O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Justiça aceita ação contra XP por foto com homens brancos sem diversidade...

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.101
Reações
4.493
Pontos
343
208165

Funcionários da Ável, escritório da XP em Porto Alegre

As empresas do mercado financeiro XP e a Ável Investimentos viraram rés ("requeridas") em uma ação civil pública movida por entidades sociais, por causa de falta de diversidade entre os profissionais das empresas. O motivo da ação foi uma foto em que a quase totalidade dos funcionários era homem e branco....

O processo foi aceito pela juíza Julieta Pinheiro Neta, titular da 25ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS). Na Justiça do Trabalho, o termo exato quando uma empresa sofre uma ação é "requerida", o equivalente a ré na Justiça comum. A XP e a Ável foram intimadas a apresentar, em até 15 dias, contestações sobre os fatos relatados pelos autores da ação ou uma proposta conciliatória....

"As notificações foram expedidas em 23 de agosto. O prazo de 15 dias começa a contar a partir do recebimento das notificações pelas partes (as empresas). Os comunicados são entregues pelos Correios", informou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)....

Procurada pelo UOL, a XP respondeu que "ainda não foi notificada sobre a ação" e ressaltou que "o compromisso da companhia com a diversidade e inclusão sempre estabeleceu metas internas para aumentar a contratação, em todos os cargos, de pessoas negras, mulheres, LGBTQIA+ e PCDs"....

"Além disso, a XP conta com o suporte de consultores externos e coletivos de trabalhadores e atua, incansavelmente, para ser cada vez mais um agente de mudança da sociedade e do mercado financeiro", diz a nota da empresa...

A Ável, que é uma credenciada da XP, preferiu não comentar o assunto....

Em seu despacho, a juíza Julieta Pinheiro também informa que o Ministério Público do Trabalho deverá ser comunicado para se manifestar, devido à "existência de interesse público" na ação....

Após as empresas se manifestarem, a Justiça deverá marcar uma audiência, na qual as partes poderão tentar um acordo. Caso não haja consenso entre as entidades e as empresas, o processo irá para julgamento....

O que é a ação Na quarta-feira (18), o Centro Santo Dias de Direitos Humanos e as ONGs Educafro e Visibilidade Feminina protocolaram uma ação, decorrente da repercussão de uma foto divulgada pela Ável, que se apresenta como "o maior escritório de assessoria digital da XP"....

No processo, as entidades pedem indenização de R$ 10 milhões por dano social e moral coletivo, e que as empresas cumpram algumas medidas para aumentar a diversidade nos seus quadros de colaboradores, como:

* A composição do quadro de contratados permanentes ou temporários tenha a mesma proporção de negros, mulheres e indígenas presente na sociedade brasileira.

* Haja cotas para pessoas idosas e pessoas com deficiência.

* As empresas incorporem ao conselho de administração quatro novos membros, integrantes das comunidades sub-representadas.


* Seja contratada uma auditoria externa para acompanhar a execução das medidas.

Ações têm papel educativo, diz IREE...

Yuri Silva, coordenador de Direitos Humanos do IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa), entende que o caso ilustrado na foto da Ável aponta para um cenário que se repete no setor corporativo e empresarial de forma ampla.

Ele cita, por exemplo, que o número de pessoas negras nos conselhos de administração das 500 maiores empresas do Brasil não chega a 5%. Entre as mulheres, esse percentual não supera os 16%. Os dados são da pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero, do Instituto Ethos.

Embora não se refira sobre a ação que envolve a XP e a Ável, Silva afirma que outras ações similares tiveram um papel educativo e de promoção de inclusão e diversidade para as empresas que estão sendo julgadas.

"A ação garante que os recursos [da indenização] vão ser investidos em iniciativas que combatam casos como esses", diz o coordenador do IREE.
O dinheiro vindo das ações é destinado ao FDD (Fundo de Defesa de Direitos Difusos), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Secretaria Nacional do Consumidor. A gestão desse fundo é feita por um conselho, que seleciona os projetos que serão financiados com os recursos. Ou seja, o dinheiro não vai para as entidades.

O dinheiro vindo das ações é destinado ao FDD (Fundo de Defesa de Direitos Difusos), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Secretaria Nacional do Consumidor. A gestão desse fundo é feita por um conselho, que seleciona os projetos que serão financiados com os recursos. Ou seja, o dinheiro não vai para as entidades.

Outro ponto importante, segundo Silva, é que nesse tipo de ação, a Justiça faz cumprir o papel do Estado na regulação das empresas quanto à promoção dos direitos humanos das populações minorizadas e vulnerabilizadas.

Entidades estão otimistas por acordo.

"A juíza poderia entender que não era competência da Justiça do Trabalho ou que não cabe ação coletiva. Mas ela aceitou o processo, e isso foi um passo importantíssimo", diz Márlon Reis, advogado que representa as entidades na ação. Ela vê a aceitação do processo como uma primeira vitória.

