O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jornalista da CNN dá show de homofobia ao falar sobre doação de sangue

constatine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.524
Reações
88.292
Pontos
1.244
"Gays têm uma chance muito maior de ter Aids", afirmou Leandro Narloch nesta quarta-feira (8); veja o vídeo

Leandro Narloch virou assunto por conta de um comentário dele durante a exibição do programa "Live CNN" desta quarta-feira (8). O comentarista afirmou ao vivo que a decisão do Supremo Tribunal Federal que libera homossexuais para doarem sangue é uma "mudança pequena" na sociedade e que "gays têm uma chance muito maior de ter Aids".

A reação do Siani e da Marcela é a minha ouvindo isso pic.twitter.com/tVLxhSShb9

— Samuel (@SamPancher) July 8, 2020

"A mudança na verdade é pequena, ela vai restringir mais a conduta, e não o tipo de pessoa, a opção sexual (sic) do indivíduo. Toda essa polêmica começou porque, não há dúvida disso, os gays, os homens gays, eles têm uma chance muito maior de ter Aids, né? Em 2018, uma pesquisa mostrou que 25% dos gays de São Paulo eram portadores de HIV", começou Narloch, sem citar a fonte da pesquisa em questão.

"A mudança na verdade é pequena, ela vai restringir mais a conduta, e não o tipo de pessoa, a opção sexual (sic) do indivíduo. Toda essa polêmica começou porque, não há dúvida disso, os gays, os homens gays, eles têm uma chance muito maior de ter Aids, né? Em 2018, uma pesquisa mostrou que 25% dos gays de São Paulo eram portadores de HIV", começou Narloch, sem citar a fonte da pesquisa em questão.

"Mesmo que esse número seja exagerado, e de fato ele parece mesmo exagerado, o fato é que é dezenas de vezes maior, maior a chance do que na população geral. A questão é que outros critérios para exclusão já restringem os gays que têm comportamento promíscuo, né?", continuou Leandro, piorando mais ainda a situação.

Os apresentadores do programa, Marcela Rahal e Phelipe Siani, ficaram sem reação diante das frases ditas pelo comentarista. "Bom, é... A gente acabou de falar sobre essa mudança de protocolo. 2020 e só agora a gente teve retirado de fato esse impedimento de homossexuais fazendo doação de sangue", falou Siani. "Gente!", limitou-se a falar Marcela, mudando repentinamente de assunto.

Na internet, a fala do jornalista da CNN Brasil foi bastante criticada. "Rapaz, nunca ouvi tanta m**** na minha vida. E olha que acompanho Bolsonaro desde 2013, mas essa supera todas as merdas que o presidente já disse", disse um usuário do Twitter.



https://gente.ig.com.br/tvenovela/2...omofobia-ao-falar-sobre-doacao-de-sangue.html




Ué. E aquele papo manso de confiar na ciência, na medicina? Nesse caso não pode ser aplicado? Só vale quando convêm, é isso?

Em SP, 1 a cada 4 homens que transam com homens tem HIV, revela estudo
Entre jovens de 15 a 19 anos do país, taxa de infecção triplicou; medo da Aids e uso de camisinha são menores
https://www1.folha.uol.com.br/equil...ransam-com-homens-tem-hiv-revela-estudo.shtml


EUA: Homens gays são apenas 2% da população, mas 52% das pessoas com HIV. Uma das razões para a maior incidência de infecção é a promiscuidade, segundo CDC
https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/eua-homens-gays-sao-apenas-2-da-populacao-mas-52-das-pessoas-com-hiv-uma-das-razoes-para-a-maior-incidencia-de-infeccao-e-a-promiscuidade-segundo-cdc/



Número de gays e bissexuais infectados com HIV/Aids supera heterossexuais
https://observatoriog.bol.uol.com.b...infectados-com-hiv-aids-supera-heterossexuais


Homens jovens ou homossexuais ainda são as grandes vítimas do HIV
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde traçam o perfil do soropositivo brasileiro
https://saude.abril.com.br/medicina...ssexuais-ainda-sao-as-grandes-vitimas-do-hiv/
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Homossexuais não podiam doar sangue?
Essa eu não sabia?

