O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jogos, trapaças e cromos autocolantes: a bizarra história dos álbuns de figurinhas da Copa América

galva maximus

Bam-bam-bam
Mensagens
475
Reações
1.845
Pontos
318


favicons
O Globo ›




Jogos, trapaças e cromos autocolantes: a bizarra história dos álbuns de figurinhas da Copa América
June 25, 2019
Álbuns produzidos pela Navarrete ao longo dos anos Foto: Reprodução


Álbuns produzidos pela Navarrete ao longo dos anos Foto: Reprodução

Campeão da Copa América em 1991 e 1993 e artilheiro na edição de 1995, o argentino Gabriel Batistuta foi o grande nome da competição no começo da década de 90. E é por isso, e também por se tornar um ídolo na Argentina e um astro do futebol mundial, que Batigol aparece na capa de álbuns de figurinhas lançados em todo continente por três edições consecutivas. O cromo do jogador foi um dos mais desejados em alguns livros ilustrados dos torneios de 1997, 1999 e 2001 — o que seria normal não fosse o fato de que Batistuta não disputou nenhuma dessas competições. E essa é só uma das histórias do enredo que envolve jogos, trapaças e cromos autocolantes, lembrando sempre que pirataria é crime e quaisquer violações de direitos de imagem podem resultar em punições pesadas.

O álbum de figurinhas da Copa América de 1999 Foto: Reprodução

O álbum de figurinhas da Copa América de 1999 Foto: Reprodução

PARTE 1 — A Navarrete
Mal na temporada de 1997, Batistuta foi preterido por Hernan Crespo. Dois anos depois, ficou fora porque Marcelo Bielsa preferiu levar um time só com jogadores que atuavam no país. Em 2001, a Argentina não quis disputar a Copa América da Colômbia por questões de segurança. Nada disso, porém, mudava a ideia das editoras: os 11 gols que marcou em três edições e a idolatria no continente faziam do atacante uma personalidade capaz de vender álbuns nas bancas, mesmo se não disputasse o torneio.
Mas se engana quem pensa que o artilheiro ficou rico com tamanha exposição. Batistuta, na verdade, não levou um centavo.
— As editoras se aproveitavam de uma legislação branda e principalmente de uma fiscalização quase inexistente em relação aos direitos de imagem — conta Andrés Calderón, um advogado de Lima, capital do Peru, cidade da editora que mais álbuns de figurinhas de futebol já produziu no continente, todos sem pagar direitos de imagem a jogadores ou ter licenciamento dos organizadores das competições.
— A Navarrete sempre foi uma gráfica, mas explodiu com os álbuns de figurinhas nos anos 90, principalmente na Copa do Mundo de 1998. Eram figurinhas muito mais baratas, que no começo não eram autocolantes. Você tinha que passar cola. O povo peruano é apaixonado por futebol e por essa mania. Como não nos classificávamos para nenhuma Copa, era nossa maneira de participar — conta Andrés.

Ronaldo na capa de versão do álbum de 1997 Foto: Reprodução

Ronaldo na capa de versão do álbum de 1997 Foto: Reprodução

Sem pagar um real de diretos de imagem, a Navarrete lançou em 1997 seu primeiro álbum trash da Copa América, com a grande estrela do futebol mundial estampada na capa: Ronaldo. Astro do Barcelona e melhor do mundo naquele ano, o jogador aparece com a camisa da seleção nas versões brasileira e em espanhol do álbum. Na edição que circulou por aqui, um único cuidado em relação aos direitos de imagem: o escudo da CBF, a marca da Nike e o símbolo da Conmebol — três entidades poderosíssimas naquela época — foram apagados para se evitar problemas.
O que chamou a atenção na chegada da Navarrete foi o que podemos posicionar entre a coragem e a cara de pau. Evitar pagar direitos de imagem já era algo usual em álbuns antigos, mas de maneira disfarçada e dentro da lei. O jornal chileno "La Tercera", por exemplo, editou coleções de figurinhas da Copa América em 1993 e 1995, mas disfarçou de maneira tosca, porém pouco arriscada. Na primeira vez, estampou na capa uma bizarra montagem da comemoração de um gol do Chile contra o Paraguai. Mas o rosto dos jogadores está tampado: o do zagueiro pela logo da publicação, do goleiro pela posição e do atacante com uma bola gigantesca que cobre toda sua face e dá tons de surrealismo, já que, supostamente, ela deveria estar nas redes.
Bola cobre rosto de jogador em edição 'pirata' do álbum Foto: Reprodução

