O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

LIVE [Listen to my story...] Final Fantasy X completa 25 anos e ganha trailer emocionante em comemoração

Pockett

Nostálgico
VIP
Reações
45.455
Pontos
1.453
Captura-de-tela-2026-07-18-143746-1254x600.png

Final Fantasy X completa 25 anos em 19 de julho, e a Square Enix marcou a data com o lançamento de um trailer comemorativo que já está emocionando muitos dos fãs da franquia. O vídeo celebra um dos capítulos mais queridos da série, que estreou no PlayStation 2 em 19 de julho de 2001 e deixou uma marca permanente na história dos RPGs japoneses.

Para quem quer revisitar o jogo nos dias de hoje, a Square Enix no passado disponibilizou Final Fantasy X | X-2 HD Remaster, pacote que reúne versões remasterizadas tanto de Final Fantasy X quanto de sua sequência direta, Final Fantasy X-2. O conjunto está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Chegando ao Switch 2

Para os donos do novo hardware da Nintendo, o pacote Final Fantasy X | X-2 HD Remaster chega ao Switch 2 em 23 de julho, apenas quatro dias após o aniversário de 25 anos da franquia, uma janela que, claramente, não foi escolhida por acaso.

Museu em Tóquio​

A Square Enix também anunciou um museu temporário dedicado a Final Fantasy X para celebrar os 25 anos do RPG. A exposição acontecerá entre 12 e 27 de setembro de 2026, no espaço Lumine 0, em Tóquio, e contará com áreas temáticas, além de uma loja oficial com produtos exclusivos.

Como parte das comemorações, a empresa também abriu um formulário para que fãs enviem artes e, no caso dos residentes do Japão, mensagens contando suas memórias com o jogo. Os materiais mais marcantes serão exibidos dentro do museu.

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Reações
37.465
Pontos
1.299
Me marcou muito, devo ter finalizado uma dezena de vezes e é uma das pouquíssimas platinas que fiz na vida.

Antes de ter PS2 aqui um conhecido veio da capital com um VHS com a primeira hora do jogo gravada. Assisti aquilo uma centena de vezes no mínimo.

Obra-prima!

Um dos melhores jogos da franquia.
Um dos melhores jogos de todos os tempos!

DASUK

Supra-sumo
Reações
1.292
Pontos
183
Eu tenho uma relação de amor e ódio com Final Fantasy. Na verdade, mais de ódio do que de amor.

Na época do XIII, nunca que eu entrei tanto no hype de um jogo. Ouvia até podcasts discutindo cada detalhezinho novo que saía. E hoje em dia eu não dou mais a mínima. O Lightning Returns eu nem cheguei a jogar.

Mas em matéria de trilha sonora eu sempre vou achar que é uma das melhores franquias de todas.

Da trilha do X, a minha favorita é a abertura do FFX-2. A versão normal é boa, e a versão apenas no piano é melhor ainda.

Uma coisa meio louca é que os funcionários da Square Enix, na época, viajaram todos para o Havaí e ficaram trabalhando lá. É por isso que tem uns cenários meio havaianos no X.

Na época em que o Youtube era mato, o pessoal fazia esse tipo de vídeo aqui:

Que bom que seria viver num mundo de RPG, onde você pode entrar na casa dos outros, sair quebrando todos os vasos, e o anfitrião nem se importa.

As lutas são lutas entre verdadeiros cavalheiros. Cada um só ataca no seu devido turno, e depois cede a vez para o oponente, enquanto espera pacientemente ele fazer as summons e os henshins dele.

dk120

Lenda da internet
Reações
117.377
Pontos
2.179
Não tá na minha lista de FFs favoritos, mas é sem duvida um ótimo jogo. Gosto em especial do sistema de batalha.

gairarr

Bam-bam-bam
Reações
3.968
Pontos
353
Esse jogo fez parte do meu imaginário por muito tempo na adolescência. Foi um dos primeiros que vi rodando em um PS2, em uma locadora que ficava no centro da cidade onde morava. Cara, era um negócio maluco. Eu ficava realmente embasbacado com os gráficos, quase da mesma forma quando vi FF 8 no PS1 pela primeira vez.

Hiei_SS

Mil pontos, LOL!
Reações
10.771
Pontos
1.069
Gosto muito de quase todos FFs, mas o X está para mim só atrás do VII, acho que pela nostalgia e pelo impacto na época do PS2
Não lembro se terminei no começo desse ano ou fim do ano passado de novo.
Estarei esperando ansiosamente pelo remake daqui uns 5 anos

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
18.298
Pontos
603
Joguei as duas primeiras horas e simplesmente não me prendeu... talvez eu deva dar uma segunda chance... mas antes tem VII Rebirth, XII Zodiac Age e VI Pixel Remaster pra zerar...