Sobre a polêmica ela é tão burra, mas tão burra... Que me recuso a comentar, por receio da burrice ser contagiosa.

T+
 


Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.306
Reações
31.231
Pontos
1.319
Já recebi a informação de um médico de que existem estudos (não sei se são só estudos ou alguma norma específica) dizendo que quem recebeu transfusão de sangue até antes do início dos anos 90, não pode ser doador hoje. Motivo: na época não havia teste para detectar todos os tipos de hepatites conhecidos e muita gente que recebeu transfusão de sangue tem chance de ter hepatite (inclusive não manifestada). Não sei se é true, mas, na minha visão, fez sentido.
Então, para não correr o risco de doar um sangue 'ruim', presume-se a contaminação e evita-se este tipo de doador.

Então dá pra entender o fundamento para se evitar a doação de sangue de homossexuais que tiveram vida sexual ativa entre os anos 80~90, pois é bem óbvia a disseminação de AIDS no grupo durante este período.
Mas a gente tem que pensar que isso foi lá a década de 80, quase 40 anos atrás. Não sei se HOJE isto teria mais fundamento (presumir contaminação com base, talvez, num pequeno grupo de risco).
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.107
Reações
17.367
Pontos
1.444
No fim das contas a decisão não muda muito as coisas, quem tem parceiro fixo a uns anos e tal pode até conseguir doar agora mas a maioria vai continuar do mesmo jeito.

Pessoal esquece algumas coisas, quem coleta normalmente tem muito cuidado e na dúvida preferem perder o doador a arriscar contaminar alguém.


Eu mesmo já fui rejeitado algumas vezes por besteira (asmático, estava saudável, mas descartaram por eu ter ido ao hospital no ultimo ano).
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Pelo que sei, são feitos vários testes para diagnosticar possíveis doenças antes do sangue ser utilizado em algum paciente. Se o sangue não for aprovado para doação, ele é simplesmente descartado.

Na minha carteirinha de doador, do fim do ano passado (detonada porque fica na certeira), aparece os exames que foram feitos:
128549

Mesmo que os homossexuais realmente tenham uma chance maior de terem contraído HIV, isso na prática não muda nada.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
1. Gays tem mais chance de ter HIV porque dão ré no kibe. Simples assim.

2. Não vejo sentido em proibir doação de sangue já que,teoricamente, testam o mesmo.

3. Vendo o caso trazido pelo OP, fico desconfiado se realmente os testes são confiáveis.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
2. Não vejo sentido em proibir doação de sangue já que,teoricamente, testam o mesmo.

3. Vendo o caso trazido pelo OP, fico desconfiado se realmente os testes são confiáveis.
Não são totalmente confiáveis:

Se você é usuário de droga intravenosa, tem múltiplos parceiros sexuais, acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou então tem a real intenção de apenas realizar o teste para o vírus HIV, NÃO DOE SANGUE. Nesse último caso, procure os Centros de Testagem e Aconselhamento.

Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica (tempo em que o organismo infectado leva para produzir anticorpos que possam ser detectados através de exames) em que um doador contaminado por um determinado vírus pode transmitir a doença através do seu sangue. Aqui os testes realizados em uma bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vírus da hepatite C e B, HIV e HTLV I/II. Por essa razão, se você se enquadra nas situações acima, deve ser honesto no questionário e não doar sangue. Isto porque você pode transmitir alguma dessas doenças. DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.

http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/sangue_seguro.html
 
Ultima Edição:

sm70

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.167
Reações
2.222
Pontos
979
1. Gays tem mais chance de ter HIV porque dão ré no kibe. Simples assim.

2. Não vejo sentido em proibir doação de sangue já que,teoricamente, testam o mesmo.

3. Vendo o caso trazido pelo OP, fico desconfiado se realmente os testes são confiáveis.
Existe uma janela onde o exame pode dar falso negativo ....
Não sei se é 3 meses ....
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.765
Reações
51.827
Pontos
1.564
O STF é quem decide quem pode doar sangue agora? Rapaz.

Grupos de risco existem e obedecem critérios científicos para serem criados, acho muito absurdo as pessoas quererem combater a matemática estatística com argumentos morais/éticos. O que é o caso aparentemente.

