O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Kia Rio 2020 chega ao Brasil - Primeiras impressões

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Precisa analisar o custo benefício entre valores e versões, mas esteticamente eu achei mais bonito que o HB20 e Onix.




https://motor1.uol.com.br/reviews/395437/avaliacao-kia-rio-2020-no-brasil/

Primeiras impressões: Kia Rio é opção para quem não gostou do novo HB20
104240


Por: Nicolas Tavares

Ele divide a plataforma e o motor com o hatch da Hyundai, mas com design mais bem resolvido
Já se passaram 20 anos desde que o Kia Rio foi prometido para o Brasil pela primeira vez. Na época, a situação da marca coreana no país era bem diferente, apoiando-se na van Besta para crescer por aqui. Desde então, a marca passou por altos e baixos, vendo seu nome crescer com a chegada do Soul, do Cerato e da segunda geração do Sportage, além do subcompacto Picanto. Aí veio o regime automotivo Inovar Auto e o chamado “Super IPI” sobre carros importados, o que fez a empresa perder cada vez mais espaço no mercado brasileiro.
Kia Rio 2020

Anos depois, a Kia percebeu que não podia mais esperar e continuar anunciando o carro sem trazê-lo. Com a fábrica no México e o livre-comércio entre os dois países, este é enfim o momento para trazê-lo, mesmo que fique mais caro do que o esperado por conta da cotação do dólar. O Grupo Gandini, importador oficial da marca no Brasil, espera que o Rio seja o modelo que vai alavancar o crescimento da empresa, recolocando a fabricante no radar de quem quer um carro mais acessível – além de se tornar uma alternativa ao seu primo, o Hyundai HB20.
O que é?
Falar que o HB20 e o Rio são parentes não é forçar a barra. Ambos usam variações da plataforma para carros compactos do Grupo Hyundai, embora o Rio seja maior. São 4,06 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,45 m de altura e 2,58 m de entre-eixos, enquanto o HB20 conta com 3,94 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. O porta-malas supera o do rival de Piracicaba em 25 litros, chegando a 325 l.
A motorização também é a mesma: o Rio adota o motor 1.6 Gamma aspirado do novo HB20, já com as alterações feitas para que entregue 130 cv a partir de 6.000 rpm e 16,5 kgfm de torque a 5.000 rpm, quando abastecido com etanol. Estará sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas. Segundo a Kia, não há público para uma variante manual e adotar outros motores depende de a Hyundai liberar o uso deles - o que não aconteceu com o novo 1.0 turbo com injeção direta, por exemplo.
Kia Rio 2020

Apenas com o motor 1.6 disponível, a Kia optou trazer o Rio em duas versões no momento. A LX, mais barata da linha, traz ar-condicionado, direção elétrica, assistente de partida em rampas, controle de estabilidade e tração, vidros e travas elétricas nas quatro portas, central multimídia com tela de 7” compatível com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, retrovisores com ajuste elétrico e rodas de liga leve de 15". Já o Rio EX ganha ar-condicionado digital, bancos em couro, controle de cruzeiro, luzes diurnas em LED e retrovisores com rebatimento elétrico.


Há planos para mais uma versão, que pode ser a GT Line com design mais esportivo, mas ainda não tem data para chegar.
Kia Rio 2020
Kia Rio 2020

Um dos pontos altos do Rio está em seu design. Mais sóbrio do que o HB20, ele agrada ao vivo e transmite a impressão de ser maior do que realmente é. Ele adota a identidade visual da Kia sem exageros. E, como usa a mesma motorização do Hyundai nacional, acaba sendo uma opção para quem não gostou do visual do HB20 renovado. A cabine utiliza plástico rígido com principal material, mas de uma forma mais controlada, aproveitando algumas peças com material soft-touch para passar a impressão de não ser um hatch de entrada.
Como anda?
O percurso feito pela Kia para o lançamento foi extremamente curto, de apenas 20 minutos e aproximadamente 15 km, saindo do Hotel Pullman até o Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. Para piorar, aconteceu um acidente que causou um congestionamento e havia uma blitz da polícia. Isso fez com que só pudéssemos andar a uma velocidade bem abaixo do limite na maioria dos casos, e tivemos momentos muito curtos para experimentar a aceleração.
Ao sair do hotel, aproveitei a rotatória para sentir a estabilidade do carro. Além de contar com controle de estabilidade, o Rio tem um sistema de vetorização de torque, que divide a força entre as rodas dianteiras, aumentando o controle do hatch. Por conta do entre-eixos mais longo, ele também parece mais assentado que o HB20, por exemplo. A estrada tinha algumas ondulações e encontrei apenas duas lombadas, que serviram para mostrar que o acerto do Rio é mais voltado para o conforto do que para uma tocada esportiva. A direção elétrica é bem direta e tem um bom ajuste, auxiliando na agilidade.
Kia Rio 2020

