O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jogos retrôs que fizeram muito mais sucesso no Brasil do que no exterior

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.120
Reações
14.777
Pontos
503
Citem jogos retrôs que fizeram muito mais sucesso aqui no Brasil do que lá fora. Valem jogos até a sexta geração de consoles (PS2, Xbox, GameCube, Dreamcast, etc).

O primeiro que me vem em mente é o Top Gear. Até onde sei a franquia não chegou a fazer sucesso ou ser um jogo tão conhecido no exterior. Aqui já é o contrário. Quando o brasileiro faz uma roda de conversa pra falar sobre os clássicos do SNES, Top Gear quase sempre é mencionado.

86158

O motivo principal mais provável de ele ter feito muito mais sucesso aqui do que no exterior foi a pirataria que reinava no Brasil. Top Gear, pelo que li uma vez, era um jogo fácil de copiar, por isso acabava tendo muitos cartuchos piratas dele circulando por aí, além de ele sempre marcar presença naqueles com mais de um jogo.

Pra complementar, uma curiosidade sobre a popularidade do game tirada da página dele na Wikipedia:

"Durante o evento de música Video Games Live 2010 em São Paulo, o apresentador e organizador do evento Tommy Tallarico diz que nos cinco anos que ele traz o evento ao país, sempre recebeu pedidos da inclusão da performance orquestrada da trilha sonora do jogo no show e ficou surpreso da popularidade da franquia no país e que nunca tinha ouvido falar sobre o jogo no exterior."

E vocês, quais outros jogos conhecem que se encaixam no tópico?
 
Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.426
Reações
7.529
Pontos
453
Alguns que recordo receber mais atenção no Brasil são:

- Zillion (Master System, Seu anime chegou a ser exibido no país)

- Ayrton Senna's Super Monaco GP (Mega Drive)

- Jogos da série Wonder Boy (Master System, com exceção do I, IV e do Monster Lair, todos foram modificados e comercializados pela TecToy como jogos da Turma da Mônica)

- Gundam Wing: Endless Duel (Super Famicom) (No estrangeiro, ele costuma a ser mencionado como uma das pérolas do SNES, mas, pelo menos entre as pessoas que conheci, ele parecia ser um jogo bem popular)

- Yuyu Hakusho - Sunset Fighters (Mega Drive, aparentemente o Brasil é o único país ocidental que traduziu e comercializou o jogo. Como o anime era bastante famoso nos anos 90 graças a TV Manchete, isso não surpreende)

- Série Super Bomberman (SNES, você raramente verá esses jogos serem mencionados por estrangeiros ou aparecer em algum Top 10 do console, no entanto, eles eram super conhecidos em locadoras)
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
nos consoles

Alex Kid e praticamente tudo do MasterSystem

Yo Noid do nes


nos arcades:
... dependendo do que voce considera "lá fora", se for pensar em EUA, então teve um monte de jogos de beat n up e luta vs não foram tão famosos nos USA, mas qui no BR foram febre

jogos como Cadillacs & Dinossaurs nunca foram febre nos USA, era mais coisa de nicho, mas aqui no BR foi muito mais popular. Vários jogos de luta da SNK, etc

jogos de futebol obviamente, como SuperSidekicks 3 e Virtua Striker 2 (da model 3) muita gente jogava nos flipers, enquanto a parada lá nos USA era mais NBA Jam e NFL Blitz.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
sucesso sucesso mesmo acho que Alex Kidd, Top Gear, Sunset Riders, Cadillac & Dinossaurs, King of Fighters

esses jogos se tivessem feito o mesmo sucesso nos estados unidos nós iamos ver muitos mais youtubers e revistas comentando

cada região vai ter algum jogo que fez sucesso fora da curva
na Europa tem o Sensible Soccer que foi muito mais jogado do que os outros jogos de futebol da época
 


*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Não consigo mensurar sucesso no exterior. A gente tem no máximo uma impressão. Principalmente nos 8 bits que chegaram consideravelmente atrasados aqui.

Duvido que Jogos de Verão tenha feito o mesmo sucesso em outro país que não seja o Brasil. Tirando ele (e os "soccers"), o único que me ocorre é o Top Gear mesmo, que é idolatrado no Brasil (eu particularmente acho meia boca).

