O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[LENS OF TRUTAS] Episódio I: TEKKEN 3 [Atualizado]

Dono_do_Meu_Anel

Bam-bam-bam
Mensagens
13.028
Reações
3.017
Pontos
499
Como todo mundo ja sabe, eu havia me comprometido em fazer um tópico sobre diferenças reais e desconhecidas entre os jogos.

Claro que os gráficos sempre terão prioridade nesse tipo de analise, uma vez que estamos comparando plataformas semelhantes ou equivalentes.

Minha escolha será nos jogos das eras 16/32 bits, mas podendo abrir espaço para 64 e 128 bits tambem.

Minhas analises sempre usarão o que há de melhor em termos de video e imagens, para isso criei um padrão de captura de video e imagens, pois quem quiser colaborar com o tópico terá todo o suporte vindo de minha parte, assim como os mesmos programas que uso, isso visa facilitar a construção de um proximo LENS OF TRUTAS.

Cada tópico sempre terá videos comparativos lado a lado em HD e fotos comparativas, pois acho injusto com o leitor submete-lo a uma analise superficial e ineficaz com material de péssima qualidade.

As informações serão sempre adicionadas após verificação de minha parte. Quero entregar ao leitor informação com qualidade.

Sendo assim, dou inicio ao primeiro episodio: TEKKEN 3

Jogo bastante conhecido por todos e que está em alta com o anuncio de TEKKEN TAG TOURNAMENT 2.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ficha Técnica:
Jogo: TEKKEN 3
Ano: 1996
Empresa: NAMCO
Board:
NAMCO SYSTEM 12
Genero: Luta 3D - 2 Jogadores
Plataformas: ARCADE (96), PSX (98)


TEKKEN 3 chegou aos arcades com fama ja obtida com TEKKEN 2 e foi o jogo mais jogado nos arcades naquele ano, superando todos os outros jogos.

A franquia vinha se firmando como o melhor jogo 3D ja feito, batendo seu rival Virtua Fighter (SEGA). No Brasil ele abriu as portas para os jogadores que sabiam e os que não sabiam tanto jogar de igual pra igual. Ele foi o pioneiro nesse quesito, sendo seguido mais tarde por jogos como SFIV, MVC3 e o mais novo MK.

Juntando isso a uma gama unica de personagens, era certo que o jogo ganharia sua versão no PSX.

O medo inicial aconteceu com rumores que a NAMCO e SONY lançariam um upgrade exclusivo (em forma de hardware) para o jogo. Isso não se confirmou, mostrando que naquela epoca a NAMCO tinha competencia e conhecia o hardware melhor que as outras empresas de ponta.

Em 98, o mundo conheceu TEKKEN 3 para PSX e o mesmo venderia quase 7 milhões de cópias no decorrer de 2 anos de lançado. Até hoje foi o jogo da série que mais vendeu. Para efeito de comparação TEKKEN 6 vendeu no PS3 e X360 juntos, 3 milhões em quase 2 anos de lançado.

Abaixo voces conhecerão a versão do PSX e saberão se realmente merece todos os elogios, chegando a ser considerado um dos melhores jogos ja feitos.


ABERTURA COMPARATIVA (Melhor visualizado em 720p)

[YOUTUBE]X2Radryrekk[/YOUTUBE]


FOTOS COMPARATIVAS (Melhor visualizadas em tamanho real)
opG13.jpg

VboBU.jpg

pzMqC.jpg

8LxxD.jpg

xOdBM.jpg

NpWyw.jpg

7AMGT.jpg

PdwDe.jpg

rELso.jpg

Te702.jpg

gd495.jpg

EFszL.jpg



A versão PSX foi muito bem trabalhada pela NAMCO. Claro que houveram tecnicas para contornar o limite do hardware e uma delas foi usar uma resolução não convencional (364x480) para transformar o jogo em "progressivo". Sim, é sabido que via cabo RCA o maximo que a TV pega é 480i (entrelaçado) mas o PSX consegue suportar o modo exclusivo para criar um "FAKE Progressive". Isso ajudou em 2 formas, pois conseguiram liberar mais RAM para os efeitos de luz e conseguiram 30fps constantes. Abaixo voces entendem como era processador o jogo pelo PSX e como voce via em sua televisão. A NAMCO merecia um troféu por ter conseguido isso.

OakYj.jpg

t71RL.jpg

DOdud.jpg

duKiZ.jpg


E mesmo assim a versão do PSX ainda tem um dos melhores gráficos da epoca, só perdendo para TOBAL 2 da SQUARE.

A versão ARCADE é realmente superior em sua essencia, tem a resolução padrão 640x480, tem melhor definição por personagem, os pixels estouram menos nos efeitos de porrada e golpes e tem a vantagem de não ter LOADTIME. Mas isso tem um preço. No ARCADE é só o jogo e pronto, não tem nenhuma outra opção de jogo é VS CPu e VS humano. Segue um set de fotos do ARCADE para se ter uma idéia da diferença (MUITO POUCA por sinal):



Claro que a versão PSX conta com a vantagem do jogo ser em CD e isso deu liberdade para os produtores trabalharem caprichosamente e entregar um produto alem do esperado e isso se cumpriu.

