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Como grande amante de jogos e assíduo leitor, constantemente procuro novas obras acerca de nossa amada indústria. Desde conceitos de game design, até livros históricos e focados inteiramente no desenvolvimento de um só jogo, já li bastante coisa interessante.
Recentemente finalizei um dos mais “amigáveis” que vi tanto em abordagem, como interesse por conteúdo.
Blood, Sweat and Pixels é escrito por um dos melhores jornalistas da indústria, o Jason Shcreier. Ele é editor na Kotaku e foi responsável por artigos como aquele sobre o conturbado desenvolvimento de Mass Effect: Andromeda e o fechamento da Visceral. É um cara com muitos contatos.
Bom, o livro possui dez capítulos, cada um voltado para um jogo diferente, e aborda os bastidores do desenvolvimento de cada um deles com diversas entrevistas envolvendo donos das empresas, diretores, programadores, e assim segue. O interessante é que a obra aborda projetos muito diferentes, dando desde a perspectiva de um Triple A até jogos desenvolvidos por só uma pessoa. Segue a lista abaixo:
1- Pillars of Eternity
2- Uncharted 4
3- Stardew Valley
4- Diablo III
5- Halo Wars
6- Dragon Age: Inquisition
7- Shovel Knight
8- Destiny
9- The Witcher 3
10- Star Wars 1313 (obviamente a coroa do livro encerra-o, revelando pela primeira vez o que diabos aconteceu durante todo o desenvolvimento)
É muito, muito, muito bom, galera. Sério mesmo. Para aprendermos mais sobre desenvolvimentos, o que é corte vertical, como uma demo de E3 pode fuder com a agenda de praticamente qualquer desenvolvedora, a depressão pós-lançamento por qual muitos desenvolvedores passam, o período devastador que é a fase de crunching, como praticamente TODAS as grandes empresas são umas FILHAS DA put* com as equipes (sério, o que aconteceu no desenvolvimento de Dragon Age, Star Wars, Halo Wars, Destiny... é de indignar qualquer um).
Como a Amy era uma maluca que desorganizou todo o projeto de U4 e até mini-game de dança queria botar no jogo, e o verdadeiro milagre que o Straley e o Druckmann fizeram em pouquíssimo tempo para salvar o último jogo do Drake (e a razão do Straley ter saído da ND). A comovente história do desenvolvedor de Stardew Valley, que teve de ser bancado pela mulher por anos enquanto desenvolvia o game que levou-os a ser multimilionários meia década depois, a desorganização absurda que foi Destiny, o grande filha da put* que o George Lucas é, e muito mais.
Enfim, o livro está com 4.7 de 5 na Amazon. Infelizmente ainda não tem tradução para PT/BR, mas o Jason escreve muito bem e de maneira simplista. Espero que, caso alguém siga a sugestão, acabe curtindo.
Recentemente finalizei um dos mais “amigáveis” que vi tanto em abordagem, como interesse por conteúdo.
Blood, Sweat and Pixels é escrito por um dos melhores jornalistas da indústria, o Jason Shcreier. Ele é editor na Kotaku e foi responsável por artigos como aquele sobre o conturbado desenvolvimento de Mass Effect: Andromeda e o fechamento da Visceral. É um cara com muitos contatos.
Bom, o livro possui dez capítulos, cada um voltado para um jogo diferente, e aborda os bastidores do desenvolvimento de cada um deles com diversas entrevistas envolvendo donos das empresas, diretores, programadores, e assim segue. O interessante é que a obra aborda projetos muito diferentes, dando desde a perspectiva de um Triple A até jogos desenvolvidos por só uma pessoa. Segue a lista abaixo:
1- Pillars of Eternity
2- Uncharted 4
3- Stardew Valley
4- Diablo III
5- Halo Wars
6- Dragon Age: Inquisition
7- Shovel Knight
8- Destiny
9- The Witcher 3
10- Star Wars 1313 (obviamente a coroa do livro encerra-o, revelando pela primeira vez o que diabos aconteceu durante todo o desenvolvimento)
É muito, muito, muito bom, galera. Sério mesmo. Para aprendermos mais sobre desenvolvimentos, o que é corte vertical, como uma demo de E3 pode fuder com a agenda de praticamente qualquer desenvolvedora, a depressão pós-lançamento por qual muitos desenvolvedores passam, o período devastador que é a fase de crunching, como praticamente TODAS as grandes empresas são umas FILHAS DA put* com as equipes (sério, o que aconteceu no desenvolvimento de Dragon Age, Star Wars, Halo Wars, Destiny... é de indignar qualquer um).
Como a Amy era uma maluca que desorganizou todo o projeto de U4 e até mini-game de dança queria botar no jogo, e o verdadeiro milagre que o Straley e o Druckmann fizeram em pouquíssimo tempo para salvar o último jogo do Drake (e a razão do Straley ter saído da ND). A comovente história do desenvolvedor de Stardew Valley, que teve de ser bancado pela mulher por anos enquanto desenvolvia o game que levou-os a ser multimilionários meia década depois, a desorganização absurda que foi Destiny, o grande filha da put* que o George Lucas é, e muito mais.
Enfim, o livro está com 4.7 de 5 na Amazon. Infelizmente ainda não tem tradução para PT/BR, mas o Jason escreve muito bem e de maneira simplista. Espero que, caso alguém siga a sugestão, acabe curtindo.