O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[EMULAÇÃO] Saturn na LCD: A evolução dos emuladores Yabasanshiro, SSF, Kronos, Mednafen, Nova

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Vix, e não é que saiu a versão 2.7.0 do TabaSanshiro hoje? Fui fuçar o site pra ver se tinha alguma novidade e tá lá, acabou de ser upado :D Mas de novo não tem nenhuma informação sobre quais mudanças foram implementadas nem no site e nem no twitter dele
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Testei o Madnafen aqui, e de fato, pra emulação nativa, eu não tenho do que reclamar, Panzer Dragoon ficou sensacional, e Guardian Heroes então ficou assustador, mas o cara tem que gostar bastante de jogar nas configurações vanilla, como eu, porque se não ativar uns shaders, é capaz do cara ficar com dor de cabeça, hueeeeeeee. Tô surpreso de verdade, gostei bastante, não esperava que ele quebrasse o galho tão bem assim.
Muito bom poder jogar Panzer Dragon, uma série icônica do Saturn.

Mas imagina emular com esses gráficos...

Js7uFZu.jpg
NtWIIqd.png
re8T6og.png
VvT6CXY.png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Vix, e não é que saiu a versão 2.7.0 do TabaSanshiro hoje? Fui fuçar o site pra ver se tinha alguma novidade e tá lá, acabou de ser upado :D Mas de novo não tem nenhuma informação sobre quais mudanças foram implementadas nem no site e nem no twitter dele
Testei o 2.7.0 e para mim o emulador andou para trás. Apareceram mais bugs, mesmo em jogos que já estavam ok.
Não sei qual o foco do devmiyax nestas últimas atualizações, mas está parecendo cobertor curto: se tá cobrindo alguma coisa, está descobrindo outras.

Para aproveitar o post, o clássico Guardiam Heroes.
prfADlE.png

gTrPi6w.png

0t6C1lh.png
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Testei o 2.7.0 e para mim o emulador andou para trás. Apareceram mais bugs, mesmo em jogos que já estavam ok.
Não sei qual o foco do devmiyax nestas últimas atualizações, mas está parecendo cobertor curto: se tá cobrindo alguma coisa, está descobrindo outras.

Para aproveitar o post, o clássico Guardiam Heroes.
prfADlE.png

gTrPi6w.png

0t6C1lh.png



Esse ja ate emula no Xenia, acho que o Radiant de tiro idem, Nights.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803


Esse ja ate emula no Xenia, acho que o Radiant de tiro idem, Nights.

Eita porra, eu não conhecia esse port. Achei esquisitão com esse filtro, é esquisito demais ver os personagens desse jogo em alta resolução HUEEEEEEEEEEEEEEE.
 


ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Eita porra, eu não conhecia esse port. Achei esquisitão com esse filtro, é esquisito demais ver os personagens desse jogo em alta resolução HUEEEEEEEEEEEEEEE.

Tem alguns ports que sairam de Saturno para outros consoles ate obscuros kkk Dragon Force 1, Radiant Silvergun, Nights, Princess Crown, Tengai Makyo 4, Sega Rally 1, Panzer Dragoon 1...





Então se estiver com dificuldades de rodar o Guardian Heroes ou com um filtro resolução melhor quem sabe o Xenia não rode... tu não curtiu não ele no X360 via Xenia?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse ja ate emula no Xenia, acho que o Radiant de tiro idem, Nights.
Ficou ótimo. Passaram um filtro bom para tirar serrilhado e alguns efeitos ficaram caprichados nesta versão. Bonito de um jeito que não se tem em outro lugar.
85643
Vou experimentar este emulador, um tempo atrás tinha baixado e desanimado dele. Não sabia que o game estava jogável.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Nights está ruim com força.
Mas este tem fácil para PS2. No emulador fica bem lisinho.
6jlQyEf.jpg


Um detalhe que não gosto muito dessas versões a partir do remake do PS2 é que mexeram na proporção das personagens. No Saturn era mais infantil.

sCxtPpL.png

wfBlOxj.jpg


Acho a versão PC o melhor lugar para jogar Nights. Tem a versão do game com os benefícios do remake e tem a versão original do Saturn, com filtros que não existem em emuladores. E deve rodar leve em qualquer máquina.