Levando-se em conta as formas de transmissão do HIV e o risco de cada uma dessas formas, obviamente que homens gays tem uma chance maior como grupo, assim como usuários de drogas injetáveis por exemplo.

Esse trabalho de filtragem na hora de recolher o exame é feito para não se gastar bilhões analisando sangue e também para diminuir o risco para as pessoas que recebem esse sangue.

O cara ai da CNN se expressou mal mas poderia ter salvo todo o argumento citando a pesquisa a qual ele se referia.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Na verdade eu entendi o problema.

O cara falou de um jeito completamente sem noção mesmo. Dava muito bem pra passar a mensagem sem todo aquele negocio de promiscuidade e tal.
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.962
Reações
27.192
Pontos
1.434
Mano, se o Figulo vier neste tópico ele vai soltar um texto, que vai literalmente fechar o tópico. Lembro dele já ter abordado este assunto e com muita propriedade.

Pelo que sei, são feitos vários testes para diagnosticar possíveis doenças antes do sangue ser utilizado em algum paciente. Se o sangue não for aprovado para doação, ele é simplesmente descartado.

Na minha carteirinha de doador, do fim do ano passado (detonada porque fica na certeira), aparece os exames que foram feitos:
Visualizar anexo 128549

Mesmo que os homossexuais realmente tenham uma chance maior de terem contraído HIV, isso na prática não muda nada.

Isso é uma das coisas que ele falaria, não se testa tudo, pq é muito caro. Então faz-se um teste por amostragem. Se uma amostragem der ruim, descarta praticamente todo o lote. Pense que não se tem $$$$ nem tempo nem sei lá mais o que pra testar o sangue de 1 gazilhão de pessoas. Então se oc está limpo, e Eu sujo, mas o nosso sangue caiu no mesmo lote que foi testado, seu sangue tb vai pro esgoto. Por isso fazem a triagem e "confiam" na informação do doador.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.071
Reações
32.255
Pontos
1.629
Tivesse só apresentado fatos e estatísticas não haveria problema, omitindo associação à promiscuidade até porque não é isso o agente transmissor e sim a ausência de prevenção perante DST's. As vezes o jornalista usa "opção sexual" com boa intenção porém está em desuso há muito tempo, um profissional do ramo precisa estar atualizado.
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.691
Reações
4.700
Pontos
714
Não é só pela estatística, vá a um dos centros de referência em aids fazer exame e observe quem frequenta...

Maravilha, agora os bancos de sangue gastarão horrores em equipamentos e força humana para colher o sangue, agradar a galera e, no calar da noite, jogar tudo fora, risos.
Não testam todos, o custo para testarem todos é muito alto.
Do tempo que trabalhei em banco de sangue até hoje, todas as doações são testadas, sem excessão. Não se libera nenhum hemoderivado sem testagem, e em caso de qualquer problema, descarta a doação. Tem gente que já era barrada na entrevista, ou as vezes passava e a doação era descartada dentro do laboratório. Alterar a portaria vai aumentar o trabalho da equipe do laboratório, sorte que a qualidade da testagem hoje em dia está melhor do que no tempo em que trabalhava... o lance da janela imunológica do HIV sempre foi bastante complicado.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.427
Reações
29.648
Pontos
503
Não é só pela estatística, vá a um dos centros de referência em aids fazer exame e observe quem frequenta...



Do tempo que trabalhei em banco de sangue até hoje, todas as doações são testadas, sem excessão. Não se libera nenhum hemoderivado sem testagem, e em caso de qualquer problema, descarta a doação. Tem gente que já era barrada na entrevista, ou as vezes passava e a doação era descartada dentro do laboratório. Alterar a portaria vai aumentar o trabalho da equipe do laboratório, sorte que a qualidade da testagem hoje em dia está melhor do que no tempo em que trabalhava... o lance da janela imunológica do HIV sempre foi bastante complicado.

Aí está o problema. Não imagino quanto custa coletar uma bolsa de sangue, mas imagino que só o material (agulhas, seringas, bolsa etc) não saia por menos de R$ 20-30,00.

A decisão praticamente proíbe o descarte prévio com base em fatores de risco baseados no comportamento sexual do candidato a doador.
 
Topo Fundo