O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Jogos souls-like: qual seu rank do mais difícil ao mais fácil?

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.632
Pontos
503
Tópico pra galera que conhece bem os jogos souls-like. Tenho me aventurado no gênero recentemente e me bateu a curiosidade de saber quais seriam os games mais fáceis e mais difíceis dele.

Vamos dar preferência para uma lista com os mais conhecidos:

Dark Souls
Dark Souls 2
Dark Souls 3
Demon's Souls
Bloodborne
Sekiro
Nioh
Nioh 2

(não sei se esqueci de algum)

Esse não é meu rank. Apenas listei os jogos pra serem levados em consideração na hora de rankear, mas sintam-se à vontade pra citar outros também se quiserem ou somente os que vocês já jogaram.

BOA SEXTA A TODOS, MEUS CONSAGRADOS!

79EE1A195880FD16ECD83418A39697A451B04314

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
27.233
Pontos
703
Difícil. Joguei pouco Nioh.

Demons Souls tem áreas difíceis e chefes fáceis.
Sekiro tem os chefes mais difíceis e as áreas mais fáceis, já que temos a opção do stealth e a IA dos inimigos não é das melhores, além do protagonista ter mais mobilidade.

Eu tive mais dificuldade com Dark Souls porque foi o primeiro que joguei. Dark Souls 2, 3 e Demons Souls foram bem mais tranquilos porque eu já tinha centenas de horas de Dark Souls. Bloodborne também foi tranquilo, tirando alguns chefes dos cálices e da DLC.

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Reações
34.225
Pontos
1.053

Demons Souls tem as áreas mais difíceis e os chefes mais fáceis.
Sekiro tem os chefes mais difíceis e as áreas mais fáceis, já que temos a opção do stealth e a IA dos inimigos não é das melhores, além do protagonista ter mais mobilidade.

Depois que zera um jogo da From Software todos os outros passam a ser fáceis nas áreas entre bosses, o jogador aprende a ser mais perspicaz contra emboscadas e armadilhas.

Dos que joguei acho que o Nioh tem em média os bosses mais difíceis, mas o Sekiro tem o boss mais difícil.

Nioh 2 só joguei a demo e PQP como era difícil, imagino que deve ser o mais difícil de todos por causa disso.

Acteon

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.401
Pontos
789
Dos jogos da From, que são os únicos souls que gosto acho a DLC de DS2 a mais difícil no geral em se tratando e bosses e área. Porém nesse caso muitas vezes a dificuldade sendo bem injusta.
Para mim o melhor equilibrio entre área e boss está em BloodBorne, especialmente em Oldhunters.

Zeoraima

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.345
Pontos
703
Dos citados só não joguei ainda o Nioh 2.
Todos são fáceis é só questão de estratégia e decorar os movimentos de inimigos e chefes.
Jamais sair atacando sem prudência.
O que mais me deu trabalho foi o órfão de kos do Bloodborne e o último mestre do Sekiro.

Shibito

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.662
Pontos
959
Só joguei os Dark Souls.

DS1 pra mim foi o mais difícil por ter sido meu primeiro. Tomei uma surra legal no começo, não sabia praonde ir, em qual stats investir, qual arma usar etc.
Eu era tão ruim que morri umas 30x pros esqueletos do cemitério quando cheguei na firelink shrine, até descobrir aquela escadinha safada escondida depois do poço... DLC também foi foda. A luta contra Artorias foi traumática, nunca morri tanto pra um boss.

DS2 foi mais tranquilo, já tava calejado. Achei os bosses bem de boa, e a dificuldade é mais por conta da quantidade de inimigos, especialmente em algumas partes insuportáveis tipo shrine of amana.

DS3, dependendo da classe que você escolher, pode ser o mais fácil ou o mais difícil. Lembro que quando comprei, penei pra jogar de clérigo no início, morrendo direto enquanto a maioria dizia que o jogo tava molezinha. Depois descobri que a maioria tava jogando de Knight, fazendo build de strength+dex+vigor, usando astora straight sword... aí era mamão com açúcar mesmo. Os bosses das DLCs são os mais difíceis.

