NMS tb foi um jogo que desde o começo teve um put* marketing (alias... no final das contas isso veio pra mal e é o que mais fez pessoal se decepcionar) e se fez muito em cima disso (quer dizer, não se fez... saiu pela culatra). KCD é um jogo que até a poucas semanas atrás ninguém estava sequer falando a respeito. Eu mesmo tentei trazer o jogo com tópicos aqui no forum, mas geral mandou um "f**a-se"... e até agora foram só os "fãs" falando... é um jogo que está se fazendo no total anti-marketing, que é o ouvido a ouvido, com pouca publicidade em cima.
Marketing faz com que mais gente saiba sobre algo, hype as pessoas criam sozinhas quando completam as lacunas sem seguir a razão.
KC não vai seguir o mesmo caminho de NMS porque tem menos pessoas hypando, mas se olhar neste tópico vai ver opiniões do tipo "combate moderno" (geralmente seguindo de um hate velado na Bethesda) ou gráficos fodas, indo a famigerada opinião cava buraco, que não foi postada aqui, mas é comum na internet da tal produção AAA indie (isso não existe).
Veja bem, não sou contra hypar, faz parte da magia da industria do entretenimento, esperar por aquele jogo é o que faz convenções como a E3 darem certo. Só que tem que seguir um minimo de bom senso, tem gente que esperando que KC seja um Skyrim killer, quando, na verdade, é um game com orçamento mais de 10 vezes menor e isso vai pesar. Tem gente que está esperando um Skyrim com combate super fluido, quando na verdade, a dinamica mais lenta do combate proposto, vai fazer o jogo ficar próximo da ideia de adventures de exploração (aquele tipo que hater chama de simulador de caminhada).
O jogo tem tudo para ser foda, mas se esperar mais do que ele pode fazer a tendência é se decepcionar apesar disso. Falo de NMS porque ele é o caso mais famoso, onde a galera ignorou as limitações de orçamento apertado e programação procedural e criou a fantasia de um tipo de jogo que não dá para fazer nem com orçamento de Witcher 3, mas há outros casos como We Happy Few onde o simples fato de ter arte parecida com a de Bioshock imediatamente o obrigou a ser tão bom quanto este game AAA. Só que não tem como, a realidade é que produção média é média por um motivo, eu espero que KC seja tão bom quanto o Divinity, porque é algo que sei que é possível de se fazer com um orçamento de U$ 5 milhões.