O motor 1.6 não foge muito do que já vimos no HB20, embora as respostas pareçam um pouco mais comedidas por conta do maior peso do Kia. Andando normalmente, o câmbio automático de 6 marchas faz as trocas a cerca de 2.500 rpm, em uma tentativa de manter o consumo o mais baixo possível. Não deu para notar se ajudou muito, uma vez que o computador de bordo do carro não conta com medidor de consumo instantâneo ou mesmo de autonomia restante (como nos demais Kia, essas informações foram suprimidas no Brasil).
De acordo com o Inmetro, o Rio 1.6 automático faz 7,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, subindo para 10,5 km/litro e 13,4 km/l com gasolina, respectivamente. Como comparação, o HB20 com a mesma motorização faz 7,8/9,8 km/litro com etanol e 11,5/13,9 km/litro com gasolina. A diferença pode ser justificada pela aerodinâmica e pela diferença de peso: o HB20 pesa 1.030 kg, enquanto o Rio tem 1.141 kg.

Ao deixar de lado a tocada mais econômica, aproveitei para acelerar em um momento de pista livre. A aceleração não é muito vigorosa por conta do ajuste do câmbio, que poderia esticar um pouco mais as marchas. Isso exige pé embaixo nas ultrapassagens, pois leva um tempo para desenvolver mais velocidade, principalmente quando estamos acima dos 80 km/h. Pelo menos foi possível notar que o Rio tem um bom isolamento acústico, om baixo nível de ruído na cabine.
Quanto custa?
O que vai definir as chances do Rio no Brasil é o preço. Por R$ 69.990 na versão de entrada e R$ 78.990 na variante mais cara, ele esbarra no problema de custar tanto quanto seus rivais nas configurações mais recheadas e com motores mais eficientes. O Chevrolet Onix LTZ automático custa R$ 67.890, enquanto o Volkswagen Polo Comfortline sai por R$ 71.560.
A diferença fica mais evidente ao comparar as opções mais caras, pois o Onix vem com carregador wireless, estacionamento automático, alerta de ponto cego e mais. O Polo Highline teve uma mudança na linha 20/20 e agora traz até o painel de instrumentos digital de série. Até o HB20 Diamond Plus tem itens interessantes, como a frenagem automática de emergência.
Kia Rio 2020
Kia Rio 2020

Isto não quer dizer que o hatch da Kia não tenha chances no mercado, pois oferece mais por menos se comparado ao Toyota Yaris, por exemplo, que custa R$ 72.490 na primeira versão 1.5 com câmbio CVT e alcança os R$ 84.990 na variante topo de linha. Pode pegar até alguns clientes do HB20 na versão 1.6, por ter o mesmo motor, mas com mais equipamentos, espaço e um design mais bem resolvido.
Teria sido melhor se o Kia Rio tivesse chegado ao Brasil antes? Com certeza, principalmente se fosse antes da mudança de geração do Onix ou o lançamento do Polo. Isso fica ainda mais claro agora que a marca já testa a versão reestilizada no exterior. Fica difícil para ele concorrer quando tem que abrir mão de alguns equipamentos para que tenha um preço competitivo, ainda mais com a cotação do dólar acima de R$ 4,00. Ainda assim, torna-se mais uma opção interessante para o segmento - principalmente para quem gosta do HB20, mas não simpatizou com o novo design do Hyundai.
Fotos: divulgação

FICHA TÉCNICA: Kia Rio 1.6 EX 2020
MOTORdianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.591 cm3, duplo comando de válvulas com variador de fase, flex
POTÊNCIA/TORQUE123/130 cv a 6.000 rpm; Torque: 16,0/16,5 kgfm a 4.500 rpm
TRANSMISSÃOcâmbio automático de 6 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃOindependente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUSliga-leve aro 15" com pneus 185/65 R15
FREIOSdiscos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
PESO1.141 kg em ordem de marcha
DIMENSÕEScomprimento 4.065 mm, largura 1.725 mm, altura 1.450 mm, entre-eixos 2.580 mm
CAPACIDADEStanque 45 litros, porta-malas 325 litros
PREÇO R$ 104.990


Galeria: Kia Rio 2020 (BR)
Kia Rio 2020
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.115
Reações
172.178
Pontos
2.599
Bonito. Foi o carro que mais vi no Chile. Esse demorou a chegar mas tudo o que aconteceu com a Kia só atrasou mais ainda.

Mas não tenho muita convicção que irá vender muito não.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.499
Pontos
2.234
104.000? um carro 1.6 custar isso...eh..estamos fodidos.

Tá errado ali, o EX é 79. Mas ainda assim, não vai vender.

A verdade é que aquela jogada espúria do InovarAuto foi feito sob medida pra foder a Kia e a Hyundai. A Hyundai não se fodeu porque a fábrica já tava em fase final de construção, mas a Kia enrolou pra c***lho e acabou não construindo nada, aí tomou uma facada...a rede de concessionárias diminuiu violentamente.

Aí ela afundou a faca jogando o preço do Cerato pra 83 conto na geração passada e agora deu uma girada com o Cerato 2.0 mais barato por 95 conto e esse Rio por 76.

