O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[EMULAÇÃO] Saturn na LCD: A evolução dos emuladores Yabasanshiro, SSF, Kronos, Mednafen, Nova

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Saturn na LCD

Por muito tempo a emulação de Saturn se manteve presa aos 240p, entupida de serrilhados e dithers que nas telas LCD atuais fazem os olhos sangrarem. O Yabause abriu um caminho interessante ao permitir que os jogos emulados fossem renderizados acima da resolução nativa. A audácia do Yabause tinha um preço, instabilidade e baixa compatibilidade. Às vezes era tanta dor de cabeça que mais valia a pena jogar com serrilhados terríveis em outros emuladores. O projeto YabaSanshiro, um port não oficial do Yabause, trouxe mais qualidade e compatibilidade à emulação iniciada pelo Yabause, isso permitiu emular Saturn com os gráficos abaixo, com compatibilidade maior, de maneira estável e com 60fps:

pKlTMdV.png

rxnbsrF.png

omKpq3j.png

O Kronos é uma versão do YabaSanshiro. O projeto Kronos teoricamente leva a emulação do Saturn a um novo patamar, com um forte suporte aos modernos OpenGL, permite até trazer aos gráficos filtros como o famoso xbr.

Já testei a versão aplicativo do Kronos. Quem quiser baixar e experimentar: http://www.tradu-france.com/download.php?emul=146
Porém, pra mim, rodou muito pouca coisa (Panzer Dragoon, Clockwork...) e ainda prefiro rodar a versão YabaSanshiro.

Um exemplo dele rodando:


Porém o Kronos está chegando ao retroarch:


Isso pode ser um divisor de águas na emulação do Saturn.

Matéria no site libreto:

https://www.libretro.com/index.php/introducing-kronos-a-new-sega-saturn-stv-emulator/

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Introducing Kronos: a new Sega Saturn/ST-V emulator
December 23, 2018 BarbuDreadMon
Kronos is a fork of YabaSanshiro, which is itself a fork of Yabause. The project was started by François, his main goal was to have an emulator benefitting from YabaSanshiro improvements, while being friendly with x86_64 architecture and desktop computers.
Over time, several new features were added :
  • Sega ST-V emulation (the arcade version of the Sega Saturn)
  • Modern OpenGL Core support, it should now have a fair compatibility, even with intel GPUs, the minimum requirement is OpenGL 3.3 Core, and 4.2 if you want to benefit from gpu tesselation
Additional things to know :
  • It’s using a high performance SH2 cached interpreter, albeit different from the dynarecs used in YabaSanshiro, the CPU frequency requirement is still around 30% lower than an emulator using a classic SH2 interpreter like beetle-saturn
  • It’s compatible with beetle-saturn savefiles, there is even a core option to load them from the same path
  • It’s compatible with zipped cue+bin+wav isos, you don’t need to uncompress them or convert them to CHD
  • There are several core options to improve rendering (tesselation, upscaling, …)
Shining Force 3 on Sega Saturn :

Cotton 2 on Sega ST-V :

Things to do/fix :
  • Improve compatibility with non windows/linux platforms, in the case of MacOS X we’ll first need a retroarch with OpenGL 3.3 enabled
  • Improve input lag, we are 1 frame behind beetle-saturn at the moment
  • Add CHD support
  • Hook optional YabaSanshiro SH2 interpreters as core options, while they are not cross-platform, they could be interesting to further improve performances on their respective platforms (x86_32,arm,arm64)
  • Hook alternative input devices (lightgun, mouse, keyboard, …)
  • Fix the “toggling fullscreen/windowed” issue (it will result in a black screen if you do that while playing)
  • Fix game specific issues, detailed reports are welcome at https://github.com/FCare/Kronos/issues

O core em ação:



www.youtube.com/watch?v=mpxVIdV8KzE

----------------------------------------------------------------

Infelizmente, ainda não consegui o Core do Kronos e dizem que ele não é compatível com todas as plataformas. Tentei atualizar com o update online e nada aparece.

Alguém já experimentou esse Kronos? Não lembro de ter visto comentários sobre ele por aqui.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
A versão Core ainda não consegui baixar pelo update do retroarch para testar.
Consegui baixar o core KronosPrecisava instalar uma nova versão do Retroarch.
Isso vai rodar em computador de pobre?
É uma faca de dois legumes. Estão trabalhando para máxima compatibilidade, através do OpenGL, para rodar até em placas onboard. Por outro lado, isso pode requerer drivers atualizados.

O Tomb Raider no Kronos / Retroarch. Não há shaders habilitados, apenas os recursos do emulador.


www.youtube.com/watch?v=xN53oW-A8yw

O áudio tem uns bugs.
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pelo que li e ouvi esse Kronos nada mais é que um emulador baseado em codigos do Yabause logo não seria novo emulador por assim dizer, ouvi isso no podcast do Literalmente{Game}, caso tenha duvidas todo sabado ele tira duvidas:

Mas isso está escrito no tópico e na matéria do libreto sobre o novo core disponibilizado.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar no tópico como estão os gráficos de Nights no core Kronos / Retroarch.




www.youtube.com/watch?v=o2mB4olN-oQ

O jogo em si roda muito leve, nem parece que se está ligando ou desligando alguma coisa. Mas não rodou as CGs de abertura deste jogo (v 1.5.0).
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Aproveitando que emulador de saturn estava sendo discutido, fui conferir se tinha novidade e o core atualizou. Agora está na versão 1.6.0.

Alguns games difíceis de emular agora estão rodando bem, como Sonic R.

