O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


JOGOS QUE EXPLORAM OS LIMITES DO PS2

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Tanto quanto pro Cube quanto pro PS2, as screenshots não vão fazer jus a qualidade gráfica dos jogos, principalmente porque estão em baixíssima qualidade.

eu discordo, sinto que as capturas abalaram um poucos as crenças por aqui, porque não dá para sustentar certas afirmações contra a imagem.

a primeira pergunta deve ser de onde elas vem ?

por exemplo a ultima captura que postei veio daqui e assim como o video representa, é exatamente isso o que tu vai ver na tv.




como são capturadas ?

eu leio na descrição do vídeo, por exemplo se o cara usou progressive scan e tal, a captura primária são deles.

Eu só tiro o print com os personagens posicionados no mesmo ponto e em situações semelhantes, quase sempre parados ou pós cutscene quando o proprio jogo faz questão de posicionar os personagens.

por exemplo na primeira ligação de hunigan após derrotar os ganados da vila dar a cutscene de introdução, o próprio jogo, no ps2 a ligação ocorre em frente a igreja enquanto que no cube em frente a uma das casinhas, não colho print assim. é preciso ser situações iguais

quando o jogo está em movimento capturo reduzindo a velocidade do video para 0.5 ou 0.25, sei que há desfoques na captura se feitos em movimento, portanto espero clarear no maior grau de nitidez.

Além disso uso ate salveis umas prints de outros users, como @Jefferson Praxedes
eu redimensionei, os originais em quase 4k se encontram no outro tópico.
veja:

163287

163288

Pra finalizar, o jogo no ps2 possui várias formas de melhorias, portanto uns usam composto, componente ou executar através do ps3, agora tem mais essa de aumentar o brilho interno e saturar tudo, por as diferenças de qualidade. umas extremamente boas e outros nem tanto, quem é anti-ps2 sempre escolherá a pior captura.
 
Ultima Edição:

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.574
Pontos
453
Na real ambas são feias.
As capas japonesas são infinitamente superiores:
Visualizar anexo 163240
Visualizar anexo 163241


É o que falo, o cara pode até saber analisar os jogos (e pra mim não sabe), mas aí solta uma dessas e perde toda a credibilidade.

No caso essas capas são da região européia, eu curto elas também, a de cima e da Alemanha
eu só nao tenho essas versões europeias, tenho a japa do PS2 que tem essa arte

163281

e no Gamecube essa

163282

Analisar portes de consoles diferente é complicado , o ideia seria sempre conferir os exclusivos mesmo, tudo fica muito dentro de contexto de expeculação de como poderia ter sido jogo X ou Y . Eu curto quando pegam o mesmo jogo e criam um porte específico do zero para o console por exemplo essa versão do 007 em terceira pessoa do PS2 na minha opinião ficou muito melhor que as principais de FPS nos consoles de sétima geração



Todo mundo sempre fala no Gran Turismo mas teve o game V-Rally 3 que tem uma engine feita do zero em especifico para aproveitar o hardware do PS2, modelagem de carros de 15000 poligonos (mais que GT4) e 60fps

 
Ultima Edição:

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.574
Pontos
453
Além disso uso ate salveis umas prints de outros users, como @Jefferson Praxedes
eu redimensionei, os originais em quase 4k se encontram no outro tópico.
veja:

Visualizar anexo 163277

Visualizar anexo 163280

Pra finalizar, o jogo no ps2 possui várias formas de melhorias, portanto uns usam composto, componente ou executar através do ps3, agora tem mais essa de aumentar o brilho interno e saturar tudo, por as diferenças de qualidade. umas extremamente boas e outros nem tanto, quem é anti-ps2 sempre escolherá a pior captura.

Essas fotos são na melhor qualidade possivel e imaginavel em real hardware, foram tiradadas do meu monitor profissional da SONY , ambos os consoles com cabos de video componente da monster que custam um rim porque dizem que tem contatos de ouro, so o cabo do ps2 parece que pesa 1kg

O problema é que a tela emite interferencia na camera se der zoom não vai ficar boa a imagem e tirando de captura direta o pessoal ve ver de forma nua e crua nos monitores HD, se eu tivesse uma camera PRO ai conseguiria tirar fotos cabulosas das minhas telas aqui

nesses albums tem fotos que eu fiz comparando Tomb Raider Legend e RE4



 
Ultima Edição:

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Pra finalizar, o jogo no ps2 possui várias formas de melhorias, portanto uns usam composto, componente ou executar através do ps3, agora tem mais essa de aumentar o brilho interno e saturar tudo, por as diferenças de qualidade. umas extremamente boas e outros nem tanto, quem é anti-ps2 sempre escolherá a pior captura.

Cara, tinha esse negócio screen brightness nos jogos antigos que eles indicavam que vc colocasse os seus setting de modo a não aparecer as cores abaixo da linha horizontal.

