O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jogos que desafiavam as limitações técnicas de seus consoles e computadores

lolzvid

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
1.861
Pontos
203
Vi um tópico no ASSEMbler Games desse assunto e decidi fazer uma lista contando os melhores jogos para mim que conseguiram superar as limitações que se tinha em suas épocas, que seja no hardware ou no software.​
Red Zone foi um jogo talvez não muito conhecido para o Mega Drive, mas ele realizou inúmeras tecnologias não disponíveis na época para o aparelho, como full-motion video (só presente no Sega CD), na utilização de sprites renderizados em 3D (parecido com o Donkey Kong Country), além de sua fluidez nos momentos de transição de telas e nos sprites.​

Tim Follin para mim é um dos melhores compositores de música para jogos que eu já vi, onde esteve na ativa na época do Commodore 64, ZX Spectrum, Nintendinho, e diversos outros queridos aparelhos conhecidos daqui.​
O que me destaca mais em suas composições são as suas músicas realizadas no ZX Spectrum, conseguindo quebrar o impossível e utilizar mais de 6 canais de som em um simples beeper de 1-bit, que era controlado somente por um pino/conexão do processador Z80. É como se suas criações tentassem se livrar das limitações que estavam em seus caminhos.​


Resident Evil 2 para o N64 foi um belo exemplo de uma empresa a se importar com os consumidores que é possível sim, criar jogos extensos e completos mesmo com pouca memória. É óbvio que algumas partes foram cortadas para caber tudo em um cartucho, mas o esforço feito para continuar o principal do jogo conservado ainda com as cenas em FMV (full-motion video) é algo impressionante, sem contar que sua trilha sonora foi reformulada e ficou com uma qualidade superior ao do PlayStation.​

E vocês, conhecem algum jogo que superou as suas expectativas nesse requisito? Espero que tenham gostado da postagem!​
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Tem o kirby do nes, que além de ter um dos maiores carts do console, se não me engano, parece que eles utilizaram toda a paleta de cores possível na parte de seleção das fazes no jogo.

56007-Kirby%27s_Adventure_(USA)-11-thumb.jpg
 

infante_warrior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.983
Reações
4.453
Pontos
314
Bom tópico. Gostei desse jogo do Mega, realmente impressionante a fluidez das animações.
 

SkuLLKiD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.268
Reações
1.154
Pontos
629
...jogo conservado ainda com as cenas em FMV (full-motion video) é algo impressionante, sem contar que sua trilha sonora foi reformulada e ficou com uma qualidade superior ao do PlayStation.


michaeljacksoncomendopipoca.gif
 

lolzvid

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
1.861
Pontos
203
michaeljacksoncomendopipoca.gif

Mas falando sério, foram utilizados novos equipamentos mais modernos para refazer a trilha sonora, alguns instrumentos melhoraram na qualidade e o bitrate teve um leve aumento.
 


Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.912
Reações
40.821
Pontos
1.444
Mario 3 NES
Yoshi Island SNES
Perfect Dark N64
Gran Turismo 3 PS2
Black PS2
Halo 4 X360
The Last of US PS3
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Infelizmente, quando red zone foi lançado eu já tinha trocado meu mega por um snes e ele acabou passando batido por mim na época. Fui conhecer esse jogo ano passado e fiquei de queixo caído. Se me dissessem que o jogo está rodando no saturn ou psx, eu acreditaria. Aliás, o jogo me lembra a série strike nos 32-bits. O mais legal é que ainda tem seguimentos run and gun.
E os caras que fizeram o jogo ainda fizeram questão de sambar na cara da nintendo, deixando claro no inicio que todos os efeitos do jogo foram criados sem a ajuda de hardware adicional.
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.521
Reações
16.948
Pontos
1.089
latest


GoldenEye foi criado literalmente sem o kit de desenvolvimento do N64. A Nintendo não tinha um hardware final na época, só "expectativas" do que poderia ser, e tudo do jogo foi criado em um Silicon Graphics seiláoquê, que era superior à versão verdadeira do console. Só nos estágios finais do desenvolvimento que a equipe pegou o dev-kit de verdade e teve que adaptar algumas coisas.

Se vocês queriam alguma explicação pra quedas aleatórias do jogo, bem, acho que agora tá explicado.

