O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.


[Levante vai virar deitante news]Royal Rumble militar USA-COL-BRA vs Venezuela

Rafa - Él

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.037
Reações
43.659
Pontos
604
Militares na Venezuela bloqueiam ajuda humanitária
Mundo 06.02.19 19:16

Militares fiéis à ditadura de Nicolás Maduro fecharam com contêineres e caminhões de gasolina a ponte que liga a cidade colombiana de Cúcuta a Ureña, na Venezuela. O objetivo é impedir a chegada da ajuda humanitária dos EUA.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Eu acho q os EUA contam com essa resistencia dos maduristas. Imaginem, a populaçao faminta fica sabendo dos caminhoes de comida parados nessa barricada, aí eles vao lá desesperados tentar pegar alguma coisa, a confusao começa, um soldado venezuerano rôia e afobado faz alguma merda(como atirar em algum civil no meio da confusao) e voilá, os Usa terao a prerrogativa perfeita pra enviar algumas toneladas de democracia pra enfiar no rabo gordo do El Bigodón...
 
Ultima Edição:


Gacrux

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
21.330
Reações
41.520
Pontos
669
Pra mim esse Guaidó não passa de um engodo para algo pior.

Se ele realmente fosse algum tipo de oposição, Maduro já teria mandado assassinar ele ou colocá-lo em uma solitária em alguma prisão cladestina de local desconhecido como fez com todos os outros.
 

$delúbio$

Bam-bam-bam
Mensagens
9.824
Reações
34.063
Pontos
399
O mundo diz Fora Maduro
Mundo 04.02.19 08:27

Espanha, Reino Unido, França, Suécia e Áustria reconheceram, agora oficialmente, Juan Guaidó presidente interino da Venezuela. O mundo diz Fora Maduro, com exceção dos suspeitos de sempre.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Tá, mas e bala na nuca, vai ter ou nem?
Comissão da Verdade, Relatório de Direitos Humanos dos Cidadãos Torturados pelos Agentes da Ditadura Socialista bolivariana, moção na ONU, será??
 

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.422
Reações
12.432
Pontos
729
Pra mim esse Guaidó não passa de um engodo para algo pior.

Se ele realmente fosse algum tipo de oposição, Maduro já teria mandado assassinar ele ou colocá-lo em uma solitária em alguma prisão cladestina de local desconhecido como fez com todos os outros.
Só que agora não dá mais pra fazer isso.
O mundo todo já tá de olho nesse Guaidó, mas ele é oportunista óbvio, só que se der eleições honestas para o povo de lá, já fez sua parte.
 

Sgt. Kowalski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
41.672
Reações
86.619
Pontos
989
Caminhões com ajuda humanitária para a Venezuela chegam à fronteira colombiana

