Playstation 2, os polígonos e as multidões de chars
Um assunto que foi desenterrado pela indústria nos últimos dias são os polígonos, a Sony em seu
Playstation 5 executou um a tech demo contendo 1,6Bi de polígonos na resolução de 1440p a 30fps, o concorrente do
Playstation 5 executou uma demo similar porém contendo apenas 100 milhões de polígonos. Isso significa algumas coisas ? obviamente significa nada, são só demos para falar da engine e não das máquinas, notoriamente ambas máquinas podem fazer as mesmas coisas, basta um ajuste na resolução para manter a taxa de quadros e voilá (se ler: vualá), não há segredo.
Mas houve um tempo que contagem poligonal significava alguma coisa, na quinta geração era a principal medida de desempenho entre os consoles mas na sexta geração o termo ganhou proporções absurdamente elevadas com números que beiravam a fantasia com o ps2 fazendo hora 66 milhões hora 75 milhões, o xbox fazendo o dobro disso. Ok mas qual o ponto ? O ponto é que os números foram dados pelo marketing para sustentar um poder mas também foram usado como hipérbole para exemplificar as novas habilidades que esses consoles teriam, habilidades que eu vou abordar aqui, no tema ''multidão de chars''.
Tech demo de Tekken (que deu origem a Tekken 4) foi o primeiro exemplo de uma multidão em jogos de luta, normalmente os cenários eram estéreis então passaram a ser animados e vivos
Dinasty warrior 2 que ao lado de Kessen foram os jogos iniciais imprimiam vários bonecos na tela e em boa qualidade cores, kessen é dito colocar 200 chars, mas convenhamos não é lá essa tech toda.
Xbox
O Xbox foi marketeado como capaz de dobrar os polígonos do ps2 (75M vs 140M) trata-se de um sistema poderoso capaz de melhorar o gráfico e ainda dobrar os fps em alguns jogos sobre o ps2, porém em alguns ports ele não replica tudo do ps2, não se sabe porque, pensando nisso decide comparar games de ambos com multidão de characters.
Dynasty warrior 3, saiu em setembro de 2001 no PS2 e em setembro de 2002 no xbox, os reviewers deram a versão xbox a vantagem, apesar de reconhecer que há slowdown, mas eu mesmo analisando o draw distance é levemente menor no xbox e há menos partículas, aparamente há menos soldados também, mas realmente não da para contar.
State of Emergency.
lançado em fevereiro de 2002 no PS2, março de 2003 no xbox, State of Emergency o jogo é uma conquista técnica e disputou (e perdeu) com Ratchet and clank o best tech ps2 da Gamespot em 2002, na versão é descrito pelo reviewers como mais bonito lá e a 60fps, também possui modo multiplayer tela dividida, mas observando não se ver melhoria alguma relevante. SOE assim como Dw3 não se encontra na lista do xbox de jogos em 480p
Spartan Total warrior é um jogo que imprime uma grande multidão chegando a 170 chars que dão algo como 160k polygons per frame a 60fps. números bem expressivos, o mais interessante é que o jogo é virtualmente igual nas três plataformas.
Matrix the path of neo
Jogo totalmente maligno, explora o ps2 como ninguém antes fez, desde o motion blur até as cutscenes. Apesar de não ser um jogo de xbox certamente o põe de joelhos também.
xbox
ps2
Há ainda outros jogos com multidão, o exclusivo Demon chaos do ps2 e o Kingdom underfire do xbox, esse ultimo alegando até 3k polygons per char sendo mais de 100 chars na tela, todos com texturas de ponta e shaders, efeitos de luz e sombras reais, chuvas só que o fps chega a descer tão baixo quanto 20 se pan 10fps.