O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Livro mais importante da Humanidade

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Reações
24.018
Pontos
1.359
Eu votaria em Lao-Tsé ou Confúcio, mesmo que eles não tenham escrito "livros", e sim fragmentos.

geist

Lenda da internet
Reações
105.868
Pontos
1.753
um_grande_projeto_nacional_1998_eneas_presidente.jpg

Pigra

Habitué da casa
Reações
143
Pontos
78
Li Os Elementos e é absolutamente genial. Bizarro tbm pensar como a aritmética foi sendo deduzida por aquelas linhazinhas e padrões geométricos. A leitura em si é extremamente enfadonha e demorei um tempão pra acabar, teve que ser lido em doses homeopáticas e com acompanhamento do DeepSeek pra elucidar a forma como algumas proposições são feitas. Brilhante. E esta edição da UNESP está de parabéns.

Outros livros (ou "compilados") que são fortíssimos candidatos:

- Principia: Princípios Matemáticos de Filosofia Natural (Isaac Newton) -- meu voto pessoal pro livro mais fodônico de todos os tempos.

- A Origem das Espécies (Charles Darwin)

- Bíblia Sagrada
-- nem tenho religião, mas é inegável o impacto histórico nas sociedades ao longo dos séculos.

Menções honrosas: A República (Platão), Geometria (René Descartes), Crítica da Razão Pura (Immanuel Kant), Dom Quixote (Miguel de Cervantes) esse aqui entra mais por ser considerado o primeiro romance moderno, enfim tem muitos outros.

zemaria_vampirao

Bam-bam-bam
Reações
8.725
Pontos
353
Indo para o lado de romances, colocaria esse aqui:

1778549676615.png

Seja nas revoluções latino-americanas, seja na cura da depressão, sejam escritores russos da era de ouro do realismo ou pintores espanhóis na era do cubismo, seja na quebra de paradigmas, seja na viagem até o espaço, Dom Quixote quase sempre está lá.

Não foi apenas uma evolução na escrita, foi uma evolução de como realizar uma obra de arte. É o livro que tomou vida própria e que conversa de maneira diferente com cada leitor. Seja o alcance, seja o impacto, Cervantes e Shakespeare fizeram um favor a humanidade.

Talvez Trump ou Fidel Castro nunca tenham lido este livro, mas ambos possuem um pouco de Dom Quixote (e porque não um Sancho Pança ao lado deles). Talvez malhação seja só uma escola de atores, mas Shakespeare está lá. Podemos levar isso até B. B. King, Lady Gaga, Chaves, Pokémon...

No quesito arte, eu realmente não acredito em limites quando cito este livro. Seja no passado, seja no presente, seja no futuro.

Topo Fundo