163304

Isso só embaçava a imagem p/ disfarçar draw distance, color banding e serrilhado, mas não era algo que melhora a textura.
E isso não é exclusivo do ps2, serve p/ qualquer console.
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Isso só embaçava a imagem p/ disfarçar draw distance, color banding e serrilhado, mas não era algo que melhora a textura.
E isso não é exclusivo do ps2, serve p/ qualquer console.

o que eu to falando é mais ou menos outra coisa.

o cara do video deixo iluminação basicamente visível no ps2, sim ela está lá mas é como se não tivesse, nos recortes abaixo estão, ao centro, ps2 natural quase sem cor, na direita a versão GCN com o tom esverdeado e na borda esquerda a versão do ps2 mágico do cara lá. porém abaixo o user conseguiu replicar, ao aumentar o brilho interno em +50 e ajustar a cor da TV, eu ainda não testei na minha aqui não, vou ver se faço isso hoje a noite, mas na versão cube que eu tenho aqui, não tem esse ajuste não, se tem ta escondido em algum menu do qual não encontrei. Nessa saturação, definitivamente fica mais bonita que o padrão do ps2 e em alguns pontos até que a original, como já postei paginas nateriores lembrando que ser bonita não significa ser mais avançada, tipo rayman 2 e rayman revolutuion.

163305
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.574
Pontos
453
Esse V-Rally 3 tem versão de GC também, parece fiel, só a framerate, que sofreu na transição.



ficou muito igual , deu para ver que aplicaram Antialising no GC eu teria que jogar para ver a qualidade das texturas se ta com filtro bilinear , se o dev escolheu ativar esses filtros obviamente deixou o cap de 30fps , jogo de corrida é ruim deixar flutuando o framerate mesmo.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
o que eu to falando é mais ou menos outra coisa.

o cara do video deixo iluminação basicamente visível no ps2, sim ela está lá mas é como se não tivesse, nos recortes abaixo estão, ao centro, ps2 natural quase sem cor, na direita a versão GCN com o tom esverdeado e na borda esquerda a versão do ps2 mágico do cara lá. porém abaixo o user conseguiu replicar, ao aumentar o brilho interno em +50 e ajustar a cor da TV, eu ainda não testei na minha aqui não, vou ver se faço isso hoje a noite, mas na versão cube que eu tenho aqui, não tem esse ajuste não, se tem ta escondido em algum menu do qual não encontrei. Nessa saturação, definitivamente fica mais bonita que o padrão do ps2 e em alguns pontos até que a original, como já postei paginas nateriores lembrando que ser bonita não significa ser mais avançada, tipo rayman 2 e rayman revolutuion.
O meu print era da tela do DMC.

Mas a tela no RE4 é parecida, está no menu Options->Brightness Adjust da Title Screen das duas versões.
O brilho vc pode ajustar pelo menu, mas as cores são pela TV, a tela é mais p/ vc se guiar.
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.532
Pontos
1.253
No caso essas capas são da região européia, eu curto elas também, a de cima e da Alemanha
eu só nao tenho essas versões europeias, tenho a japa do PS2 que tem essa arte

Visualizar anexo 163281

e no Gamecube essa

Visualizar anexo 163282

Analisar portes de consoles diferente é complicado , o ideia seria sempre conferir os exclusivos mesmo, tudo fica muito dentro de contexto de expeculação de como poderia ter sido jogo X ou Y . Eu curto quando pegam o mesmo jogo e criam um porte específico do zero para o console por exemplo essa versão do 007 em terceira pessoa do PS2 na minha opinião ficou muito melhor que as principais de FPS nos consoles de sétima geração



Todo mundo sempre fala no Gran Turismo mas teve o game V-Rally 3 que tem uma engine feita do zero em especifico para aproveitar o hardware do PS2, modelagem de carros de 15000 poligonos (mais que GT4) e 60fps



Eu tinha o Quantum of Solace, zerei umas 3 vezes.
Fui olhar no Metacritic a média era até boa, 73, realmente melhor do que as versões next-gen.

Também tinha o V-Rally 3 e eu curtia jogar, mas eu era muito ruim.
Fiquei impressionado com ele mesmo tendo sido lançado no início de vida do console.
eu discordo, sinto que as capturas abalaram um poucos as crenças por aqui, porque não dá para sustentar certas afirmações contra a imagem.

a primeira pergunta deve ser de onde elas vem ?

por exemplo a ultima captura que postei veio daqui e assim como o video representa, é exatamente isso o que tu vai ver na tv.




como são capturadas ?

eu leio na descrição do vídeo, por exemplo se o cara usou progressive scan e tal, a captura primária são deles.

Eu só tiro o print com os personagens posicionados no mesmo ponto e em situações semelhantes, quase sempre parados ou pós cutscene quando o proprio jogo faz questão de posicionar os personagens.

por exemplo na primeira ligação de hunigan após derrotar os ganados da vila dar a cutscene de introdução, o próprio jogo, no ps2 a ligação ocorre em frente a igreja enquanto que no cube em frente a uma das casinhas, não colho print assim. é preciso ser situações iguais

quando o jogo está em movimento capturo reduzindo a velocidade do video para 0.5 ou 0.25, sei que há desfoques na captura se feitos em movimento, portanto espero clarear no maior grau de nitidez.

