Alias 2004 renderware, em tese compatível, notei alta contagem poligonal, apesar de fazer culling, talvez a ram seja problema aqui.
Area 51 engine Entropy exclusiva para o jogo feita para clonar o melhor do pc em IA e fisica, somando tudo midia etc o port não valia a pena
https://gameengine.fandom.com/wiki/Entropy
antz extreme race acho que o estúdio era pobre para fazer 4 versões para piorar o jogo não vendeu muito, tem bons polygons e transparência mas é um crime dizer que ele não daria conta conta desse visto que roda todos os jogos de corrida da gen e detém o incrivel F zero GX..
Big Mutha Truckers 2 o primeiro era em cd rom, não sei se tem a ver com dvd, o 2 ta mais bonito mas ambos são legais visualmente, não vejo nada de mais.
Burnout 3 (não foi nem oficialmente anunciado ) o susposto motivo técnico: não foi apto a reproduzir deformação de polygons com faíscas em tempo, real faltou cpu.
castlevania lament of innocence parece que o vilão aqui foi decisão da konami, o jogo é avançado sim depois farei um post a parte, a engine é bem otimizada nos pontos fortes do ps2 um port teria problemas.
Colin McRae rally 3 talvez tenha ficado a 30fps e o dev não quis lançar. (por sinal quero entender isso)
Crash twinsanity midia não é, twinsanity opera também em cd-rom, os fãs radicais de crash culpam o gamecube pela capação no escopo idealizado pelos devs, acredito que tenha rodado em baixo fps, devido as muitas animações, também houveram muitos problemas relacionados a administração e isso também influenciou no cancelamento. acredito eu.
Driver 3 midia, ram, o jogo é sem duvidas um dos mais bonitos do ps2, poderia ficar como true crimes no GC.
Enclave problemas de produção, saiu no wii porém muito inferior a versão do xbox original
Futurama : poder ser memoria, não que eu saiba distinguir, mas pelo que observei tem a aparência de usar muita, para criar o mundo do jogo.
GTA 3 possivelmente ficaria ruim devido a ram, o ps2 já tava no osso com 32mb, porém acho que eles nem tentaram, pois assim que o jogo fez sucesso a sony fechou com a rockstar.
haven: call of the king o jogo em si não vendeu muito, mas era promissor, faz coisas no ps2 que só vi nele.
Max Payne (não anunciado) segundo dev a Ram, o mecanismo é proprietário e feito com pc mente, eu entendo que cpu e gpu não seriam problemas visto que o cube usa peças de pc, o arranjo de ram foi o problema, o dev disse que daria para forçar mas ficaria muito feio, no pc o jogo pede mais ram (normal vai ter res maior e mais texturas) mas em mecânica os consoles dão conta, só foi preciso partir um cenário aqui e ali e por um loading onde não tinha etc baixar texturas e res para níveis de console, chama atenção que a sombra é um circulo o xbox e o ps2 nem tem... mostrando que o bicho tava no osso com essa engine, no max payne 2 xbox passa a ter sombras e o ps2 o circulo pois foi planejado com consoles em mente.
Mace Griffini Bounty Hunter: acredito que seja pesado descrito como seamless nunca joguei, alterna entre fps e nave, o jogo teve problemas de desenvolvimento e adiaram para otimizar por 1 ano e entregaram segundo reviewers um produto ruim, a ia e controles descritos como ruim, visualmente eu achei bem diferente do fps de ps2 habitual, tem texturas não planas, os ambiente são grandes de fato parece um jogo pesado.
the nightmare before christmas : mesma ideia de anjos da noite com uma pegada de re outbrek/ninja gaiden no mecanismo, vou avaliar depois parece bem avançado e underrated. acho que não saiu para cube devido a forte adaptação do jogo ao ps2.
Psi-Ops: The Mindgate Conspiracy: fisica havok, pseudo ragdoll, efeitos de buffer, volumetric fog etc
psy hunter 2 bem ps2, ficou mais open world e sem duvidas cabe uma avaliação a parte tem muita coisa avançada nele, partículas, explosões, skybox dinamico. usa bem o ps2.
the suffering A midway disse que a decisão foi porque xbox e ps2 estavam vendendo mais, acho fraco tem aquele visual de papelão genérico da maioria dos jogos de ps2 como the punisher e evil dead regeneration, é de 2004, dito usar a Riot Engine, uma engine proprietária, parece que eles tiveram muito trabalho pensando o jogo segundo wikipédia em ingles por isso como jogo pode ter supresas e dentro desse visual sim ele é bem competente.
spy vs spy nada especial deve ter sido cancelado por conta do online.
terminator 3 rise of machines mapa grande e o jogo tem cgi, acho que esses dois fatores pesaram na decisão d ecancelar, é um jogo que oscila, muito avançado em algumas partes ridículo em outras como nas lutas, fogo reage, caminho de fumaça na bazuka, mas a escala do mapa é que chama atenção
underworld the eternal war talvez o impeditivo foi memoria ram somado a um pouco de má vontade, o jogo definitivamente é de peso segundo meu ponto de vista, o visual é limpo, alta defi de texturas (elas são escuras se encaixam bem na limitação do ps2) efeitos e muitos chars na tela segue a linha baldur gate, mais aberto até.