O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Lavar placa com água e sabão e secar no forno, pode mesmo?

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Pessoal, boa tarde.

Sempre li e vídeo de reparos com o pessoal fazendo isso, nunca tive coragem e no máximo limpo com álcool isopropílico ou limpa contato, fora isso é a boa e velha borracha branca. Mas sempre tive vontade de fazer essa limpeza com sabão neutro e escovinha, parece limpa bem melhor e em cantos que não tem como alcançar com sem derramar o líquido e esfregar bem com ele corrente (não dá para fazer isso com o álcool, sai muito caro). E imagino que secar no forno seja para acelerar o processo para quem não pode deixar no sol, que acho que não pode, além de secar regiões que não vai com o sol, eu sempre seco com secador de cabelo no ar frio ou deixo horas num lugar com circulação de ar após passar algodão no excesso.

Mas sem rodeios, pode mesmo lavar placas desta forma e secar no forno? Posso fazer com qualquer placa como de controle remoto de tv e até de mac? Nada vai derreter, qual seria o grau certo para secar (vou usar forno elétrico)? As partes de metais não enferrujarão com o tempo?

É isso galera, tô tentando reviver meu ps2 e quero dar uma boa limpada na placa, e esse me parecer ser o método mais completo para ser lavado.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.265
Reações
5.422
Pontos
703
Pessoal, boa tarde.

Sempre li e vídeo de reparos com o pessoal fazendo isso, nunca tive coragem e no máximo limpo com álcool isopropílico ou limpa contato, fora isso é a boa e velha borracha branca. Mas sempre tive vontade de fazer essa limpeza com sabão neutro e escovinha, parece limpa bem melhor e em cantos que não tem como alcançar com sem derramar o líquido e esfregar bem com ele corrente (não dá para fazer isso com o álcool, sai muito caro). E imagino que secar no forno seja para acelerar o processo para quem não pode deixar no sol, que acho que não pode, além de secar regiões que não vai com o sol, eu sempre seco com secador de cabelo no ar frio ou deixo horas num lugar com circulação de ar após passar algodão no excesso.

Mas sem rodeios, pode mesmo lavar placas desta forma e secar no forno? Posso fazer com qualquer placa como de controle remoto de tv e até de mac? Nada vai derreter, qual seria o grau certo para secar (vou usar forno elétrico)? As partes de metais não enferrujarão com o tempo?

É isso galera, tô tentando reviver meu ps2 e quero dar uma boa limpada na placa, e esse me parecer ser o método mais completo para ser lavado.

eujá fiz essa loucura de lavar com água e sabão e acredite deu certo em placas de pc, mas deixo bem claro que fiz por minha conta e risco e em último caso.
no caso usei uma escova de dentes macia e detergente neutro. deixei secar por 2 dias na temperatura ambiente. depois passei álcool isopropílico nos contatos e partes de conexões, sequei novamente e depois de 2 dias o pc voltou a funcionar.

o problema da água é a oxidação, por isso passo o isopropílico. mas dizem que esse método não é o certo mas para mim funcionou
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.240
Reações
28.345
Pontos
1.649
Funcionar funciona. Mas não é recomendado.

Se for fazer, quanto a placa, lembre de remover a e toda energia estática dela antes.

Finalize com álcool isopropílico para remover qualquer impureza.

Para secar, não coloque no forno, mas sim em uma estufa. Uma caixa de papelão com uma lâmpada dentro é suficiente. No forno a placa empena e rompe todos os contatos.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Em um dos vídeos do My Life in Gaming os caras falam até do risco em jogar o famoso WD-40 nas placas.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Problema da água é que ela não é pura né... Tem partículas minerais, que depois que a água seca ficam na placa e com o tempo podem criar oxidações e etc.
Quando tava no Senai o professor até deu a dica de usar água destilada, dá pra comprar em alguns postos de gasolina ou lugar que vende coisa pra carro, tipo baterias e coisas do gênero.. Acho que usam desmineralizada ou deionizada, que são processos diferentes pra esse mesmo fim.
Mas na moral, pego cada placa aí que ficava no tempo, algumas com barro, sujeira grossa e tal.. Isso pra mim é mil vezes pior
O legal é deixar numa estufa, mas o que eu faço é secar com secador de cabelo, que não vai conseguir agredir a placa e depois mergulho no álcool isopropílico, até pq ele tira mta coisa que a lavagem com água não tira.. Deixo de um dia pro outro, tiro e deixo secar
Dá pra ver o tom do álcool que msm lavando com água e sabão, não sai tudo haha
NbiPKSV.png