A versão do PSX vem com personagens a mais, aberturas a mais, cenários a mais, musicas remixes, finais em CG para TODOS os personagens, um modo training super completo...Tudo que um jogo de luta deveria ter. Trouxe fotos de todos os modos, assim como das telas novas e um novo video, com 2 aberturas extras.


TELA DE PERSONAGENS E OS PERSONAGENS EXCLUSIVOS


MODO SURVIVAL:

MODO TEAMBATTLE:
MODO TIME ATTACK:
MODO TEKKEN FORCE:

MODO TEKKEN BALL:


PRATICE, THEATER E OPTIONS:

ABERTURAS EXTRAS:
[YOUTUBE]TbKWxozRQtM[/YOUTUBE]

TEKKEN 3 NO EMULADOR EPSXE:

EM CONSTRUÇÃO...
 

V1PM4N

Habitué da casa
Mensagens
464
Reações
224
Pontos
94
Legal a comparação... mas 'de novo'?

Seria interessante outro jogo...

De todo modo, seria interessante dizer como as screenshots foram obtidas, que emuladores e que configurações... o Tekken 3, por exemplo, é emulado meia-boca no MAME, mas ele roda beleza de dentro do Tekken 5 no PCSX2. Tudo sem esquecer de contar as diferenças entre o hardware arcade e o PS1.

[]s
 

Dono_do_Meu_Anel

Bam-bam-bam
Mensagens
13.028
Reações
3.017
Pontos
499
V1PM4N;7893403 disse:
Legal a comparação... mas 'de novo'?

Seria interessante outro jogo...

De todo modo, seria interessante dizer como as screenshots foram obtidas, que emuladores e que configurações... o Tekken 3, por exemplo, é emulado meia-boca no MAME, mas ele roda beleza de dentro do Tekken 5 no PCSX2. Tudo sem esquecer de contar as diferenças entre o hardware arcade e o PS1.

[]s
FalaV1PM4N, blz?

Na verdade esse tópico difere dos outros, pois ele não é voltado a diferenças do tipo ; Tem um personagem a mais ou falta uma bola aqui ou ali ou a cerca ta mais pra frente...Aqui a prioridade é "poder de processamento/armazenamento/efeitos" entre os comparados e saber qual se sai melhor.

A matéria está incompleta, ainda estou capturando fotos e videos, reunindo informação sobre a forma de armazenamento usada pela System 12 nesse jogo, resolução primaria etc...pois como disse antes, não quero comprometer o tópico por falta de conteudo ou de informação tendenciosa.

Em paralelo, estou fazedo ja as capturas do TEKKEN TAG TOURNAMENT(ARC vs PS2) e em seuguida TEKKEN 5 (PS2 vs PS3).

Se encontrar um emulador funcional para System 12, ainda faço o de Soul Calibur (ARC vs DC).
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Porra, que eu me lembre na minha tubão de 14 o Tekken 3 era mais bonitinho :lol
 

Zacky

Lenda da internet
Mensagens
29.136
Reações
14.590
Pontos
1.539
Um dos, se não o título que mais joguei no meu PS1. Bons tempos.
 

Joseph Korso

Bam-bam-bam
Mensagens
14.248
Reações
115
Pontos
309
Eu lembro que a diferença era enorme, mas revendo agora por essas imagens, é maior ainda.
A resolução no PS1 parecia a metade, de tanta pixelização na textura e serrote nos polígonos

No entanto, com extras que a versão console trouxe, ninguém ficou prestando atenção nisso.

Me lembro que a trilha sonora de Tekken 3, tanto a original quanto a arrange, são imbatíveis. A série poderia voltar à essa época.
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Ótimo tópico, Dono_do_Seu_Anel. Excelente comparação, muito técnica e precisa. Já foi pro índice. :rox

No final ainda consta a mensagem "em construção". O post ainda receberá mais conteúdo?

Pessoal tá achando a diferença enorme? A versão Playstation teve pequena perda de resolução, mas o resto quase todo está lá. Achei a versão caseira muito, muito próxima da versão arcade. O padrão de semelhança alcançado foi extraordinário.

Não era esse arcade que usava uma placa semelhante à própria estrutura do Playstation, e que permitiu essa conversão tão próxima? Ou estou confundindo com outro jogo?
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Eu já achei interessante. Olhando por um olhar mais crítico, Tekken 3 foi uma das melhores versões já feitas entre arcade e videogame. Essa, apesar de poucas diferenças gráficas (claro, sabendo que o hardware do PS1 é bem mais fraco que a System 12), foi feito com uma maestria impressionante!

Agora, estou no aguardo de jogos como: a série Ridge Racer e Xevious 3D.
 

