O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


JOGOS QUE EXPLORARAM OS LIMITES DO PLAYSTATION 1

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Esse San Francisco Rush do N64 roda meio arrastado não?
San Francisco Rush 2049 do N64 roda entre 20 e 30 fps
o do Dreamcast/XBOX/PC (os 3 são exatamente a mesma versão) rodam a 60 FPS , ou seja é entre o dobro e o trilo de desempenho.
Alem disso o do N64 roda na metade da resolução tambem, 240p, enquanto o do dream/xbox roda a 480 , e o do PC 800x600
O do Dreamcast/XBOX/PC tem 24 faixas de audio, o do N64 apenas 12
ETC...


mas por favor IGNOREM os flamers/istas , esses caras não tem vida
 
Ultima Edição:

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Uma história bacana de explorar bem os limites do PSX foi com a série Resident Evil.
Quando a equipe responsável pelo desenvolvimento do primeiro game começou a trabalhar, eles tinham como objetivo fazer o jogo todo em 3D mas por limitação de conhecimento/tempo eles não conseguiram e por isso usaram os cenários pré-renderizados. Mais tarde, a mesma equipe fez Dino Crisis, Resident Evil Gun Survivor todo em 3D.
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Monsters Inc (eu havia postado esse jogo na thread sobre N64 onde disseram que o PS1 não rodaria SM64)
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Sim, eu joguei bastante PS1 na casa dos meus primos quando a família ia visitar meus tios pois não tinha nada melhor pra fazer lol, mas sem zoa, eu me divertia, mas pra quem já estava acostumado com outro patamar gráfico como eu ficava difícil achar bom aqueles gráficos de gelatina.



No caso o seu outro patamar era os games de N64?

Entendo meu caro, entendo...
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.602
Pontos
453
Sim, eu joguei bastante PS1 na casa dos meus primos quando a família ia visitar meus tios pois não tinha nada melhor pra fazer lol, mas sem zoa, eu me divertia, mas pra quem já estava acostumado com outro patamar gráfico como eu ficava difícil achar bom aqueles gráficos de gelatina.

Lol Efeito Gelatina XD , isso ai se chama polygon jitter



A causa disso são 2 problemas

- Deformação da textura . O PS1 não possuía muita capacidade de texturização, como correção de perspectiva. Facilmente visto quando se olha para uma linha "reta" em uma textura que não era reta. Os pisos são o lugar perfeito para ver isso. Jogos de corrida sofrem muito com isso.

- Tremulação de polígono . O PS1 não teve rasterização de subpixel, o que significa que os vértices foram "encaixados" na grade de pixels. O Nintendo DS sofre o mesmo problema e tem exatamente o mesmo artefato (apesar de ter antialising), facilmente visto em uma cena estática com uma malha que está "respirando" ou animando lentamente. Confira os remakes de FF3 e FF4 do NDS durante as cenas.

O PS1 não tinha um buffer Z, mas não era a causa principal dos dois artefatos acima. O Crash Bandicoot 2 e 3 implementou buffers Z de software usando algoritimos de compressão em áreas especiais, mas os jogos ainda sofrem com os dois problemas acima.

Existem emuladores avançados que corrigem isso são bem pesados e requerem uma boa CPU, bom tem um patch agora também que ao menos removem o ditchering dos jogos, acho que pode impactar o frame rate de alguns jogos



PSX_Dith_RidgeSM1-dith.png
PSX_Dith_RidgeSM1-none.png
 


Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.291
Reações
2.445
Pontos
453
Joguei muito PlayStation 1, ficava admirado com as cgs do final fantasy 7, 8 e 9, os vídeos eram um charme.
Gráficos eu gostava bastante na época, achava realista, quando pegava um need for speed ou gran turismo pra jogar, eu ficava bem admirado, hoje envelheceu bastante, mas tem jogos bem jogáveis ainda.
Esses dias emulei Twisted metal 2 no wiisxr e relembrei a infância, jogava todo dia quase quando criança.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.828
Pontos
803
Monsters Inc (eu havia postado esse jogo na thread sobre N64 onde disseram que o PS1 não rodaria SM64)

1- olha, não sendo fanboy buscando ser cientifico aqui posso quase afirmar que não rodaria, lógico sempre há a possibilidade de um trabalho complexo como o RE2 lá, mas em situação normal não e isso se deve a diferenças de hardware, o cartucho apesar de ter menor espaço transfere mais de 100x mais rápido que o cd, não sou expert mais sei que o leitor ler uma seção do disco que é armazenada na ram o processador puxa da ram para vram e o jogo aparece, num sistema que não precisa fazer essa leitura os devs podem encher e esvaziar a ram mais rapidamente isso cria agilidade, meio que unificando tudo.