WhiteHorseBR01

Lenda da internet
GOLD
Reações
7.115
Pontos
1.699
Foi meu primeiro contato com a franquia, tinha 13 anos na época e o game me marcou demais, ficava de boca aberta com as CGs.
Se sair um remake será compra certa

Axel Stone

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.132
Pontos
503
Bom jogo, comprei no lançamento e ainda tenho aqui na caixa, mas pra mim marcou o fim de uma era.

Não tinha overworld, pegar a nave era ridículo, era só escolher qual ponto ir. Isso pra mim matou uma grande parte do que era FF.

Sakaguchi mal participou do jogo. Uematsu fez somente algumas músicas para o jogo. Amano fez só o logo e algumas artes promocionais e praticamente nenhum envolvimento com o jogo.

Bat Esponja

Lenda da internet
Reações
81.249
Pontos
1.779
Me marcou muito, devo ter finalizado uma dezena de vezes e é uma das pouquíssimas platinas que fiz na vida.

Antes de ter PS2 aqui um conhecido veio da capital com um VHS com a primeira hora do jogo gravada. Assisti aquilo uma centena de vezes no mínimo.

Obra-prima!

Um dos melhores jogos de todos os tempos!

A sequência inicial é pura arte, unindo a vibe dos filmes dos anos 90 e a tecnologia da Square que impressionava muito na época. Fora o visual de tudo.

Tirando a roupa do Tidus, se bem que a intenção era ele ser tosco mesmo :klol:

MalleoBH

Lenda da internet
Reações
66.812
Pontos
1.724
Foi esse game que me fez comprar um PS2. Vi rodando numa locadora de jogos e fiquei louco.

Comprei o PS2, na época eu nem trabalhava, vendendo o Dreamcast e com dinheiro que tinha guardado. Peguei o PS2 desbloqueado e o jogo pirata (era o que dava na época). Não tive dinheiro para o Memory Card, lol. Joguei FF X por 8 horas seguidas virando a noite e tendo que desligar sem poder salvar o progresso.

Adoro o game, mesmo sendo o primeiro sem mapa mundi explorável.

WhiteMage

Bam-bam-bam
Reações
1.656
Pontos
333
Joguei a primeira vez em preto e branco. Meu irmão e eu chegamos empolgados em casa com o PS2 e FFX foi o primeiro jogo que compramos.

Nossa TV era PAL-M, nunca imaginei que havia diferença entre os aparelhos de televisão brasileiros e os americanos. Meu pai (assim com muitos, era leigo sobre o assunto, ficou p da vida pelo vendedor não estar informado essa detalhe). Pensem numa decepção.

Ainda bem que nosso tio era técnico e nos trouxe um conversor, pois meu pai não iria comprar uma TV nova só por causa do videogame.

Bat Esponja

Lenda da internet
Reações
81.249
Pontos
1.779
Joguei a primeira vez em preto e branco. Meu irmão e eu chegamos empolgados em casa com o PS2 e FFX foi o primeiro jogo que compramos.

Nossa TV era PAL-M, nunca imaginei que havia diferença entre os aparelhos de televisão brasileiros e os americanos. Meu pai (assim com muitos, era leigo sobre o assunto, ficou p da vida pelo vendedor não estar informado essa detalhe). Pensem numa decepção.

Ainda bem que nosso tio era técnico e nos trouxe um conversor, pois meu pai não iria comprar uma TV nova só por causa do videogame.
Quando eu era noob eu vivia comprando cabo errado

Ainda bem que hoje é mais fácil ter acesso a essas informações mesmo sem manjar nada

Porque se fosse depender só dos sites de busca...

Axel Stone

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.132
Pontos
503

Aconteceu isso comigo mas no PS1, tive que comprar um transcoder. Pelo menos PAL-M não era igual ao da europa que rodava tudo a 50z. Ainda bem que esse sistema sumiu com o sinal digital e tvs planas.

Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Reações
56.941
Pontos
1.839
nunca vou esquecer a critica acho que da revista EGM ou do site Outerspace (sim, o fórum tem um site!) que era só elogios ao jogo mas só porque cometeu a heresia de dizer que ele de tão colorido parecia um desfile de carnaval os fãs ficaram irados.

E sim, o jogo é colorido e as roupas são extravagantes demais.