Além disso uso ate salveis umas prints de outros users, como @Jefferson Praxedes
eu redimensionei, os originais em quase 4k se encontram no outro tópico.
veja:

Visualizar anexo 163287

Visualizar anexo 163288

Pra finalizar, o jogo no ps2 possui várias formas de melhorias, portanto uns usam composto, componente ou executar através do ps3, agora tem mais essa de aumentar o brilho interno e saturar tudo, por as diferenças de qualidade. umas extremamente boas e outros nem tanto, quem é anti-ps2 sempre escolherá a pior captura.

O lance é que você já chega dizendo que "tendo por verdade central que o PS2 é mais poderoso que o GC " (tipo que viagem é essa?), aí pega screenshots minúsculas e ainda faz umas colocações duvidosas na comparação (tipo o lance das faíscas que existem na versão de Cube como demonstrei ali no vídeo).
Óbvio que vai perder credibilidade.

Agora essas screenshots de baixo que você postou estão bem melhores.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
v-rally 3 no PS2 é legal tem comparativo no Ytube canal Mad tech gaming

não querendo comparar mas já que gostam, esse jogo é 60fps não estáveis no ps2, com settings mais elevados que a versão do cube que opera em 30fps. Nada é tão simples é tipo, esse lance me lembra o sonic heroes só que as avessas, no heroes era o ps2 que tinha piores texturas e metade do frame rate.
 
Ultima Edição:

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
O legal desses jogos de Rally é o car damage que GT até hoje teima em não colocar(dizem que as fabricantes não gostam, sei lá...)

163319163318

A framerate não é tão firme quanto V-Rally 3, mas a Evolution Studios meteu todos efeitos climáticos nesse jogo: poeira, neve, lens flare, chuva, lama, etc.

E de acordo com a interação com o cenário, o carro muda de aparência, deve ter dado um trabalhinho.

 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
O lance é que você já chega dizendo que "tendo por verdade central que o PS2 é mais poderoso que o GC " (tipo que viagem é essa?), aí pega screenshots minúsculas e ainda faz umas colocações duvidosas na comparação (tipo o lance das faíscas que existem na versão de Cube como demonstrei ali no vídeo).
Óbvio que vai perder credibilidade.

Agora essas screenshots de baixo que você postou estão bem melhores.

minha interpretação das specs , mas respeito quem pensa diferente, se o cara acha que o cube é mais poderoso, não há o que fazer. Supondo que um user poste algum jogo e analise-o, dizendo ''levando se em conta que o GC é mais poderoso'' ao meu ver será apenas a maneira como o cara interpreta as specs, ao decorrer do post ele iria apresentando no jogo o que as specs fez, assim como eu fiz

A credibilidade se mantém, cenas das faíscas é verdadeira scriptada e acontece no momento de libertação do monstro lá, a parte que tu postou não tem nada a ver com a que postei, são cenas distintas e em quantidade menor. que há faísca na versão cube claro que há, só não tem no ponto que mostrei. Ter mais faísca nesse ponto, casa perfeitamente com as specs do play 2 e não há nada de estranho nisso.

163324

Tu esta se recusando a aceitar que a versão PS2 de RE4 tem certas vantagens ou certas modificações psotivas e isso foge um pouco a ideia de neutralidade cientifica e isenta, queria que só tivesse pontos contra e nenhum a favor.

milagre tu não ter questionado outras diferenças, como a da gif, a da imagem lá acima mostrando 45fps no ps2 enquanto a versão original do cube se mantém fixa em 30fps, a questão das quedas de fps, que dizem ser maior no ps2 quando na verdade é o oposto etc etc

o que seria se visse a cena do bloom ?

163321
 
Ultima Edição:

Ericson Anzois

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
568
Pontos
293
É o que falo, o cara pode até saber analisar os jogos (e pra mim não sabe), mas aí solta uma dessas e perde toda a credibilidade.
Então, o problema é o seguinte:
Tendo por verdade central que o PS2 é mais poderoso que o GC, quero entender esse port.
O amigo parte da premissa que o PS2 é mais poderoso que o Cubo. Partindo disso, ele quer saber o motivo pelo qual o RE4 não é melhor do que o Cubo ou pelo menos o port deveria ser melhor por si mesmo (Capcom deveria ter feito um melhor trabalho). Se é isso que o amigo @Sony-AMD defende, eu acho justa a tentativa de exploração do jogo.
Eu apenas penso que a premissa não é simples de provar (para não dizer que é falsa) e aí meio que vamos ter diversas especulações. Não quero tratar aqui dos motivos de o port ter ficado daquele jeito para não estragar o tópico já que diz respeito às capacidades do PS2. Ainda aguardo alguém criar um tópico sobre esses consoles, inclusive quero muito ver a galera de xbox postando dados técnicos. Lá a gente pode discutir uma série de questões e bem técnicas.
Aqui eu apenas me reservei de perguntar sobre as árvores e o balanço das folhas e em breve ele me responde.
No mais, é muito melhor discutir (se não já foi feito) o jogo Matrix: path of the Neo do PS2, que achei muito foda.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
lembrando que eu não rejeito nenhuma especulação, quem quiser fazer uma investigação as avessa tomando por base a premissa diferente, o tópico ta aberto a isso.