2- os ''clones'' de Mario 64 no play 1 não chega a ser clones, os verdadeiros clones de mario são os próprios jogos visto no N64, assim como GC muitos jogos na verdade são o mesmo mudando skin e temática. primeira ou terceira pessoa, quando vc ver um Dolnad duck do ps1 da para ver que aquilo é um crash bandicoot clone quando vc ver a maioria dos jogos do N64 da para ver que aquilo é ''Mario''.

3- os jogos de play 1 mais próximo dos exclusivos do N64 são aquele multis com base mais ou menos no N64 e exclusivos como crash 3, mas ele meio que não conta por ser muito linear, Gex Enter the geko, Tomb raider e Soul reaver, é mais fácil comparar Tomb raider com Mario 64 e Conker do que com Spyro e Monster inc por exemplo.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
Monsters Inc (eu havia postado esse jogo na thread sobre N64 onde disseram que o PS1 não rodaria SM64)


Fui eu que disse isso lá. E isso aí não chega nem perto. Eu também disse lá que um Mario 64 no PS1 teria várias concessões e fases desenhadas para lidar com as limitações do console para jogos do estilo e enganar o máximo possível e é isso aí que esse joguinho está fazendo, mais uma vez com mundos significativamente menores, mostrando menos coisas ao menos tempo e com bem menos variações de terreno, lembrando que Mario 64 não é só a primeira fase, como parece que voces pensam que é.

Daqui a pouco tão dizendo que o PS1 rodaria Zelda também, já tõ até vendo.

*obs. não quero desvirtuar o tópico, não pretendo dar continuidade a conversa.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.828
Pontos
803
Daqui a pouco tão dizendo que o PS1 rodaria Zelda também, já tõ até vendo.

roda coisa melhor, no caso o soul reaver que é o rival dele segundo os próprios produtores.
resolução, texturas, frame rate, cenário, iluminação, som, pode escolher a categoria que for.

105934
 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
roda coisa melhor, no caso o soul reaver que é o rival dele segundo os próprios produtores.
resolução, texturas, frame rate, cenário, iluminação, som, pode escolher a categoria que for.

Visualizar anexo 105934

Acabou de dizer que também acha que não roda Mario e vem com essa? Não me enganou não. :kcreu
Soul Reaver é muito diferente de Zelda, e também tem muito fog, que não é escolha artística, pois se fosse, manteriam ele no Dreamcast e PC.

Quando se fala desses jogos de plataforma, a referencia é o tamanho dos cenários, nem precisa entrar em outros aspectos, é óbvio que o resto o PS1 faz.

Agora sim, parei.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.602
Pontos
453
Pessoal falando bobagem de draw distance sendo que Terracon e Spyro rodam lisos e tem as maiores draw distance da geração LOL

WLzPrE.gif

Obvio em vez de fog ou fade in eles usaram LOD, usando texturas flat conforme voce vai se aproximando a segunda camada de textura vai aparecendo olha que ótimo video explicando isso



Esse Terracon deve ter usado a mesma técnica

Eu particurlamente acho os campos de Termina bem vastos com muitos mais objetos no cenário só observar o tamanho do Link em relação ao cenário.

 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.732
Pontos
1.299
Obvio em vez de fog ou fade in eles usaram LOD, usando texturas flat conforme voce vai se aproximando a segunda camada de textura vai aparecendo olha que ótimo video explicando isso



Esse Terracon deve ter usado a mesma técnica

Eu particurlamente acho os campos de Termina bem vastos com muitos mais objetos no cenário só observar o tamanho do Link em relação ao cenário.



Sim só esqueceu de dizer que tem um cartucho de expansão de RAM tornando tudo mais fácil...além do mais Spyro e Terracon rodam a taxas de frames muuuito mais suaves, Terracon então usa e abusa de efeitos de partículas, blur, distorção, vegetação detalhada, água animada o jogo foi tão elogiado que chegou a ser chamado de versão low resolution de Halo pela IGN..

A Sony teve algumas surpresas para os proprietários de PlayStation na E3 deste ano. Muitos deles foram preteridos em jogos de PS2 chamativos (até jogos de alto nível como Driver 2 e Fear Effect: Retro Helix apenas traçaram linhas curtas), mas quando esses jogos chegam ao mercado e começam a brigar em igualdade de condições, nós espera que os consumidores lhes dêem uma chance - com jogos inovadores como o New Groove do The Emperor e ótimos jogos como o Driver 2 de 2000 está se tornando o melhor ano do PSX até agora.


