O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


JOGOS QUE EXPLORARAM OS LIMITES DO PLAYSTATION 1

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Há quem considere Fear Effect como Cel Shading. Como se um visual tentando ser cartunesco fosse suficiente.
O monstrinho de 1994 deu seus pulos:



os Fear Effect muitos reviews gringos falam que é cel shaded, até em listas como a da wikipedia eles estão lá como "jogos cel shaded"

..... mas pesquisando mais a fundo na técnica em sí, vi que muita gente não considera pois a técnica usada não é exatamente igual o que jogos como Sheep, Dog 'n' Wolf e Slap Happy Rhythm Busters fazem...

esse Simpsons Wrestling sempre fiquei na dúvida também se é ou não é ... até hoje não tenho certeza, tem vários reviews que falam que é, como o da GameSpot:
"It's exactly that kind of amusement and faithfulness to character that ultimately makes The Simpsons Wrestling worth playing, provided you're a fan of the series. Thanks to a cel-shading technique that enables shaded polygons to emulate line-drawn art, Bart, Lisa, Apu, and the rest of the Simpsons' cast are reproduced authentically."

nunca pesquisei mais a fundo pra saber pois o jogo é meia boca... pode ser que seja na mesma linha dos Fear Effect (técnica que simula), mas se for, então já são 3 jogos de PS1 cel-shaded

.
 
Ultima Edição:

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.570
Pontos
453
Eu achava que a técnica real mesmo veio só com Jet Set Radio, para mim tudo que tem linhas de contorno que aparecem mesmo mudando o angulo era cel shaded

Esse de luta muito obscuro também usou



A lista da wikipedia considera a engine do Mega Man Legends como cel shaded mas nao tem linhas de contorno parece texturas com cores solidas igual o jogo da Dr Slump e do Hotuko no Ken
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.318
Reações
63.273
Pontos
903
Não sei se já mencionaram,
mas sempre achei o Rival Schools um dos melhores gráficos e jogos de luta do PSOne:

37485-Rival-Schools-Evolution-U-1.jpg
1181242156247.png


tumblr_naadtq0KGE1sibomdo1_400.gif
tumblr_omr4yyhTJG1s6ufhfo1_500.gifv



 


Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.295
Pontos
704
Achei isso aqui, sobre o Fear Effect: The games use an impressive fake cel-shading technique - instead of using real time lighting for the cel-shading, the developers textured the character models to look like they were cel-shaded, then applied basic flat lighting to achieve the full cartoon-like look. True real time cel-shading would not arrive until the Sega Dreamcast, most likely due to a lack of hardware power in the fifth-generation consoles or a lack of precedent in programming cel-shading effects.

Não entendo nada de programação, então não sei até onde é verdadeira essa afirmação.

Quanto ao Sheep Raider, acho que vale citar também o Bugs Bunny: Lost in Time, que foi feito pela mesma equipe e adota um estilo cartunesco parecido.



O jogo é legal, o duro dele é a câmera. Era muito fácil perder uns pulos por conta dela.
 
Ultima Edição:

Guyver

Bam-bam-bam
Mensagens
2.586
Reações
5.075
Pontos
288
essa câmera nos ombros no Silent Hill realmente deixava o jogo mais impactante e tenso, e parece mais bem feito assim do que com a câmera inicial , e pior que muita gente nem sabe que da pra jogar com essa camera



.



Eu sou um dos que não sabiam disso. :eek:
 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
Fiz uma pesquisa rápida sobre o que realmente é cel shading aqui e é incrível o quanto de confusão e gente confusa há sobre o tema. Até listas de melhores jogos cel shading sem jogos verdadeiramente cel shading tem. rsrs.

O Sheep Raider de PC tem uma abordagem muito mais parecida com Jet Set Radio e jogos da sexta geração, suponho que seja o efeito real, ao passo que o PS1 apenas simula para representar os personagens cartunizados em um efeito mais semelhante aos personagens de Alone in the Dark 1 e 2 e Doctor Hauzer, mas que funciona bem.

