O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Livro sobre bastidores da Indústria [+UNCHARTED 4 E STAR WARS 1313 TRADUZIDOS]

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Como grande amante de jogos e assíduo leitor, constantemente procuro novas obras acerca de nossa amada indústria. Desde conceitos de game design, até livros históricos e focados inteiramente no desenvolvimento de um só jogo, já li bastante coisa interessante.

Recentemente finalizei um dos mais “amigáveis” que vi tanto em abordagem, como interesse por conteúdo.

dn4ACj3.jpg


Blood, Sweat and Pixels é escrito por um dos melhores jornalistas da indústria, o Jason Shcreier. Ele é editor na Kotaku e foi responsável por artigos como aquele sobre o conturbado desenvolvimento de Mass Effect: Andromeda e o fechamento da Visceral. É um cara com muitos contatos.

Bom, o livro possui dez capítulos, cada um voltado para um jogo diferente, e aborda os bastidores do desenvolvimento de cada um deles com diversas entrevistas envolvendo donos das empresas, diretores, programadores, e assim segue. O interessante é que a obra aborda projetos muito diferentes, dando desde a perspectiva de um Triple A até jogos desenvolvidos por só uma pessoa. Segue a lista abaixo:

1- Pillars of Eternity
2- Uncharted 4
3- Stardew Valley
4- Diablo III
5- Halo Wars
6- Dragon Age: Inquisition
7- Shovel Knight
8- Destiny
9- The Witcher 3
10- Star Wars 1313 (obviamente a coroa do livro encerra-o, revelando pela primeira vez o que diabos aconteceu durante todo o desenvolvimento)

É muito, muito, muito bom, galera. Sério mesmo. Para aprendermos mais sobre desenvolvimentos, o que é corte vertical, como uma demo de E3 pode fuder com a agenda de praticamente qualquer desenvolvedora, a depressão pós-lançamento por qual muitos desenvolvedores passam, o período devastador que é a fase de crunching, como praticamente TODAS as grandes empresas são umas FILHAS DA put* com as equipes (sério, o que aconteceu no desenvolvimento de Dragon Age, Star Wars, Halo Wars, Destiny... é de indignar qualquer um).

Como a Amy era uma maluca que desorganizou todo o projeto de U4 e até mini-game de dança queria botar no jogo, e o verdadeiro milagre que o Straley e o Druckmann fizeram em pouquíssimo tempo para salvar o último jogo do Drake (e a razão do Straley ter saído da ND). A comovente história do desenvolvedor de Stardew Valley, que teve de ser bancado pela mulher por anos enquanto desenvolvia o game que levou-os a ser multimilionários meia década depois, a desorganização absurda que foi Destiny, o grande filha da put* que o George Lucas é, e muito mais.

Enfim, o livro está com 4.7 de 5 na Amazon. Infelizmente ainda não tem tradução para PT/BR, mas o Jason escreve muito bem e de maneira simplista. Espero que, caso alguém siga a sugestão, acabe curtindo.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.549
Reações
59.974
Pontos
1.724
Pô, fiquei super curioso com essas histórias aí. Essas indústria ainda é muito cercada de mistérios.

Fiquei muito curioso com o caso do George Lucas.

Você importou o livro?
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Bethesda com a Human Head Studios, mano. O que eles fizeram foi de uma má índole sem tamanho, atitude de moleque mesmo.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Pô, fiquei super curioso com essas histórias aí. Essas indústria ainda é muito cercada de mistérios.

Fiquei muito curioso com o caso do George Lucas.

Você importou o livro?
Faltou essa informação. Comprei para kindle.

A versão física custa 45, e a digital 33,50. Ambas vendidas pela Amazon BR.
 


Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Queria ler este livro também, acho que terá versão br algum dia.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Eu tô lendo um sobre a Nintendo e poquei de rir na parte que o Yamauchi sem saber como comemorar o aniversário de 21 anos de uma de suas filhas, resolve levá-la nada mais nada menos para um puteiro. :lolwtf

A guria ficou put* (haha no bom sentido da coisa) e deixou o véi lá passando a mão nas gueixas enchendo a cara de saquê sozinho. Que filha ingrata! :klol
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.626
Pontos
1.209
Esse livro esteve em oferta relâmpago no amazon há umas duas semanas! Também comprei e está aqui no meu backlog!

Obrigado pela resenha! Ele parece ser interessante!
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Fiquei emocionado só de ler a descrição.

Conheço esse artigo da história do 1313, se o livro for daquele nível me interessa muito.
 

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
Obrigado pela dica, vou pegar..!

Parece ser mais interessante que aquele "A Guerra dos Consoles", que parei de ler no meio... achei um saco...
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.489
Pontos
2.082
Excelente livro. Quem se interessa sobre desenvolvimento e saber o que acontece nos bastidores, é basicamente obrigatório.
Também da pra aprender muita coisa técnica lendo.

Também recomendo pra galera que curte endeusar empresas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
A Wild tópico útil appears
Tópico útil uses boa sugestão
It's super effective

Vou ver se pego depois.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Só não entendo esse movimento para demonizar a Amy.

Ela já se mostrou competente deste a epoca da crystal dynamics e durante o periodo da ND ela era cultuada por todos e foi responsável pelo "melhor" Uncharted segundo a maioria que jogou a franquia. (eu particularmente prefiro o primeiro que também participou da produção)

Agora esses papos "o fulano salvou o projeto" soa aquele papo que a historia é contado pelos vencedores. Em uma briga de egos provavelmente o Neil Druckmann saiu vitorioso.

Mas sinto que a bolha da ND vai estourar mais cedo ou mais tarde com a direção que o Neil está levando a empresa.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Só não entendo esse movimento para demonizar a Amy.

Ela já se mostrou competente deste a epoca da crystal dynamics e durante o periodo da ND ela era cultuada por todos e foi responsável pelo "melhor" Uncharted segundo a maioria que jogou a franquia. (eu particularmente prefiro o primeiro que também participou da produção)

Agora esses papos "o fulano salvou o projeto" soa aquele papo que a historia é contado pelos vencedores. Em uma briga de egos provavelmente o Neil Druckmann saiu vitorioso.

Mas sinto que a bolha da ND vai estourar mais cedo ou mais tarde com a direção que o Neil está levando a empresa.
Leia o livro.

Em nenhum momento a Amy é demonizada nele, muito pelo contrário. Ela é referida com muito respeito por todos os entrevistados, mas U4 era um amontoado de conceitos desconexos. Faltou pulso na direção, que era justamente a função dela.

Após todo o período de crunching insano, o Druckmann e o Straley foram chamados pela diretoria da ND e automaticamente saíram de TLoU para U4, sem férias nem porra nenhuma. E ainda souberam que teriam 2 anos pra ajeitar um Triple A daquela magnitude sem terem participado de nada do projeto.

Não é qualquer dupla de diretores que consegue isso. E esse foi o motivo da saída do Straley da ND. Ele ficou totalmente descrente que jogaram uma peteca dessas na mão dele e do Druckmann após toda a trabalheira que tiveram em TLoU, sem descanso nem nada.
 

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.079
Reações
7.239
Pontos
1.034
Achei interessante, mas caro. Na amazona BR tem para vender. Eu preciso comprar o livro 7 do Bruxo e acho que vou esperar para ver se aparece uma promo para este livro para comprar junto.
 

solfieri

Bam-bam-bam
Mensagens
1.737
Reações
1.927
Pontos
209
Muito obrigado pela indicação e resenha, vou colocar na minha lista de futuras leituras.
 

Evergrey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.547
Reações
12.305
Pontos
1.449
Que massa, vou botar no meu carrinho da Amazon,

Que outros livros recomendas Paiva?
 

fgameiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.659
Reações
7.533
Pontos
703
Tá na minha lista desde sempre, pq acompanho o Jason e quero muito ler.
Só to esperando aquela promo marota :kjoinha
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Leia o livro.