 
Ultima Edição:

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Path notes que chupinhei do site tradu-france:

Yaba Sanshiro 2.6.7:
  • Fixed: the scene with the rain for the game Victory Goal 96.
  • Fixed: The floor was not drawn in the Hyper Reverthion game.
  • Fixed: Akumazyou was not drawing the background correctly.
  • Fixed: The sky was not drawn for the Sky Target game.
  • Fix: Green line for Wizardry game - Llylgamyn Saga.
  • Fixed: Magic effects were not drawn in Shining Force 3.
  • Support high resolution window for the Elan Doree game.
  • Added window sprite function for the game Slayers Royal 2.
  • Fixed: Elan Doree game crash.
  • Fix: the background of the game Astra Superstars.
  • Correction: Sonic 3D: Flickies' Island: The Special Stage did not work.
  • Fixed: Shinobi-X crash.
  • Fixed: broken texture in the game Daytona USA.
  • Correction: bad proportion and noise on the screen.

Yaba Sanshiro 2.6.8:
  • Fixed: textures were broken for the Daytona USA game.
  • Correction: bad proportion and noise on the screen.
  • Fixed: Polygons were broken for the VirtuaCup game.
  • Added more information for the debug.
  • Correction: Daina Airan - Dinosaur Island is starting now.
  • Fixed: Characters are not displayed for the CodeR game.
  • Fixed: wrong polygon for the game Shin Megami Tensei.
  • Fix: Too wide for high resolution mode.

Yaba Sanshiro 2.7.1:
  • Support for CHD files.
  • Support CUE redump files.
  • Fixed graphic bugs.
  • Support games that support multi-track data like NIGHTS
  • Pregap calculation for audio tracks.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Path notes que chupinhei do site tradu-france:

Yaba Sanshiro 2.6.7:
  • Fixed: the scene with the rain for the game Victory Goal 96.
  • Fixed: The floor was not drawn in the Hyper Reverthion game.
  • Fixed: Akumazyou was not drawing the background correctly.
  • Fixed: The sky was not drawn for the Sky Target game.
  • Fix: Green line for Wizardry game - Llylgamyn Saga.
  • Fixed: Magic effects were not drawn in Shining Force 3.
  • Support high resolution window for the Elan Doree game.
  • Added window sprite function for the game Slayers Royal 2.
  • Fixed: Elan Doree game crash.
  • Fix: the background of the game Astra Superstars.
  • Correction: Sonic 3D: Flickies' Island: The Special Stage did not work.
  • Fixed: Shinobi-X crash.
  • Fixed: broken texture in the game Daytona USA.
  • Correction: bad proportion and noise on the screen.
Yaba Sanshiro 2.6.8:
  • Fixed: textures were broken for the Daytona USA game.
  • Correction: bad proportion and noise on the screen.
  • Fixed: Polygons were broken for the VirtuaCup game.
  • Added more information for the debug.
  • Correction: Daina Airan - Dinosaur Island is starting now.
  • Fixed: Characters are not displayed for the CodeR game.
  • Fixed: wrong polygon for the game Shin Megami Tensei.
  • Fix: Too wide for high resolution mode.
Yaba Sanshiro 2.7.1:
  • Support for CHD files.
  • Support CUE redump files.
  • Fixed graphic bugs.
  • Support games that support multi-track data like NIGHTS
  • Pregap calculation for audio tracks.

Testei e não entendi, esta sem som o emulador (musica em especial) ou eu que configurei errado versão 2.7.1 que uso?
 

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Testei e não entendi, esta sem som o emulador (musica em especial) ou eu que configurei errado versão 2.7.1 que uso?
você testou outros jogos, ou só tentou um? se todos outros ficaram sem som tbm, aí é problema de configuração, senão é problema de compatibilidade do emulador com esse jogo específico
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
você testou outros jogos, ou só tentou um? se todos outros ficaram sem som tbm, aí é problema de configuração, senão é problema de compatibilidade do emulador com esse jogo específico

Testei varios ficou mesma coisa. Pior que deixei configurado igual no vídeo até do Master Race Games.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
A versão 2.7.1 melhorou um pouco a 2.7.0 que não curti.