8.fev.2019 às 13h51



Os primeiros caminhões com ajuda humanitária para a Venezuela chegaram a Cúcuta, na Colômbia, nesta quinta (7). A cidade fica próxima à fronteira venezuelana.
Cerca de dez veículos chegaram por volta das 14h30 locais (17h30 em Brasília) a um centro de apoio criado ao lado da ponte Tienditas, no lado colombiano. Os caminhões foram escoltados por policiais.
Ainda não está definido como será feita a entrega. O governo do ditador Nicolás Maduro rejeitou a oferta de apoio, sob argumento de que a doação seria um artifício para mascarar uma invasão norte-americana ao país.
Enviado pelos Estados Unidos, o carregamento inclui alimentos, remédios, insumos médicos e outros suprimentos para ajudar os venezuelanos, que sofrem com uma grave crise de desabastecimento.
A Venezuela vive uma grave crise econômica, com hiperinflação, desnutrição de parte da população por falta de alimentos e colapso do sistema de saúde, que causou emigração em massa —mais de 2,3 milhões deixaram o país desde 2015, segundo a ONU.
A ponte Tienditas, que liga Cúcuta a Ureña, na Venezuela, foi bloqueada por militares venezuelanos com arame e contêineires na terça (5). A oposição aponta que a barreira é uma forma do governo Maduro impedir que o carregamento entre no país.
Manter ajuda humanitária em pontos de fronteira por semanas ou meses enquanto funcionários negociam com regimes como ocorrerá a entrada dos mantimentos é comum, segundo especialistas ouvidos pela Reuters.
"Eu não penso que nós [os EUA], os colombianos, os brasileiros ou qualquer outro envolvido estejam planejando tentar forçar a entrada [da ajuda humanitária], disse Elliott Abrams, enviado especial do governo dos Estados Unidos para a Venezuela, em Washington.
“Os venezuelanos que vão buscar o material, estabelecer os canais de distribuição e os locais de entrega”, disse Eduardo González, diretor da UNGRD, estatal responsável por transportar os suprimentos na Colômbia. Segundo ele, mais carregamentos chegarão nos próximos dias.
A ajuda humanitária veio após apelos de Juan Guaidó, líder da Assembleia Nacional que se declarou presidente encarregado da Venezuela em janeiro, e foi reconhecido por diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Colômbia e vários membros da União Europeia.
Guaidó pediu aos militares que liberem a entrada dos suprimentos estrangeiros. Para especialistas, o pedido pode ser uma jogada política para testar a fidelidade das Forças Armadas ao governo Maduro.
Os moradores da região da fronteira temem que possa haver um conflito militar na área de fronteira. Um toque de recolher informal foi adotado na área, e várias famílias avaliam fugir para lugares mais seguros.
Nesta quinta, o chamado Grupo Internacional de Contato sobre a Venezuela, que reúne representantes da União Europeia, Bolívia, Costa Rica, Equador, México e Uruguai, disse que vai enviar uma missão técnica ao país para ajudar em questões de ajuda humanitária e dar apoio a novas eleições.
 


HarrisonUnholy

Bam-bam-bam
Mensagens
3.644
Reações
8.102
Pontos
303
Juan Guaidó não descarta autorizar intervenção dos EUA na Venezuela, diz agência


O líder da oposição ao regime chavista, Juan Guaidó, não descarta autorizar intervenção militar dos Estados Unidos ou outra força estrangeira na Venezuela, se for necessário, para tirar Nicolás Madurodo poder. A declaração foi dada durante entrevista à agência France Presse nesta sexta-feira (8).
Perguntado se faria uso da prerrogativa de autorizar a intervenção, como chefe do Parlamento e presidente encarregado, Guaidó respondeu:

"Nós faremos tudo o que for possível. Esse é um tema obviamente muito polêmico, mas fazendo uso de nossa soberania, do exercício de nossas competências, faremos o necessário".

O dirigente, cuja presidência interina é reconhecida por dezenas de países, enfatizou que fará "tudo o que for necessário, tudo o que tivermos que fazer para salvar vidas humanas, para que não continuem morrendo crianças" ou pacientes por falta de remédios.



Juan Guaidó, presidente interino declarado da Venezuela, em entrevista à AFP — Foto: Yuri Cortez/AFP

"Vamos fazer tudo o que for [preciso] para que se tenha o menor custo social, que se gere governabilidade e estabilidade para poder atender à emergência", afirmou Guaidó, perguntado duas vezes se autorizaria uma intervenção militar.

Guaidó prestou juramento como presidente interino em 23 de janeiro, depois que o Legislativo declarou Maduro usurpador do cargo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o primeiro a reconhecer Guaidó, reafirmou no domingo passado que o uso do exército na Venezuela é "uma opção" que se considerou diante da crise política e socioeconômica do país petroleiro.
"Aqui na Venezuela os dias já se contam em vidas humanas (...) De 23 a 30 [de janeiro] a FAES [Força de Ação Especial da Polícia Nacional Bolivariana], uma unidade das forças armadas, assassinou a sangue frio 70 jovens", denunciou o opositor.