Bola cobre rosto de jogador em edição 'pirata' do álbum Foto: Reprodução

Na edição seguinte, facilitaram: ilustraram a capa com um jogador chileno e outro argentino, mas o detalhe é que eles não existem, são figuras inventadas no traço do desenho. Como quem não existe não cobra direito de imagem, a questão estava resolvida.

Figuras inventadas substituem jogadores em álbum de 1995 Foto: Reprodução

Figuras inventadas substituem jogadores em álbum de 1995 Foto: Reprodução

Em todos os países da América do Sul, qualquer publicação de imagem sem autorização explícita, para fim econômico e comercial — como a venda de um álbum ou de figurinhas — é uma violação a um direito. As editoras, portanto, têm que ter a permissão dos jogadores que estampam as capas ou os cromos. Usar a imagem de um jogador na capa é mais caro do que ele ser apenas uma entre tantas figurinhas.
ENTENDA: Por que você não se lembra dos Mascotes da Copa América
A estratégia da Navarrete deu certo e errado. O álbum foi um sucesso e o da Copa de 1998, no ano seguinte, foi ainda mais vendido. Ao mesmo tempo, começaram a chegar denúncias e processos.

Ronaldo e outros jogadores na capa do álbum de 1999 Foto: Reprodução

Ronaldo e outros jogadores na capa do álbum de 1999 Foto: Reprodução

Nada que impedisse a editora de seguir a estratégia na Copa América de 1999. Um coloridíssimo álbum foi lançado com não só um, mas quatro jogadores na capa vestindo a camisa de suas seleções, sem o escudo oficial, em uma montagem peculiar. Ronaldo seguia lá, mas comercialmente perdia espaço para o peruano Mendoza e o boliviano Etcheverry — como a venda era maior nos dois países, a editora aprendeu que o destaque nos heróis locais ajudava — e mais ao fundo, sempre ele, Batistuta.

PARTE 2 — A Panini
A Editora Panini, empresa tradicional italiana que chegou ao Brasil em 1989, dominava o mercado de figurinhas no país, mas só fazia cromos de Copas do Mundo, campeonatos nacionais e europeus. Até o fim do século XX, não produziu álbuns da Copa América e só foi ter interesse pela competição na confusa edição de 2001, quando lançou seu primeiro livro ilustrado. Sem conseguir licenciar com a Conmebol, organizadora do torneio, preferiu tomar todos os passos legais: o álbum, apesar de reunir as figurinhas das 12 seleções participantes, não tinha o nome da competição na capa: chamava "Seleções da América".