Em nenhum momento a Amy é demonizada nele, muito pelo contrário. Ela é referida com muito respeito por todos os entrevistados, mas U4 era um amontoado de conceitos desconexos. Faltou pulso na direção, que era justamente a função dela.

Após todo o período de crunching insano, o Druckmann e o Straley foram chamados pela diretoria da ND e automaticamente saíram de TLoU para U4, sem férias nem porra nenhuma. E ainda souberam que teriam 2 anos pra ajeitar um Triple A daquela magnitude sem terem participado de nada do projeto.

Não é qualquer dupla de diretores que consegue isso. E esse foi o motivo da saída do Straley da ND. Ele ficou totalmente descrente que jogaram uma peteca dessas na mão dele e do Druckmann após toda a trabalheira que tiveram em TLoU, sem descanso nem nada.
Esse trecho que vc escreveu dá essa impressão:

Como a Amy era uma maluca que desorganizou todo o projeto de U4 e até mini-game de dança queria botar no jogo, e o verdadeiro milagre que o Straley e o Druckmann fizeram em pouquíssimo tempo para salvar o último jogo do Drake (e a razão do Straley ter saído da ND).

E logo em seguida enaltece os outros dois como se fossem santos.

Eu acho muito dificil em acreditar que existe duas Amys, uma que é encarregada de projetos que se transformaram em jogos impactantes por mais de 20 anos e outra que nem sabe como apontar um lápis.

Ou então a imagem publica dela é uma mentira e todo o trabalho foi feito por um "Ghost", igual aquele compositor do RE Director Cut.

E essa teoria de "coitativismo" utilizado sobre não ter ferias entre projetos também é uma tatica usado para enaltecer ainda mais os feitos pelo lado vencedor.

Sinceramente não duvido que teve guerra de egos dentro da ND e quem saiu vencedor pode contar o seu lado da historia.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Esse trecho que vc escreveu dá essa impressão:



E logo em seguida enaltece os outros dois como se fossem santos.

Eu acho muito dificil em acreditar que existe duas Amys, uma que é encarregada de projetos que se transformam em jogos impactantes por mais de 20 anos e outra que nem sabe como apontar um lápis.

Ou então a imagem dela é uma mentira e todo o trabalho foi feito por um "Ghost".

E essa teoria de "coitativismo" utilizado sobre não ter ferias entre projetos também é uma tatica usado para enaltecer ainda mais os feitos pelo lado vencedor.

Sinceramente não duvido que teve guerra de egos dentro da ND e quem saiu vencedor pode contar o seu lado da historia.
Mas ela, aparentemente, estava sem mão em U4. Qualquer um está sujeito a falhas. 30 Amys somadas não dão um Miyamoto e mesmo assim ele já escorregou pra caramba em projetos. Acontece.

E, Neil, os dois não queriam assumir U4 da maneira que aconteceu. E o que toi feito em tão pouco tempo é impressionante sim. Eu tenho o livro de respaldo, você tem seus achismos e tendências pessimistas. Se quiser saber mais sobre, leia o livro. Realmente não quero estragar a primeira página com essa discussão que vai sair de lugar algum pra lugar nenhum.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Mas ela, aparentemente, estava sem mão em U4. Qualquer um está sujeito a falhas. 30 Amys somadas não dão um Miyamoto e mesmo assim ele já escorregou pra caramba em projetos. Acontece.

E, Neil, os dois não queriam assumir U4 da maneira que aconteceu. E o que toi feito em tão pouco tempo é impressionante sim. Eu tenho o livro de respaldo, você tem seus achismos e tendências pessimistas. Se quiser saber mais sobre, leia o livro. Realmente não quero estragar a primeira página com essa discussão que vai sair de lugar algum pra lugar nenhum.
E Neil Druckmann se compara com o Miyamoto? Não sei porque sempre temos que comparar com o Miyamoto para ter algum valor.