Maduro critica ajuda humanitária



Caminhão com ajuda humanitária chega sob escolta à fronteira da Colômbia com a Venezuela — Foto: Luisa Gonzalez/Reuters

Nicolás Maduro chamou de "show" a ajuda humanitária enviada pelos Estados Unidos à Venezuela. "Não vamos ser mendigos de ninguém", disse o chavista em entrevista coletiva nesta sexta-feira (8).
Os carregamentos de comida e remédios enviados pelo governo dos EUA chegaram na quinta-feira à fronteira da Colômbia com a Venezuela. No entanto, três caminhões bloqueiam as pontes que conectam os dois países sul-americanos – bloqueio liderado por apoiadores do regime chavista.


Fonte: GROBO
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
8.726
Reações
20.712
Pontos
459
Engraçado que os users left não apareceram aqui nesse tópico, mas tão tudo lá no tópico do velhinho pedofilo de alta periculosidade.

Bando de brincantes do cacete!

E sobre o Maduro, ele sabe que já perdeu game set and match e agora tenta resguardar o próprio rabo e não ser empalado estilo Gaddafi.

Sent from my Mi A2 Lite using Tapatalk
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
54.789
Reações
128.238
Pontos
1.029
“Não vamos ser mendigos de ninguém”, diz Maduro sobre ajuda humanitária
Mundo 09.02.19 11:38

O ditador Nicolás Maduro classificou como “show” a ajuda humanitária enviada pelos Estados Unidos à Venezuela. “Não vamos ser mendigos de ninguém”, disse em coletiva nesta sexta-feira. O carregamento de comida e remédios está preso na fronteira da Colômbia com a Venezuela. O bloqueio é liderado por apoiadores chavistas.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Claro, esse porco cevado não está pasando fome, ele não precisa de ajuda. Precisa de porrada.
 

Yusuke Urameshi

Bam-bam-bam
Mensagens
4.658
Reações
13.670
Pontos
303
“Não vamos ser mendigos de ninguém”, diz Maduro sobre ajuda humanitária
Mundo 09.02.19 11:38

O ditador Nicolás Maduro classificou como “show” a ajuda humanitária enviada pelos Estados Unidos à Venezuela. “Não vamos ser mendigos de ninguém”, disse em coletiva nesta sexta-feira. O carregamento de comida e remédios está preso na fronteira da Colômbia com a Venezuela. O bloqueio é liderado por apoiadores chavistas.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Claro, esse porco cevado não está pasando fome, ele não precisa de ajuda. Precisa de porrada.
PQP... será que é tão difícil assim alguém acertar um tiro bem no meio da testa do Maduro ?

Porque só morto ele vai deixar o poder, nem que pra isso seja preciso a Venezuela cair no mais fundo dos buracos , e ficar sem qualquer chance de se reerguer.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
3.190
Reações
13.117
Pontos
303
Meu Deus. Que nojo. Ainda bem que eu não fazia parte desse fórum nessa época, pois certamente seria banido. Os caras pagando pau pra um velho dando chilique e defendo um dos regimes mais perversos do século XXI e que, já naquela época, já mostrava sinais de falência.

Ainda bem que minhas opiniões pouco mudaram e nada tenho a me envergonhar do que já escrevi na net.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
20.441
Reações
15.057
Pontos
734
Meu Deus. Que nojo. Ainda bem que eu não fazia parte desse fórum nessa época, pois certamente seria banido. Os caras pagando pau pra um velho dando chilique e defendo um dos regimes mais perversos do século XXI e que, já naquela época, já mostrava sinais de falência.

Ainda bem que minhas opiniões pouco mudaram e nada tenho a me envergonhar do que já escrevi na net.
o bom é que o google nunca esquece :kops

apenas 6 meses depois, teve esse tópico, que inclusive não foi fechado, já que ninguém desenterrou:

https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/olha-no-que-querem-transformar-o-brasil-falta-de-papel-higiênico-na-venezuela.349474/

vários users banidos já, mas alguns estão por aqui ainda, mas não nessa pasta.

Curioso pra saber se o @Jogadô mudou de opinião, e não estou sendo irônico.
 

