O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Lava-Jato News] Cerveró é condenado a 12 anos de prisão e Fernando Baiano, a 16.

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.641
Reações
106.762
Pontos
1.003
Cerveró é condenado a 12 anos de prisão e Fernando Baiano, a 16
Ambos estão presos em Curitiba e negociam acordos de delação premiada, o que lhes permitiria reduzir a pena à metade

alx_galeria-retrospectiva-fatos-do-ano-abril-20140416-027_original.jpeg

Nestor Cerveró: condenado, ele negocia delação
O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, condenou nesta segunda-feira o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró a 12 anos, 3 meses e dez dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No mesmo processo, o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano e apontado como o operador do PMDB no escândalo do petrolão, foi condenado a 16 anos, um mês e dez dias de prisão também por corrupção e lavagem.

Os dois estão presos em Curitiba e negociam acordos de delação premiada. Segundo a lei 12850/13, em caso de delação depois de estabelecida a sentença, a pena pode ser reduzida até a metade ou o condenado pode obter progressão de regime sem apresentar requisitos objetivos, como cumprimento prévio de uma parcela específica da pena. "A prolação da presente sentença condenatória não impede essas negociações e a concessão de eventuais benefícios legais aos condenados caso de fato se ultime algum acordo de colaboração. As normas legais (...) são flexíveis o suficiente para permitir benefícios até amplos mesmo após uma condenação criminal", disse Moro. Ambos podem recorrer da sentença, mas continuam presos cautelarmente.

De acordo com a acusação, Cerveró participou da contratação, baseada em dados frágeis, de navios-sonda da Samsung Heavy Industries. Em uma primeira etapa, recebeu 15 milhões de dólares em dinheiro sujo a partir da mediação de Fernando Baiano e recomendou à Diretoria Executiva da estatal a contratação da empresa sul-coreana por 586 milhões de dólares. Na transação para a compra do segundo navio-sonda, Nestor Cerveró teria recebido mais 25 milhões de dólares para que a Samsung conseguisse o contrato ao custo de 616 milhões de dólares.

Uma auditoria interna da Petrobras analisou a compra dos dois navios-sonda adquiridos da Samsung Heavy Industries, o Petrobras 10000 e o Vitoria 10000, além do navio Titanium Explorer 1. Em documento assinado pelo gerente de Auditoria de Exploração e Produção da Petrobras, Paulo Rangel, a contratação das duas plataformas da Samsung foi justificada por "premissas otimistas" que utilizavam um cenário de difícil execução. Ao tentar justificar a necessidade de compra dos navios-sonda, a diretoria Internacional utilizou projeções irreais: a perspectiva de quatro novos blocos por ano, com dois prospectos e 30% de chance de sucesso, além de um poço com 30% de chance de comercialidade e do desenvolvimento de 32 poços por campo.

"Além do custo da propinas ser embutido no preço dos contratos, a estatal arcou com prejuízos com a contratação de navios-sondas sem processo competitivo e sem a demonstração de sua efetiva necessidade. A corrupção com pagamento de propina de milhões de dólares e de reais e tendo por consequência prejuízo equivalente aos cofres públicos merece reprovação especial", disse Moro.

No processo em que foram condenados Nestor Cerveró e Fernando Baiano, o juiz Sergio Moro também condenou o lobista Julio Camargo a 14 anos de prisão por corrupção ativa e lavagem de dinheiro, mas a sentença foi convertida para cinco anos em regime aberto diferenciado porque o réu é um colaborador da Justiça. A defesa chegou a pedir o perdão judicial, mas o magistrado rejeitou essa possibilidade. No regime aberto diferenciado, Camargo deverá prestar serviços à comunidade, comunicar antecipadamente sobre viagens e apresentar relatórios periódicos dos serviços impostos pela Justiça. "A colaboração demanda a concessão de benefícios legais, não sendo possível tratar o criminoso colaborador com excesso de rigor, sob pena de inviabilizar o instituto da colaboração premiada", disse Sergio Moro ao justificar a pena final de Julio Camargo. O lobista foi responsável por acusar o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de ter pedido 5 milhões de dólares em propina.

Confisco - Além das penas de prisão, o juiz Sergio Moro determinou o confisco criminal de bens de Cerveró e Baiano até que ambos consigam pagar o valor de 54,5 milhões de reais, cifra equivalente à indenização que deve ser depositada em favor da Petrobras. Os valores foram definidos com base no ficou comprovado do pagamento de propina aos dois pelos contratos de fornecimento dos navios-sondas Petrobras 10000 e Vitoria 10000. A Justiça já tinha tornado indisponível um imóvel de luxo de Cerveró, no Rio de Janeiro, usado, conforme revelou VEJA, em um esquema de lavagem de dinheiro do ex-dirigente. No caso de Fernando Baiano, a maior parte de seu patrimônio em contas bancárias no exterior ainda não foi identificada, mas foi decretado o sequestro de 8,5 milhões de reais de duas empresas dele, a Technis Planejamento e Gestão em Negócios Ltda. e Hawk Eyes Administração de Bens Ltda.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/br...do-a-12-anos-de-prisao-e-fernando-baiano-a-16
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Vai ver o sol nascer quadrado com um olho e com o outro vai ver a privada entupida.
 