 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Eu acho essa disputa semântica de o que é cell shade besteira, a grosso modo cel shade tenta simular um desenho animado usando texturas num jogo poligonal, Ora como diria o verdadeiro heroi de Matrix

Se tais técnicas usadas em Sheep Riders e por que não Fear Effect conseguem imitar tão bem o cel shade real, logo tal técnica é tão cel shade quanto o cel shade, podendo até mesmo ser chamada de cel shade.
 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
@Sega&AMD
Assim pode-se relativizar tudo, como as sombras areia do do Mega, efeitos de luz simulados, etc.
O interessante de comentar videogames antigos é justamente observar como utilizavam os recursos limitados de aparelhos arcaicos para criar a ilusão necessária para aumentar a imersão do jogador.

Hoje em dia não há mais tanta criatividade e improviso, e com tanto poder disponível, na maioria das vezes eles não são necessários. E só baixar a resolução...
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
E esse aqui, aparentemente foi feito no motor gráfico do croc:



Tem cenários grandes e um bom draw distance, fora a geometria muito mais elaborada que a maioria do que é visto no n64.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Ryo esquece essa questão de cenários grandes etc etc

Algo tipo isso aqui,tamanho,mecânicas e tal




Tu só vai encontrar aqui (isso já na sexta geração) no play 1 o mais próximo é o sheep riders. que para mim funciona mais como um meio termo, mas não deixa de ser uma conquista do playstation.




vou por esse evil twin na lista, que jogo ! um dos melhores do Dreamcast em todos os campos.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.243
Reações
175.652
Pontos
2.234
Eu acho essa disputa semântica de o que é cell shade besteira, a grosso modo cel shade tenta simular um desenho animado usando texturas num jogo poligonal, Ora como diria o verdadeiro heroi de Matrix

Se tais técnicas usadas em Sheep Riders e por que não Fear Effect conseguem imitar tão bem o cel shade real, logo tal técnica é tão cel shade quanto o cel shade, podendo até mesmo ser chamada de cel shade.

Negativo. A definição é técnica. Se existe uma definição técnica não interessa se existe um quebra-galho simulado.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.295
Pontos
704
Terem simulado um efeito que o console não suportava já é impressionante por si só. Não precisa forçar a barra.

A impressão que tenho daqui as vezes é que tem gente que é tao afobada e quer particuiar tanto das discussões que parece que nem lê o que escreve antes de postar.

O cara vai falar de um jogo de Dreamcast (em um tópico sobre PS1) e posta um longplay da versão de PS2, hahaha.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.243
Reações
175.652
Pontos
2.234
Terem simulado um efeito que o console não suportava já é impressionante por si só. Não precisa forçar a barra.

A impressão que tenho daqui as vezes é que tem gente que é tao afobada e quer particuiar tanto das discussões que parece que nem lê o que escreve antes de postar.

O cara vai falar de um jogo de Dreamcast (em um tópico sobre PS1) e posta um longplay da versão de PS2, hahaha.

Tem gente que ou tá dormindo ou tá falhando. Normal.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
O cara vai falar de um jogo de Dreamcast (em um tópico sobre PS1) e posta um longplay da versão de PS2, hahaha.

eu sei que o gameplay é de ps2 não precisa ser tão purista, só postei pois há uma disputa (nem sei quem começou isso) sobre tamanho de cenários, escopo dos jogos e mecânicas, o Ryo postou um jogo aí acima e citou o N64, tudo bem, de boa eu fiquei encucado com isso e procurei no PS1 um clone do escopo de banjo, e não tem 2400 jogos e não há 1, claro sempre há aquele que pega alí um Spyro e diz que é a mesma coisas...

fui para geração seguinte e mesmo no Dreamcast é dificil de achar, então achei Evil twin DC/PS2. esse é IMO o primeiro sucessor real dos plataformers apresentados pelo N64.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Off topic, mas só para comentar que quem curte Cel shading, é possível jogar os games antigos usando este tipo de visual com shaders de emuladores.
Ov6pgEn.png

lFTsCrQ.png


Exemplos do Playstation, mas pode ser qualquer console.
Tem um ou outro defeito colateral, mas no geral funcionam bem, especialmente em jogos já "cartunescos".
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
Achei isso aqui, sobre o Fear Effect: The games use an impressive fake cel-shading technique - instead of using real time lighting for the cel-shading, the developers textured the character models to look like they were cel-shaded, then applied basic flat lighting to achieve the full cartoon-like look. True real time cel-shading would not arrive until the Sega Dreamcast, most likely due to a lack of hardware power in the fifth-generation consoles or a lack of precedent in programming cel-shading effects.