Yusuke Urameshi

Bam-bam-bam
Mensagens
4.658
Reações
13.670
Pontos
303
o bom é que o google nunca esquece :kops

apenas 6 meses depois, teve esse tópico, que inclusive não foi fechado, já que ninguém desenterrou:

https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/olha-no-que-querem-transformar-o-brasil-falta-de-papel-higiênico-na-venezuela.349474/

vários users banidos já, mas alguns estão por aqui ainda, mas não nessa pasta.

Curioso pra saber se o @Jogadô mudou de opinião, e não estou sendo irônico.
Acredito. Não conheço muitos dos users que postaram neste tópico. Incrível como muitos deles DEFENDEM o filho da puta do Maduro.

E os que não foram banidos devem ter sumido do fórum, ou criaram clones...
 

Jogadô

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.034
Reações
14.684
Pontos
699
o bom é que o google nunca esquece :kops

apenas 6 meses depois, teve esse tópico, que inclusive não foi fechado, já que ninguém desenterrou:

https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/olha-no-que-querem-transformar-o-brasil-falta-de-papel-higiênico-na-venezuela.349474/

vários users banidos já, mas alguns estão por aqui ainda, mas não nessa pasta.

Curioso pra saber se o @Jogadô mudou de opinião, e não estou sendo irônico.
Caraio, já pedi pra vcs não me lembrarem dessa época negra. Fazer o quê, eu nasci numa periferia dominada pelo PT, teoria de libertação, escola pública... =\
É uma lavagem cerebral, inclusive muita gente da minha família ainda é de esquerda. Por isso não culpo as pessoas, sei como é que funciona, ser agressivo e arrogante só afasta mais elas da verdade, é preciso dar conhecimento, e eu estou tentando fazer isso com a mais amorosa calma possível hahahaha
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
20.441
Reações
15.057
Pontos
734
Caraio, já pedi pra vcs não me lembrarem dessa época negra. Fazer o quê, eu nasci numa periferia dominada pelo PT, teoria de libertação, escola pública... =\
É uma lavagem cerebral, inclusive muita gente da minha família ainda é de esquerda. Por isso não culpo as pessoas, sei como é que funciona, ser agressivo e arrogante só afasta mais elas da verdade, é preciso dar conhecimento, e eu estou tentando fazer isso com a mais amorosa calma possível hahahaha
hum, bom saber que mudou de opinião.

Apenas evite o extremo do outro lado também, que também tem seus malucos.

Eu sou "liberal clássico", desde muitos anos, mesmo antes sequer de saber o que exatamente isso significava.

Já votava na época que o Lula era popular, mas nunca confinei nele, tanto que o barbudo nunca teve meu voto.

Mas infelizmente tem maluco e gente perigosa no meio da direita também. Negócio é ser cético com TUDO, nunca confiar em grupos políticos organizados.
 

Jogadô

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.034
Reações
14.684
Pontos
699
hum, bom saber que mudou de opinião.

Apenas evite o extremo do outro lado também, que também tem seus malucos.

Eu sou "liberal clássico", desde muitos anos, mesmo antes sequer de saber o que exatamente isso significava.

Já votava na época que o Lula era popular, mas nunca confinei nele, tanto que o barbudo nunca teve meu voto.

Mas infelizmente tem maluco e gente perigosa no meio da direita também. Negócio é ser cético com TUDO, nunca confiar em grupos políticos organizados.
Eu tenho estudado algumas coisas, até li as Lições, acompanho bastante os vídeos do Rafael, os libertários tem muito conteúdo bom, mas umas coisas que discordo profundamente, eles se apegam ao mercado como se fosse a solução de tudo, pra mim é utópico também, mas concordo com a maioria das coisas que eles falam, principalmente em se tratando de economia. Engraçado que eles seguem muito Mises, mas mises mesmo não parecia ser libertário, ele acreditava num estado míniom. Umas das coisas que acho absurda dos libertários, por exemplo, é eles acharem que não existe propriedade intelectual, sobre a solução que eles dão apra defesa nacional. Para mim, há falhas nesses pensamentos, por mais que tenham bons argumentos até, não me convenceram. Agora, ao socialismo, eu me tornei totalmente contrário.
 