Depois fiz o mesmo com uma placa de Supergame.. Ficou assim
CaZ6tOc.png
 


Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Problema da água é que ela não é pura né... Tem partículas minerais, que depois que a água seca ficam na placa e com o tempo podem criar oxidações e etc.
Quando tava no Senai o professor até deu a dica de usar água destilada, dá pra comprar em alguns postos de gasolina ou lugar que vende coisa pra carro, tipo baterias e coisas do gênero.. Acho que usam desmineralizada ou deionizada, que são processos diferentes pra esse mesmo fim.
Mas na moral, pego cada placa aí que ficava no tempo, algumas com barro, sujeira grossa e tal.. Isso pra mim é mil vezes pior
O legal é deixar numa estufa, mas o que eu faço é secar com secador de cabelo, que não vai conseguir agredir a placa e depois mergulho no álcool isopropílico, até pq ele tira mta coisa que a lavagem com água não tira.. Deixo de um dia pro outro, tiro e deixo secar
Dá pra ver o tom do álcool que msm lavando com água e sabão, não sai tudo haha
NbiPKSV.png

Depois fiz o mesmo com uma placa de Supergame.. Ficou assim
CaZ6tOc.png
Realmente é uma diferença bem visível, o álcool usado para essa lavagem, se ficar num pote/bacia para essas finalidades tem um limite de uso, ele pode ficar menos efetivo por ir ficando mais turva? Meu eletrônicos não ficam tão sujos (com barro por ex.), é mais para prevenção mesmo.
Como não trabalho com isso e faço limpeza esporádica nos meus consoles, acabo comprando uma bisnaga de álcool pqna (acho que 110ml) e vou borrifando e limpando com uma escova, ele dura bem, mas mergulhar e lavar é bem melhor, mas nisso já se iriam todo o 110ml.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Realmente é uma diferença bem visível, o álcool usado para essa lavagem, se ficar num pote/bacia para essas finalidades tem um limite de uso, ele pode ficar menos efetivo por ir ficando mais turva? Meu eletrônicos não ficam tão sujos (com barro por ex.), é mais para prevenção mesmo.
Como não trabalho com isso e faço limpeza esporádica nos meus consoles, acabo comprando uma bisnaga de álcool pqna (acho que 110ml) e vou borrifando e limpando com uma escova, ele dura bem, mas mergulhar e lavar é bem melhor, mas nisso já se iriam todo o 110ml.
O negócio é que vem resíduo de fluxo pra solda antigo, melequinhas de plástico e tal.. Essa placa da CCE deixou o álcool inutilizável. Quando é pouca coisa eu filtro e guardo numa garrafinha separada pra não evaporar e uso até ver que não dá mais pra usar
Mas pra esse tipo de coisa igual vc tá falando, é manter limpo com uma escova macia, tem umas pra eletrônica que são antiestáticas e dar uma limpeza melhor no conector do cartucho uma vez na vida.. Se ver sujeira de fluxo ou algo do tipo, daí usa o álcool
Quando pego console em estado deplorável assim, eu passo uma lixa bem fina, gramatura perto dos 500 e já molhando com álcool enfio e tiro do conector algumas vezes, dps pego um cartão telefônico, que é fininho pra dar firmeza num pedaço de pano e vou limpando com o álcool até ver que tirou o que deu de sujeira
Mas é coisa de fazer quase nunca, acaba desgastando.. Mais pra recuperação de console de 30 anos sem nunca ter sido limpo mesmo. Fazendo isso e limpando os cartuchos pra não levar sujeira de volta pra dentro, pega tudo de primeira de boas
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
O negócio é que vem resíduo de fluxo pra solda antigo, melequinhas de plástico e tal.. Essa placa da CCE deixou o álcool inutilizável. Quando é pouca coisa eu filtro e guardo numa garrafinha separada pra não evaporar e uso até ver que não dá mais pra usar
Mas pra esse tipo de coisa igual vc tá falando, é manter limpo com uma escova macia, tem umas pra eletrônica que são antiestáticas e dar uma limpeza melhor no conector do cartucho uma vez na vida.. Se ver sujeira de fluxo ou algo do tipo, daí usa o álcool
Quando pego console em estado deplorável assim, eu passo uma lixa bem fina, gramatura perto dos 500 e já molhando com álcool enfio e tiro do conector algumas vezes, dps pego um cartão telefônico, que é fininho pra dar firmeza num pedaço de pano e vou limpando com o álcool até ver que tirou o que deu de sujeira
Mas é coisa de fazer quase nunca, acaba desgastando.. Mais pra recuperação de console de 30 anos sem nunca ter sido limpo mesmo. Fazendo isso e limpando os cartuchos pra não levar sujeira de volta pra dentro, pega tudo de primeira de boas