Não entendo nada de programação, então não sei até onde é verdadeira essa afirmação.

Quanto ao Sheep Raider, acho que vale citar também o Bugs Bunny: Lost in Time, que foi feito pela mesma equipe e adota um estilo cartunesco parecido.

É justamente isso que penso, somente a partir do Dreamcast que os consoles tinham recursos suficientes pra fazer true cel-shading, os consoles da quinta geração apenas simulavam com texturas imitando o efeito, ficava parecido mas não era verdadeiramente cel-shading.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.891
Reações
11.974
Pontos
753
Jogo muito avançado esse Toy story 2 sem duvidas pode estar ao lado de Spyro, além de ser mais top que a versão N64.

To começando a ficar balançado com estória de z buffer, acho que encontrei o elo perdido entre o play 1 e o N64, trata-se de um jogo tardio de 2001 e muito avançado quase um desenho animado só não sei se é divertido como jogo. as mecânicas são as mesma vistas nos games da concorrência.


Minha cabeça explodiu quando joguei esse game lá em 2000 e pouco. Cada puzzle resolvido era um sorriso no rosto.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.570
Pontos
453
É justamente isso que penso, somente a partir do Dreamcast que os consoles tinham recursos suficientes pra fazer true cel-shading, os consoles da quinta geração apenas simulavam com texturas imitando o efeito, ficava parecido mas não era verdadeiramente cel-shading.

Então o verdadeiro cell shading tem uma espécie de sombreamento do personagem de acordo com a ilumiunação do cenário



Para mim esse foi o primeiro game que usou de verdade o recurso, agora fiquei encucado se os jogos de Nintendo DS tem realmente capacidade de shaders ou é essa mesma técnica do PS1



Foi uma técnica inteligente no PS1 mas seria a mesma coisa que dizer que um sprite pré renderizado é 3D

Acho que ao invéz de ficar nesse esforço de tentar achar um jogo de 64 no PS1 postem outras técnicas interessantes, ninguém reparou os detalhes de particulas e explosões do Toy Story 2 muito mais realistas que a alegoria colorida do Terracon, são sutis porém convincentes:



Podem reparar quando os drills furam a madeira na parte da garagem do primeiro level, algo que observei e chamou minha atenção.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
É justamente isso que penso, somente a partir do Dreamcast que os consoles tinham recursos suficientes pra fazer true cel-shading, os consoles da quinta geração apenas simulavam com texturas imitando o efeito, ficava parecido mas não era verdadeiramente cel-shading.
No Simpsons os personagens têm contornos. Ali foi algo mais complexo que usar textura com cara de desenho.
408651-the-simpsons-wrestling-playstation-screenshot-second-round.jpeg
408648-the-simpsons-wrestling-playstation-screenshot-homer-wins.jpeg
408652-the-simpsons-wrestling-playstation-screenshot-third-round.jpeg
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Ryo esquece essa questão de cenários grandes etc etc

Algo tipo isso aqui,tamanho,mecânicas e tal




Tu só vai encontrar aqui (isso já na sexta geração) no play 1 o mais próximo é o sheep riders. que para mim funciona mais como um meio termo, mas não deixa de ser uma conquista do playstation.




vou por esse evil twin na lista, que jogo ! um dos melhores do Dreamcast em todos os campos.

Minha última contribuição nesta questão de cenários grandes no ps1, pelo menos até aparecer algum game ultra obscuro coreano ou sei lá.
Mais um Disney no fim do ciclo do aparelho, tem versão para PS2 também.




