O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Lei e Preconceito

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
O que dois ou mais adultos fazem consensualmente entre quatro paredes em matéria de sexo é assunto que diz respeito apenas a eles. Desde que em comum acordo e sem envolver menores, não há nada de intrinsecamente errado com homossexualismo, masoquismo, sadismo, voyeurismo, fetichismo, coprofilia, zoofilia (se o animal em questão não se opuser) e nem mesmo com a vida monástica escolhida por alguns. Se há algum comportamento reprovável do ponto de vista da boa convivência democrática, ele está, não no homossexualismo ou naquilo que a psiquiatria designa como parafilias, mas no desejo incontido de tentar controlar a sexualidade alheia.

E, se é justo que casais heterossexuais possam herdar os bens um do outro, estabelecer vínculos previdenciários e adotar crianças, não há nenhuma razão para deixar de estender esses mesmos direitos a pares do mesmo sexo. Um cidadão é um cidadão independentemente do lado pelo qual prefira copular.

Feitas essas preliminares, devo dizer que considero uma bobagem os projetos de lei que tramitam no Congresso (PLC 122/2006 e PL 6418/2005) e tipificam crimes de homofobia. Não me entendam mal. Se a lei já considera um delito a discriminação em virtude de raça, grupo étnico ou procedência nacional, não há nenhum motivo para que a orientação sexual não seja aí incluída. O problema está nas leis que já existem e na pretensão de que o preconceito possa ou deva ser coibido através de ações penais.

Um balanço honesto da lei nº 7.716/89, a Lei Anti-Racismo, ensina que se trata de peça irrelevante, que gerou reduzidíssimo número de condenações em seus 18 anos de existência. Muito pouco fez para combater o preconceito contra negros. Até arrisco afirmar que, se houve avanços nesse campo nos últimos tempos, eles devem-se muito mais a uma mudança no "Zeitgeist" (espírito do tempo) --do qual a própria aprovação da lei é um sintoma-- do que aos raros efeitos penais produzidos.
razão para o fracasso é muito simples. Grande parte dos artigos da 7.716 pretende regular sentimentos, muitas vezes inconfessáveis até para seu autor. É perfeitamente correto que exista uma norma jurídica proibindo o Estado de discriminar negros, homossexuais, judeus ou qualquer outro grupo em empregos públicos preenchidos por sistemas de seleção, vá lá, objetivos. É evidente, porém, que a coisa não funciona em escala privada. Se um negro é preterido após uma entrevista, é impossível provar que o foi por ser negro. O empregador sempre poderá alegar, para o juiz e para sua consciência, que preferiu o candidato branco por considerá-lo mais capacitado ou apenas mais "simpático" --no que estaria em seu direito. O racismo é um fenômeno muito mais fácil de perceber nas estatísticas --o pequeno número de negros em postos qualificados ou de comand-- do que na esfera das relações interpessoais.

Normas antipreconceito também têm o péssimo costume de opor-se ao princípio da liberdade de expressão --e está aí outro motivo para o fato de a lei não ter "pegado". Se levarmos os ditames do politicamente correto muito a sério, teríamos de banir 5/6 das piadas que circulam pelo planeta, hipótese em que estaríamos piorando o mundo em vez de melhorá-lo. Não podemos, evidentemente, condicionar o direito que cada cidadão tem de dizer o que pensa ao conteúdo desses pensamentos. Se algum imbecil acredita que negros ou judeus são "inferiores" --o que quer que isso signifique-- deve poder exprimi-lo. É o preço que pagamos pela liberdade de consciência. E, como já coloquei em outras colunas, defendo uma liberdade de expressão forte, que abarque até apologistas de drogas, racistas e nazistas. O problema não está em que eles digam o que pensam, mas sim em que tentem transformar suas idéias em ações. É essa e não outra a hora de a polícia intervir.

Basicamente, as pessoas devem ter o direito de acreditar em idéias tolas e e ensiná-las a seus filhos. É o preço que pagamos por viver numa sociedade democrática.

Hélio Schwartsman, 41, é editorialista da Folha. Bacharel em filosofia, publicou "Aquilae Titicans - O Segredo de Avicena - Uma Aventura no Afeganistão" em 2001. Escreve para a Folha Online às quintas.

E-mail: helio@folhasp.com.br
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.736
Pontos
709
[FONT="System"][COLOR="Navy"]Bah, usou chavões do tipo "liberdade de expressão" e "democracia". Coisas muito bonitas, mas que na prática não funcionam.[/COLOR][/FONT]
 


Geth

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.897
Reações
3.251
Pontos
514
Ih, é o Quieto mesmo?
Que legal, então esse é o seu principal?
 

ain é o kresnik

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.171
Reações
3.542
Pontos
1.289
Geth;2773424 disse:
Ih, é o Quieto mesmo?
Que legal, então esse é o seu principal?
É sim, a conta quieto foi banida pelo Furlan, ele inclusive, em um primeiro momento, revelou no tópico q era o sega.saturn, depois viu que não devia ter colocado o nick do sega.saturn e tirou.
 
Mensagens
10.088
Reações
4
Pontos
239
Kresnik-02;2773430 disse:
É sim, a conta quieto foi banida pelo Furlan, ele inclusive, em um primeiro momento, revelou no tópico q era o sega.saturn, depois viu que não devia ter colocado o nick do sega.saturn e tirou.
Também achei mancada do Furlan nessa..
 

