- Reações
- 21.695
- Pontos
- 1.659
Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!
Ele praticamente passou a vida toda programando códigos para otimização de software, ele sabe bem o que diz com certeza.O cara fez jogo 3D sem precisar de GPU. Não tem como duvidar.
Se o homem falou, tá falado.
Mas…tem a lenda e tem a história. Historicamente, DOOM, DOOM 3 e Rage que foram as 03 evoluções do trabalho dele que ele estava diretamente envolvido não rodavam full nem nas melhores máquinas da época. Apenas em gerações futuras esses jogos foram rodar realmente redondos.
DOOM 3 só foi rodar full, duas gerações de GPU pra frente.
A melhor otimização de lançamento da famosa engine que ele iniciou só aconteceu no…Doom The Dark Ages. Onde o jogo tem por obrigatoriedade RT - o que permitiu o jogo não ocupar tanto espaço se fosse feito não usando RT, e outros detalhes que fazem uso de RT que não apenas para reflexos e talz. É tão otimizado que roda até no SS sem perder as features que o fazem ser o que ele é.
Mas se o homem falou, tá falado.
Cara Doom 3 no XBox OG era coisa de louco mesmo. E detalhe que os caixistas achavam Halo a 8ª maravilha uahaaahhaah.
Outro jogo de tiro fudido para o console era o Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay. Punha Halo no bolso.

Dizem que IA vai ajudar nisso, mas até agora não tivemos nem sinal dessa tal ajuda.
Esse cara é um deuso mesmo. Respeito máximo pelo Carmack.
Engraçado que estava falando justamente disso com um amigo dev. E chegamos num consenso de que o grande problema hoje é na verdade, não o hardware, não a criatividade, não as ferramentas, mas sim as pessoas/programadores/criadores.
Sem aparente limitação de hardware e gigabytes de memória e Hertz de processamento, pra quê se preocupar em otimizar? A galera que assumiu o cenário de uns 10 anos pra cá, cresceu já em um cenário que essa preocupação, que era fundamental no desenvolvimento, fosse quase que jogada no lixo.
Ninguém quase quer se preocupar em escovar bits mais pra extrair possibilidades. Essa geração de programadores e desenvolvedores já caiu fora do mercado em grande maioria. E os novos que assumiram em sua maioria acham "bobagem" se preocupar já que se tem tanto hardware pra usar.
Fazendo uma comparação boba, é como desenvolvimento de sites nos anos 90 e 2000 que todo mundo se preocupava com 1kb a mais em imagem que iria impactar o uso e a velocidade das coisas, e iriam atrás de meios pra matar esse 1kb a mais pra assegurar um bom produto final.
Sem limitações, por incrível que possa soar, as pessoas se perdem no "f**a-se vou otimizar nada, pra quê?"
Realidade: vão usar o tempo economizado pra lançar mais cedo (todo cagado pra variar).Indiretamente com certeza. Se tu perde menos tempo na criação, é para sobrar mais tempo na otimização.
Quer dizer…se quiserem melhorar a qualidade antes do lançamento, deveria ser desta forma.
Isso me lembra da época do desenvolvimento de Zelda Oot. Cansei de ver esse jogo adiado pela Nintendo. Foram uns 5 anos de produção, mas o negócio saiu extremamente redondo.Realidade: vão usar o tempo economizado pra lançar mais cedo (todo cagado pra variar).
Por isso o ps5 base aguentaria facil até 2030.
Acho que as Steam Machine vão ajudar bastante no quesito otimização, isso se as empresas passarem a usar as configurações dela como base.
Eu fico com a impressão que meio que já fazem isso com o Steam Deck, tem jogo que já vem com modo Steam Deck nas configs de vídeo.
Olha, não sei você, mas eu mesmo nunca vi um bug sequer em Oot. E nunca vi alguém sequer citar um. Óbvio que sempre tem um ou outro que os speed runners descobrem, mas são raríssimos e ninguém percebe numa jogatina normal.Sem contar que falar que jogo de Nintendo 64 é “redondo” é como dizer que um gato de 03 patas está completo.
Não existem jogos “redondos” no N64.
Olha, não sei você, mas eu mesmo nunca vi um bug sequer em Oot. E nunca vi alguém sequer citar um. Óbvio que sempre tem um ou outro que os speed runners descobrem, mas são raríssimos e ninguém percebe numa jogatina normal.
Entendi seu ponto de vista, mas esse Zelda rodar a 15 fps não o torna pouco otimizado. Talvez fosse o possível na época.Mas estamos falando sobre otimização e não sobre defeitos. E OOT não chega nem a 30 FPS no N64. Roda a 20.
Mas o problema é mais da máquina mesmo. O maior estelionato da história dos consoles.
Pois ri sozinha aí, pô.Dev vagabundo, empresa querendo que lance logo e por ai vai, é só ladeira abaixo hoje em dia.
E vir falar que "nintendo faz isso" chega a ser uma piada.