antonioli

O Exterminador de nicknames
VIP
Mensagens
86.272
Reações
126.428
Pontos
949
Caraio, já pedi pra vcs não me lembrarem dessa época negra. Fazer o quê, eu nasci numa periferia dominada pelo PT, teoria de libertação, escola pública... =\
É uma lavagem cerebral, inclusive muita gente da minha família ainda é de esquerda. Por isso não culpo as pessoas, sei como é que funciona, ser agressivo e arrogante só afasta mais elas da verdade, é preciso dar conhecimento, e eu estou tentando fazer isso com a mais amorosa calma possível hahahaha
Parabéns por se um ex-esquerdista que pôs a mão na consciência e buscou sair da bolha, informar-se e deixar de ser trouxa massa de manobra. Deve ser uma agonia ver os próprios familiares ainda nessa situação.
 

*Splash*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.713
Reações
30.090
Pontos
664
Ditadura cancerígena
O canal estatal de televisão venezuelana VTV teve o descaramento de afirmar neste domingo que a comida enviada da União Europeia ao país está “contaminada e com potencial cancerígeno”.


fonte
 

bushi_snake

Bam-bam-bam
Mensagens
9.199
Reações
4.470
Pontos
469
Duvido! a EU é bitolada com esse tipo de coisa.

E aposto que o povo venezuelano prefere comer comida nesse 'estado' do que continuar a passar fome....
 

Zefiris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.091
Reações
34.179
Pontos
664
Os EUA andou reforçando a Quarta Frota com alguns LCS (Navios de Combate Litorâneos). Embora esse tipo de navio não teria problema contra a incipiente marinha venezuelana, possivelmente o objetivo maior seja interceptar carregamentos de cocaina, e não visando fazer algo contra o Maduro. Ainda que nada impeça de ter uma mudança de planos repentina.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.335
Reações
17.466
Pontos
784
Nao sou favorável a isto de intervenções externas, primeiro é um precedente perigoso enviar tropas para um país estrangeiro, nao é algo positivo.
Segundo, ainda que Maduro seja ilegítimo os seus generais irão defende-lo pois lucram com isto, portanto uma invasão da Venezuela seja por Colombia ou Brasil deveria ser algo descartado.
EUA entrar lá nao vejo motivo nem razoes econômicas que se justifiquem, muito menos comprar briga com Rússia e China por conta de um país que detém apenas petróleo que é caro para ser refinado sendo que os EUA nao estão mesmo precisando de mais petróleo...

Acho melhor é deixar isso quieto.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
54.789
Reações
128.238
Pontos
1.029
O preço para conter o estrago da ditadura Maduro
Mundo 11.02.19 09:43

A equipe de Juan Guaidó, presidente autoproclamado da Venezuela, terá dois desafios emergenciais no caso de assumir o poder de fato no país: fazer chegar alimentos e remédios aos venezuelanos e estancar a hiperinflação de sete dígitos, registra o Valor. Para isso, acordou uma ajuda de US$ 2 bilhões com países que reconhecem Guaidó como presidente interino – Brasil, Colômbia, EUA e parte da União Europeia já teriam concordado em deixar a quantia de prontidão para ajuda humanitária – e negocia outros US$ 2 bilhões com o FMI, a serem disponibilizados no primeiro dia de transição, para estabilização cambial. Esses recursos do Fundo poderão ser utilizados nos primeiros 90 dias de transição, mas a equipe de transição calcula que serão necessários US$ 8 bilhões no primeiro ano somente em ajuda para a compra de alimentos e remédios. A equipe negocia ainda com o FMI mais US$ 60 bilhões, que seriam desembolsados ao longo de cinco anos. O PT não vai, mas deveria ser o primeiro a abrir os cofres em favor dos venezuelanos oprimidos pelos aliados do partido.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Certeza que se acharem as contas do ditador, boa parte desse valor volta. O PT, grande arauto da democracia, também poderia dispor dos bilhões que roubou do Brasil para ajudar os necessitados.
 

