O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Kobe Bryant morre em acidente aéreo

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.789
Pontos
453
Cara, você argumentou muito bem, legal. Mas está bem equivocado.

Primeiro, o número reduzido de posições não delimita o esporte tecnicamente.

Depois, não são "cinco" posições. São dez posições realizadas por cinco jogadores. Todos têm posição de ataque e de defesa. O cara que no momento que o time ataca recebe a bola e tem que se livrar da marcação para fazer a cesta tem que voltar rapidamente e assumir uma outra posição para bloquear o adversário. Se não conseguir bloquear, tem que estar bem posicionado para pegar o rebote. E tudo isso sem fazer falta, o que no basquete é muito difícil. E ainda por cima você tem um número limite de faltas antes de ser excluído do jogo.

Lembra quando o Valdívia se machucou tentando fazer um drible "simples" — correr, parar a bola para tirar o adversário de tempo e continuar a jogada?
No basquete isso é corriqueiro e isso é um elemento chave do jogo, especialmente para armadores e ala-armadores.

E sim, basquete tem inúmeras possibilidades estratégicas também. E, de novo, não é tamanho de quadra ou número de jogadores em quadra/campo que delimita isso. Como você arma a defesa, onde você posiciona cada defensor, como você desarma uma defesa por zona, que jogador vai marcar qual jogador, se você enfrenta um time baseado em arremessos, como o Golden State, você elabora uma estratégia, se for um time baseado no jogo físico e de garrafão como Milwaukee, a estratégia é outra...

Ironicamente, talvez uma coisa que o futebol tenha bem mais que o basquete, e mesmo assim, é bem discutível, é tática, que você excluiu do debate. E aí pode ter a ver com o tamanho do campo e número de jogadores.

E o futebol é muito mais dependente da técnica do que basquete, que por sua vez é "menos dependente" do talento. O que quero dizer com isso? Se eu tiver um mínimo de talento natural pra basquete, posso ficar dias e mais dias, por horas a fio treinando arremessos e chegar quase à perfeição nesse quesito. Mas no futebol, comofa pra atingir a capacidade de drible do Neymar? E a capacidade de finalização do Messi? NÃO TO DIZENDO QUE BASQUETE É SIMPLES, mas apenas ser menos dependente de técnica.

De forma alguma. Basquete não é menos dependente de técnica, muito pelo contrário.

Sim, se você ficar por horas a fio treinando arremessos, talvez você fique bom. Schmidtão vive dizendo isso.
Ou talvez não. Quer saber um cara que tinha, no mínimo, um mínimo de talento natural pro basquete, tinha todo o melhor aparato profissional do mundo em volta dele, treinou por horas e nunca aprendeu a arremessar direito? Shaquille O'Neal.

Existe, sim, uma grande técnica por trás do arremesso. Posicionamento das mãos, a mão que apoia, a mão que impulsiona a bola, o movimento da mão pra bola fazer o arco... Agora resolva tudo isso em um segundo com dois caras pulando na sua frente para impedir que você arremesse.

E o Shaquille O'Neal é um dos maiores jogadores de todos os tempos, porque basquete está longe de ser só arremesso.

A capacidade do drible do Neymar? Você acha que não acontece drible no basquete? Acontece e muitas vezes acontece no ar.
Você acha que a capacidade de drible do Jordan de pular com a bola na mão, vir um animal pulando em cima dele e ele ter que desviar pra poder acertar a cesta não tem nem um pouco de técnica? E que isso foi aprendido apenas a custo de muito treino?
Sobre capacidade de drible no chão, é só ver os dribles do Jordan, do próprio Kobe Bryant discutido aqui, do LeBron e de tantos outros.
Se isso não fizesse diferença, esses caras não seriam os maiores, porque qualquer jogador bem treinado os pararia.

E o basquete também não é menos dependente do talento.
Sabe o Romário "treinar pra quê?"
Tem algumas lendas do basquete que eram "treinar pra quê" do mesmo jeito, tipo Allen Iverson, que resolvia muito mais na base do talento individual de que técnica, tática ou treinamento.

Quando você diz que existe muito mais formas de fazer gol, se refere a quê?
Porque existe inúmeras formas de se pontuar no basquete, também. Você tem arremesso, bandeja, enterrada, ponte-aérea, arremesso por baixo da tabela, bank shot (e tem que saber o momento em que precisa arriscar um bank shot), pode pontuar no rebote...

E o basquete tem muito mais regras que o futebol. Isso também deixa o jogo muito complexo.

Eu gosto muito mais de futebol, por uma série de razões. Acho que tem características que são mais interessantes, acho que tem possibilidades e variáveis mais interessantes, também.
Mas daí dizer que é mais complexo, pra mim é muito mais desconhecimento da sua parte.
 
Topo Fundo