Vou da uma observada agora em Soccom 3, o jogo aparentar ser de alta resolução e tem va´rios efeitos legais, além de ser um jogo meio secreto que quase nunca entre na lista dos mais bonitos do PS2, Em breve veremos lago sobre ele.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.532
Pontos
1.253
minha interpretação das specs , mas respeito quem pensa diferente, se o cara acha que o cube é mais poderoso, não há o que fazer. supondo que um user poste algum jogo e analise, dizendo ''levando se em contra que o GC é mais poderoso'' ao meu ver será apenas a maneira como o cara interpreta as specs.

A credibilidade se mantém, cenas das faíscas é verdadeira scriptada e acontece no momento de libertação do monstro lá, a parte que tu postou não tem nada a ver com a que postei, são cenas distintas e em quantidade menor. que há faísca na versão cube claro que há, só não tem no ponto que mostrei.

Visualizar anexo 163324


Tu esta se recusando a aceitar que a versão PS2 de RE4 tem certas vantagens ou certas modificações psotivas e isso foge um pouco a ideia de neutralidade cientifica e isenta, queria que só tivesse pontos contra e nenhum a favor.

milagre tu não ter questionado outras diferenças, como a da gif, a da imagem lá acima mostrando 45fps no ps2 enquanto a versão original do cube se mantém fixa em 30fps, a questão das quedas de fps, que dizem ser maior no ps2 quando na verdade é o oposto etc etc

o que seria se visse a cena do bloom ?

Visualizar anexo 163321
Não é questão de pensar diferente, é fato que o Cube é mais potente que o PS2, assim como o XBOX é mais potente do que ambos.
Isso não significa que o PS2 não tenha vantagens, como eu mostrei ali no Zone of the Enders 2, não conheço nenhum outro jogo da gen com aqueles efeitos de partículas.
Porém no geral ele só é mais potente do que o DreamCast.

Como eu falei : screenshots ruim não mostra a qualidade exata de ambos aparelhos.
Pode ser contra ou a favor, não importa.

Por isso eu elogiei o lance das gifs e das specs, e em uma screenshot ou outra que dá pra perceber claramente a diferença, porém no geral fica muito ruim pra fazer a comparação.

Sim, a versão de PS2 tem certas vantagens em relação a de Cube como a câmera tremendo ou o motion blur em certos momentos.
Então nada mais do que justo do que tirar screenshots melhores, pois assim a diferença fica mais clara.


Então, o problema é o seguinte:
Tendo por verdade central que o PS2 é mais poderoso que o GC, quero entender esse port.
O amigo parte da premissa que o PS2 é mais poderoso que o Cubo. Partindo disso, ele quer saber o motivo pelo qual o RE4 não é melhor do que o Cubo ou pelo menos o port deveria ser melhor por si mesmo (Capcom deveria ter feito um melhor trabalho). Se é isso que o amigo @Sony-AMD defende, eu acho justa a tentativa de exploração do jogo.
Eu apenas penso que a premissa não é simples de provar (para não dizer que é falsa) e aí meio que vamos ter diversas especulações. Não quero tratar aqui dos motivos de o port ter ficado daquele jeito para não estragar o tópico já que diz respeito às capacidades do PS2. Ainda aguardo alguém criar um tópico sobre esses consoles, inclusive quero muito ver a galera de xbox postando dados técnicos. Lá a gente pode discutir uma série de questões e bem técnicas.
Aqui eu apenas me reservei de perguntar sobre as árvores e o balanço das folhas e em breve ele me responde.
No mais, é muito melhor discutir (se não já foi feito) o jogo Matrix: path of the Neo do PS2, que achei muito foda.
Só se for isso então.
Nem julgo a tentativa de fazer a comparação, isso é inevitável em tópicos do tipo.
Mas tem que fazer uma comparação direita também, senão fica tendenciosa (tanto pra um lado quanto pra outro) ou imprecisa.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Esse Football Kingdom tem um visual bem mediano, porém tem um ponto que ele se destaca: a física da rede.

Winning Eleven 8 ,Fifa 2005, Football Kingdom, respectivamente,todos de 2004, versão de ps2
163350163351163352



Bonus:

163355163356
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.532
Pontos
1.253
Vídeo que fiz mostrando algumas animações de Shadow of the Colossus:

Uma ou outra animação envelheceu mal, mas no geral é impressionante como esse jogo estava a frente do seu tempo, muita sutileza e capricho nessas animações.