Metal God

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.709
Reações
19.519
Pontos
744
Com o Maduro fora, cai o embargo econômico e a Venezuela volta ao normal. Vai demorar, mas voltará. Só que o normal da Venezuela continuará sendo uma merda. Tipo o Brasil.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
54.789
Reações
128.238
Pontos
1.029
A fuga de Maduro
Mundo 11.02.19 12:26

Nicolás Maduro já está pensando em fugir da Venezuela. Segundo a Bloomberg, a mulher do ditador, Cilia Flores, “tem aumentado a pressão para o marido ter um plano B”. Dois de seus sobrinhos, lembra a reportagem, estão presos nos Estados Unidos por tráfico de cocaína. As metas mais prováveis de Nicolás Maduro são Cuba, Rússia e Turquia. “Algumas conversas levantam a possibilidade de ele ir para o México, disseram duas fontes. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, é um dos poucos líderes latino-americanos que não reconheceram Juan Guaidó, líder da Assembleia Nacional, como presidente interino.”
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Fecha terra, ar e mar. No primeiro sinal desse corno saindo do país, polpifiquem-no!
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
54.789
Reações
128.238
Pontos
1.029
Brasil instalará centro de ajuda à Venezuela em Roraima
Mundo 11.02.19 21:15

O Brasil vai instalar um centro de distribuição de ajuda humanitária em Roraima, na fronteira com a Venezuela, anunciou hoje Ernesto Araújo. O chanceler se reuniu hoje com María Teresa Belandria, designada embaixadora no Brasil por Juan Guaidó.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Cover-up para as forças de invasão.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
19.169
Reações
76.477
Pontos
584
Caraio, já pedi pra vcs não me lembrarem dessa época negra. Fazer o quê, eu nasci numa periferia dominada pelo PT, teoria de libertação, escola pública... =\
É uma lavagem cerebral, inclusive muita gente da minha família ainda é de esquerda. Por isso não culpo as pessoas, sei como é que funciona, ser agressivo e arrogante só afasta mais elas da verdade, é preciso dar conhecimento, e eu estou tentando fazer isso com a mais amorosa calma possível hahahaha
Parabéns pela mudança de visão.

Acredito que o fato de ter se tornado policial ajudou. A polícia nos apresenta a REALIDADE nua e crua, de forma que nos fazem abandonar qualquer ponto de vista utópico das coisas.
 

Jogadô

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.034
Reações
14.684
Pontos
699
Parabéns pela mudança de visão.

Acredito que o fato de ter se tornado policial ajudou. A polícia nos apresenta a REALIDADE nua e crua, de forma que nos fazem abandonar qualquer ponto de vista utópico das coisas.
Rapaz não foi isso não, pq tem muito policial de esquerda hahahahah, a visão bem fechada do mundo ainda, principalmente por ser servidor público. Foi uma soma de fatores.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
54.789
Reações
128.238
Pontos
1.029
Maduro envia veículos militares para a fronteira da Venezuela com o Brasil
Presidente venezuelano reage a inesperado anúncio da participação brasileira na entrega de ajuda internacional no próximo sábado
Janaína Figueiredo
21/02/2019 - 08:14 / Atualizado em 21/02/2019 - 09:35

Maduro envia tanques para Santa Elena, cidade a 15 quilômetros da fronteira entre Venezuela e Brasil Foto: Reprodução

RIO — Na tarde da última quarta-feira, o governo de Nicolás Maduro começou a mobilizar tropas e veículos militares para a fronteira entre seu país e o Brasil, reagindo ao inesperado anúncio de participação brasileira na entrega da ajuda internacional prometida para o próximo sábado pelo líder opositor Juan Guaidó, que se declarou presidente interino com apoio da Assembleia Nacional e já foi reconhecido por 50 países.
Receba as newsletters do Globo:

Os moradores da cidade venezuelana de Santa Elena, localizada a cerca de 15 quilômetros da fronteira com o estado de Roraima, se assustaram ao ver os blindados e soldados sendo deslocados para o batalhão militar mais próximo do território brasileiro. Fotos dos tanques enviados pelo ministro da Defesa, general Vladimir Padrino López, que nesta semana mais uma vez declarou sua lealdade a Maduro, circularam em grupos de WhatsApp de moradores da região.