Eu tive o New Cerato e o All New Cerato e, sinceramente, adoro a marca. Mas nem fodendo que eu pago 100k num Cerato.
 


Samjokgo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
789
Reações
653
Pontos
544
É... com esse preço vai ser complicado, parece que só pensarem em "roubar" os donos de hb20.
Acho que erraram em tirar o picanto de linha também, podiam ter mantido ele como uma opção realmente de entrada para brigar com os subcompactos
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
É, deixa eu deixa ficar com meu uninho mesmo, esse não quebra nem passando em cratera hue

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
 

Malakh

Bam-bam-bam
Mensagens
882
Reações
2.555
Pontos
283
Carrinho interessante, uma pena mesmo esse preço muito além do que ele oferece
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.752
Pontos
503
Quando vejo o preço desses carros o privilégio que tenho em morar próximo a uma estação de metrô na Zona Sul de SP é absurdo.
Estou pensando em comprar um 0KM porque tenho 30% e isenção de IPVA mas ainda pensando se compensa, talvez pegue pelado mesmo pra um fds porque o metrô tá me atendendo bem.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.642
Pontos
2.069
Custando igual ou mais que concorrentes, que também são recentes no mercado e mais equipados, e com rede de concessionárias muito menor... Não tem como vingar.

Se lançassem 5 anos atrás...
 

Bob Blu

Bam-bam-bam
Mensagens
759
Reações
3.408
Pontos
433
Muito bonito!
Uma pena não ter o 1.0 turbo, dá pra entender porque a Hyundai não liberou o uso.

E o preço da versão top é um tapa na cara de todo mundo que me crucificou no tópico do Polo GTS kkkkkkkk

Estamos no brasil meus amigos, infelizmente... Quer um carro barato? Pega uma lasanha com uns 14 anos de uso nas costas ou se fode ae.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.326
Reações
71.458
Pontos
1.763
Com o valor desse aí pelado eu compro um Sandero RS 2.020 e passo por esse aí a mais de 200 na autoestrada...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.499
Pontos
2.234
Todo Kia é absurdamente caro mesmo

De novo: o preço ali tá errado, é 79. Ainda é caro, mas não é 104.

Isso é recente, quando comprei o meu Cerato foi 50k e era muito melhor do que qualquer coisa desse preço na época.
Mas é foda, mataram o Cerato, put* que pariu...o carro tá legal pra c***lho mas o mais barato tá 95 conto, quem que vai pagar 95k num Cerato?

Com o valor desse aí pelado eu compro um Sandero RS 2.020 e passo por esse aí a mais de 200 na autoestrada...

A Renault BR não merece elogio nenhum.
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.065
Reações
2.851
Pontos
994
kia Rio 1.6 EX - R$ 78.990
VW Polo 1.0T Confortline - R$ 71.560.
GM Onix 1.0T LTZ - R$ 67.890

Quem vai comprar nesse preço pô?
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Pago 1 real nesse vaporware.

E acho o cerato MK2 bonito, pena que só tem 1.6 ou 2.0 AT.
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
De novo: o preço ali tá errado, é 79. Ainda é caro, mas não é 104.

Isso é recente, quando comprei o meu Cerato foi 50k e era muito melhor do que qualquer coisa desse preço na época.
Mas é foda, mataram o Cerato, put* que pariu...o carro tá legal pra c***lho mas o mais barato tá 95 conto, quem que vai pagar 95k num Cerato?



A Renault BR não merece elogio nenhum.
Em termos de estética e gosto pessoal, pra mim o novo Cerato está mais bonito que o novo Corolla e Civic.

Só peca pelo fato de o carro custar 100k e não ter nem como opcional teto solar.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.499
Pontos
2.234
Em termos de estética e gosto pessoal, pra mim o novo Cerato está mais bonito que o novo Corolla e Civic.

Só peca pelo fato de o carro custar 100k e não ter nem como opcional teto solar.

Sim, também achei muito bonito, mas pelo preço não rola.
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Esse Kia Rio vai vendder um total de 0 unidades, não entendi pq lançaram, será que não teve análise de mercado??
 

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
2.152
Pontos
453
Chegou atrasado, defasado, sem nada que justifique a compra, tirando o bom acabamento e a beleza externa, é um HB20 do jeito que o novo deveria ter sido, não que seja muito difícil ser mais bonito que esse

Pra mim, vai encalhar e veremos meia dúzia igual vemos o Picanto
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.148
Reações
44.364
Pontos
803
O primeiro impulso é dizer que trata-se de um carro bonito, por ser de categoria compacta.

A impressão, contudo, só dura até ler que a versão de entrada parte de 70k.

Chegamos a um patamar que extrapola as raias da comédia. Está se tornando normal cobrar 60-70k por carro popular.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.122
Reações
49.327
Pontos
1.339
realmente como disseram o valor está absurdamente alto, eu acho que eu devo ganhar mal, mas cara que caro, entendo que é com motor 1.6 e automatico, mas a versão mais top é quase 80 mil reais, carro 0km realmente é só pra quem consegue algumas isenções pra PCD.
 
Topo Fundo