O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Lá vem] IPVA ficará mais caro em 2022

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
A paralisação na produção de veículos devido à falta de componentes eletrônicos, associada a fatores como aumento no custo de matérias-primas como aço e alumínio, provocou uma disparada nos preços de automóveis novos e usados em 2021.

Neste segundo ano da pandemia do coronavírus, existe demanda reprimida: a falta de carros zero-quilômetro tem levado compradores a buscarem exemplares de segunda mão, cujos preços têm subido ainda mais.

Essa é uma má notícia para quem já está se programando para pagar o IPVA 2022 - afinal, o cálculo do imposto é realizado sobre o valor venal médio do veículo, enquanto as alíquotas variam de acordo com o tipo de carroceria e combustível em cada Estado.

De acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), entre fevereiro de 2020, mês imediatamente anterior ao início da pandemia, e julho de 2021 os preços de automóveis zero-quilômetro subiram 19,9%.

Considerando apenas exemplares usados, independentemente do ano/modelo, a alta foi ainda mais expressiva no mesmo período: 24,4%.

Especificamente no caso de São Paulo, a tabela com os valores venais para o cálculo do IPVA é fornecida pela Fipe e se baseia nos preços médios de setembro do ano anterior ao exercício: ou seja, em 2021 foram usados os preços de setembro de 2020.

Ao mesmo tempo, o calendário e a tabela do IPVA do ano seguinte são tradicionalmente divulgados em dezembro pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo paulista.

Mesmo ainda sem os valores venais do IPVA 2022, UOL Carros fez uma estimativa de quanto o tributo vai subir no próximo ano no Estado para cinco dos automóveis mais vendidos do Brasil - todos flex e, portanto, com alíquota de 4%.

Para tal, comparamos os preços de venda do IPVA 2021 com os valores médios apurados pela Fipe em agosto deste ano. Confira.
Jeep Renegade Sport 2020 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) - R$ 59.445
  • Valor do IPVA 2021 em SP - R$ 2.377,80

+ Preço médio Fipe em agosto de 2021 - R$ 73.025
+ Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP - R$ 2.921
Alta de R$ 543,20 ou 22,84% no IPVA 2022

Hyundai HB20 Sense - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) - R$ 42.133
  • Valor do IPVA 2021 em SP - R$ 1.685,32

+ Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 53.283
+ Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP - R$ 2.131,32
Alta de R$ 446 ou 26,50% no IPVA 2022

Fiat Argo 1.0 2018
Fiat Argo 1.0 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) - R$ 37.720
  • Valor do IPVA 2021 em SP - R$ 1.508,80

+ Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 48.323
+ Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP - R$ 1.932,92
Alta de R$ 424,12 ou 28,11% no IPVA 2022

Chevrolet Onix 1.4 LT Manual 2013
Chevrolet Onix 1.4 LT - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) - R$ 28.910
  • Valor do IPVA 2021 em SP - R$ 1.156,40

+ Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 37.100
+ Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP - R$ 1.484
Alta de R$ 327,60 ou 28,33% no IPVA 2022

Volkswagen T-Cross Comfortline 2020
Volkswagen T-Cross - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) - R$ 87.068
  • Valor do IPVA 2021 em SP - R$ 3.842,72

+ Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 104.115
+ Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP - R$ 4.164,60
Alta de R$ 321,88 ou 8,31% no IPVA 2022

O meu subiu 4k de janeiro pra cá... ou seja, mais 160 reais de IPVA PELO MENOS em 2022.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.560
Pontos
1.389
Não estou acreditando, olhando aqui o valor do meu carro e subiu em 10k, carro agora virou investimento ? Kkkkkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Isso é o reflexo da nossa desvalorização monetária.
O REAL está valendo menos a cada dia.

Se com 50 mil eu comprava um carro x e agora depois de 3 anos o mesmo carro (só que com mais 3 anos de uso) eu não compro, ou seja, vou ter que pagar 60 mil...é sinal que o REAL desvalorizou e o poder de compra do Brasileiro está diminuindo.
Pois o salário não valorizou na mesma proporção.
Então sim, estamos ficando mais pobres.

O governo parece não se importar muito com isso...mas a realidade é essa, o real está desvalorizando mais a cada dia.
 
Ultima Edição:

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Pois o salário não valorizou na mesma proporção.