'Seleções da América', o álbum da Copa América de 2001 Foto: Reprodução

'Seleções da América', o álbum da Copa América de 2001 Foto: Reprodução

Traçava-se aí o primeiro duelo de concorrência entre duas empresas que dominariam o mercado nas competições seguintes com estratégias completamente diferentes. A chegada da Panini, trabalhada na legalidade, e o aperto da fiscalização quanto aos direitos de imagem dos atletas e seleções não fizeram a peruana Navarrete recuar.
— Eles sempre são processados e seguem fazendo álbuns que não são legalizados ano após ano porque compensa. Primeiro porque as multas são mais baratas do que conseguir a liberação dos direitos de imagem, e pagas ao longo dos anos. E segundo porque os processos demoram muito — conta o advogado peruano Andrés Calderón, que ainda chama a atenção para o fato de que, por vezes, a Navarrete não tem autorização nem para o uso das fotos. Como não é um álbum oficial, as fotografias não são posadas, como nos da Panini. Muitas vezes, imagens dos jogadores em partidas oficiais ou treinos são recortadas e usadas sem o devido crédito ou pagamento por direitos autorais.
A Navarrete já foi multada pela Indecopi (Instituto Nacional de Defesa da Concorrência e da Proteção da Propriedade), do Peru, pelos álbuns da Copa do Mundo da França (1998), Alemanha (2006) e África do Sul (2010). Só no processo de 2010, com sentença mais recente, a multa foi de quase R$ 1 milhão, na cotação de hoje.
— No geral, são atos de concorrência desleal e também atos enganosos, uma vez que eles não têm a licença para distribuir e explorar as imagens — explica Rossana Bautista, da Comissão de Fiscalização à concorrência desleal do Indecopi.
Em 2001, sem autorização para usar o símbolo da CBF ou de qualquer outra confederação, a Navarrete ousou para encontrar uma solução. Não pôs o nome do torneio no título da publicação — oficialmente, o título é só "Álbum 2001" e, junto com cada jogador, as figurinhas vinham com o brasão da República de cada país. Sim, ao lado do cromo do lateral Roberto Carlos ou do técnico Emerson Leão, o pomposo brasão da República Federativa do Brasil. Mesmo caso da Argentina, que estava no álbum e nem participou do torneio. Um ou outro jogador não convocado que acaba virando figurinha é um erro comum e aceitável em qualquer livro ilustrado. Uma seleção inteira, talvez, seja caso inédito.

Brasão da República Federativa do Brasil nos cromos dos jogadores Foto: Reprodução

Brasão da República Federativa do Brasil nos cromos dos jogadores Foto: Reprodução

A Navarrete jogou a Copa América em casa em 2004. A Panini desistiu de fazer um álbum para a edição peruana do torneio por não conseguir as autorizações necessárias, e a editora de Lima acabou ganhando o mercado sozinho. Um detalhe curioso: dos 17 jogadores que viraram figurinhas do Brasil, só um realmente foi à Copa América: Luis Fabiano.
A era dos álbuns oficiais começa só em 2007, na Copa América da Venezuela, quando a Panini finalmente lança a primeira coleção de figurinhas oficial da história da competição, com livre uso dos símbolos, escudos e marcas da competição — o que fica claro em todas as capas da editora até hoje.

A edição de 2007 do álbum da Navarrete Foto: Reprodução

A edição de 2007 do álbum da Navarrete Foto: Reprodução

Diante do licenciamento da Panini, a Navarrete se mexeu e conseguiu um acordo paralelo com a Federação Venezuelana de Futebol (FVF), mandatária do esporte no país sede naquele ano, mas que não tinha direitos econômicos a explorar na competição. Mesmo assim, a editora peruana também chamou o seu álbum de oficial e licenciado, embora o acordo só com os cartolas de Caracas ficasse claro na capa: de todos os jogadores mostrados — incluindo Messi e o brasileiro Adriano, herói em 2004, mas que não foi convocado em 2007 — apenas o venezuelano ostenta o escudo da sua seleção. Anos depois, mais uma multa na conta da Navarrete: quase R$ 800 mil por dois processos movidos pelos sindicatos de atletas profissionais do Peru e da Bolívia.
Se engana quem pensa que a Navarrete parou por aí. Variando somente os jogadores estrelas que serão estampados na capa — agora era a hora de Neymar, do argentino Messi, do uruguaio Forlan e do peruano Farfán —, o trabalho sem preocupações com os perigos jurídicos seguiu, enquanto a Panini produzia os álbuns licenciados e de acordo com as regras do mercado. A lógica foi a mesma nas Copas América de 2011, 2015 e 2016.

O álbum 'alternativo' da Copa América de 2011 Foto: Reprodução

O álbum 'alternativo' da Copa América de 2011 Foto: Reprodução

PARTE 3 — A 3 REYES... OU SERIA NAVARRETE?
Para a edição de 2019, mudanças na história, mas para entendê-las precisamos falar da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Depois de 26 anos, o Peru voltou a se classificar para um Mundial. O mercado de figurinhas ganhou um outro patamar.
— Foi como nunca antes. Chegava a faltar figurinhas em muitos lugares, as pessoas encomendavam com antecedência — conta o advogado Andrés Calderón, sobre o álbum da Panini, o mesmo vendido em todo o mundo.
A editora Navarrete, enrolada com as várias multas e processos por falsificação e falta de pagamento de direitos de imagem dos álbuns anteriores, não assinou nenhum livro ilustrado pela primeira vez em uma Copa desde 1998. Surgiu no mercado, no entanto, um outro álbum, muito parecido, mas de uma desconhecida editora chamada "3 Reyes".Colecionadores e fãs mais atentos, no entanto, tiveram certeza: era a mesma qualidade, papel e características dos tradicionais álbuns da Navarrete.