Amy pelo trabalho produzido nos ultimos 20 anos tem um imenso valor, ela participou de projetos influentes como Soul Reaver, Jak e Uncharted. Baita curriculum. E ela é creditada a ter feito o melhor Uncharted.
Ou seja, a não ser que ela seja uma farsa e pagou para alguem fazer o trabalho por ela duvido que o projeto seria um desastre. Poderia ser até menos impactante que os outros games da serie, afinal é uma sequencia, mas sair todo cagado tenho minhas duvidas pelo gabarito dela.



Agora uma pergunta, o autor do livro foi até a Amy perguntar o seu lado da historia?
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
E Neil Druckmann se compara com o Miyamoto? Não sei porque sempre temos que comparar com o Miyamoto para ter algum valor.

Amy pelo trabalho produzido nos ultimos 20 anos tem um imenso valor, ela participou de projetos influentes como Soul Reaver, Jak e Uncharted. Baita curriculum. E ela é creditada a ter feito o melhor Uncharted.
Ou seja, a não ser que ela seja uma farsa e pagou para alguem fazer o trabalho por ela duvido que o projeto seria um desastre. Poderia ser até menos impactante que os outros games da serie, afinal é uma sequencia, mas sair todo cagado tenho minhas duvidas pelo gabarito dela.



Agora uma pergunta, o autor do livro foi até a Amy perguntar o seu lado da historia?
Sim. Ela declinou o convite para a entrevista e não quis participar do livro.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
De tudo que eu li em relação ao caso da Amy Hennig, a impressão que eu tive foi que ela foi soterrada pelo sucesso, não soube lidar com isso e perdeu a cabeça.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Quando chegar em casa vou cortar uns trechos em que eles falam sobre o desenvolvimento de U4 sob a direção dela e ponho aqui.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Sim. Ela declinou o convite para a entrevista e não quis participar do livro.
Vou ler o livro mas através da sua sinopse e também pelo fato que contém apenas uma fonte dá impressão de uma historia incompleta.


E fico com uma impressão negativa do Neil Druckmann e lembro até desse cara do futurama.
 

vitzera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.031
Reações
20.566
Pontos
649
Ken Levine é um cara que fez um dos jogos mais importantes do começo da geração passada, logo depois passou por um desenvolvimento mega conturbado de uma sequência e hoje fica a impressão de que ele não consegue aplicar tão bem suas ideias na prática. Não acho difícil imaginar algo muito diferente acontecendo com a Amy Hennig.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Ken Levine é um cara que fez um dos jogos mais importantes do começo da geração passada, logo depois passou por um desenvolvimento mega conturbado de uma sequência e hoje fica a impressão de que ele não consegue aplicar tão bem suas ideias na prática. Não acho difícil imaginar algo muito diferente acontecendo com a Amy Hennig.
Acho que a principal diferença que ninguém fala que o Levine não sabe apontar um lápis coisa que dá impressão quando se fala da Amy.

E são projetos com diferentes escopos.

Bioshock Infinite teve um conceito extremamente ambicioso deste o começo e tentaram fazer coisas que eles nunca tinham feito antes. Um projeto desse é arriscado mas pode trazer frutos assim como ocorreu com outros games ambiciosos que conseguiram entregar um produto fora da norma.

Agora a sequencia de uma franquia já bem estabelecido que não iria fugir muito da norma e desenvolvido por uma pessoa que já tinha desenvolvido a trilogia então sinceramente não consigo visionar uma Amy que não sabe nem amarrar os sapatos.


Eu sinceramente gostaria de ouvir o lado dela mas provavelmente ela assinou algum contrato que não pode falar nada, do mesmo jeito que o fulano da ND que foi assediado sexualmente pelo chefe foi forçado assinar um contrato.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
c***lho, Neil, você é muito chato. Na moral. :klolz
Como eu disse, irei ler o livro mas sempre fico com pé atrás quando pegam apenas de uma fonte.

Igual o endeusamento do Tom Kalinske depois daquele livro sobre games nos anos 90. Transformaram a persona dele maior que Deus e parece que tudo que ele tocava era ouro. E todos os erros cometidos jogou a culpa em outras pessoas mesmo com entrevistas e atos do passado provando o contrário.