De resto, tudo já chegava com algum hype.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.491
Reações
10.778
Pontos
503
Pelo que eu sei o H.E.R.O. de Atari é mais querido no Brasil que nos EUA, em parte por ter sido lançado em pleno crash dos videogames por lá.
E tivemos algumas bizzarices na era MSX, onde um jogo do primeiro Gundam (Last Shooting) era vendido como...JASPION!
Além é claro dos jogos espanhóis que fizeram um considerável sucesso por aqui, como After The War, Game Over e Michel Futbol Master.
 
Ultima Edição:

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.120
Reações
14.777
Pontos
503
Posso estar errado, mas acho que o Rock n' Roll Racing também é bem mais famoso aqui do que na maioria dos outros países, ou pelo menos bem mais do que nos EUA. Já vi vídeo gringo falando que o jogo é daqueles bons, mas não tão conhecidos.

o único que me ocorre é o Top Gear mesmo, que é idolatrado no Brasil (eu particularmente acho meia boca).

Também sempre achei o jogo meia boca.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Duvido que Jogos de Verão tenha feito o mesmo sucesso em outro país que não seja o Brasil.
OPA bem lembrado nunca vi nada sobre esse jogo em canais gringos mas foi um grande clássico do mega e master pela tec tou
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.341
Pontos
704
Master System vendeu mais aqui que em qualquer outro lugar do mundo, coisa absurda. Mérito do grande trabalho da Tec Toy na época.

Um que era popular entre a galera que eu conhecia era Biker Mice From Mars, de SNES.
 
Ultima Edição:

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
nos consoles

Alex Kid e praticamente tudo do MasterSystem

Yo Noid do nes


nos arcades:
... dependendo do que voce considera "lá fora", se for pensar em EUA, então teve um monte de jogos de beat n up e luta vs não foram tão famosos nos USA, mas qui no BR foram febre

jogos como Cadillacs & Dinossaurs nunca foram febre nos USA, era mais coisa de nicho, mas aqui no BR foi muito mais popular. Vários jogos de luta da SNK, etc

jogos de futebol obviamente, como SuperSidekicks 3 e Virtua Striker 2 (da model 3) muita gente jogava nos flipers, enquanto a parada lá nos USA era mais NBA Jam e NFL Blitz.


Verdade. O sucesso que o Master fez aqui, não fez em mais nenhum outro lugar do mundo.. Talvez na Europa e olhe lá. Parabéns para a TecToy!!!

Com relação a YoNoid é bem por ai.
Na verdade ele é um port americano pra um jogo japonês chamado Kamen no Ninja Hanamaru, e como chegou aqui na febre dos VGs de 3º geração do começo dos anos 90 fez um imenso sucesso, algo que não se refletiu lá fora, sendo lançado já quando o SNES tava aterrisando nos EUA e já era uma realidade no Japão, que diga-se de passagem nem conheceu o game...
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.312
Pontos
1.619
Pelo que eu sei o H.E.R.O. de Atari é mais querido no Brasil que nos EUA, em parte por ter sido lançado em pleno crash dos videogames por lá.
E tivemos algumas bizzarices na era MSX, onde um jogo do primeiro Gundam (Last Shooting) era vendido como...JASPION!
Além é claro dos jogos espanhóis que fizeram um considerável sucesso por aqui, como After The War, Game Over e Michel Futbol Master.

Mas, Game Over 1 e 2 fizeram bastante sucesso na europa!




Em tempo! Se alguém achar o lnk de download desse artbook, avisem que eu quero na hora! São traços lindos e que me remetem a minha adolescência com o Speccy
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.441
Pontos
503
Rock N Roll Racing acredito que tenha feito mais sucesso aqui, pois ele foi fabricado bastante aqui pela Playtronic/Gradiente, parece que lá fora ele não foi muito produzido não... E é claro que os dois International Superstar Soccer também, principalmente o Deluxe, que nos EUA é considerado meio raro porque eles não eram muito ligados em futebol, e aqui ele foi muito jogado por ser o país do futebol.
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.257
Reações
12.114
Pontos
703
Na verdade, o sucesso de Top Gear foi na America Latina em geral e alguns países da Europa.