O envolvimento do Brasil na primeira fase da operação foi uma surpresa até mesmo para a oposição venezuelana e levou funcionários brasileiros a mergulharem num ritmo vertiginoso de trabalho em Brasília para organizar em menos de três dias o envio de medicamentos e alimentos a Boa Vista.

Os suprimentos serão doados pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos, segundo confirmou uma fonte envolvida no processo. De acordo com essa fonte, o Brasil contribuirá com remédios e alguns alimentos. Os EUA, por uma questão da legislação brasileira, não podem doar medicamentos, mas sim insumos médicos como gaze e seringa.

Como informou o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na última terça-feira, militares brasileiros não participarão da operação. A ideia é que caminhões dirigidos por venezuelanos entrem no Brasil pela cidade de Pacaraima, vizinha a Santa Elena, para levar a ajuda de volta à Venezuela.

Outra fonte que tem acompanhado os movimentos em Brasília nas últimas 72 horas assegurou que "o que os militares brasileiros estão fazendo é trabalhar na contrainteligência". De acordo com essa fonte, esse trabalho implica monitorar cada passo dado pelo governo Maduro para tentar boicotar a abertura do canal humanitário, passar informações aos venezuelanos e contribuir para a iniciativa de Guaidá dar certo.

— Nossos militares estão participando, mas não de uma forma evidente e que possa levar a acusações de ingerência ou até invasão estrangeira — afirmou a fonte.

No entanto, todos os cenários estão sendo avaliados, inclusive os militares.

— É claro que isso não será dito publicamente, mas a verdade é que o Brasil está preparado para tudo, inclusive para uma eventual ação militar — enfatizou a fonte.

A estratégia da oposição venezuela é forçar os militares do país a se posicionarem, deixando passar os alimentos e remédios — e assim enfraquecendo o regime — ou barrando a sua entrada, assumindo o desgaste diante da população. Dezenas de toneladas de suprimentos enviados pelos Estados Unidos já estão em Cúcuta, na Colômbia, que será o principal ponto da operação.

Desfecho é incógnita

O alinhamento entre Brasil e Estados Unidos em relação à Venezuela é total. Prova disso foi o fato de o próprio Bolsonaro ter mencionado, em reunião com as mais altas autoridades do Congresso e do Supremo na última terça-feira, o ultimato dado por Donald Trump aos militares venezuelanos, em um discurso feito pelo ocupante da Casa Branca na Flórida, um dia antes.

O Brasil será parte de uma operação sem precedentes na América do Sul, cujo desfecho é uma incógnita. Nem mesmo os venezuelanos sabem qual será o resultado do desafio inédito ao governo Maduro. Em Caracas, muitos se perguntam como terminará a queda de braço e até onde chegará a participação estrangeira.

A militarização das fronteiras mostra que o Palácio de Miraflores está disposto a ir até as últimas consequências e criou um ambiente de tensão, tanto em Roraima quanto na cidade colombiana de Cúcuta, fronteiriça à venezuelana Táchira.

Estarão em Cúcuta a partir desta quinta-feira deputados e dirigentes da oposição que sairão de Caracas em caravana e pelo menos três presidentes: o colombiano Iván Duque, o chileno Sebastián Piñera e o paraguaio Mario Abdo Benítez.

Na fronteira do Brasil com a Venezuela estará a enviada de Guaidó para representá-lo no Brasil, a professora Maria Teresa Belandria, que nesta sexta partirá rumo a Boa Vista. Não foi confirmada, ainda, a presença de autoridades ou representante do governo Bolsonaro.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair, vai cair...
 

Albertty

Bam-bam-bam
Mensagens
3.464
Reações
7.373
Pontos
339
Esse ditador safado está preste a conhecer um pouco de liberdade americana se ele continuar nessa filha da putisse.
 
Topo