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Tópico oficial [KURO CUT] Como ganhar experiência em Desenvolvimento de Jogos (Programação, Modelagem, Arwork, etc...)

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Inclusive quando eu frequentava a ACDA (Associação de Computeiros Dementes Anonimos) no Facebook o CEO mesmo falava que muitas empresas em São Paulo e Belo Horizonte preferiam contratar formandos de Física e Ciências Contabeis do que formandos em CC e EC pelo simples fato de que o pessoal tinha muito mais força de vontade de aprender e correr atrás por conta própria enquanto o pessoal de CC e EC era muito acomodado e durante a faculdade recebeu tudo MASTIGADINHO.
É como se fosse um jogo de puzzle, ta ligado aquele jogo antigo chamado "The Incredible Machine"? Onde você recebia uma quantia x de peças e tinha que atingir um objetivo y? Programar é mais ou menos isso daí.

Ou seja, é isso que se aprende na graduação em física. Montar problemas na forma de equações. Por isso q tanta gente desiste, pq é trabalhoso e demanda muito esforço pra ver o problema. Engenharia numa faculdade muito teórica vai muito nessa direção, daí a pessoa tem que estudar muita teoria e depois se frustra q não aplica nada na vida real. Dependendo da faculdade, esses cursos parecem coisa de masoquista. Evasão de 70%.

Uma coisa em programação que tambem vale em física: problemas mal explicados ou com dados faltando viram um inferno pra resolver pq vc é obrigado a adivinhar sem saber qual era a intenção. Eu aprendi isso até num canal de detecção de mentiras. Às vezes a pessoa vai num lugar querendo comprar X, mas o vendedor é um especialista e diz "vc não precisa de X, o seu problema se resolve com Y" (a menos q vc esteja sendo enganado, daí ser um canal de detecção de mentiras).
 

JFR City

Bam-bam-bam
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Desculpe a demora para responder, como falei de novo, precisei ler e reler pra não falar besteiras.

@JC Denton @bquarkz Concordo com quase tudo isso que o bquarkz falou aí. Acrescento que na area de programação pra jogos as coisas são um pouco diferentes, mas no geral é isso mesmo. Isso que você falou de querer aprender constantemente (e de não ter medo de se enfiar e resolver problemas) é um ponto muito forte que caracteriza um bom game dev.

Nesse ponto temos um fato bem eompleto.

Aí mudando rapidamente de assunto... @JC Denton mano, n sei nada de matemática HAUHAUAHUAHAUHAUH. Vc falou de hipotenusa e o escambau, nem sei mais q q é isso direito. O que eu lembro de matemática é um pouco de uma matemática vetorial simples que vi na facul, e olhe lá. Matemática ajuda em alguns casos, com certeza, mas não é o essencial. O que você precisa pra programar (seja jogos ou qualquer outra coisa) é um pensamento lógico voltado para a solução de problemas. É como se fosse um jogo de puzzle, ta ligado aquele jogo antigo chamado "The Incredible Machine"? Onde você recebia uma quantia x de peças e tinha que atingir um objetivo y? Programar é mais ou menos isso daí. E isso é uma habilidade que você desenvolve ao longo do tempo, não precisa vir pronto não. Tendo isso em mente, mesmo que você esbarre em um problema que exija matemática, caso você não saiba resolve-lo, você vai conseguir no minimo identificar o que você precisa aprender pra solucionar o problema, entende? Do meu ponto de vista o que precisa pra ser um bom programador é o seguinte:

Nossa, meu pai jogava esse jogo direto.
Pelo que você mencionou você deve ter a idade dele (entre 40 e 50 anos).
Mas fico surpreso que você também é ruim de matemática e é desenvolvedor.

  • vontade de aprender
  • aceitar de que vai estar aprendendo o tempo todo
  • compreender que vc pode aprender com qualquer um
  • não ter medo de errar nem de ceder quando tiver errado
  • saber buscar ajuda quando tiver travado
  • nunca se dar completamente por satisfeito com as soluções que vc desenvolveu e sempre tentar buscar uma alterativa melhor (essa aqui tem uma pegadinha)
  • Inglês (essa é a exigência mais concreta entre as que citei. Se vc n tem conhecimento NENHUM em inglês fica bem dificil entrar na areal).


Mas isso é para praticamente todas as áreas, não só para TI e Jogos.

E muitas vezes dependendo da área vai ser necessário/fundamental um segundo e terceiro idioma.
Se não me engano, falavam que se destacava também na industria de jogos quem falasse Japonês.

Por fim, vou propor o seguinte pra vc @JC Denton (e estendo essa proposta pra outros aqui que tiverem interesse). Convido quem tiver interesse em entrar pra area ou curiosidade sobre a mesma pra gente bater um papo. Me disponho a trocarmos uma ideia sobre a area e a industria brasileira, assim como a sanar duvidas e talvez falar um pouco da experiencia que tive como profissional da area até o momento. Da pra gente marcar uma call no hangouts ou no discord ou coisa assim, e partimos daí. Quem tiver interesse pode responder por aqui ou me mandar um MP, tanto faz, e aí vamos organizando um horario ou algo do genero. Que tal?

Não posso fazer calls.
Mas seria uma boa um grupo de DIscord sim.

No periodo que eu tava no tecnico, até cogitei montar um fórum chamado ADJA (Associação de Desenvolvedores de Jogos Anônimos), baseado no ACDA (Associação de Computeiros Dementes Anonimos), um grupo de Facebook voltado a Desenvolvimento de Software e Montagem e Manutenção.
 

bquarkz

Ei mãe, 500 pontos!
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E muitas vezes dependendo da área vai ser necessário/fundamental um segundo e terceiro idioma.
Se não me engano, falavam que se destacava também na industria de jogos quem falasse Japonês.