Aqui um long play do game, que tem até umas corridas de um tipo de skate voador para variar a jogabilidade:

 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
No Simpsons os personagens têm contornos. Ali foi algo mais complexo que usar textura com cara de desenho.
408651-the-simpsons-wrestling-playstation-screenshot-second-round.jpeg
408648-the-simpsons-wrestling-playstation-screenshot-homer-wins.jpeg
408652-the-simpsons-wrestling-playstation-screenshot-third-round.jpeg

Mas vc pode perceber que ele não tem o sombreamento em tempo real, que é justamente o que define o cel-shading, a parte do "shadding", cel-shading significaria mais ou menos algo como "sombreamento cartunesco" digamos assim.

So ver no video do Jet Set Radio, o sombreamento do personagem muda de acordo com a posição dele e da iluminação ao redor, sombreamento cartunesco em tempo real, ja nos jogos cartunescos da quinta geração a sombra é estática na textura e não muda com o posicionamento.

maxresdefault.jpg
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
sempre há aquele que pega alí um Spyro e diz que é a mesma coisas...
É a mesma coisa. Pra falar a verdade, entre Spyro e Banjo/Conker, não sou capaz de dizer qual é melhor. A diferença, se existe, é muito pequena. E com certeza ambos são melhores tecnicamente que Mario 64. Cada vez mais me convenço de que o tal z-buffer não ajudou tanto assim o N64, por que os jogos do PS1 parecem ser capazes de fazer a mesma coisa sem ter o recurso. Não sei como fizeram, se implementaram via software, mas parece que os desenvolvedores de jogos de PS1 deram um jeito.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Fiz uma pesquisa rápida sobre o que realmente é cel shading aqui e é incrível o quanto de confusão e gente confusa há sobre o tema. Até listas de melhores jogos cel shading sem jogos verdadeiramente cel shading tem. rsrs.

O Sheep Raider de PC tem uma abordagem muito mais parecida com Jet Set Radio e jogos da sexta geração, suponho que seja o efeito real, ao passo que o PS1 apenas simula para representar os personagens cartunizados em um efeito mais semelhante aos personagens de Alone in the Dark 1 e 2 e Doctor Hauzer, mas que funciona bem.


Não

o Sheep Rider do PS1 é exatamente a mesma técnica que o do PC

assim como o Slap Happy Rhythm Busters

esses dois é 100% certeza que são cel shaded


Achei isso aqui, sobre o Fear Effect: The games use an impressive fake cel-shading technique - instead of using real time lighting for the cel-shading, the developers textured the character models to look like they were cel-shaded, then applied basic flat lighting to achieve the full cartoon-like look. True real time cel-shading would not arrive until the Sega Dreamcast, most likely due to a lack of hardware power in the fifth-generation consoles or a lack of precedent in programming cel-shading effects

o cara que escreveu isso acertou sobre os Fear Effect, mas errou em falar que só no Jet Set Radio apareceu, sendo que o Slap Happy Rhythm Busters foi lançado simultaneamente no PS1 (alem do Sheep Rider já citado, ambos cel-shaded)
.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.570
Pontos
453
É a mesma coisa. Pra falar a verdade, entre Spyro e Banjo/Conker, não sou capaz de dizer qual é melhor. A diferença, se existe, é muito pequena. E com certeza ambos são melhores tecnicamente que Mario 64. Cada vez mais me convenço de que o tal z-buffer não ajudou tanto assim o N64, por que os jogos do PS1 parecem ser capazes de fazer a mesma coisa sem ter o recurso. Não sei como fizeram, se implementaram via software, mas parece que os desenvolvedores de jogos de PS1 deram um jeito.

Eu discordo o Z buffer era essencial para dar escalas em tamanhos mas condizentes com a realidade nos jogos, graças a ele voce tem os mundos enormes do Banjo tanto o primeiro como o segundo, Spyro não chega tecnicamente no mesmo level tanto nas estruturas como no gameplay , o ponto mais fraco é a perspectiva das coisas , a simetria como posso colocar de palavras mais simples aqui é uma matemática de ponto fixo (basicamente como os egípcios fizeram antigamente, multiplicam primeiro um número fixo, depois fazem seus cálculos (matrizes) e depois dividem o resultado pelo mesmo número fixo),



As geometrias dos jogos do N64 eram exatas matemáticamente o Z Buffer ajudou a entender como os polígonos não apareciam na frente um do outro de maneira aparentemente aleatória e náo é apenas isso ,renderização corrigida em perspectiva de texturas / polígonos. Precisão alta o suficiente para vetores de câmera. (local e destino / direção) etc.