Diria que DS1/DS3>DS2 em dificuldade.

Ultima Edição:

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Reações
34.225
Pontos
1.053
Eu também só joguei a demo do Nioh 2.
Não consegui matar o Kamaitachi (acho que era isso o nome daquele boss)

Mas o problema maior é que eu não gostei tanto de Nioh, então acabei não insistindo.
No Nioh 1 parei logo na Hino-Enma.
Não que o jogo seja ruim. A jogabilidade é boa. Só no resto que eu acho que perde muito para os jogos da FS.

Eu gostei do Nioh 1.

Pra mim o grande problema do jogo é o sistema de loot, basicamente já estou cansado de ficarem enfiando isso nos jogos fazendo a gente perder muito tempo nos menus, hoje em dia prefiro o sistema tradicional de itens fixos.

As sidequests também tornam os levels repetitivos, até pela variedade de inimigos ser baixa, acho que o jogo se beneficiaria demais se tivesse apenas as main quests.

Agora os bosses do Nioh 1 são excepcionais, as mecânicas deles em média são mais interessantes do que os da From Software na minha opinião.

Os Soulsborn possuem muitos bosses memoráveis, mas também tem muitos sem graça. Já no Nioh 1 TODOS são interessantes de enfrentar.

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
46.351
Pontos
803

Demons Souls tem áreas difíceis e chefes fáceis.

Eu tive mais dificuldade com Dark Souls porque foi o primeiro que joguei. Dark Souls 2, 3 e Demons Souls foram bem mais tranquilos porque eu já tinha centenas de horas de Dark Souls. Bloodborne também foi tranquilo, tirando alguns chefes dos cálices e da DLC.

Ainda não joguei, mas realmente tive essa nítida impressão assistindo a alguns walkthroughs. Já que a emboscada por meio do stealth é 1-hit kill, ao menos a percepção dos mobs deveria ser mais apurada.

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Reações
34.225
Pontos
1.053
Ainda não joguei, mas realmente tive essa nítida impressão assistindo a alguns walkthroughs. Já que a emboscada por meio do stealth é 1-hit kill, ao menos a percepção dos mobs deveria ser mais apurada.

O Sekiro tem alguns inimigos bem difíceis se não souber a sua fraqueza e for enfrentá-los frente a frente.

Mas a grande dificuldade dele está nos inimigos especiais, mini-bosses e bosses já que não tem como dar 1-hit kill.

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
46.351
Pontos
803
O Sekiro tem alguns inimigos bem difíceis se não souber a sua fraqueza e for enfrentá-los frente a frente.

Mas a grande dificuldade dele está nos inimigos especiais, mini-bosses e bosses já que não tem como dar 1-hit kill.

Há uma quantidade razoável de mini-bosses espalhados ou são muito raros?

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
44.309
Pontos
1.499
Acho que o primeiro Souls sempre será o mais difícil da pessoa, de maneira geral.

A dificuldade que mais me impactou, de certo, foi a de Dark Souls 1, por ter sido meu primeiro jogo da From.
Depois joguei Demon's e achei o jogo extremamente tranquilo.
Dark Souls 2 emperrei em alguns chefes, pois os caras resolveram criar uma dificuldade totalmente artificial amontoando vários bosses com 2, 3 inimigos simultâneos.
Bloodborne foi tranquilo.
Dark Souls 3 foi tranquilo.
Sekiro foi um parto até clicar que eu tava jogando de maneira errada, emulando meu estilo dos outros Souls. Até então, tava considerando o jogo mais difícil da From, superando minha primeira experiência. Mas depois disso o jogo fluiu. Dificuldade média.
Nioh 1 achei um jogo com bons sistemas de combate, mas não sou fã do sistema de fases e repetição das mesmas. Também achava que alguns inimigos tinham HP enorme só para pagar de difícil, sendo que a dificuldade de Dark Souls não provém de inimigos esponja de dano. Por isso nem me interessei pelo segundo.