516_front.jpg


O primeiro Turok era um dos jogos mais detalhados da época em consoles, e isso tinha um preço, o campo de visão era bem limitado. No segundo game eles quiseram contornar esse fator deixando o jogo mais claustrofóbico, assim conseguindo mais memória para animações dos inimigos, de como uma arma afeta os inimigos e conteúdo do estágio geral. Não satisfeitos, decidiram colocar o cartucho de expansão para melhorar a iluminação e resolução.

Em campos abertos, é possível ver um uma fumacinha do tipo dos filmes antigos, mas o conteúdo todo é processado do mesmo jeito.

Vale mencionar que esse jogo foi feito diretamente para o N64 e portado para o PC. A diferença de um pro outro é notável na trilha sonora que foi reconstruída, mas de resto são iguais.

Killer-Instinct.jpg


Tanto o primeiro quanto o segundo e até mesmo o terceiro Killer Instinct forçaram muito seus hardwares.

O primeiro foi lançado pra arcade e foi um sucesso imediato por trazer animações com nível cinematográfico e combate flexível. Um HD comum na época era preenchido por completo por causa do conteúdo. Ele teve um port prometido pro N64, mas isso foi provado como marketing, visto que o desenvolvimento da versão console foi iniciado no SNES, não no N64.

O segundo jogo foi criado diretamente pros arcades, usando toda a engine e modelos do primeiro. Pra consoles o segundo também foi iniciado no SNES, e já estava com mais da metade do desenvolvimento, mas o N64 já tinha sido lançado em todo o mundo e precisava de jogos. A direção foi obrigada a mudar pro novo console e muito do jogo teve que ser refeito, já que o N64 tem dificuldade de rodar sprites em 2D, mas não tem problemas com 3D.

Já o terceiro game foi criado com mente no Xbox 360, mas por conta do tempo e dos desenvolvedores sempre quererem adicionar mais conteúdo, ficou ruim de deixar um jogo bonito e rodando a 60 fps no 360. Em março de 2013 Killer Instinct foi anunciado para o Xbox One.


latest


Apesar de Sillent Hill ser bonito pro PlayStation, ele era muito resumido em conteúdo. Syphon Filter não. São inimigos, explosões, tiros e o c***lho. Eu realmente não consigo descrever como essa porra roda em um PSX.

DoomCapa.jpg


Doom teve inicio de desenvolvimento em um NeXT em 1991 e só foi terminado em 1993. Nesta época, nenhum PC de casa, e repito, nenhum PC de casa conseguia rodar como a empresa o desenvolveu à princípio. Foram feitos diversos downgrades, principalmente em consoles, por conta disso e a versão original não chegou nem a ser lançada pela ID. Só quase duas décadas depois, em 2011, que fãs criaram um mod baseado no que os devs conseguiam rodar.

Master who?
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
latest


GoldenEye foi criado literalmente sem o kit de desenvolvimento do N64. A Nintendo não tinha um hardware final na época, só "expectativas" do que poderia ser, e tudo do jogo foi criado em um Silicon Graphics seiláoquê, que era superior à versão verdadeira do console. Só nos estágios finais do desenvolvimento que a equipe pegou o dev-kit de verdade e teve que adaptar algumas coisas.

Se vocês queriam alguma explicação pra quedas aleatórias do jogo, bem, acho que agora tá explicado.



O primeiro Turok era um dos jogos mais detalhados da época em consoles, e isso tinha um preço, o campo de visão era bem limitado. No segundo game eles quiseram contornar esse fator deixando o jogo mais claustrofóbico, assim conseguindo mais memória para animações dos inimigos, de como uma arma afeta os inimigos e conteúdo do estágio geral. Não satisfeitos, decidiram colocar o cartucho de expansão para melhorar a iluminação e resolução.

Em campos abertos, é possível ver um uma fumacinha do tipo dos filmes antigos, mas o conteúdo todo é processado do mesmo jeito.

Vale mencionar que esse jogo foi feito diretamente para o N64 e portado para o PC. A diferença de um pro outro é notável na trilha sonora que foi reconstruída, mas de resto são iguais.



Master who?



Boas indicações.

Respeitando sua opinião mas no N64 o jogo que mais exigia do hardware era o perfect dark.