Consegue mostrar alguma parte do Spyro que faça algo parecido?



Ou isso ?
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
Não

o Sheep Rider do PS1 é exatamente a mesma técnica que o do PC

assim como o Slap Happy Rhythm Busters

esses dois é 100% certeza que são cel shaded



o cara que escreveu isso acertou sobre os Fear Effect, mas errou em falar que só no Jet Set Radio apareceu, sendo que o Slap Happy Rhythm Busters foi lançado simultaneamente no PS1 (alem do Sheep Rider já citado, ambos cel-shaded)
.

Pois não parece hein..
E como eu disse, há muita confusão sobre isso na internet. Já vi até gente dizendo que Parappa the raper é cel shading.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Mas vc pode perceber que ele não tem o sombreamento em tempo real, que é justamente o que define o cel-shading, a parte do "shadding", cel-shading significaria mais ou menos algo como "sombreamento cartunesco" digamos assim.
Looney Tunes também não.

558913-looney-tunes-space-race-dreamcast-screenshot-racer-select.jpg
558918-looney-tunes-space-race-dreamcast-screenshot-shortly-before.jpg


De todo modo, sombreamento era um desafio para a quinta geração, com tão pouco processamento disponível, então ali era difícil esperar coisas renderizadas em tempo real. O ponto que quis deixar é que nos personagens de Simpsons há contornos para realçar a sensação de desenho, não foi apenas questão de texturas.
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Se cel shaded é sombreamento então cel shaded é a mesma coisa que iluminação dinâmica, que imagino que funciona igual em qualquer objeto poligonal, tenha ele textura lisa de desenho ou não. E, nesse caso, realmente não acho que algo daquela geração tenha feito, vide que deve necessitar muito processamento calcular direções de luz e calcular multiplas sombras (sombreamento) em tempo real. Acho que até na geração PS2 só se via em jogos mais tecnicamente apurados.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Usar ou não um contorno preto NÃO define se é cel shaded ou não, isso é apenas uma escolha de usar ou não contorno:

"The cel-shading process starts with a typical 3D model. Where cel-shading differs from conventional rendering is in its non-photorealistic illumination model. Conventional (smooth) lighting values are calculated for each pixel and then quantized to a small number of discrete shades to create the characteristic flat look – where the shadows and highlights appear as blocks of color rather than being mixed smoothly.

Black "ink" outlines and contour lines can be created using a variety of methods. One popular method is to first render a black outline, slightly larger than the object itself.Backface culling is inverted and the back-facing triangles are drawn in black. To dilate the silhouette, these back-faces may be drawn in wireframe multiple times with slight changes in translation. Alternatively, back-faces may be rendered solid-filled, with their vertices translated along their vertex normals in a vertex shader. After drawing the outline, back-face culling is set back to normal to draw the shading and optional textures of the object. Finally, the image is composited via Z-buffering, as the back-faces always lie deeper in the scene than the front-faces. The result is that the object is drawn with a black outline and interior contour lines. The term "cel-shading" is popularly used to refer to the application of this "ink" outlining process in animation and games, although
originally the term referred to the flat shading technique regardless of whether the outline was applied."

------------------------------

então, Sheep Dog n Wolf e Slap Happy Rhythm Busters são, fato

o Simpsons de luta livre ainda fico na duvida se é ou não....

os Fear Effect são bem similares, mas não são cel shaded real (apesar de achar o visual MELHOR que muito jogo que é)



agora meio off-topic, falando do Sheep Dog n Wolf , acabei de descobrir que pegaram a versão dublada do PC e colocaram no PS1 :kwow

esse dublagem é sensacional pois foi com os dubladores oficias dos desenhos animados mesmo




:klol:klol
 
Ultima Edição:
Topo Fundo