Portanto, não foi nenhum choque ver que a Sony tinha alguns títulos alinhados que eram completamente desconhecidos e, no entanto, impressionantes no antigo sistema de burros de carga. Talvez o principal desses títulos seja um jogo misterioso chamado Terracon , um jogo de ação em 3D com jogabilidade rápida e ótimos efeitos. Infelizmente, não sabemos muito sobre esse jogo no momento (o título não faz parte do kit de imprensa da Sony), mas parece fantástico e tem bastante pop na jogabilidade.

Pelo que concluímos, o jogo se passa em um mundo holográfico de computadores que parece realista, mas pode ser aprimorado pela jogabilidade. Modelos de estrutura de arame de objetos transformados em edifícios totalmente projetados (sem falhas, mas renderizando e diminuindo conforme você assistia). Também parecia haver armas que fazem coisas interessantes, como uma que deixou os objetos na tela repentinamente planos, e o personagem poderia contorná-los (no entanto, o representante com quem conversamos descreveu isso como uma trapaça em vez de uma adição proposital ao jogo, então, resta saber se essa ideia realmente se torna parte da jogabilidade).

Apesar do jogo parecer ambientado em um computador, o mundo é surpreendentemente real. Parece uma versão em baixa resolução do mundo de Halo, com vales e montanhas verdes - pense no Vigilante 8, mas com uma perspectiva mais profunda. Veículos inimigos chegaram a uma distância respeitável, assim como prédios e objetos alienígenas. Há também um belo borrão de movimento nos cinemas em tempo real. Uma das coisas que é imediatamente aparente sobre o jogo são os quilômetros de distância alcançada. Você pode ver montanhas distantes ao longe, e o jogo consegue isso removendo as texturas à medida que os recursos retrocedem. Como sempre dissemos, explorar um mundo é muito mais fácil se você puder vê-lo.

A jogabilidade é pura ação de balas, pois um personagem alienígena explora este mundo a pé com mega armas. Também parecia que o personagem tinha algum tipo de apoio no solo, como pontes foram construídas enquanto o personagem explorava o ambiente e havia um dropship no qual ele desceu. Mas no jogo, o que vimos é carnificina pura. As armas do personagem disparam cinco ou seis parafusos de cada vez, brilhando com fosforescência típica da Sony Europa, e esse poder de fogo será necessário contra os enormes tanques e carros do jogo.

Seremos um pouco menos vagos sobre esse jogo assim que conseguirmos a história direta da Sony, mas se a ação continuar no jogo final (e principalmente se a equipe de design implementar os recursos de jogabilidade bizarros que vimos) , esse deve ser um dos grandes estrondos finais do PlayStation.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.828
Pontos
803
motion blur e depth of field: fake ou não, num jogo de quinta geração só no playstation :kvergonha
terracon, vagrant story e front mission, tais efeitos só foram vistos para valer na sexta geração , o próprio Dreamcast tem poucos games que usam isso, então são efeitos tardios, por isso tem gente que insiste que Vagrant story se passar (guardando as devidas proporções) por jogo de ps2 e as vezes não sabe o porque, é por conta desses efeitos de quadro.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.732
Pontos
1.299
San Francisco Rush 2049 do N64 roda entre 20 e 30 fps
o do Dreamcast/XBOX/PC (os 3 são exatamente a mesma versão) rodam a 60 FPS , ou seja é entre o dobro e o trilo de desempenho.
Alem disso o do N64 roda na metade da resolução tambem, 240p, enquanto o do dream/xbox roda a 480 , e o do PC 800x600
O do Dreamcast/XBOX/PC tem 24 faixas de audio, o do N64 apenas 12
ETC...


mas por favor IGNOREM os flamers/istas , esses caras não tem vida

É impressão minha ou o Rollcage do PS1 é praticamente pau a pau com a versão PC, o game roda tão fluído que parece rodar a 60 frames com efeitos de partículas a rodo, uma put* draw distance sem pop up e ótimas texturas, enfim coisa que em games de corrida da época só se via no Playstation.



 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Fui eu que disse isso lá. E isso aí não chega nem perto. Eu também disse lá que um Mario 64 no PS1 teria várias concessões e fases desenhadas para lidar com as limitações do console para jogos do estilo e enganar o máximo possível e é isso aí que esse joguinho está fazendo, mais uma vez com mundos significativamente menores, mostrando menos coisas ao menos tempo e com bem menos variações de terreno, lembrando que Mario 64 não é só a primeira fase, como parece que voces pensam que é.