Mas deixo aqui vídeo do querido e não muito conhecido World Wide Soccer 98. Já era um game emulado nas versões anteriores do Yabause, mas com alguns bugs que foram embora.





A série era o melhor futebol do Saturn.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Aproveitando que emulador de saturn estava sendo discutido, fui conferir se tinha novidade e o core atualizou. Agora está na versão 1.6.0.

Alguns games difíceis de emular agora estão rodando bem, como Sonic R.

Mas deixo aqui vídeo do querido e não muito conhecido World Wide Soccer 98. Já era um game emulado nas versões anteriores do Yabause, mas com alguns bugs que foram embora.





A série era o melhor futebol do Saturn.


Você foi inventar de postar, baixei so por causa desse video o World Wide Soccer 98 :(
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Radiant é tranquilo, rodo ele em emulador desde 2006.
Eu já rodei no passado também no MAME mas me lembro que o som era zoado.
Ou era zoado não pela emulação? Rs

Nada a ver com a trilha de Ikaruga que é maravilhosa.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.938
Reações
56.958
Pontos
2.164
Eu já rodei no passado também no MAME mas me lembro que o som era zoado.
Ou era zoado não pela emulação? Rs

Nada a ver com a trilha de Ikaruga que é maravilhosa.

Nunca rodei do mame, só no Saturn mesmo. As músicas são sensacionais
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Você foi inventar de postar, baixei so por causa desse video o World Wide Soccer 98 :(
Hoje está datado, mas pra 96,97 era um game bem legal. Depois a série Winning eleven virou um monstro. Seria itneressante saber como teria evoluído essa série WWS e como estaria hoje. Tem pra Dream Cast também.
Pois era, eu tinha e jogava muito... já o Fifa 98 era sofrível!
Fifa no Saturn ficou um lixo.
Radiant é tranquilo, rodo ele em emulador desde 2006.
Rodar o game é algo que há tempos o SSF faz muito bem. Talvez no Kronos se obtenha mais nitidez por poder aumentar a resolução.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Hoje está datado, mas pra 96,97 era um game bem legal. Depois a série Winning eleven virou um monstro. Seria itneressante saber como teria evoluído essa série WWS e como estaria hoje. Tem pra Dream Cast também. Fifa no Saturn ficou um lixo.
Rodar o game é algo que há tempos o SSF faz muito bem. Talvez no Kronos se obtenha mais nitidez por poder aumentar a resolução.

O nome do jogo seria Wide World Soccer ou Sega Wide World Soccer mal pergunte?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
O nome do jogo seria Wide World Soccer ou Sega Wide World Soccer mal pergunte?
O nome da série é "Sega Worldwide Soccer" e aí completa com o ano, geralmente o próximo que está chegando. Por exemplo "Sega Worldwide Soccer 97" foi lançado em 96.

Nome comprido e chato de digitar. Às vezes inverto alguma coisa. :klol
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
O nome da série é "Sega Worldwide Soccer" e aí completa com o ano, geralmente o próximo que está chegando. Por exemplo "Sega Worldwide Soccer 97" foi lançado em 96.

Nome comprido e chato de digitar. Às vezes inverto alguma coisa. :klol

Pual na Neofighters postou mesmo topico que você la no forum deles :klol
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.026
Pontos
1.109
Interessante saber que saiu um novo emulador para Saturn.

Sonic JAM e os jogos da Capcom e da SNK já rodam nele?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Interessante saber que saiu um novo emulador para Saturn.

Sonic JAM e os jogos da Capcom e da SNK já rodam nele?
Depois vou testar o Sonic Jam neste core. Acredito que sim, o mundo 3D era bem emulado até em versões "antigas". Não ficavam bons os games do Mega e a tela de troca de cartuchos.

PGMWU0D.png
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.234
Reações
10.739
Pontos
753
Me interessei pela emulação de Saturn com o Mednafen, que roda bem boa parte da biblioteca do console.
Vou me inteirar deste Kronos.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar aqui tela de um game que peguei há pouco pra jogar: Soukyugurentai




Por favor, ignorem o gameplay deprimente. Estava perdido e focado em mostrar como o Kronos fez bem aos gráficos, a resolução extra trouxe mais detalhes à imagem.
 
Ultima Edição:

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Seus vídeos estão muito massa, @edineilopes .

Agora um comentário... como as músicas de Radiant são ruins né? Parece que o chip de som não presta. Não sei explicar.

Tão diferente da trilha maravilhosa de Ikaruga...
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Seus vídeos estão muito massa, @edineilopes .
Valeu. Aos poucos vou deixando um histórico aqui de games compatíveis com o Kronos e como a emulação do Saturn com este core está rendendo um visual mais satisfatório do que se alcançava tempos atrás.
Agora um comentário... como as músicas de Radiant são ruins né? Parece que o chip de som não presta. Não sei explicar.

Tão diferente da trilha maravilhosa de Ikaruga...

Confesso que acho interessante para o jogo, soa estranha e metálica e dá um clima. Mas agora que comentou fui prestar atenção como se estivesse "avaliando" a placa de som e os "barulhinhos" realmente soam mal. :klol

Ikaruga é outro jogão. Joguei muito no Dream, pra variar com resultados pífios e nunca terminei. :klol
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar aqui o Guardian Heroes.



Bem cru, todo serrilhado. Esse, rodando no retroarch, creio que cabem alguns shaders pra dar um tapinha no visual. Depois vou fazer uns testes com isso. Também vou precisar baixar outra iso.
 
Topo Fundo