Tanto que ele foi lançado em 1992 e depois re-lançado pela Majesco junto com outros sucessos de SNES (Goof Troop, Megaman X, Star Wars e etc)
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Lembro de uma lista em que aparecia como segundo jogo mais vendido do Master no Brasil:

49381-california-games-sega-master-system-screenshot-title-screen.gif
370085-california-games-sega-master-system-screenshot-footbag.png
49383-california-games-sega-master-system-screenshot-ride-the-wave.gif
49388-california-games-sega-master-system-screenshot-skateboardin.gif


Eu também gostava bastante do game, como boa parte dos brasileiros, mas segundo mais vendido é surpreendente.
E por isso difícil imaginar que tenha ocorrido em outro lugar do planeta....
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Lembro de uma lista em que aparecia como segundo jogo mais vendido do Master no Brasil:

49381-california-games-sega-master-system-screenshot-title-screen.gif
370085-california-games-sega-master-system-screenshot-footbag.png
49383-california-games-sega-master-system-screenshot-ride-the-wave.gif
49388-california-games-sega-master-system-screenshot-skateboardin.gif


Eu também gostava bastante do game, como boa parte dos brasileiros, mas segundo mais vendido é surpreendente.
E por isso difícil imaginar que tenha ocorrido em outro lugar do planeta....

Mas ai é compreensível.
Jogos de Verão foi um jogo do lançamento do Master System, então quase todos os donos do console tinham o game. E como o console foi febre no pais, ele alavancou as vendas dessa primeira leva de games. Contando o número absurdos de console vendidos pela TecToy não é de se estranhar não.



Esses ports nem chegaram a ser vendidos fora do BR né?
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.279
Reações
5.435
Pontos
453
Parece que o Top Gear dos gringos é o Out Run.

O Top Gear, além da versão do SNES tem a versão do N64, foi o primeiro jogo que joguei no N64. Joguei muito. Um dia fui ver uma lista de notáveis jogos de corrida de N64 em um site gringo e eles nem citaram o Top Gear, é como se não existisse pra eles.

O sucesso do Top Gear aqui chegou a níveis absurdos.






Hahaha, essa segunda eu não conhecia, mas a primeira ficou melhor.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Vi aqui que o Alex Kidd não vinha na memória do master nos EUA como veio no br
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Jogos de Verão foi um jogo do lançamento do Master System, então quase todos os donos do console tinham o game. E como o console foi febre no pais, ele alavancou as vendas dessa primeira leva de games. Contando o número absurdos de console vendidos pela TecToy não é de se estranhar não.
Por aqui um jogo "multi", presente em várias plataformas, virou um surpreendente "campeão de vendas" no Master. Só teria perdido para Castle of Illusion.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Por aqui um jogo "multi", presente em várias plataformas, virou um surpreendente "campeão de vendas" no Master. Só teria perdido para Castle of Illusion.

Pois é, era o que existia na época pra nós, meros BR desses confins do mundo...

Lembro que logo em seguida, entendi o que era Sega e Nintendo, logo na primeira revista Videogame. Vi a quantidade avassaladora de games que existiam la fora e começavam a chegar no pais a passos lentos. Tinha até um sessão na revista chamado "Rola na Fora", pra dizer o que os gringos tavam jogando. As novidades demoravam pra chegar aqui.

E eu pensando que essa época era farta de lançamentos, mas era um mero erro meu. Vendo as datas de lançamento, a gente percebia que tudo que chegou aqui em 91, 92, já existia lá fora desde 86, 87... Ou seja, chegou tudo junto de montão... Quando a globalização equializou as coisas, todo mundo teve que aguardar o seu lançamento preferido.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.071
Pontos
453
Enduro, O meu jogo preferido no Atari 2600 junto com River Raid, simplesmente fiquei maluco com a mudança de "cenários" na época, porém como o mesmo caso do H.E.R.O, foi lançado na época do crash e passou desapercebido lá fora (Pole Position fez mais sucesso por lá, não acho tanta graça assim nele).
 
Topo Fundo