Reis também diz que está otimista para uma conciliação, pois as empresas se manifestaram publicamente sobre a falta de diversidade entre os seus profissionais, após a repercussão negativa da foto.

Sobre a justificativa da ação, que também foi criticada nas redes sociais, o advogado diz que o processo, além de evidenciar a questão do racismo estrutural, da desigualdade de gênero e idade, e ausência de pessoas com deficiência, também chama atenção para o papel constitucional do sistema financeiro, ao qual as duas empresas fazem parte.

"Uma empresa está submetida, constitucionalmente, ao dever de observar a diversidade. Ninguém pode mudar uma empresa com base em critérios que ignorem a diversidade racial. Isso está na Constituição, tanto de maneira mais principiológica, no artigo 192, como de maneira expressa, no artigo sétimo, inciso 30", diz Reis..

"Nós estamos apresentando uma demanda que, sendo vitoriosa, passa uma mensagem para todas as empresas do Brasil, sobre critérios constitucionais a serem observados na contratação", afirma Reis.

Jessica Holl, coordenadora jurídica do Visibilidade Feminina, uma das entidades que assinam a ação, acredita que o resultado do processo está para além das partes envolvidas, podendo influenciar positivamente o meio social e estimular que empresas desenvolvam políticas práticas e não só discursos.

"Grandes empresas e conglomerados são atores sociais centrais, então é também função deles garantir a aplicação horizontal dos direitos humanos, que tratam de diversidade, igualdade, oportunidade, independentemente de gênero, classe social, raça, credo."

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticia...bre-falta-de-diversidade-contra-xp-e-avel.htm






Peço educadamente aqui desculpas por ser branco e hétero.
 


Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
Não acredito que a justiça vai aceitar processar uma empresa privada por fazer suas próprias escolhas. Quantas vítimas de tantas coisas no Brasil a justiça nem acata. A pessoa nem ganha a causa. Esses aí ainda são capaz de ganhar. É absurdo. A corrupção nesse país é tão grande que nem duvido que os acatam esses absurdos não ganha uma boquinha na indenização. É sujeira demais né.
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.101
Reações
4.493
Pontos
343
Não acredito que a justiça vai aceitar processar uma empresa privada por fazer suas próprias escolhas. Quantas vítimas de tantas coisas no Brasil a justiça nem acata. A pessoa nem ganha a causa. Esses aí ainda são capaz de ganhar. É absurdo. A corrupção nesse país é tão grande que nem duvido que os acatam esses absurdos não ganha uma boquinha na indenização. É sujeira demais né.

Pelo tom da matéria e das ONG's eles ja se colocaram como vitoriosos, como se nao houvesse outro resultado... se bobear ja ganharam mesmo, a justiça desse país é piada pronta!
 

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
Pelo tom da matéria e das ONG's eles ja se colocaram como vitoriosos, como se nao houvesse outro resultado... se bobear ja ganharam mesmo, a justiça desse país é piada pronta
Isso está acontecendo porque os negros estão percebendo o óbvio e que não sei porque até agora não perceberam. Igual o PT que fica enfiando goela abaixo que o Brasil é país de maioria negra, é país mais africano fora da África para ganhar os votos e simpatia da população negra. Aí você vê os políticos do PT tudo caucasiano com nomes europeus. 1% negro. Você vê a Globo militando eu amo negros, o Brasil é negro. E só tem atores brancos na Globo. Porque os negros não percebem que estão sendo usados e que essas pessoas não querem eles em nada.
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.842
Reações
47.377
Pontos
803
Isso está acontecendo porque os negros estão percebendo o óbvio e que não sei porque até agora não perceberam. Igual o PT que fica enfiando goela abaixo que o Brasil é país de maioria negra, é país mais africano fora da África para ganhar os votos e simpatia da população negra. Aí você vê os políticos do PT tudo caucasiano com nomes europeus. 1% negro. Você vê a Globo militando eu amo negros, o Brasil é negro. E só tem atores brancos na Globo. Porque os negros não percebem que estão sendo usados e que essas pessoas não querem eles em nada.
Sim, concordo.
Não param de falar e não tomam as providências necessárias.
Protagonista de novela na maioria das vezes é branco.
Temos que parar de defender esses tipos se falou tem que fazer.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.987
Reações
5.611
Pontos
1.164
Isso está acontecendo porque os negros estão percebendo o óbvio e que não sei porque até agora não perceberam. Igual o PT que fica enfiando goela abaixo que o Brasil é país de maioria negra, é país mais africano fora da África para ganhar os votos e simpatia da população negra. Aí você vê os políticos do PT tudo caucasiano com nomes europeus. 1% negro. Você vê a Globo militando eu amo negros, o Brasil é negro. E só tem atores brancos na Globo. Porque os negros não percebem que estão sendo usados e que essas pessoas não querem eles em nada.
Isso era evidente desde sempre, não sei como as pessoas conseguem ser tão cegas.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
O problema não são as pessoas denunciarem algo estando certas ou erradas, é um direito delas, mas sim a justiça acatá-las sem ter um mínimo de filtro de boa razão e coerência, é nessa turma que a parte da sociedade com um mínimo de bom senso tem que se focar e questionar, mas questionar pesado mesmo.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Vou entrar com ação parecida contra a Blacked, eu queria entrar no casting masculino, mas como não sou negro e não tenho 40cm de rola, não fui aceito. Discriminação que chama?
Entrarei com uma ação parecida contra a Brazzers, pois sou dicklet e sinto discriminação em não ver ator pron com 6,5mm atuando.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.810
Reações
25.219
Pontos
1.139
EU QUERO MAIS QUE SE FODAM!!!!!