Mas por que estou afirmando isso???? Simples porque o N64 não conseguia na verdade rodar o perfect dark corretamente por ser o game muito pesado. Ele foi o 007 aperfeiçoado.

Mas o N64 não tinha hardware suficiente para rodar ele perfeitamente.

O Perfect Dark é obrigatório o uso do expansor. E mesmo com o expansor jogando o modo campanha em single player ele roda em torno de 23/25 frames sendo as ultimas fases abaixo dos 20 fps.

O pior é que o o jogo permite o modo campanha de dois players. Resultado fps abaixo dos 20 desde o inicio do jogo. E na parte final o Videogame esta morrendo rodando em dois players em 10/11 fps injogável.

Os modos combates idem. Pode se jogar versus com até 12 jogadores. Sendo 4 players e 8 simulants. O videogame pede arrego roda em 12/13 fps.

No máximo dava para colocar 06 simulants para ficar uns 19/20 fps.

Com arma explosiva era comum o jogo travar. Fora que dava até para forçar o travamento do jogo causando muita explosões ele travava.

Perfect Dark foi lançado no final da vida do N64 e usou 100% do hardware dele. Só que mesmo esses 100% s mostraram insuficientes em certas ocasiões e modos de jogo.
 

-Tobi-

Supra-sumo
Mensagens
752
Reações
1.670
Pontos
163
Excelente a proposta do tópico, de cabeça me veio a verão de Street Fighter II do Master System:



Tinha até voz digitalizada (pelo menos o narrador), embora tenha sido feito pela Tec-Toy, não me lembro de ter visto nada igual em consoles de 8-Bit referentes a gráficos.

Imagina se tivesse sido feito pela Capcom :eek:
 

lolzvid

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
1.861
Pontos
203
Vale homebrews?

Se valer, eu indico Doom do Spectrum:



Conheço diversos homebrews que vai ao extremo com os consoles, mas quis fazer só dos jogos da época de sucesso do console...

Ah sim, recomendo baixar a OST desse demo, tenho aqui e é o máximo :rox
 

-Tobi-

Supra-sumo
Mensagens
752
Reações
1.670
Pontos
163
Conheço diversos homebrews que vai ao extremo com os consoles, mas quis fazer só dos jogos da época de sucesso do console...

Ah sim, recomendo baixar a OST desse demo, tenho aqui e é o máximo :rox

Vou baixar:kjoinha

Mas o que achou do SFII do Master?

Ele é oficial.
 

lolzvid

Bam-bam-bam
Mensagens
1.413
Reações
1.861
Pontos
203
Vou baixar:kjoinha

Mas o que achou do SFII do Master?

Ele é oficial.

Realmente não lembrei desse jogo na hora de fazer a lista, mas foi um belo trabalho conseguir portar um jogo originalmente feito para aparelhos 16-bits para um de 8-bits.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.974
Reações
12.339
Pontos
753
Alguns jogos que desafiaram bastante o Master System são esses:

Chuck Rock II:
Quando joguei pela primeira vez fiquei bem espantado. As primeiras fases são até mais simples de background mas depois o jogo melhora muito graficamente. Alguns cenários parecem 16 bits.
Chuck%20Rock%20II%20-%20Son%20of%20Chuck%20%28B%29.png


chuck-rock-ii-son-of-chuck-ss05.jpg


Donald in Deep Duck Trouble:
Esse acho que levou o Master realmente ao limite. Em alguns momentos o jogo tem alguns slowdowns mas nada que atrapalhe.
Graficamente é excepcional e a música depois dos chefes é bem legalzinha.
deep-duck-trouble-starring-donald-duck-master-system-1332951681-042_m.jpg


deepduck.png


Land of Illusion:
Pra mim um clássico do Master. A fase Good Princess Castle por exemplo é belíssima. Se fosse colocada num jogo de Mega ou SNES ninguém notaria que é de um game 8 bits.
LandOfIllusion-SMS-EU-pcastle.png


hqdefault.jpg


Streets of Rage:
Esse dispensa comentários. O Master conseguiu rodar um jogo de Mega literalmente. Todos os estágios e até o auxílio do carro de polícia foi mantido na versão do Master. Ah, e ainda tem um chefe que não existe na versão Mega. Incrível.
Streets%20of%20Rage%20%28E%29.png


hqdefault.jpg


Esses foram jogos de um nível muito acima do que se esperava de um 8 bits.