Depende.
Da mesma forma que muitos perderam tudo, vários outros alavancaram negócios e renda.
Eu mesmo dobrei o salário durante a pandemia. ‍♂️

Nem por isso vou me atrever a trocar de carro ou fazer gastos em passivos como bens e viagens.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Depende.
Da mesma forma que muitos perderam tudo, vários outros alavancaram negócios e renda.
Eu mesmo dobrei o salário durante a pandemia. ‍♂

Nem por isso vou me atrever a trocar de carro ou fazer gastos em passivos como bens e viagens.

Ah sim, quando eu digo que o salário não valorizou na mesma proporção, me refiro a quem ganha salários fixos como salário mínimo ou que só aumenta o salário quando há dicídio salarial.

Então se você ou qualquer pessoa está ganhando mais, é justamente referente ao crescimento do seu negócio ou a um atendimento de uma demanda, e não extamente porque a economia melhorou, pois não melhorou, só piorou no aspecto geral, o que não impossibilita de alguns setores estarem melhores do que antes.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Ah sim, quando eu digo que o salário não valorizou na mesma proporção, me refiro a quem ganha salários fixos como salário mínimo ou que só aumenta o salário quando há dicídio salarial.

Então se você ou qualquer pessoa está ganhando mais, é justamente referente ao crescimento do seu negócio ou a um atendimento de uma demanda, e não extamente porque a economia melhorou, pois não melhorou, só piorou no aspecto geral, o que não impossibilita de alguns setores estarem melhores do que antes.
O pobrema foi essa fraudemia parando cadeias produtivas inteiras e concentrando dinheiro em poucos setores, por isso a inflação de agora. Se não inventarem nenhuma variante nova a gente tem tudo pra voltar ao normal dentro de alguns anos.
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.065
Reações
2.851
Pontos
994
Depende.
Da mesma forma que muitos perderam tudo, vários outros alavancaram negócios e renda.
Eu mesmo dobrei o salário durante a pandemia. ‍♂

Nem por isso vou me atrever a trocar de carro ou fazer gastos em passivos como bens e viagens.

Acho que você não entendeu a questão! Valorização do real e do salários não têm nada haver com a sua ou a minha capacidade de gerar renda!

Eu também estou ganhando mais e trabalhando muitooo mais! Porém mesmo trabalhando dobrado e ganhando equivalente não consigo manter o padrão que tinha antes dessa loucura toda!

Exemplo: Uma viagem por ano para Europa, até 2018 era padrão pra mim, hoje nem pensar, churrasquinho dos amigos no fim de semana, primeiro acabou por conta da pandemia, agora pelo custo da carne.

Enfim
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.604
Reações
34.579
Pontos
903
Isso é o reflexo da nossa desvalorização monetária.
O REAL está valendo menos a cada dia.

Se com 50 mil eu comprava um carro x e agora depois de 3 anos o mesmo carro (só que com mais 3 anos de uso) eu não compro, ou seja, vou ter que pagar 60 mil...é sinal que o REAL desvalorizou e o poder de compra do Brasileiro está diminuindo.
Pois o salário não valorizou na mesma proporção.
Então sim, estamos ficando mais pobres.

O governo parece não se importar muito com isso...mas a realidade é essa, o real está desvalorizando mais a cada dia.
Enquanto o povo estiver preocupado em eleger quem "mita" ou "lacra" mais, estamos fadados e viver nesse regresso e fundo de poço
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.867
Reações
104.797
Pontos
1.824
Imposto mais ridículo que pagamos juntamente com IPTU.


Esse país é uma desgraça de uma máfia, daqui a pouco vamos pagar algum imposto pra andar de bicicleta (nas peças já pagamos), só falta uma porra dessas.
E o Brasil ainda importa dos sojados da Europa, aquela regulação contra emissão de poluentes, pra deixar os veículos mais desse puteiro de país ainda mais caros.
Se preocupa não, daqui a pouco eles terminam de inviabilizar totalmente a compra e o uso de veículos.

País desgraçado.
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.065
Reações
2.851
Pontos
994
200.gif




Sempre foi assim independente de quem está no comando.