TURBOOTH

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.279
Reações
13.231
Pontos
629
Que isso sirva para ele "endireitar seu olhar" perante o que ele fez.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.927
Reações
130.823
Pontos
2.274
Essa foto desse desgraçado :klol :klol
.
E a testa dele forma o logo antigo da Pepsi :klol
 


Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.505
Reações
10.080
Pontos
764
Offtopic, mas:
NOVO NOME

Presidente Dilma indica Marcelo Navarro para vaga de Ari Pargendler no STJ
17 de agosto de 2015, 15h38
Por Pedro Canário

O desembargador federal Marcelo Navarro foi indicado pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (17/8) para integrar o Superior Tribunal de Justiça — seu nome ainda precisa ser aprovado pelo Senado. Navarro é integrante do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e deverá ocupar a vaga do ministro Ari Pargendler, que se aposentou em setembro de 2014.

Navarro ficará em uma das vagas destinadas a juiz de carreira da Justiça Federal. Na lista tríplice, além dele, estavam os desembargadores Joel Ilan Paciornik e Fernando Quadros, ambos do TRF-4.

Na sessão que definiu a lista, Marcelo Navarro recebeu 20 votos, ficando atrás de Paciornik, o candidato preferido de 21 dos ministros do STJ. Joel Paciornik era tido como certo para a vaga do ministro Ari, pois já havia figurado na lista anterior, quando foi nomeado o ministro Reynaldo Soares da Fonseca.

Prevaleceu, no entanto, o apoio do presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, ao nome de Marcelo Navarro. O desembargador também contava com a simpatia do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho (PMDB) assinou ofício favorável a Navarro, que também contava com o apoio de vários senadores e todos os governadores da região Nordeste.

Navarro é natural de Natal a bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele foi procurador da República e chegou ao TRF-5 em dezembro de 2003, em uma das vagas do quinto constitucional do Ministério Público. Navarro tem mestrado e doutorado pela PUC-SP e é professor dos cursos de graduação e pós-graduação na UFRN e na Uni-RN.

Fonte: http://www.conjur.com.br/2015-ago-17/dilma-nomeia-marcelo-navarro-vaga-ari-pargendler-stj

Interessante, pela primeira vez, ao menos desde que o PT chegou ao poder, o chefe do executivo não nomeou o primeiro colocado de uma lista tríplice, e justamente para o cargo que vai ser responsável por ser o relator dos recursos da lava-jato e segundo a matéria, o candidato é apadrinhados pelo Francisco Falcão (atual presidente do STJ) e de Renan Calheiros.
 

Robisom_Vermelin

Bam-bam-bam
Mensagens
4.239
Reações
6.537
Pontos
314
12 ANOS!!!!! Agora que cai de vez esse olho bugado deste fdp, espero que tenha aproveitado bem a grana da roubalheira.

PS: Ja ja o Toffoli libera o menino.
 

BR_Colt

Habitué da casa
Mensagens
395
Reações
380
Pontos
78
Esse é o mesmo processo que cita CUNHA o salvador do Brasil não?
 

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
Até achei que a pena foi boa. Pelo menos perto do equivalente no mensalão, onde alias só o núcleo financeiro, ou seja, os paus mandados, é que pegaram penas altas. Mas o sonho seria não existir progressão para esses crimes.
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.641
Reações
106.762
Pontos
1.003
Até achei que a pena foi boa. Pelo menos perto do equivalente no mensalão, onde alias só o núcleo financeiro, ou seja, os paus mandados, é que pegaram penas altas. Mas o sonho seria não existir progressão para esses crimes.
Para um velhaco como Cerveró, se a pena fosse cumprida na íntegra, seria praticamente um atestado de óbito dentro da prisão. Porém, sabemos que não vai ser assim, infelizmente. Espero que role mesmo delações premiadas sobre esse dois, justamente para pegar os "peixes grandes". Esse esquema de corrupção tem que ser implodido por completo e, com isso, servir de exemplo para toda a nação, de modo que algo tão abjeto jamais volte a se repetir.
 

RodrigoGKF

Bam-bam-bam
Mensagens
356
Reações
82
Pontos
464
12 anos, roubam milhoes, matam milhares indiretamente ( falta de investimento em segurança e saúde por exemplo ) e pegam apenas 12, que todos sabem que ainda vai diminuir + bom comportamento + semi aberto na mansão...
 

Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.578
Reações
8.568
Pontos
964
E a prisão vai ser onde? Na torre do sino?
Charge_Quazimodo_Cevero_16_01_2015-758196.jpg

cervero-jb.jpg

image41.jpg
 
Ultima Edição:

Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.578
Reações
8.568
Pontos
964
Entrega o Lula Cerveró, te dou um óculos de presente:
safe_image-1.jpg
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Para um velhaco como Cerveró, se a pena fosse cumprida na íntegra, seria praticamente um atestado de óbito dentro da prisão. Porém, sabemos que não vai ser assim, infelizmente. Espero que role mesmo delações premiadas sobre esse dois, justamente para pegar os "peixes grandes". Esse esquema de corrupção tem que ser implodido por completo e, com isso, servir de exemplo para toda a nação, de modo que algo tão abjeto jamais volte a se repetir.

Eu concordo 100% com a sua ideia.

Mas vale lembrar que ainda nem chegaram no maior esquema, que é provavelmente o do BNDES.
 
Topo Fundo