O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


"Joguinhos" em grupos de Facebook ou respostas do Twitter e a Engenharia Social

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.964
Reações
26.987
Pontos
1.844
Eu não sei se sou "noiado" demais, mas nesses grupos de Facebook, as pessoas fazem vários joguinhos bobos, como "quantos anos você tem" ou "qual sua idade na Copa de 94"... ainda há coisa como "seu disco favorito", "Nome do seu primeiro animal de estimação" entre varias outras perguntas "inocentes" e até acho que boa parte desses joguinhos parte de ideais inocentes assim.

Mas isso também é uma técnica bem simples de Engenharia Social, que em miúdos são formas de pegar informações pessoais, para se roubar senhas, muitos sites usam as famosas perguntas de segurança e dentre tais perguntas, sempre se usa a data de nascimento, a idade, o nome da rua que você cresceu, o nome do seu primeiro pet, ou seu disco favorito... ou seja, é muito fácil alguém entrar em um grupo e tentar roubar a senha de uma pessoa assim.


Será que eu sou noiado demais em não fazer parte dessas coisas, por medo da engenharia social, ou será que as pessoas são muito inocentes?
 
Ultima Edição:

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Eu não sei se sou "noiado" demais, mas nesses grupos de Facebook, as pessoas fazem vários joguinhos bobos, como "quantos anos você tem" ou "qual sua idade na Copa de 94"... ainda há coisa como "seu disco favorito", "Nome do seu primeiro animal de estimação" entre varias outras perguntas "inocentes" e até acho que boa parte desses joguinhos parte de ideais inocentes assim.

Mas isso também é uma técnica bem simples de Engenharia Social, que em miúdos são formas de pegar informações pessoais, para se roubar senhas, muitos sites usam as famosas perguntas de segurança e dentre tais perguntas, sempre se usa a data de nascimento, a idade, o nome da rua que você cresceu, o nome do seu primeiro pet, ou seu disco favorito... ou seja, é muito fácil alguém entrar em um grupo e tentar roubar a senha de uma pessoa assim.


Será que eu sou notado demais em não fazer parte dessas coisas, por medo da engenharia social, ou será que as pessoas são muito inocentes?

Acho que muita gente não nota esses riscos, e também é que a gente tem mais conhecimento sobre isso. Se não me engano você é da área da tecnologia, não é? pois é, eu também sou - ou era - e tomo meus cuidados a quanto isso. Nem curto muito de acessar esses tipos de grupos mais pelo fato de não gostar muito dessas "brincadeiras".
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Acho que tem um misto de coisas aí, muitos desses joguinhos são feitos na inocência mesmo. Isso era bem comum no orkut e em fóruns por aí.

Mas não duvido que pessoas façam uso disso para juntar informações de determinadas pessoas.

Coisa perigosa que ninguém parece tomar cuidado são esses testes de Facebook. Um monte de gente compartilha informações pessoais e um monte de estatística e nem tem ideia disso.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.717
Reações
92.734
Pontos
1.353
Na época do Orkut a coisa mais fácil era entrar em MSN do povo só usando os dados que eles mesmos postavam no Orkut. Hua.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.964
Reações
26.987
Pontos
1.844
Acho que muita gente não nota esses riscos, e também é que a gente tem mais conhecimento sobre isso. Se não me engano você é da área da tecnologia, não é? pois é, eu também sou - ou era - e tomo meus cuidados a quanto isso. Nem curto muito de acessar esses tipos de grupos mais pelo fato de não gostar muito dessas "brincadeiras".
Sim, trabalho com engenharia de qualidade de software, acho que você aprende coisas na area que te deixa mega desconfiado de tudo...
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.964
Reações
26.987
Pontos
1.844
Acho que tem um misto de coisas aí, muitos desses joguinhos são feitos na inocência mesmo. Isso era bem comum no orkut e em fóruns por aí.

Mas não duvido que pessoas façam uso disso para juntar informações de determinadas pessoas.

Coisa perigosa que ninguém parece tomar cuidado são esses testes de Facebook. Um monte de gente compartilha informações pessoais e um monte de estatística e nem tem ideia disso.

O caso lá da Cambrige Analitica é exatamente isso, eles fizeram um teste de personalidade, tipo joguinho, mas pegaram vários dados
Esse apps são complicado, tem uns que pegam muito mais mulheres, que é veja sua foto com cabelo de outra cor, ai troca a cor do cabelo na foto do perfil MAS a aplicação pede acesso a TODAS suas fotos na rede, ou seja você da para uma empresa desconhecida todas fotos

Depois das polemicas eles restringiram coisas, mas antes dava para pegar todos contatos da pessoa, e como o app do Facebook pega os contatos dos celulares, da para ter uma idea de como essas aplicações podem ter informação e é o tipo de coisa, mesmo que você aprenda hoje e feche essa porta, muita coisa já esta ai na rede....
 


Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.445
Reações
20.909
Pontos
1.044
Eu detesto e repudio esses joguinhos.
Eu detesto e repudio quem gosta desses joguinhos.
Eu detesto e repudio quem inventa esses joguinhos.
Eu detesto e repudio quem envia solicitações desses malditos joguinhos.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.093
Pontos
2.529
Eu até gostaria de te responder, mas acho que este tópico tem alguma intenção oculta....

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.147
Reações
4.226
Pontos
453
É um bom pensamento que nem tinha me passado pela cabeça ainda, mesmo sabendo que esses joguinhos pega muitos dos nossos dados.
Mas sinceramente eu não curto esses jogos, simplesmente por não gostar mesmo.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.741
Pontos
1.254
hoje em dia a coleta de dados torna a empresa mais competitiva no mercado, porém visto eticamente é ilegal pegar os seus dados sem o seu consentimento.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Sim, trabalho com engenharia de qualidade de software, acho que você aprende coisas na area que te deixa mega desconfiado de tudo...
Verdade. Hoje navegar na internet requer cuidado. Mas na verdade é bem fácil conseguir dados pessoais. Até um dia desses tinha um site que disponibilizava informações como CPF, endereços, nomes e tudo, tudo online e de fácil acesso. Digo isso porque eu testei e as minhas informações estavam certas (rsrs).
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Se não me engano, uma empresa envolvida no escândalo que foi a eleição do Trump usou como forma de coleta de dados as permissões dadas num jogo de Facebook.

Conseguiram dados de uns milhões de pessoas.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

Diógenes Laércio

Bam-bam-bam
Mensagens
5.433
Reações
8.901
Pontos
353
Bom.
Tecnicamente isso não é engenharia social.
É coleta de dados.
Ela pode vir a ser usada para engenharia social? Não sei.
Imagino que ela possa ser usada para uma gama de ações virtualmente infindáveis.
 
Topo Fundo