Dono_do_Meu_Anel

Bam-bam-bam
Mensagens
13.028
Reações
3.017
Pontos
499
edineilopes;7901120 disse:
Ótimo tópico, Dono_do_Seu_Anel. Excelente comparação, muito técnica e precisa. Já foi pro índice. :rox

No final ainda consta a mensagem "em construção". O post ainda receberá mais conteúdo?

Pessoal tá achando a diferença enorme? A versão Playstation teve pequena perda de resolução, mas o resto quase todo está lá. Achei a versão caseira muito, muito próxima da versão arcade. O padrão de semelhança alcançado foi extraordinário.

Não era esse arcade que usava uma placa semelhante à própria estrutura do Playstation, e que permitiu essa conversão tão próxima? Ou estou confundindo com outro jogo?

Grande Edineilopes, blz meu velho?


O tópico esta apenas 50% construido, estou fazendo videos de ambas as versões ainda e mais fotos, assim como dados sobre resoluções, paleta de cores, algo bem graficoso hehehe
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Dono_do_Meu_Anel;7901716 disse:

Grande Edineilopes, blz meu velho?


O tópico esta apenas 50% construido, estou fazendo videos de ambas as versões ainda e mais fotos, assim como dados sobre resoluções, paleta de cores, algo bem graficoso hehehe
Já está ótimo, vai ficar muito show de bola.:rox
 

Dono_do_Meu_Anel

Bam-bam-bam
Mensagens
13.028
Reações
3.017
Pontos
499
2ª atualizaçÃo:

Tekken 3 arcade:
Tela de personagens,cenários

Tekken 3 psx :
Resolução
Modos
Aberturas extras
Personagens secretos
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Putz, como eu amava esse jogo. Esse, Bust-A-Move 2 e Silent Hill com certeza foram os que eu mais joguei no PS1.

Joguei tanto Tekken 3 que chegou a furar o CD. De vez em quando eu apagava o save do memory card e ia abrir todos os personagens secretos de novo, só pela diversão.

Porra, que tempinho bom.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Se tiver modo mais divertido em um jogo do que Tekken Ball eu cegue! Horas e horas jogando nessa porra com os amekos! :rox
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Gostei! Impressionante. :D

Como faz para saber a resolução nativa do game e capturar no emulador do Playstation?
 

Dono_do_Meu_Anel

Bam-bam-bam
Mensagens
13.028
Reações
3.017
Pontos
499
edineilopes;7909278 disse:
Gostei! Impressionante. :D

Como faz para saber a resolução nativa do game e capturar no emulador do Playstation?

Grande Edineilopes, blz meu velho?

Respondendo a sua pergunta, use o psX 1.13, após carregar o jogo, aperte TAB que ele mostra uma tela de LOG de todas as informações do jogo e do emulador, inclusive as resoluções do mesmo.

Atente-se que pode variar com CGS, telas de menu e tela dos jogos.

É um recurso interessante. Esse emulador é muito bom, pena ter compatibilidade menor que o EPSXE e não ter AVIOUT.
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.797
Reações
4.471
Pontos
1.269
Excelente comparação!

Realmente Tekken 3 foi um marco na história do PSX, gráficos e jogabilidade excelentes! A conversão teve poucas perdas com relação ao arcade mas o importante se manteve, que é a jogabilidade.

Joguei demais esse jogo, nessa época eu jogava muuuuuito!!!
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
No emulador ficou melhor que muito jogo de Wii

T+
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Dono_do_Meu_Anel;7913432 disse:
Grande Edineilopes, blz meu velho?

Respondendo a sua pergunta, use o psX 1.13, após carregar o jogo, aperte TAB que ele mostra uma tela de LOG de todas as informações do jogo e do emulador, inclusive as resoluções do mesmo.

Atente-se que pode variar com CGS, telas de menu e tela dos jogos.

É um recurso interessante. Esse emulador é muito bom, pena ter compatibilidade menor que o EPSXE e não ter AVIOUT.
Opa, valeu pela dica.:rox:rox:rox:rox

Vou atrás desse emulador. Faz tempo queria ter acesso a esse recurso. :D
 

John Frusciante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.325
Reações
1.828
Pontos
904
Muito interessante o tópico, parabéns. Dada as limitações do PSX, já era esperado todo esse serrilhado nos personagens, só achei os cenários dos consoles muito mais pobres.
E só uma pergunta, qual conversão é mais impressionante? VF2 pro SS ou Tekken pro PSX?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
John Frusciante;7942143 disse:
Muito interessante o tópico, parabéns. Dada as limitações do PSX, já era esperado todo esse serrilhado nos personagens, só achei os cenários dos consoles muito mais pobres.
E só uma pergunta, qual conversão é mais impressionante? VF2 pro SS ou Tekken pro PSX?
Difícil dizer. Embora serrilhada, a renderização dos efeitos é bem mais evoluída em Tekken que no Virtua Fighter mesmo nos arcades.

Tekken do Playstation conseguiu manter a qualidade desses efeitos, já o Virtua Fighter do Saturn foi produzido numa resolução bem alta, reduzindo muito os serrilhados, coisa bem anormal na época.

Eu daria empate.
 
Topo Fundo