Aqui o som dos jogos está normal.

Uma amostra em vídeo do Panzer Dragoon com resolução aumentada, que uns posts atrás tinha só screenshots.



Testei varios ficou mesma coisa. Pior que deixei configurado igual no vídeo até do Master Race Games.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Não sei se ajuda, no emulador aqui está assim e funcionando bem:
85691
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar também vídeo do Christmas Nights, como fica com a resolução aumentada.

Yabasanshiro não roda a "cg" de abertura desta versão (aperte start para ir logo para tela título), mas o jogo em si tem boa emulação.

 

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Nights está ruim com força.
Mas este tem fácil para PS2. No emulador fica bem lisinho.
6jlQyEf.jpg


Um detalhe que não gosto muito dessas versões a partir do remake do PS2 é que mexeram na proporção das personagens. No Saturn era mais infantil.

sCxtPpL.png

wfBlOxj.jpg


Acho a versão PC o melhor lugar para jogar Nights. Tem a versão do game com os benefícios do remake e tem a versão original do Saturn, com filtros que não existem em emuladores. E deve rodar leve em qualquer máquina.



Embora essa versão da Steam seja excelente, alguns conteúdos do Christmas NiGHTS ficaram de fora por motivos desconhecidos:

Efeitos especiais em Christmas Dreams

Jogar Christmas NiGHTS em determinados momentos do dia entre novembro e fevereiro mudaria certas coisas, como o background ou a aparência da neve. Isso inclui:

03:00 - Eclipse lunar
06:00 - Aurora Boreal
07:00 - Um sol brilhante
09:00 - Luas de crescentes substituem a neve
12:00 - Jóias roxas substituem a neve
15:00 - Doces substitui a neve
18:00 - Brilhos substituem a neve
21:00 - Estrelas substituem a neve

Ausência ou piora dos efeitos de iluminação em geral, como os flocos de neve causando flashes de luz ao tocarem o chão, ou as esferas de luz (ideas) iluminando os personagens ao ficarem flutuando em volta deles (a comparação pode ser vista aqui aos 4:39 )

Sonic the Hedgehog into Dreams

2E2F8F7806F14006624F280361343EE771194CBB


Você podia jogar com o Sonic no lugar da Claris no Christmas Nights. só que ele não se transforma na NiGHTS. O Sonic é um pouco mais rápido que a Claris e o Eliot, além de pular mais alto. Como chefão a gente enfrenta o Eggman em vez do Puffy, e toca uma música remixada das versões européia e japonesa do Sonic CD. Isso foi projetado como um experimento único para ver como o Sonicpoderia se mover em um espaço 3D completo. Alguns elementos foram em certo ponto a base do design para o jogo cancelado Sonic X-Treme do SEGA Saturn.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Embora essa versão da Steam seja excelente, alguns conteúdos do Christmas NiGHTS ficaram de fora por motivos desconhecidos:

Efeitos especiais em Christmas Dreams

Jogar Christmas NiGHTS em determinados momentos do dia entre novembro e fevereiro mudaria certas coisas, como o background ou a aparência da neve. Isso inclui:

03:00 - Eclipse lunar
06:00 - Aurora Boreal
07:00 - Um sol brilhante
09:00 - Luas de crescentes substituem a neve
12:00 - Jóias roxas substituem a neve
15:00 - Doces substitui a neve
18:00 - Brilhos substituem a neve
21:00 - Estrelas substituem a neve

Ausência ou piora dos efeitos de iluminação em geral, como os flocos de neve causando flashes de luz ao tocarem o chão, ou as esferas de luz (ideas) iluminando os personagens ao ficarem flutuando em volta deles (a comparação pode ser vista aqui aos 4:39 )

Sonic the Hedgehog into Dreams

2E2F8F7806F14006624F280361343EE771194CBB


Você podia jogar com o Sonic no lugar da Claris no Christmas Nights. só que ele não se transforma na NiGHTS. O Sonic é um pouco mais rápido que a Claris e o Eliot, além de pular mais alto. Como chefão a gente enfrenta o Eggman em vez do Puffy, e toca uma música remixada das versões européia e japonesa do Sonic CD. Isso foi projetado como um experimento único para ver como o Sonicpoderia se mover em um espaço 3D completo. Alguns elementos foram em certo ponto a base do design para o jogo cancelado Sonic X-Treme do SEGA Saturn.
Ótima comparação, ótimo post. Realmente, tem alguns conteúdos extras perdidos.