Ver Streets of Rage rodando num Master foi sensacional.
 

-Tobi-

Supra-sumo
Mensagens
752
Reações
1.670
Pontos
163
Alguns jogos que desafiaram bastante o Master System são esses:

Chuck Rock II:
Quando joguei pela primeira vez fiquei bem espantado. As primeiras fases são até mais simples de background mas depois o jogo melhora muito graficamente. Alguns cenários parecem 16 bits.
Chuck%20Rock%20II%20-%20Son%20of%20Chuck%20%28B%29.png


chuck-rock-ii-son-of-chuck-ss05.jpg


Donald in Deep Duck Trouble:
Esse acho que levou o Master realmente ao limite. Em alguns momentos o jogo tem alguns slowdowns mas nada que atrapalhe.
Graficamente é excepcional e a música depois dos chefes é bem legalzinha.
deep-duck-trouble-starring-donald-duck-master-system-1332951681-042_m.jpg


deepduck.png


Land of Illusion:
Pra mim um clássico do Master. A fase Good Princess Castle por exemplo é belíssima. Se fosse colocada num jogo de Mega ou SNES ninguém notaria que é de um game 8 bits.
LandOfIllusion-SMS-EU-pcastle.png


hqdefault.jpg


Streets of Rage:
Esse dispensa comentários. O Master conseguiu rodar um jogo de Mega literalmente. Todos os estágios e até o auxílio do carro de polícia foi mantido na versão do Master. Ah, e ainda tem um chefe que não existe na versão Mega. Incrível.
Streets%20of%20Rage%20%28E%29.png


hqdefault.jpg


Esses foram jogos de um nível muito acima do que se esperava de um 8 bits.

Ver Streets of Rage rodando num Master foi sensacional.

O Master System realmente representou o limite da geração 8-Bit, belas imagens.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.208
Reações
23.305
Pontos
1.619
Vi poucas pessoas mostrando e destacando o ZX Spectrum em tópicos daqui no fórum! Tim Follin realmente é um caso a parte porque onde ele botava seu cérebro pra martelar e conseguir trilhas sonoras impressionantes pros videogames e computadores pessoais, assusta!

Cada videogame tem seus pontos fortes. O chato é pensar que muitos hardwares não chegaram a usar nem 50% de sua capacidade.
 

-Tobi-

Supra-sumo
Mensagens
752
Reações
1.670
Pontos
163
Vi poucas pessoas mostrando e destacando o ZX Spectrum em tópicos daqui no fórum! Tim Follin realmente é um caso a parte porque onde ele botava seu cérebro pra martelar e conseguir trilhas sonoras impressionantes pros videogames e computadores pessoais, assusta!

Cada videogame tem seus pontos fortes. O chato é pensar que muitos hardwares não chegaram a usar nem 50% de sua capacidade.

Eu acho o ZX Spectrum um computador bem interessante, bem que a Sinclair poderia "consolizá-lo" na época, no melhor estilo Atari XEGS e Amiga CD32.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.974
Reações
12.339
Pontos
753
Cada videogame tem seus pontos fortes. O chato é pensar que muitos hardwares não chegaram a usar nem 50% de sua capacidade.

O Master por exemplo não acho que foi totalmente explorado já que praticamente só a Sega produzia jogos pra ele.

Deep Duck Trouble é muito bonito mas acho que dava pra sair mais do hardware dele.

O caso da Sega com o Master é igual fazer um trabalho de escola/faculdade sozinho ou em grupo. Sozinho se fica limitado a um ponto de vista ou geralmente uma abordagem (Sega e o Master). Trabalhando em grupo se consegue outros pontos de vista, várias abordagens diferentes e com isso resultados mais diversos e em boa parte das vezes melhor do que se fosse feito sozinho (Nintendo + devs e o NES).

Se o Master tivesse mais devs desenvolvendo jogos provavelmente teríamos visto jogos mais variados e com uma quantidade e qualidade incríveis. O Hardware dele era muito bom mas praticamente só a Sega produziu jogos pra ele...