E como já foi provado ao longo da historia, nem sempre o "heroi" é realmente um heroi. Como aconteceu com o churchill que na minha infancia eu via como heroi por causa dos historiadores sempre pegarem a versão dele, mas analisando melhor a realidade foi diferente.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Como eu disse, irei ler o livro mas sempre fico com pé atrás quando pegam apenas de uma fonte.

Igual o endeusamento do Tom Kalinske depois daquele livro sobre games nos anos 90. Transformaram a persona dele maior que Deus e parece que tudo que ele tocava era ouro. E todos os erros cometidos jogou a culpa em outras pessoas mesmo com entrevistas e atos do passado provando o contrário.


E como já foi provado ao longo da historia, nem sempre o "heroi" é realmente um heroi. Como aconteceu com o churchill que na minha infancia eu via como heroi por causa dos historiadores sempre pegarem a versão dele, mas analisando melhor a realidade foi diferente.

O Kalinske tu diz o caso do Sega Saturn? Foi a Sega do Japão mesmo.

Muitos fãns do Saturn tem ódio do Stolar, mas a verdade é que ele é um cara realista que quando a m**** tá pra vir ele já manda providências, a SoJ ficou com recalque do sucesso americano e começaram a atrapalhar tudo o que o Kalinske fazia, a idéia era lançar o Saturn mais pro começo de 96 pra sair com uma renca de jogos bons, mas o Nakayama pediu pra sair próximo com o PS1 e fez se a data de setembro (saturnday), depois ele decidiu que iriam lançar de surpresa na E3, isso sem avisar as produtoras e as lojas que ficaram de fora, gerou um put* mal estar e o Kalinske saiu por causa da insistência da SoJ em se intrometer.

Em junho de 96 o Stolar entrou, mas ele só aceitou com uma condição, de poder matar o Saturn e encomendar outro videogame, o que foi aceito, como a SoJ ainda insistia em fazer m****, ele fez o que disse que ia fazer, provavelmente um dos motivos foi o cancelamento do Xtreme, ele mesmo tinha deixado a STI ter acesso a engine do Nights e o Naka foi fdp em fazer cu doce e ameaçar de sair, dai rolou toda a putaria que acabou fazendo a divisão americana perder e voltar a estaca zero no jogo.

O Okawa, que assumiu como dono, não curtia o fato da empresa fazer console e sempre acreditou que deveria ser third party, tanto que ele queria fazer mudanças ruins com o DC: Queria lançar ele sem modem nos EUA, que o console fosse vendido somente online, e ainda queria adiar o lançamento ocidental para 2000.
 

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
Vou ler o livro mas através da sua sinopse e também pelo fato que contém apenas uma fonte dá impressão de uma historia incompleta.


E fico com uma impressão negativa do Neil Druckmann e lembro até desse cara do futurama.


Humrum. Claro que vai.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
O Kalinske tu diz o caso do Sega Saturn? Foi a Sega do Japão mesmo.

Muitos fãns do Saturn tem ódio do Stolar, mas a verdade é que ele é um cara realista que quando a m**** tá pra vir ele já manda providências, a SoJ ficou com recalque do sucesso americano e começaram a atrapalhar tudo o que o Kalinske fazia, a idéia era lançar o Saturn mais pro começo de 96 pra sair com uma renca de jogos bons, mas o Nakayama pediu pra sair próximo com o PS1 e fez se a data de setembro (saturnday), depois ele decidiu que iriam lançar de surpresa na E3, isso sem avisar as produtoras e as lojas que ficaram de fora, gerou um put* mal estar e o Kalinske saiu por causa da insistência da SoJ em se intrometer.