E bônus de um detalhe que poucos percebem no jogo:


Esse Football Kingdom tem um visual bem mediano, porém tem um ponto que ele se destaca: a física da rede.

Winning Eleven 8 ,Fifa 2005, Football Kingdom, respectivamente,todos de 2004, versão de ps2
Visualizar anexo 163350Visualizar anexo 163351Visualizar anexo 163352



Bonus:

Visualizar anexo 163355Visualizar anexo 163356

Sim, até ia postar ele aqui.
A física da rede continua impressionando até hoje, é melhor do que os FIFA e PES da geração passada.
Não acho o gráfico mediano não, pra um jogo de futebol é muito bom.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Esse lance de surfar no Agro era muito legal ou pender de um lado.

O Ueda fez a equipe dele andar a cavalo antes de fazer as animações, ele queria certo realismo, por isso que o cavalo tem certa resistência em seguir suas ordens.
São enfoques diferentes, mas a Epona no Zelda TP é mais rígida, como um carro com skin de cavalo.

Se vc tiver curiosidade, tem uma versão debug do SOTC.
Vc tem acesso aos uma série de status do Wander e pode spawnar na frente de qualquer Collossi.



Edit: não sabia desse detalhe do Agro machucar a pata ao cair de uma altura maior
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Não sei se havia espaço p/ mais otimização, mas depois que eu vi o Last Guardian rodando meio mal no ps4, fiquei um pouco intrigado.

A única parte que SOTC roda estável é no "overworld", em que o ps2 lê do disco lentamente os LODs de maior qualidade a medida que vc vai se aproximando das construções. Dentro do castelo tem um monte de stencil shadows simuladas que pesam p/ caramba no ps2.

Os Colossi vão de 10-21k, é pesado demais, mesmo o port no ps3 roda a 30fps em 720p.
Tem uns que são bem lentos como o primeiro, mas tem outros que são bem rápidos, como aquela serpente de areia.
De qualquer forma, todos aqueles polígonos em movimento congestionam o ps2.

Provavelmente o jogo já deve usar código em baixo nível p/ otimizar performance, os caras voaram longe demais com o hardware do ps2.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.766
Reações
62.532
Pontos
1.253
Esse lance de surfar no Agro era muito legal ou pender de um lado.

O Ueda fez a equipe dele andar a cavalo antes de fazer as animações, ele queria certo realismo, por isso que o cavalo tem certa resistência em seguir suas ordens.
São enfoques diferentes, mas a Epona no Zelda TP é mais rígida, como um carro com skin de cavalo.

Se vc tiver curiosidade, tem uma versão debug do SOTC.
Vc tem acesso aos uma série de status do Wander e pode spawnar na frente de qualquer Collossi.



Edit: não sabia desse detalhe do Agro machucar a pata ao cair de uma altura maior

Sim, o jogo é lotado de recursos que no fim das contas você não usa contra os Colossos.
E eles foram criados porque inicialmente o jogo seria um Coop de mundo aberto, onde os Colossos apareceriam no meio do cenário, e provavelmente você precisaria desses recursos que são inúteis na versão final.
Então eles só deixaram tudo lá ao invés de remover, talvez pra despertar o interesse dos jogadores.

A versão em si se chama "Nico", tem um vídeo dela no YouTube, embora não de pra ver tanta coisa.

O detalhe da Agro machucando a pata foi resultado de ficar fuçando no jogo.
Pouca gente percebeu porque só dá pra fazer isso se você pular de uma altura específica.
Pular de lugares muito altos ela simplesmente não deixa, e pulando de lugares menores ela não cai.

Dps olho a versão debug aqui.
Não sei se havia espaço p/ mais otimização, mas depois que eu vi o Last Guardian rodando meio mal no ps4, fiquei um pouco intrigado.

A única parte que SOTC roda estável é no "overworld", em que o ps2 lê do disco lentamente os LODs de maior qualidade a medida que vc vai se aproximando das construções. Dentro do castelo tem um monte de stencil shadows simuladas que pesam p/ caramba no ps2.

Os Colossi vão de 10-21k, é pesado demais, mesmo o port no ps3 roda a 30fps em 720p.
Tem uns que são bem lentos como o primeiro, mas tem outros que são bem rápidos, como aquela serpente de areia.
De qualquer forma, todos aqueles polígonos em movimento congestionam o ps2.

Provavelmente o jogo já deve usar código em baixo nível p/ otimizar performance, os caras voaram longe demais com o hardware do ps2.
Comentaram aqui que esse jogo não era tão complexo (fora os Colossos), mas eu discordo.
Mesmo ele sendo vazio, tem um draw distance grande, um efeito de grama bem aplicado, bloom bacana, texturas e modelagens de cenários bem detalhadas.

É impressionante ver ele rodando com framerate bacana no ovwerold.

E como você bem reparou, os Colossos são pesados demais, não acredito até hoje em como fizeram esse jogo funcionar no PS2.
Considero o framerate dele aceitável, levando em conta as limitações e a alta qualidade gráfica.
Ele é bem semelhante ao Breath of the Wild rodando no WiiU (aliás são dois jogos que compartilham de várias similaridades).