O próprio Street Fighter II citado aí em cima se fosse feito pela Capcom na época teria ficado muito melhor.

Contra e Castlevania teriam ficado muito legais no Master....
 

-Tobi-

Supra-sumo
Mensagens
752
Reações
1.670
Pontos
163
O Master por exemplo não acho que foi totalmente explorado já que praticamente só a Sega produzia jogos pra ele.

Deep Duck Trouble é muito bonito mas acho que dava pra sair mais do hardware dele.

O caso da Sega com o Master é igual fazer um trabalho de escola/faculdade sozinho ou em grupo. Sozinho se fica limitado a um ponto de vista ou geralmente uma abordagem (Sega e o Master). Trabalhando em grupo se consegue outros pontos de vista, várias abordagens diferentes e com isso resultados mais diversos e em boa parte das vezes melhor do que se fosse feito sozinho (Nintendo + devs e o NES).

Se o Master tivesse mais devs desenvolvendo jogos provavelmente teríamos visto jogos mais variados e com uma quantidade e qualidade incríveis. O Hardware dele era muito bom mas praticamente só a Sega produziu jogos pra ele...

O próprio Street Fighter II citado aí em cima se fosse feito pela Capcom na época teria ficado muito melhor.

Contra e Castlevania teriam ficado muito legais no Master....

Teve o Master of Darkness que era uma Castlevania like do Master:

 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.829
Reações
62.808
Pontos
1.253
Boas indicações.

Respeitando sua opinião mas no N64 o jogo que mais exigia do hardware era o perfect dark.

Mas por que estou afirmando isso???? Simples porque o N64 não conseguia na verdade rodar o perfect dark corretamente por ser o game muito pesado. Ele foi o 007 aperfeiçoado.

Mas o N64 não tinha hardware suficiente para rodar ele perfeitamente.

O Perfect Dark é obrigatório o uso do expansor. E mesmo com o expansor jogando o modo campanha em single player ele roda em torno de 23/25 frames sendo as ultimas fases abaixo dos 20 fps.

O pior é que o o jogo permite o modo campanha de dois players. Resultado fps abaixo dos 20 desde o inicio do jogo. E na parte final o Videogame esta morrendo rodando em dois players em 10/11 fps injogável.

Os modos combates idem. Pode se jogar versus com até 12 jogadores. Sendo 4 players e 8 simulants. O videogame pede arrego roda em 12/13 fps.

No máximo dava para colocar 06 simulants para ficar uns 19/20 fps.

Com arma explosiva era comum o jogo travar. Fora que dava até para forçar o travamento do jogo causando muita explosões ele travava.

Perfect Dark foi lançado no final da vida do N64 e usou 100% do hardware dele. Só que mesmo esses 100% s mostraram insuficientes em certas ocasiões e modos de jogo.
Outros que puxaram o hardware do N64 ao limite foram Star Wars Rogue Squadron e Indiana Jones and the Infernal Machine.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.208
Reações
23.305
Pontos
1.619
Eu acho o ZX Spectrum um computador bem interessante, bem que a Sinclair poderia "consolizá-lo" na época, no melhor estilo Atari XEGS e Amiga CD32.


O que acho impressionante é que, com apenas 48kbytes, tinham jogos estupendos (para o seu nível!!!!!!!!! Não vão levar isso pro lado comparativo com NES ou Master System) que conseguiam sobrepujar até os computadores mais fortes DA ÉPOCA (MSX seria um bom exemplo!)
 

-Tobi-

Supra-sumo
Mensagens
752
Reações
1.670
Pontos
163
O que acho impressionante é que, com apenas 48kbytes, tinham jogos estupendos (para o seu nível!!!!!!!!! Não vão levar isso pro lado comparativo com NES ou Master System) que conseguiam sobrepujar até os computadores mais fortes DA ÉPOCA (MSX seria um bom exemplo!)

NES e Master Sytem é uma geração a frente, se a Sinclair lançasse uma versão console do ZX Spectrum na época, serviria para competir contra o Atari 2600 e cia, visto a boa aceitação do computador na Europa, creio que poderia dar certo (até porque não existiu o Crash dos videogames na Europa).
Claro, poderiam tentar a sorte nos EUA também, poderia até ter dado as caras no Brasil:kcopa
 
Topo Fundo