De maneira geral, meu ranking ficaria:

1- Dark Souls
2- Nioh
3- Dark Souls 2
4- Sekiro
5- Dark Souls 3
6- Bloodborne
7- Demon's Souls

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
14.077
Pontos
1.474

Sekiro foi feito para você fazer repetidas vezes as mesmas áreas. Então o stealth tem uma aproximação mais direta, não é essa coisa de ficar se escondendo e andando devagar.

Imagina se o stealth de Sekiro fosse com em qualquer outro game. Em vários momentos iria demorar um bom tempo para limpar determinadas áreas só para poder lutar mais uma vez contra um daqueles inimigos mais fortes.

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
46.351
Pontos
803
Sekiro foi feito para você fazer repetidas vezes as mesmas áreas. Então o stealth tem uma aproximação mais direta, não é essa coisa de ficar se escondendo e andando devagar.

Imagina se o stealth de Sekiro fosse com em qualquer outro game. Em vários momentos iria demorar um bom tempo para limpar determinadas áreas só para poder lutar mais uma vez contra um daqueles inimigos mais fortes.

Mudar o level design para reduzir a quantidade de inimigos que podem ser derrotados através da furtividade também poderia ajudar.

Vi áreas praticamente inteiras sendo facilmente varridas só com essa mecânica.

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
14.077
Pontos
1.474
Mudar o level design para reduzir a quantidade de inimigos que podem ser derrotados através da furtividade também poderia ajudar.

Vi áreas praticamente inteiras sendo facilmente varridas só com essa mecânica.

O jogo não é só stealth. O level design faz todo o sentido para a proposta do jogo.

Eu pessoalmente não vejo problema com o stealth de Sekiro. Só que tem gente que acha que o jogo tem que ser um Splinter Cell ou um Thief. E isso nunca foi a proposta desse jogo.

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
46.351
Pontos
803
O jogo não é só stealth. O level design faz todo o sentido para a proposta do jogo.

Eu pessoalmente não vejo problema com o stealth de Sekiro. Só que tem gente que acha que o jogo tem que ser um Splinter Cell ou um Thief. E isso nunca foi a proposta desse jogo.

Na verdade a minha preocupação era do jogo ficar ancorado demais justamente na furtividade, seja ela mais "crível" ou não.

Enfim, não tenho dúvidas de que é um must-have. Jogarei no Series X após terminar Cyberpunk 2077.

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.632
Pontos
503
O mais difícil vai ser o primeiro a jogar e o mais fácil o último a jogar.
Acho que o primeiro Souls sempre será o mais difícil da pessoa, de maneira geral.
Sempre li isso, mas comigo não tá sendo assim não, haha. Meu primeiro soulslike foi Nioh, que embora não tenha zerado, joguei algumas horas. Agora tô jogando Bloodborne e sentindo mais dificuldade do que no Nioh.

Leo Alves

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.560
Pontos
603
Meu primeiro souls tá sendo o 2 (versão SOTFS), então ainda não posso comparar. Mas comprei há uma semana e já to bem viciado, dificuldade justa mas nada absurdo, nem estou achando os bosses tão difíceis assim, alguns inimigos normais me deram mais trabalho.

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
44.309
Pontos
1.499
Sempre li isso, mas comigo não tá sendo assim não, haha. Meu primeiro soulslike foi Nioh, que embora não tenha zerado, joguei algumas horas. Agora tô jogando Bloodborne e sentindo mais dificuldade do que no Nioh.
Só coloquei Nioh na lista porque sei que tem muita gente que é fã da franquia, mas eu acho um aborto compará-la com Souls. Acho os jogos da From bem superiores, incluindo DS 2.