Quanto ao TLG, eu não vi tanto pra não tomar spoiler, mas o Trico é para o PS4 aquilo que os Colossos são para o PS2 : pesa demais no hardware.
E não falo apenas em termos de gráficos, porque a IA do bicho é extremamente avançada, parece até uma criatura real, isso deve pesar pra baralho no hardware do aparelho.
Talvez desse pra otimizar, até porque o desenvolvimento do jogo foi bem problemático.
Mas não sei até que ponto.
 
Ultima Edição:

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Sim, o jogo é lotado de recursos que no fim das contas você não usa contra os Colossos.
E eles foram criados porque inicialmente o jogo seria um Coop de mundo aberto, onde os Colossos apareceriam no meio do cenário, e provavelmente você precisaria desses recursos que são inúteis na versão final.
Então eles só deixaram tudo lá ao invés de remover, talvez pra despertar o interesse dos jogadores.

A versão em si se chama "Nico", tem um vídeo dela no YouTube, embora não de pra ver tanta coisa.
Eu tinha ouvido falar disso do jogo começar como um Coop online, mas nunca fui muito atrás.
O legal de SOTC é o post-game, os jogadores ainda formulam hipóteses sobre o universo e procuram zonas perdidas, sempre aparece alguma coisa nova.

Comentaram aqui que esse jogo não era tão complexo, mas eu discordo.
Mesmo ele sendo vazio, tem um draw distance grande, um efeito de grama bem aplicado, bloom bacana, texturas e modelagens de cenários bem detalhadas.

E como você bem reparou, os Colossos são pesados demais, não acredito até hoje em como fizeram esse jogo funcionar no PS2.
Considero o framerate dele aceitável, levando em conta as limitações e a alta qualidade gráfica.
Ele é bem semelhante ao Breath of the Wild rodando no WiiU (aliás são dois jogos que compartilham de várias similaridades).

Concordo que é um jogo que explorou os limites do ps2.
Não só eles são bem pesados como são recobertos de pêlo, que é um efeito bem pesado e raro no ps2.

Ico foi um testar as águas da engine, SOTC foi o endgame.
Muita coisa do SOTC vc vê no ICO em menor escala, como o bloom e as sombras das criaturas.
O cel shading na Yorda ficou muito bom também.
O que mata a aparência do jogo é a resolução ultra baixa(512x224 downsampled p/ 240p), parece que o embaçômetro era uma tentativa de pseudoAA em TVs de tubo.

Quanto ao TLG, eu não vi tanto pra não tomar spoiler, mas o Trico é para o PS4 aquilo que os Colossos são para o PS2 : pesa demais no hardware.
E não falo apenas em termos de gráficos, porque a IA do bicho é extremamente avançada, parece até uma criatura real, isso deve pesar pra baralho no hardware do aparelho.
Talvez desse pra otimizar, até porque o desenvolvimento do jogo foi bem problemático.
Mas não sei até que ponto.

O Trico também tem essa característica de ter um pêlo bem denso e é mais complexo que pêlo flat do SOTC. Deve ser isso que tanka a framerate no PS4, não apostaria tanto na IA, pode ser algum algoritmo de randomize numa lista de rotinas.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.574
Pontos
453
As animações da Aggro são as melhores da história de cavalos nos videogames, para mim bate até do Read Dead Redemption 2 que o cavalo buga demais correndo pelo terreno, a Inverted Kinematics desse jogo é simplesmente fantástica, foi algo muito único que ninguém conseguiu repetir , a históra do jogo rodar com fps baixo é a mesma dos games de N64, muitos efeitos avançados para epoca, até uma espécia de HDR o jogo tem .

Eu tenho a versão do PS2, PS3 e o REMAKE mas curto zerar a do PS2 uma vezinha no ano , o Trico também é jogão , uma pena que sofreu demais durante o desenvolvimento e o jogo teve que ser portado pro PS4 na metade do caminho, aí ja viu nao fica um codigo otimizado para o console mesmo, o jogo ja tem uma engine bem complicada, o Ueda é muito fissurado em aplicar "Real Wolrd Physx" nos seus jogos e animaçoes mais proximas possíveis da realidade e digo mais o Trico é o personagem de videogame com a maior Inteligência Artifical da história, nossa toda vez que tu joga tu cria um relacionamento diferente com o bicho, chega a ser espantoso o script por de trás dele, chega a te dar uma noçao de "existência" como se ali no jogo o personagem existisse mesmo, é dificil colocar em palavras hehe



SOTC passou por 15 animadores até chegar no cara que deixou do jeito que o Ueda queria, é muito foda alcançãr a visão dele, por isso os projetos dele são sempre problemáticos e tem conteudo cortado.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Esse perfeccionismo do Ueda me lembra do Kojima com aquela história de cubos de gelo derretendo em tempo real no MGS2.
 