Daqui a pouco tão dizendo que o PS1 rodaria Zelda também, já tõ até vendo.
Minha intenção era apenas mostrar que o PS1 tinha jogos no mesmo estilo com gráficos decentes (sim, eu acabei de jogar ambos os jogos nesse exato momento e Monsters Inc tem texturas e modelos superiores). Eu não disse que o jogo em si se comparava ao M64 como um todo.
Mario 64 rodou no NDS, provavelmente uma conversão para o PS1 ficaria parecida com aquilo.


E não, o PS1 não tem nada que chegue perto dos Zelda (já joguei e terminai Ocarina of Time).

*obs. não quero desvirtuar o tópico, não pretendo dar continuidade a conversa.
Ok.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.342
Pontos
704
Aí o cidadão cria um tópico pra falar dos jogos que "exploraram os limites do Playstation" e eu entro achando que ía ver jogos realmente com gráficos TOP, e me deparo logo de cara com Soul Reaver (o jogo conhecido por ter paredes feitas de gelatinas vivas) e, sabendo do limite gráfico parco do PS1, começa a colocar jogos com gráficos PÉSSIMOS como exemplo SÓ PORQUE RODAM A 60 FPS, COISA QUE FICAVA TOTALMENTE EM ESCANTEIO EM COMPARATIVOS GRÁFICOS NAS CONVERSAS RAÍZES NUMA RODA DE AMIGOS.

E o ser superior, ao invés de postar exemplos que ele considera mais adequados, vem flamear.

Até o jeito de escrever é igualzinho, os Caps Lock aleatórios no meio do texto...

Ninguém tá percebendo que é você, guerreiro.
 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Monsters Inc (eu havia postado esse jogo na thread sobre N64 onde disseram que o PS1 não rodaria SM64)


Na boa,esse jogo é horroroso,típico jogo de fim de geração para ganhar uns trocados a mais,tem exemplos melhores por aí.
 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
outro entrave é que o PS1 precisa gastar muitos poligonos para criar cenários longos, enquanto o N64 pode fazer poucos porém gigantescos triangulos, então gastando uma fração do poder é possível fazer um cenário grande. é tenso replicar isso.

A sensação que tenho é justamente essa. Mario 64 é simplório. Me lembro quando jogava Ocarina of Time em 1999 e dava uma parada pra jogar outra coisa e metia o Mario lá. Era um choque. É sim tudo muito quadrado, borrado e chapado.

Mas o escopo das coisas é muito diferenciado pra época. De ir pra qualquer canto de qualquer fase e visualizar tudo, sem nada aparecendo e sumindo conforme você se move. Os exemplos dados não dão a mesma sensação não, honestamente. Tem bom draw distance e tecnicamente são bem melhores, mas de fato parece que o 64 é simplesmente mais adequado pra esse tipo de jogo.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.342
Pontos
704
Com exceção dos Mortal Kombat, curiosamente todos os jogos publicados pela Midway para o PS são uma bela de uma b*sta, por curiosidade eles eram praticamente uma second house da Nintendo, inclusive, até propaganda do Ultra 64 tinha no Cruins USA :kpensa:kpensa:kpensa
Aí você tá viajando tanto quanto o Warrior of Light Broomhelga. A série inteira é exclusividade dos consoles da Nintendo, não tem nenhuma surpresa em ter referências a empresa nos jogos.

https://gamefaqs.gamespot.com/company/8860-midway?platform=78&year=0&region=1&devpub=0

A Midway publicou uns 40 jogos para o PS1 e teve várias coisas legais no meio. Só em uma primeira olhada dá pra citar Pandemonium, Gex, Ready 2 Rumble e Jackie Chan.
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
Da pra desmistificar o Terracon, o jogo é um grande terreno vazio com algumas elevações e alguns objetos, o truque é que ele desliga as texturas a certa distância, o que alivia o processamento, e ainda sim existem pop ups com polígonos e texturas sendo contruidas e surgindo a poucos metros.

Não se compara a um Mario 64 ou Banjo Kazooie que tem construções enormes, geometrias complexas, com cenários verticais gigantescos, castelos..., isso pq o PSX não consegue criar poligonos gigantes como o N64 faz, sem falar que o N64 consegue manter as texturas mesmo de grandes distâncias.
 
Topo Fundo