DASUK

Supra-sumo
Reações
1.292
Pontos
183
Hoje pode parecer meio surreal falar isso, mas o VII foi o Final Fantasy que mais abandonou as origens, entre todos. O estilo cyberpunk não tinha nada a ver com o estilo medieval anterior, começaram a colocar músicas de rock, e abandonaram de vez as classes de Black Mage, White Mage, etc. Os designs de personagem do Nomura também têm um estilo bem diferente do Amano.

Tem gente que fala que o Cloud é um Red Mage, que a Vanille é uma Black Mage, mas isso é forçar a barra.

Falando em FFVII, o Final Fantasy X se passa no mesmo mundo do VII, e aqui está a prova:

proximus-one

Mil pontos, LOL!
Reações
28.001
Pontos
1.249
Bom jogo, comprei no lançamento e ainda tenho aqui na caixa, mas pra mim marcou o fim de uma era.

Não tinha overworld, pegar a nave era ridículo, era só escolher qual ponto ir. Isso pra mim matou uma grande parte do que era FF.

Sakaguchi mal participou do jogo. Uematsu fez somente algumas músicas para o jogo. Amano fez só o logo e algumas artes promocionais e praticamente nenhum envolvimento com o jogo.

Pois é, FF X foi o início da era "full Nomura". Tanto é que em FF X-2 o negócio despirocou de vez e as Nomurices tomaram conta da série. E com o lançamento de Kingdom Hearts só se solidificou essa filosofia até então. FF 12 foi uma grata surpresa mas mesmo assim resolveram voltar o 13 para as mãos dele... O resto já sabemos o que aconteceu...​

Radamanthys Wyvern

Lenda da internet
Reações
27.253
Pontos
1.624
o FF12 Tambem é muito bom, pelo menos na epoca eu não ligava para historia de RPGs, mas o sistema dele é otimo e divertido

Eu não consegui gostar do FF12 na época. Fechei, mas achei bem fraco. Dizem que o Zodiac Age corrige muitas coisas, mas não joguei. FF13 foi horrivel, 15 também, 16 parece que um adolescente quis escrever uma história depois de ler os livros do Game of Thrones. E FF 7 remake não teve necessidade nenhuma de ser dividido em 3 jogos, pois parece mais o estilo do filme Hobbit que pegaram uma historia boa, mas simples e esticaram ela com fillers.

Radamanthys Wyvern

Lenda da internet
Reações
27.253
Pontos
1.624
Hoje pode parecer meio surreal falar isso, mas o VII foi o Final Fantasy que mais abandonou as origens, entre todos. O estilo cyberpunk não tinha nada a ver com o estilo medieval anterior, começaram a colocar músicas de rock, e abandonaram de vez as classes de Black Mage, White Mage, etc. Os designs de personagem do Nomura também têm um estilo bem diferente do Amano.

Tem gente que fala que o Cloud é um Red Mage, que a Vanille é uma Black Mage, mas isso é forçar a barra.

Falando em FFVII, o Final Fantasy X se passa no mesmo mundo do VII, e aqui está a prova:

Eu ja vi esse argumento antes e faz sentido. Antes era fantasia medieval e talz. E FF7 e 8 são mais futuristicos. Mas a essência de FF não era só ser medieval, era uma ingenuidade, era uma fantasia mesmo, um mundo que você queria morar, viver, uma aventura, história épica com personagens incríveis. Eram jogos que faziam o jogador chorar, rir, se divertir.

FF era algo épico, avassalador na industria, era o GTA, era o Cyberpunk, era o Zelda do Playstation. Depois do 12, FF perdeu muito a força como nome e respeito. Perdeu a alma, virou mais um produto do que jogos feitos com carinho. Ainda é considerado bom, é? Mas ninguém liga mais que nem antigamente.

Podemos comparar Square a Disney. Antigamente fazia desenhos de alta qualidade e todos amavam, que agradava tanto adultos como adolescentes e crianças. Hoje a Disney não tem mais alma, faz remakes, live actions e não tem mais ideias boas pra ips novas.

Me fala algum personagem após o FF12 que marcou tanto e fez você sentir algo mesmo que nem um Vivi do FF9? Tenta explicar a história do FF13 sem parecer um doido de tantos termos idiotas que inventaram pro jogo. Tenta fazer a história do FF15 soar épica sendo que é uma boy band na estrada? Tenta explicar a história e personagens do FF16 sem comparar a game of thrones, só que sem a inteligência, personagens carismáticos e sem a sutileza.

apparently-a-lot-of-people-didnt-understand-vivis-ending-in-v0-8fqcgeu8fzde1.jpg

images

Topo Fundo