Esses detalhes de hora nunca vi. Vou ver se consigo mexer no relógio para conferir (no Yaba ou SSF). Muito legal.

Me lembrou este post:
Saturn era um Frankenstein difícil de domar, mas tinha lá seus truques. Curioso como no port para Play2 o jogo não tem a mesma sensação de profundidade, por ter um efeito faltando.
index.php


Sonic R também não tem a mesma iluminação.

8ZaFy9E.png


85rsfAy.png


Evidentemente, aconteceram ganhos nos ports, mas fica a observação.
E é bem isso mesmo, esse videogame tão complicado tinha seus truques quando bem explorado.

Do Sonic X-treme, as partes mais interessantes que vi eram de uma versão que lembrava um pouco Bug! Pelo menos parecia jogável, gostaria que lançassem, mas sem a pressão de ser o "Sonic 3D". Fosse lançado com a skin do Bug, poderia ser um bom game, mas preferiram cancelar tudo.
 
Ultima Edição:

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Ótima comparação, ótimo post. Realmente, tem alguns conteúdos extras perdidos.

Esses detalhes de hora nunca vi. Vou ver se consigo mexer no relógio para conferir (no Yaba ou SSF). Muito legal.

Me lembrou este post:
E é bem isso mesmo, esse videogame tão complicado tinha seus truques quando bem explorado.

Do Sonic X-treme, as partes mais interessantes que vi eram de uma versão que lembrava um pouco Bug! Pelo menos parecia jogável, gostaria que lançassem, mas sem a pressão de ser o "Sonic 3D". Fosse lançado com a skin do Bug, poderia ser um bom game, mas preferiram cancelar tudo.
É, alguns jogos como Sonic R possuíam uma iluminação dinâmica no cenário que esses ports em máquinas mais robustas não conseguiam imitar... Aliás, a versão do Quake pro Saturn tbm tinha iluminação dinâmica colorida que nem a versão de PC tinha! Quando você dava um tiro, o tiro ia iluminando o caminho todo que passava, isso ficava mais evidente em corredores e tal, bem legal

aos 2:06:


A propósito, já tem versão nova do YabaSanshiro no site! :klolz o DevMiyax ta com o turbo ligado haha, ta valendo a pena conferir diariamente o site
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
É, alguns jogos como Sonic R possuíam uma iluminação dinâmica no cenário que esses ports em máquinas mais robustas não conseguiam imitar... Aliás, a versão do Quake pro Saturn tbm tinha iluminação dinâmica colorida que nem a versão de PC tinha! Quando você dava um tiro, o tiro ia iluminando o caminho todo que passava, isso ficava mais evidente em corredores e tal, bem legal
Isso ficou muito bom no duke nuken 3D também.
dWDL6kk.png

A propósito, já tem versão nova do YabaSanshiro no site! :klolz o DevMiyax ta com o turbo ligado haha, ta valendo a pena conferir diariamente o site
Testei hoje, já está na 2.7.4. Cara tá animado. Também está comprometido com a qualidade do emulador, as recentes atualizações provocaram alguns retrocessos. Agora na 2.7.4 o Guardian Heroes por exemplo voltou a estabilizar (rodava bem, mas tinha ficado com glitches nas últimas versões). Deve estar arrumando esses "efeitos colaterais" de algumas atualizações.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Deixar aqui o Belo Grandia do Saturn rodando no Yabasanshiro.




Ingame está lindo. A CG está com uns ruídos no áudio.
 