Ericson Anzois

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
568
Pontos
293
Bom, eu tentei ver a tal cena que eu citei, mas não tenho certeza concreta. Vou postar aqui um vídeo e o que eu queria ver exatamente:

Você pode ver a partir do 1:20. Quando Leon começa a subida. Os troncos das árvores estão lá, mas não dá para saber se existem as copas das árvores. Nesse momento tem que usar a mira da pistola e olhar para cima. No vídeo parece que é do jeito que estamos vendo, porém no Cubo, se fizer isso, vai ver as copas das árvores e as folhas de mexendo enquanto as nuvens passam. Se alguém puder conferir no PS2 se tá igual...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
eu já disse mas tu não acreditou

nenhuma das arvores no inicio tem folhas (e por conseguinte elas não mechem) o ps2 só tem folha na cena antes da vila e após a vila mais ou lá onde os caras empurram a pedra, e nos lugares que tem folhas elas não mechem.

há um vídeo de comparação aí que mostra a cena da arvore com folhas se movendo.
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Mais um coisas pessoal, jogar RE4 em 50+ de brilho no PS2 é vida, sem mais.

Engraçado que desde sempre jogo com o brilho +40 aqui, mesmo lá na época do auge do ps2 no tubão, eu sempre ajustava o brilho pra cima. Nunca gostei do visual escurecido ao extremo que botaram como default no PS2
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.574
Pontos
453
Bom, eu tentei ver a tal cena que eu citei, mas não tenho certeza concreta. Vou postar aqui um vídeo e o que eu queria ver exatamente:

Você pode ver a partir do 1:20. Quando Leon começa a subida. Os troncos das árvores estão lá, mas não dá para saber se existem as copas das árvores. Nesse momento tem que usar a mira da pistola e olhar para cima. No vídeo parece que é do jeito que estamos vendo, porém no Cubo, se fizer isso, vai ver as copas das árvores e as folhas de mexendo enquanto as nuvens passam. Se alguém puder conferir no PS2 se tá igual...


Vc ta falando das folhas que usa tecnica de billboard realmente vi aqui so tem no gamecube, interessante que elas acompanham o movimento da camera



 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Smuggler's Run 2 é um early gen que evoluiu consideravelmente em relação ao 1, não diria que o hardware do ps2 foi mal utilizado, o primeiro ainda tinha umas texturas borradas, o 2 é bem mais consistente.
Tem alguns tradeoffs, mas no geral o port do GC parece bem feito, em 2002 a Nintendo ainda tinha moral com as 3rd parties.
A ign deu vitória ao cubo, eles citam 480p e 60 fps e efeito de partículas na fumaça como vantagens.
Eles citam um downgrade no specular na lataria dos veículos, similar ao port do Burnout1.

vendo o video, achei legal nunca joguei, lembra um twisted metal, vigilant 8 etc

o Burnout 1 (veio 6 meses depois) tem mais modificações, além da specular, mudaram o skybox e junto com ele os pontos de iluminação, os carros também tem uma gambiarra lá, de resto é melhor pois não tem shimering etc Mudanças de skybox, localização do sol ou horário etc isso é algo comum nos ports para o cube, tony hawk american wastland tem os horarios da missões todos invertidos, dia vira noite lá etc need most wanted tem o skybox nublado sempre evitando o sol

Como eu disse em geral os jogos que são melhor no cube ou eram exclusivos dele ou vieram depois (Smuggler veio 10 meses depois) mas sinceramente ao ver esses dois vídeos, bateu uma vergonha alheia do IGN, tudo bem 60fps e 480p a versão do cube merece ser colocada como a melhor nesse jogo. O tradeoff vai além do reflexo, muita coisa ta no low, a chuva está presente em maior quantidade mas a qualidade é pior, caparam coisas no mapa, reduziram o fov, poeria e faíscas tudo reduzido, as texturas são levemente piores e aparentam estar em menor quantidade, o maior ponto positivo é a água, nesse a Angel Studios mandou bem, me parece bump mapping aplicado sobre a água, e o efeito de blur é positivo também.

Depois vou conferir o MX superfly é dito rodar melhor no cube, mas com certeza deve ser a mesma coisa, de todos os jogos de corrida, só encontrei smuggler e B1 como melhores, smuggler detém outra curiosidade ele é junto de um dos jogos dos simpinsons (open world/pseudo open world) que supera um open world do ps2.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Esse é um dos jogos que mais sobrevive a uma HDTV do ps2, chuto que deva usar filtragem trilinear por software.

Engraçado que o Kinnikuman Generations é bem serrilhadão.
A diferença é a mesma que Def Jam Vendetta vs Def Jam Fight For New York, um roda internamente a 512x224, o outro a 640x448(mas sem pro scan).
O DJ FFNY tem uns problemas de framerate, mas esse aqui não(60 fps).





As animações são muito bem coreografadas.

Kevin Mask - Intro e Special

163488163489

Benkiman, o Urinol

163492
fab72e5189fb3adfca1ff8d605bd9a88.gif


163490163493

Tem um specular jogado em cima dos lutadores, fica bem bonito, a textura de pedra no Mountain ficou muito boa.