Yon, obrigado pela ajuda.
Aproveitando seu conhecimento, o que posso fazer para limpar essas vias que parecem estar enferrujada sem ter que refazer as trilhas e solda:
195105
Já tentei limpar com um cotonete bem macio embebido em álcool isoprópilico, mas não deu certo, esse aparelho funciona bem, mas está com um problema no som AV que vou tentar dar jeito fazendo o recap esse fim de semana ou no próximo (tenho outro tópico sobre isso
), "enrolei" bastante para fazer isso por que não tenho muita prática com solda, mas esses dias eu fiz a troca de uns capacitores e ocorreu tudo bem, retira outrs SMD de umas placas defeituosas e com um vídeo que o Odin me passou consegui manter 25 dos 26 terminais.
Estou enroa
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.385
Pontos
503
Já lavei algumas placas de PC com água e sabão, inclusive algumas não estavam funcionando e voltaram a funcionar. Mas eu lavei e deixei no sol por dois dias, por exemplo.

Ah e outra, eu só lavei porque a situação estava deplorável mesmo, se der pra só passar um pincel e um álcool isopropílico está ótimo.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Já lavei algumas placas de PC com água e sabão, inclusive algumas não estavam funcionando e voltaram a funcionar. Mas eu lavei e deixei no sol por dois dias, por exemplo.

Ah e outra, eu só lavei porque a situação estava deplorável mesmo, se der pra só passar um pincel e um álcool isopropílico está ótimo.
Valeu man, pincel com álcool é de boa, eu estava querendo era encher a bacia de água e limpar bem, depois passar uma água corrente para sair o excesso de sabão, ai não tem como fazer isso com o isopropílico, nem com o 46º dá sendo possível mais rsrsrsrs
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Nos anos 90 qdo eu trampava com eletrônica, os caras dos monitores CRT sempre lavavam as boards, sempre. Pq monitor CRT é uma coisa muito suja por dentro, alguns tinham bolinhos de poeira dentro literalmente. Mas o esquema para lavar que eu aprendi é bem simples.
Pega uma folha de papel aluminio, estende sobre a mesa e coloca a placa sobre ela, para rescarregar os capacitores, se ficar com receio depois disso deixe a placa um dia sem energisar. Depois com sabão neutro e agua correte, lava com delicadeza, se tiver uma escova com cerdas macias vai ser bom para limpar a maior parte da placa. E um esquema bom é se possivel retirar qualquer plastico e conector da placa, pq fazendo assim reduz a probabilidade de encharcar e ficar complicado de secar. Eu completo com um soprador ou secador de cabelo, sem muito calor, só para retirar o quanto puder de agua, e depois deixo protegido do sol por uns dias, deixo fora do sol por que pode esquentar muito a placa no sol.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Yon, obrigado pela ajuda.
Aproveitando seu conhecimento, o que posso fazer para limpar essas vias que parecem estar enferrujada sem ter que refazer as trilhas e solda:
Visualizar anexo 195105
Já tentei limpar com um cotonete bem macio embebido em álcool isoprópilico, mas não deu certo, esse aparelho funciona bem, mas está com um problema no som AV que vou tentar dar jeito fazendo o recap esse fim de semana ou no próximo (tenho outro tópico sobre isso
), "enrolei" bastante para fazer isso por que não tenho muita prática com solda, mas esses dias eu fiz a troca de uns capacitores e ocorreu tudo bem, retira outrs SMD de umas placas defeituosas e com um vídeo que o Odin me passou consegui manter 25 dos 26 terminais.
Estou enroa
Isso até onde sei, só raspando e ressoldando mesmo pra ficar 100%. Uma coisa que vai aliviar um bucado é pegar um cotonete com vinagre, por nessa parte, deixar de forma que fique úmida de um dia pro outro e depois limpa com o álcool bem, iniciando com um cotonete, pros resíduos não se espalharem pela placa
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.741
Reações
14.437
Pontos
503
Tem técnicos raiz que lavam com água e detergente sem problemas, outros tem pavor só de olhar... Mas acredito que se a pessoa lavar e secar corretamente, deve dar certo sim.
 
Topo Fundo