Panini e 3 Reyes fizeram álbuns da Copa da Rússia-2018 Foto: Reprodução

Panini e 3 Reyes fizeram álbuns da Copa da Rússia-2018 Foto: Reprodução

— Ninguém nunca confirmou, mas todos sabem que, apesar do nome 3 Reyes, o álbum é mesmo da Navarrete. Alguns colegas inclusive me garantem que os donos da empresa são os mesmos donos da gráfica. A Indecopi tentou multá-los, mas como não sabiam quem era, a solução foi proibir a venda e propaganda nas bancas de todo país — conta Andrés. A polícia não previu que, mais raros, os álbuns seriam mais desejados. — A fiscalização aconteceu mais nos grandes centros, mas nos subúrbios e pequenas cidades é muito difícil. As pessoas queriam comprar, então conseguiam. Sempre tem o mercado informal, a corrupção, o policial que aceita propina para não recolher as revistas... — Procurada, a editora não respondeu os pedidos de entrevista da reportagem.
Os álbuns e figurinhas da Navarrete em 2018 custavam um terço do preço do oficial. Muitos economizavam, mas segundo Andrés, a febre era tanta que a Panini não era capaz de suprir a demanda, e mesmo os mais endinheirados optavam pelo proibido livro ilustrado da 3 Reyes/Navarrete, que foi um sucesso de vendas, ainda que ilegal. Para os mais fanáticos, era preciso completar os dois álbuns para se ter uma experiência completa.
Andrés acredita que a fiscalização foi mais dura porque as figurinhas eram assunto impossível de ser driblado no ano passado. Para a Copa América, ele acredita que a vista grossa está acontecendo de maneira ainda mais comum. O álbum da Panini, o quinto licenciado consecutivo da editora na competição, já está à venda no Brasil, no Peru e em todo continente. Sumida, a Navarrete não lançou o seu. Teoricamente. Na prática, além do oficial, o livro ilustrado da "3 Reyes", novamente, já é encontrado em várias bancas da América do Sul.

O álbum da Copa América de 2019 da 3 Reyes Foto: Reprodução

O álbum da Copa América de 2019 da 3 Reyes Foto: Reprodução
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.027
Reações
105.863
Pontos
1.824
Muito foda a história dessa empresa. :klol
Chupa essa direitos autorais, seus trouxas!
Enquanto a Panini é conivente com a burrocracia estatal, com essa mafia esportiva querendo cobrar o olho da bunda por "direitos de imagem", aumentando ainda mais os preços dos álbuns.
A Navarrete era criativa, tinham as melhores figurinhas (invés de imagens estáticas de jogadores que tiraram uma foto para colocar na identidade) e era bem mais baratos (beleza, perdia na qualidade).
Melhor época quando se comprava pacotinhos de figurinhas por 10 centavos.
Hoje deve custar quanto?
Uns dois ou três reais.
O mais legal dessa história é esse último trecho do texto dizendo que quando proibiram, aumentaram ainda mais a procura do álbum "banido", enquanto a submissa Panini, amargava na irrelevância.

Pirataria vencendo e dando de goleada nos direitos autorais.


Engraçado a matéria querendo colocar a empresa como "minha nossa, que empresa mafiosa, corrupta, perigosa e bandida?"
Por que?
Por vender álbuns de figurinhas falsificados.
O que pode acarretar em um grande prejuízo a nossa sociedade. :klolwtf:khuebr:kcaro
 
Ultima Edição:

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Este tópico me fez lembrar de uma história que eu escutava nas locadoras sobre as versões "brasileiras" do International Super Star Soccer do SNES.

Aquele portunhol deixava claro que não era feito por brasileiros. "saque do goleiro" "ió piligro!"

E diziam que era uma empresa Peruana quem fazia aquilo.

Já não duvido mais. :kpensa
 
Topo Fundo