Planetfall

Veterano
Reações
430
Pontos
148
"Souls-like" eu considero apenas os games da Fromsoftware, pois é impressionante como só a From sabe criar games bem feitos nesse estilo. Salt and Sanctuary, Remnant: From the Ashes, Code Vein, Hellpoint, etc. Jogos excelentes, mas nenhum consegue chegar perto dos games da From. Esses "Souls-like" costumam pecar na dificuldade, muito fácil ou extremamente difícil (geralmente uma dificuldade bem genérica) Os games da Fromsoftware são difíceis, porém, uma dificuldade justa. Da pra ver que eles realmente fazem vários e vários testes. Não joguei Bloodborne (meu sonho) e nem Demon's Souls, meu ranking ficaria assim:

1 - Sekiro
2 - Dark Souls 3
3 - Dark Souls 1
4 - Dark Souls 2

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.050
Pontos
754
Sekiro é bem fdp no começo do jogo.

Já botam o Ogro acorrentado e em sequencia o desgraçado do General Tenzen Yamauchi. Ali se o cara não desistir de raiva ele vai zerar o game. :kfeliz

Nego_Brown___

Lenda da internet
Reações
20.558
Pontos
1.719
1º Sekiro
2º Demons Souls
3º Dark Souls
4º Dark Souls 2
5º Bloodborne
6º Darksouls 3
7º the Surge
8º Nioh

Meu critério é bem simples: O que demorei mais pra terminar e a dificuldade dos chefes. Nunca fiz nenhum NG+ de nenhum jogo Souls, então, tudo aí é baseado na primeira jogada.

Sekiro é o mais dificil, pq muito embora eu tenha passado quase 3 semanas pra terminar, alguns chefes me custaram de uma a duas noites só pra matar eles. O ultimo chefe, eu demorei quatro noites.

Demons Souls, eu não fazia ideia de como jogar o estilo, então cheguei nos últimos chefes bem fraquinho e com atributos bem mal divididos.

Darksouls foi o jogo em que eu aprendi as "regras", mas mesmo assim travei em alguns chefes. O resto joguei sabendo, mesmo.

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Reações
22.622
Pontos
1.129
Levando em conta minha capacidade atual, o que eu tenho mais dificuldade é com as expansões do Dark Souls 3. O resto é bem suave. Dá até pra terminar os jogos fazendo speed run. Sendo que não joguei Nioh e nem as expansões do Dark Souls 2...

Se for levar em conta a primeira vez que eu joguei, em primeiro lugar seria Dark Souls (foi o meu primeiro Souls, e tive que resetar minha primeira jogada por ter feito uma build cagada e minha capacidade de então me impedir de avançar no jogo) e em segundo Sekiro, que na real nem devia ser considerado um "souls-like", já que é bem diferente dos outros jogos do "gênero".

Passo's

Lenda da internet
Reações
33.190
Pontos
1.674
O ds2 sotfs é disparado o mais difícil e com sobras.(não confundir com ds2 base)
Infelizmente não é dificuldade inteligente, é idiota apenas. Colocaram quantidade massiva de inimigos em certos blocos, realocaram outros de maneira tryhard mesmo(heids tower of flame), fora as DLC.

Em 2° o ds1 pela sua não-linearidade total, isso faz a pessoa tomar vários caminhos mais difícil as vezes e ficar bem mais opressor.

Depois sekiro com inimigos específicos bem cabulosos em que você é obrigado a saber lidar, fora bosses.

1° ds2 sotfs
2° ds1
3° sekiro

Demons tem algumas regiões chatas mas os bosses são muito fáceis, ds3 tiraram poise mas o pulo é muito forte, bloodborne é questão de costume mas o jogo da MUITO recurso.

4°-DeS
5°-ds3
6°-bloodborne

Desses extras souls-like eu achei o salt and sanctuary mais complicado.
E pra mim Nioh é mais diablo que souls, odeio sistema de itens dele os mapas são 100% genéricos.