Se eu tivesse que optar por uma terceira lingua seria o Chines ao inves do Japones. Agora, especialmente se vc quer trabalhar algum dia com tecnologia, aprenda ingles. E nao digo para leitura e escrita somente, vc tem que saber conversar pelo menos o basico, ou o tecnico como o pessoal chama. Alem de que, vou dar um chute aqui, 80% de todos os bons livros acerca de tecnologia, matematica, e ou fisica (nao conheco as outras areas do conhecimento) dos quais vc utiliza inclusive na faculdade, para aprender alguma coisa estao em ingles. Desse ponto, nao ha como fugir. Isso eh imperativo, aprenda ingles.

Pq fico falando acerca de tecnologia e programacao, ao inves de jogos? pq nao existe programador de jogos e programador de outras coisas, um programador eh um programador. O que muda eh o meio, o projeto em si. Alguns demandam matematica muito complexa, inclusive jogos, jah outros nem tanto. Matematica em si nao se faz tao necessaria no dia a dia. Mas, capacidade de abstracao e criacao de modelos sim, isso eh fundamental. Por isso matematicos e fisicos dao excelentes programadores, pois em suma eh isso que fazem desde sempre.

A muita sinergia no conhecimento tambem, vou dar um exemplo. Jah fiz minhas proprias engines de fisica e grafica (todas muito porcas) nao as uso em nada, mas adquiri um conhecimento muito valioso no processo. Hoje trabalho com sistemas de alta demanda e paralelismo, e fui capaz de escrever parte de um sistema em openCL devido ao conhecimento adquirido quando brincando com shaders da epoca das engines. Conhecimento eh poder, por isso que digo faca nem que for para vc mesmo. O mundo da voltas, muitas na verdade. E quanto mais completa for a sua caixa de ferramentas, mais util vc sera, ou seja mais $$ no bolso.
 

JFR City

Bam-bam-bam
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Se eu tivesse que optar por uma terceira lingua seria o Chines ao inves do Japones. Agora, especialmente se vc quer trabalhar algum dia com tecnologia, aprenda ingles. E nao digo para leitura e escrita somente, vc tem que saber conversar pelo menos o basico, ou o tecnico como o pessoal chama. Alem de que, vou dar um chute aqui, 80% de todos os bons livros acerca de tecnologia, matematica, e ou fisica (nao conheco as outras areas do conhecimento) dos quais vc utiliza inclusive na faculdade, para aprender alguma coisa estao em ingles. Desse ponto, nao ha como fugir. Isso eh imperativo, aprenda ingles.

Pq fico falando acerca de tecnologia e programacao, ao inves de jogos? pq nao existe programador de jogos e programador de outras coisas, um programador eh um programador. O que muda eh o meio, o projeto em si. Alguns demandam matematica muito complexa, inclusive jogos, jah outros nem tanto. Matematica em si nao se faz tao necessaria no dia a dia. Mas, capacidade de abstracao e criacao de modelos sim, isso eh fundamental. Por isso matematicos e fisicos dao excelentes programadores, pois em suma eh isso que fazem desde sempre.

A muita sinergia no conhecimento tambem, vou dar um exemplo. Jah fiz minhas proprias engines de fisica e grafica (todas muito porcas) nao as uso em nada, mas adquiri um conhecimento muito valioso no processo. Hoje trabalho com sistemas de alta demanda e paralelismo, e fui capaz de escrever parte de um sistema em openCL devido ao conhecimento adquirido quando brincando com shaders da epoca das engines. Conhecimento eh poder, por isso que digo faca nem que for para vc mesmo. O mundo da voltas, muitas na verdade. E quanto mais completa for a sua caixa de ferramentas, mais util vc sera, ou seja mais $$ no bolso.

Inglês eu já sou bom a ponto de dialogar, mas novamente falo:
Eu estava falando de trabalhar especificamente com Jogos, então o terceiro idioma precisa ser japonês, seja como desenvolvedor, seja como modelador ou até mesmo como roteirista.
Não adianta nem tentar discutir, o Japão tem a maior indústria de jogos do mundo e é top 3 em consumo.
Independente de ser dificil migrar pra lá ou não, quem entra nessa área pra desenvolver Jogos se destaca nessa parte com esse idioma.


Aí no caso de sistemas, web e o que mais for, aí sim seria Mandarim, ou até mesmo Alemão ou Italiano.

Só pra você ter uma ideia, conheci um cara de Assis que hoje mora na Alemanha como desenvolvedor. Ele mesmo fala que muitos Alemães falam de 4 a 6 idiomas.

Fora essa parte, tudo que você falou é um fato.
Um desenvolvedor sempre vai ser um desenvolvedor. Independente do meio e do projeto.
Engenheiros e Contadores/Economistas também vingam como desenvolvedores em sua maioria. A prova disso são as Fintechs.
 
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Zariel

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Lancei hoje meu 1º Curso na Udemy sobre o Blender 2.9 - Básico e Essencial para iniciantes na ferramenta, e é totalmente Gratuito!! Segue o link para quem quiser aprender sobre essa fantástica ferramenta e ainda no final, já aprender a modelagem básica de mesa e cadeiras em 3D, texturizadas com textura PBR, podendo usar tais modelos em animações ou em jogos


gwr9TGG.png


Essa semana, ou na próxima, estarei lançando um segundo curso mais avançado, sobre modelagem não destrutiva e assets para jogos, porém esse será pago

Falow!!!
 
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