostar de jogos assim.

Mas finalizando, acho que a diversão para cada pessoa vai ser diferente, e é bem dificil estipular algo especifico seja o mais importante para a diversão, pois cada pessoa tem seu gostos diferentes e sua forma de passar tempo livre da forma que acha mais agradável.
 

Sieg Wahrheit

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.199
Reações
9.171
Pontos
1.494
Depende do contexto como já bem disseram.

Esse é um conceito realmente falho, nada claro.

Adoro filme de drama, mas é complicado dizer que eu me divirto com eles.

No sentido de entretenimento, de prender a pessoa, é obvio que tem que ser "divertido", não existe outra resposta.

No sentido mais restrito, jogos divertidos seriam Multiplayers, Mario Party, etc... Justamente o que eu considero os piores, preferindo jogos que me estressem e me desafiem mais, me emocionem, etc.

Não tem como tirar a razão de vocês, mas a diversão é um conceito muito mais ligado a esse negócio de relaxar, sentir prazer em alguma atividade e tal.

Quando tu pega uma atividade que te deixa tenso, te faz refletir e tal, não é mais como se tu tivesse ali só pra relaxar, seus objetivos são maiores, você quer se envolver mais a fundo, levar aquilo verdadeiramente a sério, não mais como uma simples diversão barata de final de semana.


Perfeito... Descreveu bem TLOU, hehe.

Esse é o problema de muitos chorões de hoje em dia.
Pegam um TLOU ou Dark Souls esperando um jogo divertidinho, depois ficam vomitando as criticas mais ridículas possíveis.

Parece que não conseguem perceber o foco de cada jogo... Ou pior ainda, parece que querem que todos os jogos tenham apenas um foco.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
Jogos não precisam ser divertidos? Então tomem!

51VcxY8mdLL._SY445_.jpg


Dragon's_Lair_NES_cover.jpg


lester-the-unlikely-snes-boxart.jpg


robocop-3_super-nes.jpg


:coolface
 

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Claro que tem. Mas o que é divertido pra mim pode não ser pra outra pessoa. Por exemplo, tem gente que adora jogos com muitas cenas e história profunda tipo Metal Gear. Enquanto tem gente que não troca um CoD por nada.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Topo Fundo