Não esteou defendendo a Caoa Chery, mas falta de peças acontece com qualquer modelo, de qualquer marca.
Amigo meu ficou 2 meses - meses! - sem um Corolla Xei por não ter um dos vidros laterais, que foram quebrados em um furto. Carro do modelo em produção, à época.
Fiquei 3 meses sem um Clio, por uma batida besta que precisou trocar pára-choque, grade, faróis, capô e outros briquebraques, porque não tinha peças. Precisei mandar trazer da Argentina. Tem meu relato desse caso, aqui no fórum.
Na mesma oficina onde estava o Clio, tinha um Sandero parado também por falta de peças.
Na época do Peugeot 206 em produção, um amigo comprou um 2 portas logo no primeiro ano. O lado do passageiro veio com o cinto de segurança do 4 portas, muito curto. Meses para conseguir que concessionária trocasse a peça, porque não tinha em estoque.
Quando meu velho Fiat Uno ainda estava em garantia, em uma revisão, quebraram a capa do motor, que é parte estrutural da admissão de ar para o motor. Não tinham a peça. Deram duas semanas de prazo. Briguei e tiraram de um carro zero km do pátio.
Esse tipo de coisa acontece. Infelizmente, acontece.
Olha, a questão não é defender marca X e Y.
Lógico que todos tem seus pontos fracos, assim como os fortes.
A questão é a pessoa escolher o que vai lhe atender melhor, e o quanto vai tolerar os "contras".
É inegável que os carros chineses chegaram com preços bons e com muita qualidade e tecnologia, além de terem melhorado muito em relação às primeiras levas que vieram para o Brasil (vide JAC Motors).
Porém, o problema é que as chinesas elas apenas montam o carro no Brasil, seja no modelo CKD ou SKD. Ou seja, diferente dessas marcas mais consolidadas que possuem peças fabricadas no Brasil, elas importam praticamente todo o carro desmontado por uma questão tributária e aí só montam aqui.
E é por isso que faltam peças nesses carros, pois quando o consumidor precisa, eles importam e não deixam estoques para reposição.
Lógico que mesmo as marcas consolidadas tem problemas logísticos pontuais. Isso pode acontecer.
Mas imagina, se estas sofrem com fornecimento, imagina precisar importar as peças ?
Além disso, muitas fabricantes consolidadas passaram a vender peças diretamente em sites como o Mercado Livre, ou seja, ficou muito fácil encontrar peças, coisa que carro chinês não tem.
Ao menos, todos os carros que tive (Honda, Chevrolet, Volkswagen e Jeep), nunca tive problemas de espera crônica com peças.
O que mais demorou foi quando precisei trocar a porta do porta malas e uma porta esquerda do Honda que tive. Esperei 10 dias, mas achei razoável isso.
Chevrolet e Volkswagen então, nem preciso falar que peças tem a rodo em qualquer lugar, além de peças alternativas e de boa qualidade.
Ou seja, quem compra um carro chinês precisa ter ciência desse problema de abastecimento de peças.
Por isso, este tipo de carro é para quem pode ter um segundo carro, ou até mesmo, como terceiro carro, mas nunca como principal.