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Reações
21.825
Pontos
1.484
Sei que não é o tema central do tópico, mas já que a galera que virá aqui manja bastante dos jogos da From, faço minha pergunta: Tem como jogar Dark Souls sem depender de ficar pulando e rolando como uma bola pelo cenário?

Sério, eu amo a proposta dos jogos da franquia, mas nunca avancei muito em nenhum porque fico com a impressão que o jogo praticamente te obriga a ficar usando esse tipo de técnica pra avançar - que eu acho que quebra toda a imersão que a jogabilidade poderia proporcionar.

Tentei fazer um personagem mais parrudo, com set mais pesado, mas simplesmente tomei surra do primeiro boss. Depois joguei um um personagem praticamente seminu, fiquei pulando de um lado pro outro e passei de boas. Parece que o game te induz a jogar de uma única forma, recompensando pesado, e penalizando outros modos de jogar.

Acteon

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.401
Pontos
789
Sei que não é o tema central do tópico, mas já que a galera que virá aqui manja bastante dos jogos da From, faço minha pergunta: Tem como jogar Dark Souls sem depender de ficar pulando e rolando como uma bola pelo cenário?

Sério, eu amo a proposta dos jogos da franquia, mas nunca avancei muito em nenhum porque fico com a impressão que o jogo praticamente te obriga a ficar usando esse tipo de técnica pra avançar - que eu acho que quebra toda a imersão que a jogabilidade poderia proporcionar.

Tentei fazer um personagem mais parrudo, com set mais pesado, mas simplesmente tomei surra do primeiro boss. Depois joguei um um personagem praticamente seminu, fiquei pulando de um lado pro outro e passei de boas. Parece que o game te induz a jogar de uma única forma, recompensando pesado, e penalizando outros modos de jogar.

Tem como sim. A estratégia de erguer um escudo e atacar nas brechas dos inimigos é bem de boa de usar. Ou então erguer o escudo e ficar girando em torno do boss, atacando quando tem uma chance. Talvez sofra em alguns boss específicos como Capra Demon ou Artorias, mas todo resto vai fácil.
Alias, DS1 é o jogo da FROM com mais builds viáveis que existe. Coisa que ela foi limando com o tempo, até o limite com Sekiro onde basicamente é uma build só e vambora.

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Reações
21.825
Pontos
1.484
Tem como sim. A estratégia de erguer um escudo e atacar nas brechas dos inimigos é bem de boa de usar. Ou então erguer o escudo e ficar girando em torno do boss, atacando quando tem uma chance. Talvez sofra em alguns boss específicos como Capra Demon ou Artorias, mas todo resto vai fácil.
Alias, DS1 é o jogo da FROM com mais builds viáveis que existe. Coisa que ela foi limando com o tempo, até o limite com Sekiro onde basicamente é uma build só e vambora.
Vou tentar dar mais uma chance pro game. DS1 é o jogo que larguei e que mais sinto peso na consciência por não ter jogado.

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
10.193
Pontos
1.494
Dos citados pelo criador do tópico, só não joguei Nioh 2.

Pra mim Sekiro foi o mais difícil

Ah, pra mim, todos os jogos são excelentes

A primeira vez que zerei DS1, foi com um personagem pesadão. Consegui jogar sim, mas realmente acho que é bem mais difícil dessa forma, até porque tem golpe de boss que tira vida mesmo defendendo corretamente com escudo.

TheEndless

Veterano
Reações
496
Pontos
103
Bloodborrne Old Hunters
Sekiro
Bloodborne
Dark Souls 3
Dark Souls
Dark Souls 2

Nota - O início do Sekiro é mais difícil no inicio/meio do jogo por conta da mecânica, mas Bloodborne ao longo é o mais difícil mesmo após a mecânica estar apurada.
Old Hunters é ridiculamente difícil...

Topo Fundo