Minha conta de luz, passou nos últimos meses de R$ 710 reais para R$ 1026 sem ter aumento de consumo praticamente, só reajuste e bandeira vermelha.
Conta de supermercado mensal, passou de R$ 1.700,00 para 2.600,00 comprando basicamente os mesmo itens.
Meu gasto de combustível passou de R$ 600,00 para R$ 1.100,00

Itens de manutenção, estou deixando de arrumar algumas coisas em casa por não querer pagar o preço que estão cobrando ultimamente, exemplo:

1 rolo de 100 metros de cabo de 2,5mm que custava R$ 89,00 em 2018 hoje vc não compra por menos de R$ 250,00!
1 saco de cimento 50Kg que até inicio de 2019 custava 18,90 hoje custa 28,00

Fora as coisas básicas, carne, 1 kilo de contrafilé até jan/19 você pagava R$ 22,50 na peça grande no atacadão, hoje por menos R$ 45,00 você não compra.

Ande na rua para você ver a tristeza, em plena avenida paulista o número de mães com crianças de colo pedindo dinheiro ou comida, vc vê pelo perfil da pessoa que não é pedinte habitual, semáforos nunca estiveram tão cheios de ambulantes e pedintes, essa semana deixei o carro na manutenção e peguei o trem, está lotado de comerciantes.

Eu sinceramente não entendo a galera defendendo governo e fechando os olhos para o tamanho do buraco que estamos.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.560
Pontos
1.389
Minha conta de luz, passou nos últimos meses de R$ 710 reais para R$ 1026 sem ter aumento de consumo praticamente, só reajuste e bandeira vermelha.
Conta de supermercado mensal, passou de R$ 1.700,00 para 2.600,00 comprando basicamente os mesmo itens.
Meu gasto de combustível passou de R$ 600,00 para R$ 1.100,00

Itens de manutenção, estou deixando de arrumar algumas coisas em casa por não querer pagar o preço que estão cobrando ultimamente, exemplo:

1 rolo de 100 metros de cabo de 2,5mm que custava R$ 89,00 em 2018 hoje vc não compra por menos de R$ 250,00!
1 saco de cimento 50Kg que até inicio de 2019 custava 18,90 hoje custa 28,00

Fora as coisas básicas, carne, 1 kilo de contrafilé até jan/19 você pagava R$ 22,50 na peça grande no atacadão, hoje por menos R$ 45,00 você não compra.

Ande na rua para você ver a tristeza, em plena avenida paulista o número de mães com crianças de colo pedindo dinheiro ou comida, vc vê pelo perfil da pessoa que não é pedinte habitual, semáforos nunca estiveram tão cheios de ambulantes e pedintes, essa semana deixei o carro na manutenção e peguei o trem, está lotado de comerciantes.

Eu sinceramente não entendo a galera defendendo governo e fechando os olhos para o tamanho do buraco que estamos.

Quase 2 semanas atrás estive na Paulista e confirmo o q voce disse.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
Imposto mais ridículo que pagamos juntamente com IPTU.
Concordo em partes contigo.

Imposto sobre propriedade, pra quem só tem 1 propriedade, é ridículo. O objetivo desses impostos sobre propriedade sempre foi pra desestimular o cara a ter 200 casas/apartamentos, diminuir a especulação mesmo.

Agora o IPVA, PQP. :ktriggerO Brasil é o único lugar do MUNDO que existe essa idiotisse! Nenhum outro lugar o imposto de veículo anual é um percentual sobre o valor de mercado do carro (não faz sentido nenhum isso!).
No mundo normal, o imposto é calculado com base no peso do veículo + potência. Justamente pra recompor o asfalto.

Pra você ter ideia, na Alemanha, nas bahns, só caminhão paga PEDÁGIO. Porque é obvio que quem ferra o aslfalto todo, são eles.
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
Minha conta de luz, passou nos últimos meses de R$ 710 reais para R$ 1026 sem ter aumento de consumo praticamente, só reajuste e bandeira vermelha.
Conta de supermercado mensal, passou de R$ 1.700,00 para 2.600,00 comprando basicamente os mesmo itens.
Meu gasto de combustível passou de R$ 600,00 para R$ 1.100,00

Itens de manutenção, estou deixando de arrumar algumas coisas em casa por não querer pagar o preço que estão cobrando ultimamente, exemplo:

1 rolo de 100 metros de cabo de 2,5mm que custava R$ 89,00 em 2018 hoje vc não compra por menos de R$ 250,00!
1 saco de cimento 50Kg que até inicio de 2019 custava 18,90 hoje custa 28,00

Fora as coisas básicas, carne, 1 kilo de contrafilé até jan/19 você pagava R$ 22,50 na peça grande no atacadão, hoje por menos R$ 45,00 você não compra.