Vão empresas, lacrem mais, se curvem ao politicamente correto, olhas os frutos podres que estão colhendo!!!! Acho é pouco.

Quotando porque não consigo curtir duas vezes.

Criaram um monstrinho ai, agora aguentem.
 

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
Olha que legal como as empresas vão ter que lidar agora com isso:
-todos os currículos avaliados terão que ser guardados ou enviados com a data da avaliação para um outro órgão competente.
-as entrevistas, todas, inclusive as dinâmicas de grupo, terão que ser gravadas e enviadas para checagem.
-o Ministério da igualdade ( kkk) vai ter que ter um RH especialista na mesma função que a empresa estaria contratando para avaliar se a entrevista foi justa e se houve preconceito, racismo ou algo do tipo.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
não é possivel isso.
humanidade ta precisando mesmo ser extinta. nao tem mais salvaçao uma b*sta dessa. deve ser por esse tipo de coisa que taliban existe.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.755
Reações
7.643
Pontos
1.264
Mas isso é somente uma foto.
Será que na empresa não tem negros trabalhando? Talvez eles não tenham querido aparecer na foto.

Vejam como tempo parece estar nublado com probabilidade de chuva a qualquer momento. Fora o fato de estarem todos aglomerados sem a devida proteção. Eu não iria querer sair nessa foto nem se fosse dourado!
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.619
Reações
9.293
Pontos
1.304
Na real eu já acho que isso é uma estratégia do pessoal de esquerda pra entrarem por cota nos Jobs mais concorridos que eles não teriam capacidade de entrar.

É só ver como esquerdista odeia empresas e adora ser sustentado com dinheiro público, fazendo isso é como se eles tivessem se vingando das empresas.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.608
Reações
34.581
Pontos
903
Olha que legal como as empresas vão ter que lidar agora com isso:
-todos os currículos avaliados terão que ser guardados ou enviados com a data da avaliação para um outro órgão competente.
-as entrevistas, todas, inclusive as dinâmicas de grupo, terão que ser gravadas e enviadas para checagem.
-o Ministério da igualdade ( kkk) vai ter que ter um RH especialista na mesma função que a empresa estaria contratando para avaliar se a entrevista foi justa e se houve preconceito, racismo ou algo do tipo.
É exatamente por isso que estou guardando dinheiro para trabalhar de forma autônoma futuramente, boa sorte pra quem seguir no ramo das empresas para comer na mão dos RH
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.282
Reações
17.778
Pontos
1.174
detalhe que isso é aqui em POA, onde 82% da população é branca.

Eu vou repetir: POA tem 82% de sua população branca.

Se tu juntar 100 pessoas aleatórias para tirar uma foto já existe uma probabilidade de todas serem brancas

Aqui na empresa que trabalho, por exemplo, nunca vi um negro sequer se candidatar a entrevista de emprego, então se a gente fosse obrigado a contratar alguém eu ia ter que sair abordando negros aleatórios na rua perguntando se querem emprego, ou colocar um anúncio com "PROCURA-SE NEGRO PARA PREENCHER COTA"

esquerda ferrando o Brasil desde sempre mas sempre com formas novas
 

promotor2004

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.010
Reações
3.753
Pontos
1.259
É isso mesmo, o negócio é diversificar.

Estou pensando em entrar com uma ação dessa contra o grupo de pagode Raça Negra. Não tem um albino sequer no grupo. Que absurdo!

E o Olodum que se cuide, é bom ir tratando de diversificar pra não correr o risco de ser processado também.
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Quero saber da carecofobia. Kd os defensores desse racismo contra os carecas da sociedade brasileira?
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.101
Reações
4.493
Pontos
343
É por isso que essa galera só tem empatia entre eles mesmo, pq de fora geral odeia, além do q uma pessoa se sujeitar a um emprego pela cota e não pelas suas habilidades é extremamente constrangedor, não conseguiria trabalhar em um local em que só consegui a vaga por causa da minha cor da pele... Certeza que no primeiro vacilo os comentários no corredor seriam tipo "tb neh, cotista...".
 
Topo Fundo