163487
 

Ericson Anzois

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
568
Pontos
293
eu já disse mas tu não acreditou
Calma. Foi diferente. Você disse:
aqui ? acho que nenhum dos dois é animado aqui, também o ps2 só tem folhas nas arvores nesse trecho e após a fazenda depois que passar a missão e atravessar o portão ali lá na frente
A cena que você tinha me mostrado estava bem à frente. Eu havia explicado. Esperava que você tivesse visto antes. Além disso, o cubo tem as animações e você disse que não.
há um vídeo de comparação aí que mostra a cena da arvore com folhas se movendo.
Juro que não tinha visto qualquer vídeo de comparação no YT com essa cena. Eu joguei no início mesmo.
Bom, a gente conclui que ou a Capcom não usou a mesma engine ou se usou teve que cortar essa parte para "rodar bem". A Capcom não iria tirar isso de propósito se pudesse ser colocado. Dito isso, eu imagino que aconteceu como um colega disse acima. A Capcom imaginava que tinha um jogo muito foda e não dava para ficar só no Cubo. Daí deve ter deixado alguns assets para a conversão em outras plataformas e usou isso nas conversões.
 

Ericson Anzois

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
568
Pontos
293
Vc ta falando das folhas que usa tecnica de billboard realmente vi aqui so tem no gamecube, interessante que elas acompanham o movimento da camera
Era isso. Obrigado. Animações para mim fazem toda a diferença em um jogo. Respeito quem gosta de mais FPS, mas eu prefiro um jogo que o ambiente seja mais animado (desde que o framerate também não deixe insuportável). Eu fiquei bem impressionado com isso considerando que o jogo já abusa dos recursos do cubo.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
vendo o video, achei legal nunca joguei, lembra um twisted metal, vigilant 8 etc

o Burnout 1 (veio 6 meses depois) tem mais modificações, além da specular, mudaram o skybox e junto com ele os pontos de iluminação, os carros também tem uma gambiarra lá, de resto é melhor pois não tem shimering etc Mudanças de skybox, localização do sol ou horário etc isso é algo comum nos ports para o cube, tony hawk american wastland tem os horarios da missões todos invertidos, dia vira noite lá etc need most wanted tem o skybox nublado sempre evitando o sol

Como eu disse em geral os jogos que são melhor no cube ou eram exclusivos dele ou vieram depois (Smuggler veio 10 meses depois) mas sinceramente ao ver esses dois vídeos, bateu uma vergonha alheia do IGN, tudo bem 60fps e 480p a versão do cube merece ser colocada como a melhor nesse jogo. O tradeoff vai além do reflexo, muita coisa ta no low, a chuva está presente em maior quantidade mas a qualidade é pior, caparam coisas no mapa, reduziram o fov, poeria e faíscas tudo reduzido, as texturas são levemente piores e aparentam estar em menor quantidade, o maior ponto positivo é a água, nesse a Angel Studios mandou bem, me parece bump mapping aplicado sobre a água, e o efeito de blur é positivo também.

Depois vou conferir o MX superfly é dito rodar melhor no cube, mas com certeza deve ser a mesma coisa, de todos os jogos de corrida, só encontrei smuggler e B1 como melhores, smuggler detém outra curiosidade ele é junto de um dos jogos dos simpinsons (open world/pseudo open world) que supera um open world do ps2.

Tem que verificar direitinho, no caso de open world disc swapping não parece ser viável no GC.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Era isso. Obrigado. Animações para mim fazem toda a diferença em um jogo. Respeito quem gosta de mais FPS, mas eu prefiro um jogo que o ambiente seja mais animado (desde que o framerate também não deixe insuportável). Eu fiquei bem impressionado com isso considerando que o jogo já abusa dos recursos do cubo.

O ideal é a versão de GC mesmo, a versão do PS2 tenta compensar com uns extras que eu acho supérfluos, na minha opinião é mais um quebra galho.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Calma. Foi diferente. Você disse:
aqui ? acho que nenhum dos dois é animado aqui, também o ps2 só tem folhas nas arvores nesse trecho e após a fazenda depois que passar a missão e atravessar o portão ali lá na frente
A cena que você tinha me mostrado estava bem à frente. Eu havia explicado. Esperava que você tivesse visto antes. Além disso, o cubo tem as animações e você disse que não.

falei só não detalhei; ''aqui ? acho que nenhum dos dois é animado, o ps2 só tem folhas nas arvores nesse trecho'',
subentende-se assim que as arvores árvores anteriores são apenas troncos sem folhas e que portanto não podem balançar.

mas para confirmar de vez: não há física de balanço mesmo nos poucos trechos com folhas na versão PS2, após o portão no trecho em que mostrei, acho que o cube não mexe mais de ali em diante, mas só acho, só não montei o wii aqui na TV para confirmar pois o console complicadinho para montar, devido ao monte de fios.
 
Topo Fundo