Ande na rua para você ver a tristeza, em plena avenida paulista o número de mães com crianças de colo pedindo dinheiro ou comida, vc vê pelo perfil da pessoa que não é pedinte habitual, semáforos nunca estiveram tão cheios de ambulantes e pedintes, essa semana deixei o carro na manutenção e peguei o trem, está lotado de comerciantes.

Eu sinceramente não entendo a galera defendendo governo e fechando os olhos para o tamanho do buraco que estamos.

Tá muito pior mesmo. O preço das coisas sempre subiu, isso é óbvio, a gente vive num país com moeda fraca. Agora, nunca subiu nesta velocidade.

Quer dizer, pra galera de 90~2000, nunca havíamos vivenciado isso.

E o mais assustador de tudo é que a gente sabe que esses preços ridículos de hoje em dia já são o novo normal, é daí pra mais. O kg do filé de peito de frango nunca mais vai voltar a ser 10 reais. A gasolina nunca mais vai ser 4 reais. O carro mais barato do Brasil já custa 40 mil reais.
 
Ultima Edição:

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
Tabela fipe subiu 2k de agosto p/ setembro.

O carro está simplesmente mais caro do que 0km em 2015. (sim eu sei do poder de compra inferior hoje em dia, mas, não deixa de ser assustador) =/
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Tabela fipe subiu 2k de agosto p/ setembro.

O carro está simplesmente mais caro do que 0km em 2015. (sim eu sei do poder de compra inferior hoje em dia, mas, não deixa de ser assustador) =/

É terrível isso, nossa moeda enfraquece a cada e junto com isso nosso poder de compra.
É o que eu sempre digo...aumento no salário mínimo é SEMPRE UMA NOTÍCIA RUIM.
Pois quer dizer que o poder de compra diminuiu e vão aumentar pra diminuir a defasagem (já que o ganho real não existe nunca nesses aumentos).

Um carro usado em 2015, 6 anos de uso, custar mais caro HOJE é uma completa ABERRAÇÃO econômica e só prova isso que eu disse.
Comprar carro virou investimento, pq ta subindo todo mês.
É uma triste realidade.
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
É terrível isso, nossa moeda enfraquece a cada e junto com isso nosso poder de compra.
É o que eu sempre digo...aumento no salário mínimo é SEMPRE UMA NOTÍCIA RUIM.
Pois quer dizer que o poder de compra diminuiu e vão aumentar pra diminuir a defasagem (já que o ganho real não existe nunca nesses aumentos).

Um carro usado em 2015, 6 anos de uso, custar mais caro HOJE é uma completa ABERRAÇÃO econômica e só prova isso que eu disse.
Comprar carro virou investimento, pq ta subindo todo mês.
É uma triste realidade.
Melhor nem ver essas coisas, dá vontade de chorar.

Meu Civic que comprei em Julho foi de 36,800 para 38,800.

Não acreditei também quando vi. Paguei 44k em 2015, tá valendo 46k atualmente.

E vai aumentar mais. Toda essa galera "cult" do "não preciso de carro, uso Uber" tá voltando a se interessar por carro devido ao que se tornou a Uber/99.
Como os carros 0km tão muito caros, vai uma grande parte comprar usados, inflacionando mais ainda o mercado.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.107
Reações
17.367
Pontos
1.444
É terrível isso, nossa moeda enfraquece a cada e junto com isso nosso poder de compra.
É o que eu sempre digo...aumento no salário mínimo é SEMPRE UMA NOTÍCIA RUIM.
Pois quer dizer que o poder de compra diminuiu e vão aumentar pra diminuir a defasagem (já que o ganho real não existe nunca nesses aumentos).

Um carro usado em 2015, 6 anos de uso, custar mais caro HOJE é uma completa ABERRAÇÃO econômica e só prova isso que eu disse.
Comprar carro virou investimento, pq ta subindo todo mês.
É uma triste realidade.

Meu Up! subiu 2k do mês passado para cá. Só imaginando o quanto vai subir daqui até o IPVA. :ksnif
 
Topo Fundo