O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jogos retrôs que fizeram muito mais sucesso no Brasil do que no exterior

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.936
Reações
41.551
Pontos
1.689
Não especificamente de jogos, mas sei que o MSX foi muito mais popular aqui no Brasil (junto da Rússia) que no resto do mundo.
Então isso acaba incluindo a biblioteca de jogos.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.129
Reações
10.519
Pontos
753
Quanto a Top Gear, acredito que Brasil (na época tinha Senna, Piquet, importantes pilotos na F1), automobilismo estava em alta aqui, logo, normal um jogo de corrida fazer muito sucesso. Não acho que a pirataria fosse relevante, pois se fosse fácil de copiar e ruim, não teria vendido. Europa idem, automobilismo é muito forte lá.

Provavelmente GTA tem um sucesso localizado, assim como qualquer jogo de futebol, e Brasil está entre os países onde mais vendem estes jogos.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Acho que Rock'n Roll Racing só foi popular aqui e na Rússia. Tanto que aquele remake foi feito lá.

Via Tapatalk
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.614
Pontos
453
Uma observação sobre Top Gear:
concordo que o Brasil deve ter sido a região em que o título fez mais sucesso; mas será que é certo dizer que Top Gear só fez sucesso no Brasil ? Já presenciei gente dizer isso no YouTube e em podcast. Um jogo que gerou várias sequências -tem até para PlayStation 2 - deve ter vendido bem em pelo menos alguma outra região.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.129
Reações
10.519
Pontos
753
Uma observação sobre Top Gear:
concordo que o Brasil deve ter sido a região em que o título fez mais sucesso; mas será que é certo dizer que Top Gear só fez sucesso no Brasil ? Já presenciei gente dizer isso no YouTube e em podcast. Um jogo que gerou várias sequências -tem até para PlayStation 2 - deve ter vendido bem em pelo menos alguma outra região.
Certamente não. O jogo teve sequências no Snes, GBA, N64 e PS2 (este é ruim). Os de Snes joguei os 3 no caso, gostava bastante do 1 e 3000. E só acrescenta para que a pirataria não teve influência na popularidade, em razão das sequências. Acho que o 2 saiu para Mega também.
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.614
Pontos
453
Certamente não. O jogo teve sequências no Snes, GBA, N64 e PS2 (este é ruim). Os de Snes joguei os 3 no caso, gostava bastante do 1 e 3000. E só acrescenta para que a pirataria não teve influência na popularidade, em razão das sequências. Acho que o 2 saiu para Mega também.
Sim, tem Top Gear 2 para Mega também.
 


Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.985
Reações
14.294
Pontos
503
Acho que Rock'n Roll Racing só foi popular aqui e na Rússia. Tanto que aquele remake foi feito lá.

Uma vez vi um alemão dizendo que o jogo era popular na Alemanha, mas não sei se é verdade.

será que é certo dizer que Top Gear só fez sucesso no Brasil ?

Olha, eu tenho um pouquinho de dúvida, por isso até coloquei "até onde sei ele não fez sucesso em outro país", porque preferi não afirmar nada.

O que me dá esse pouquinho de dúvida é que sei que ele chegou a ser conhecido em um país latino ou outro além do Brasil, mas não sei se ao ponto de ser considerado um sucesso. O Brasil é o único país, por exemplo, onde pedem pra tocar a música principal do jogo em eventos, e se tu for procurar pelas músicas no YouTube, pelo que lembro quase só tem brasileiro comentando. Além da gente, no meio só tem alguns poucos comentários em espanhol. Às vezes parece até que esse jogo não existiu fora daqui da América Latina.

Enfim, não consegui achar nada que falasse sobre sucesso ou popularidade do Top Gear fora do Brasil ou América Latina. Aliás, acho que nem o livro “1001 videogames para se jogar antes de morrer" faz menção a ele. Mas eu fico meio abismado mesmo com essa questão de terem feito sequências da franquia. Talvez tenha tido algum motivo específico além de "esse jogo vendeu bem", tipo ser um jogo fácil de fazer se comparado a outros. Não sei, tô só especulando.

E só acrescenta para que a pirataria não teve influência na popularidade, em razão das sequências. Acho que o 2 saiu para Mega também.

Não tem como negar que um dos principais fatores da popularidade dele aqui, se não o principal, foi a pirataria. A quantidade de Top Gear pirata rodando por aí era enorme, não dá pra ignorar isso. Além do cartucho dele próprio, ele tava sempre presente nesses de 5~8 jogos. Se não fosse a pirataria, duvido muito que esse jogo teria sido popular por aqui como é. E como disse antes, não consegui encontrar nada que falasse sobre a popularidade dele fora daqui do Brasil ou da América Latina, mas essa questão das sequências é curiosa mesmo.

Outra coisa que me faz crer que a pirataria fez a popularidade dele aqui é que as únicas outras pessoas que vejo comentando sobre o jogo na internet são outros latinos de países onde também rolou bastante pirataria, tipo o Peru.

Mas isso não quer dizer que outros fatores não contribuíram pro sucesso dele aqui. Outra coisa que eu acho que pode ter ajudado é que o automobilismo tava em alta no Brasil na época, como você mesmo disse.
 
Ultima Edição:

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Não especificamente de jogos, mas sei que o MSX foi muito mais popular aqui no Brasil (junto da Rússia) que no resto do mundo.
Então isso acaba incluindo a biblioteca de jogos.

Espanha também, fez um enorme sucesso por lá, o engraçado é que pelas revistas da época parecia que era o sistema número um do Japão, só com o advento da internet é que fui descobrir que estava longe disso, o destaque mesmo ia para os computadores da NEC.
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
Lembro de uma lista em que aparecia como segundo jogo mais vendido do Master no Brasil:

49381-california-games-sega-master-system-screenshot-title-screen.gif
370085-california-games-sega-master-system-screenshot-footbag.png
49383-california-games-sega-master-system-screenshot-ride-the-wave.gif
49388-california-games-sega-master-system-screenshot-skateboardin.gif


Eu também gostava bastante do game, como boa parte dos brasileiros, mas segundo mais vendido é surpreendente.
E por isso difícil imaginar que tenha ocorrido em outro lugar do planeta....
Joguei muito, nostalgia boa ver essas imagens, bons tempos naquelas tardes de sábado com meus amigos

Enviado de meu SM-J105B usando o Tapatalk
 
Topo Fundo