Em junho de 96 o Stolar entrou, mas ele só aceitou com uma condição, de poder matar o Saturn e encomendar outro videogame, o que foi aceito, como a SoJ ainda insistia em fazer m****, ele fez o que disse que ia fazer, provavelmente um dos motivos foi o cancelamento do Xtreme, ele mesmo tinha deixado a STI ter acesso a engine do Nights e o Naka foi fdp em fazer cu doce e ameaçar de sair, dai rolou toda a putaria que acabou fazendo a divisão americana perder e voltar a estaca zero no jogo.

O Okawa, que assumiu como dono, não curtia o fato da empresa fazer console e sempre acreditou que deveria ser third party, tanto que ele queria fazer mudanças ruins com o DC: Queria lançar ele sem modem nos EUA, que o console fosse vendido somente online, e ainda queria adiar o lançamento ocidental para 2000.
Esse negocio de recalque japonês está mais para fobia americana dos japoneses do que outra coisa.

Kalinske foi o cara que empurrou os jogos FMV de má qualidade nos EUA, ele que empurrou a noção de uma alternativa mais barata aos 32bits com o 32x (que em entrevista disse que venderia mais que o Playstation e Saturn). E não existe nenhum lugar que diz que o Saturn era para sair em 96, afinal estamos falando de um videogame que já estava em desenvolvimento deste começo de 93.

O proprio N64 era pra ter saido em 95 mas sofreu atrasos por problemas no seu desenvolvimento. E sobre essa historia de sair antes do Playstation como o motivo que matou o saturn o Kalinske aumentou muito. Afinal em termos de jogos não foi muito diferente do PSX ou N64 que tiveram poucos jogos disponiveis no lançamento, principalmente o 64 que foi lançado com apenas 2 games.


Stolar é odiado porque queria barrar games 2D da Working Design no Playstation e quando foi pra Sega continuou com tal politica. O fato de encerrar a vida do Saturn é o mesmo efeito que a Microsoft fez com o primeiro Xbox ou a Nintendo fez com o WiiU, porque em 98 não era uma plataforma viavel assim como o Wii U não era em 2016.

Qual a diferença?


Sobre Xtreme é outro capitulo mas o que vc esta dizendo esta incorreto. Porque o jogo teve mais de um prototipo que foram rejeitados e o ultimo usou a engine do Nights para ver se o projeto deslanchava.
Nesse meio tempo a Sonic Team estava trabalhando em outro projeto que era o Sonic RPG que virou Adventure.


Sobre o lançamento do Dreamcast vc misturou as bolas, nem sei por onde começar hehehe
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Esse negocio de recalque japonês está mais para fobia americana dos japoneses do que outra coisa.

Kalinske foi o cara que empurrou os jogos FMV de má qualidade nos EUA, ele que empurrou a noção de uma alternativa mais barata aos 32bits com o 32x (que em entrevista disse que venderia mais que o Playstation e Saturn). E não existe nenhum lugar que diz que o Saturn era para sair em 96, afinal estamos falando de um videogame que já estava em desenvolvimento deste começo de 93.

O proprio N64 era pra ter saido em 95 mas sofreu atrasos por problemas no seu desenvolvimento. E sobre essa historia de sair antes do Playstation como o motivo que matou o saturn o Kalinske aumentou muito. Afinal em termos de jogos não foi muito diferente do PSX ou N64 que tiveram poucos jogos disponiveis no lançamento, principalmente o 64 que foi lançado com apenas 2 games.


Stolar é odiado porque queria barrar games 2D da Working Design no Playstation e quando foi pra Sega continuou com tal politica. O fato de encerrar a vida do Saturn é o mesmo efeito que a Microsoft fez com o primeiro Xbox ou a Nintendo fez com o WiiU, porque em 98 não era uma plataforma viavel assim como o Wii U não era em 2016.

Qual a diferença?


Sobre Xtreme é outro capitulo mas o que vc esta dizendo esta incorreto. Porque o jogo teve mais de um prototipo que foram rejeitados e o ultimo usou a engine do Nights para ver se o projeto deslanchava.
Nesse meio tempo a Sonic Team estava trabalhando em outro projeto que era o Sonic RPG que virou Adventure.