Geth

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.897
Reações
3.251
Pontos
514
Kresnik-02;2773430 disse:
É sim, a conta quieto foi banida pelo Furlan, ele inclusive, em um primeiro momento, revelou no tópico q era o sega.saturn, depois viu que não devia ter colocado o nick do sega.saturn e tirou.
Aahn, não sabia que era ele, não vi o dia do travamento.

Quieto saiu do armário.:lol
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
A vcs descobriram quem eu era (me digam como?) e me deletaram, isso mesmo eu sou o quieto o cara gay do forum e o unico que descobriu por ironia do destino foi o usuario mais lerdo do forum o ki-lerdeza, agora More on user vc já sabe que era eu não vou esquecer seus clips pra encher o saco no meus tópicos, e tb de outros users chatos como o pacman, eu ia fazer outro user mas desisti agora vcs já sabem quem sou, eu quase sempre postava no topicos com os 2 users e quando colocava topico dos dois era sempre na mesma hora, incrivel que não perceberam, tenho certeza que ninguem nunca imaginou que eu era ele e ele era eu, e ninguem nunca questionou neste usuario que eu nunca comentava nos topicos ao contrario que quando eu era "quieto" sempre me malhavam por isso, sendo que sempre me comportei da mesma forma em ambos. Agora fico pensando nas caras de vocês neste momento.
 

Geth

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.897
Reações
3.251
Pontos
514
sega.saturn;2773848 disse:
A vcs descobriram quem eu era (me digam como?) e me deletaram, isso mesmo eu sou o quieto o cara gay do forum e o unico que descobriu por ironia do destino foi o usuario mais lerdo do forum o ki-lerdeza, agora More on user vc já sabe que era eu não vou esquecer seus clips pra encher o saco no meus tópicos, e tb de outros users chatos como o pacman, eu ia fazer outro user mas desisti agora vcs já sabem quem sou, eu quase sempre postava no topicos com os 2 users e quando colocava topico dos dois era sempre na mesma hora, incrivel que não perceberam, tenho certeza que ninguem nunca imaginou que eu era ele e ele era eu, e ninguem nunca questionou neste usuario que eu nunca comentava nos topicos ao contrario que quando eu era "quieto" sempre me malhavam por isso, sendo que sempre me comportei da mesma forma em ambos. Agora fico pensando nas caras de vocês neste momento.

Como Saturn você postava outros tipos de tópicos, hein. Como quieto você mostrava seu lado paranóico e começava a achar que todos no fórum te odiavam por você ser gay, sendo que ninguém dava a mínima.
 

Nêmesis.

Supra-sumo
Mensagens
3.335
Reações
1
Pontos
157
sega.saturn;2773848 disse:
A vcs descobriram quem eu era (me digam como?) e me deletaram, isso mesmo eu sou o quieto o cara gay do forum e o unico que descobriu por ironia do destino foi o usuario mais lerdo do forum o ki-lerdeza, agora More on user vc já sabe que era eu não vou esquecer seus clips pra encher o saco no meus tópicos, e tb de outros users chatos como o pacman, eu ia fazer outro user mas desisti agora vcs já sabem quem sou, eu quase sempre postava no topicos com os 2 users e quando colocava topico dos dois era sempre na mesma hora, incrivel que não perceberam, tenho certeza que ninguem nunca imaginou que eu era ele e ele era eu, e ninguem nunca questionou neste usuario que eu nunca comentava nos topicos ao contrario que quando eu era "quieto" sempre me malhavam por isso, sendo que sempre me comportei da mesma forma em ambos. Agora fico pensando nas caras de vocês neste momento.

Voce nao imagina mesmo a minha cara, estou chocado, acho que isso mudou minha vida, nao acredito! :lol

Tambem nao entendo por que nao descobrimos que o quieto era voce, investigamos e passamos horas a fundo tentando ver quem era, puxa.
coelho.gif
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Nêmesis.;2773861 disse:

Voce nao imagina mesmo a minha cara, estou chocado, acho que isso mudou minha vida, nao acredito!

Tambem nao entendo por que nao descobrimos que o quieto era voce, investigamos e passamos horas a fundo tentando ver quem era, puxa.
Isso prova a total incopetência de vocês.
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
aahahah melhor tag essa ahaaha

Mas realmente nem parecia ser o mesmo user. Se bem que ambos postavam tópicos estranhos...acho q foi vc sega uma vez que postou algo pedindo dinheiro aki emprestado. Nunca entendi tbm pq criar outro nick pra postar sobre coisa gay.
 

João Emmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
9.868
Reações
2.274
Pontos
464
Ok espero que você continue sendo um usuário centrado como eu lembro que você era como "sega.saturn" e não deixe sua segunda personalidade extremamente pentelha tomar conta do seu ser.

Poste bem e poste com inteligência. Eu pensava que você era o Killerdeza hehehe.
 

KiLLeRdezA

Veterano
Mensagens
1.718
Reações
8
Pontos
119
João Emmanuel;2774041 disse:
Ok espero que você continue sendo um usuário centrado como eu lembro que você era como "sega.saturn" e não deixe sua segunda personalidade extremamente pentelha tomar conta do seu ser.

Poste bem e poste com inteligência. Eu pensava que você era o Killerdeza hehehe.
[kong]
 
Topo Fundo