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Isso ficou muito bom no duke nuken 3D também.
dWDL6kk.png

Testei hoje, já está na 2.7.4. Cara tá animado. Também está comprometido com a qualidade do emulador, as recentes atualizações provocaram alguns retrocessos. Agora na 2.7.4 o Guardian Heroes por exemplo voltou a estabilizar (rodava bem, mas tinha ficado com glitches nas últimas versões). Deve estar arrumando esses "efeitos colaterais" de algumas atualizações.
É, eu testei o Burning Rangers nessa versão e voltou a dar aquele bug antigo do Yabause que fazia a tela ficar piscando sem parar... Não sei e eu configurei algo errado ou o emulador que andou pra trás mesmo

No caso, minha configuração tá assim:

86051

testei na versão européia do jogo
 

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Você viu que começaram a traduzir essa versão do jogo? Já até lançaram uns patches:

https://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=27028.0
https://segaxtreme.net/threads/translating-grandia.24330/
A versão do Saturn é bem superior à do Playstation, que parece que foi a usada pro HD Remaster do Switch:
Grandia é tão especial que até as CGs ficaram top no Saturn.

Não acompanhei a tradução. Depois vou conferir.

Já vi na internet que tem PT-BR da versão Play.
Preferia ver traduzido na versão Saturn.

Deixar screenshots no tópico.

uZF0UM1.png

4PkxvDn.png

xix4V0k.png

UKAdCFS.png

nOGLJuf.png
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Grandia é tão especial que até as CGs ficaram top no Saturn.

Não acompanhei a tradução. Depois vou conferir.

Já vi na internet que tem PT-BR da versão Play.
Preferia ver traduzido na versão Saturn.

Deixar screenshots no tópico.

uZF0UM1.png

4PkxvDn.png


xix4V0k.png

UKAdCFS.png

nOGLJuf.png

Existe Grandia de Saturno traduzido ao menos para USA.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Gosto muito do Play e a maioria dos multis ficaram melhores nele, além da emulação ser bem mais evoluída.

Mas Grandia é Saturn. :kkong

Ultima parte e previsão de uma semana para download da tradução pelo que entendi do Castlevania de Saturno (ainda falta 2 páginas do menu para traduzir)



Uma coisa que não entendi foi que uma determinada parte um inscrito diz que tem um grupo traduzindo o Grandia 1 com alguma dificuldade, ai não sei se seria a versão Americana que se não me engano tem ate para baixar ou imagens na net ou uma versão PTBR dele
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Uma coisa que não entendi foi que uma determinada parte um inscrito diz que tem um grupo traduzindo o Grandia 1 com alguma dificuldade, ai não sei se seria a versão Americana que se não me engano tem ate para baixar ou imagens na net ou uma versão PTBR dele
Já vi sim traduzida para português, mas só do Playstation.

87233
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Novidades Mednafen Saturno:



Podcast - 132 - Relatório de progresso do Avocado + Atualizações: Mednafen + Yuzu + DOSBox-X + mGBA
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Saiu versão R8 do SSF.



Código:
Fixed a bug that the start position of index 0 area is shifted in CreateCDImage.exe

Slightly faster (should have been) by changing the compile options for both Windows and Android versions
Add -fomit-frame-pointer to the option passed to clang.exe of CreateObject.exe (maybe it should be faster)

Fixed STV configuration file name after LLVM introduction
Fixed a bug that STV does not start when there is no CD drive.

64-bit Android version of VDP1 drawing processing is accelerated
Accelerate DSP processing for Android
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Novas versões:

SSF PreviewVer R9

Código:
SSF Changelog:
Fixed the drawing process of the rotating surface.
Fixed mesh translucency processing during GPU rendering.

The contents of the state save data have been changed.
Previous data is not available.

Fixed a bug that the index information of the index software was not output properly with CreateCDImage. In addition, only the Taito Chase H.Q and Purikura Daisaku operations have been confirmed for the software that uses the index. There may be others.

In more detail, it is possible to select cartridges with Android options or to make controller blaze another menu

Yaba Sanshiro v2.8.1
http://www.uoyabause.org/static_pages/download
 
Topo Fundo