Sobre o lançamento do Dreamcast vc misturou as bolas, nem sei por onde começar hehehe

Beleza, um monte de relato ai nos fóruns gringos, inclusive até na entrevista do Solar ele confirma coisas que falavam há anos sobre o DC.

O 32X de fato foi um erro da SoA, so que quem fudeu maior parte de tudo foi a SoJ, pois o 32x e CD eram meros add ons, e não logo o console em si, depois do sucesso do Genesis a divisão japonêsa ficou encrencando cada dia mais.

Sobre os jogos, O Saturn saiu sem sequer a Sega avisar os desenvolvedores e os lojistas e mais caro que o PS1, isso causou uma put* encrenca, em um ano e meio o console já tava perdendo suporte.

O Stolar teve esse erro com os jogos 2D, mas vamos ser sinceros aqui, os 3D que estavam bombando, e a Working Designs não ajudou muito, pois tiveram jogos do PS1 e Saturn que eles adiaram por anos até saírem, e acabavam vendendo pouco, o que o Stolar fez era simplesmente o óbvio, o console já estava morto de tanta m**** que ocorreu antes de ele entrar e não tinha muito o que fazer.

O Xbox original foi um relativo sucesso, mas o X360 tava vendendo que nem pão na padaria e era óbvio que já ia passar o original rapidinho por isso que a Microsoft se empenhou mais no sucessor, e a Nintendo sempre teve política de não manter suporte consoles após um ano, salvo se foi um put* sucesso, por isso que o 64, GC e WiiU morreram logo depois do sucessor sair. Sony tá ai com o PSVita sendo visto de moribundo e eles mesmos nunca mais deram suporte first party em dois anos.

O Xtreme era o jogo principal, só que os programadores encontraram dificuldades com a engine do Ofer Alon (que viria a criar o Zbrush), já que o Saturn era uma aberração e a engine rodava muito mal, quando os executivos da SoJ foram ver o progresso, não gostaram e foram embora sem que o resto do pessoal pudesse falar com eles, dai acabaram pedindo a engine do Nights porque já era algo pronto e eles poderiam portar/refazer os assets do jogo a tempo do Natal de 96, depois o Yuji Naka não gostou e acabou ameaçando de sair da Sega, então tiveram que abandonar a engine e o jogo foi cancelado.

Lembrando que o Naka foi produtor do Sonic RPG que virou o Adventure e foi um dos criadores do Sonic em si, como pode chegar a esse nível de não entender que o projeto americano tava numa put* dificuldade e negar? É como um pai negar ajuda ao filho.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.728
Reações
79.724
Pontos
1.839
Só não entendo esse movimento para demonizar a Amy.

Ela já se mostrou competente deste a epoca da crystal dynamics e durante o periodo da ND ela era cultuada por todos e foi responsável pelo "melhor" Uncharted segundo a maioria que jogou a franquia. (eu particularmente prefiro o primeiro que também participou da produção)

Agora esses papos "o fulano salvou o projeto" soa aquele papo que a historia é contado pelos vencedores. Em uma briga de egos provavelmente o Neil Druckmann saiu vitorioso.

Mas sinto que a bolha da ND vai estourar mais cedo ou mais tarde com a direção que o Neil está levando a empresa.

Todo conflito tem 03 lados: o lado de um, o lado do outro...e o que aconteceu de verdade. Não vou tomar lado de nenhum nesse papo do U4. Mas que U4 é o Uncharted mais desinteressante pra mim, isso é. O começo do jogo, tirando a fuga da cadeia, é um porre só. Chato pra c***lho. Ele volta a ficar interessante pra depois da metade, e tem um conflito final bem b*sta. O final pelo menos é legal. E também acho o primeiro Uncha o melhor de todos. O mais crível, mais focado e que melhor explora os personagens principais. Deixemos o grafico de lado porque...na boa...acho que somente o Spider Man da Insomaniac vai conseguir tirar a coroa do U4 em termos de visual.

Sobre o livro: eu o tenho, li pouco dele, mas realmente me parece ser uma boa leitura.
 
Topo Fundo