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Nunca fui de livros, por completo, li somente um na minha vida: Cem Dias Entre Céu e Mar, do Amyr Klink. Comecei lendo por obrigação e acabei gostando, mas não vem ao caso.
Estamos diante de uma onda de livros sobre games, só na pág. 1 daqui da pasta retrospace temos 2 tópicos:
Livro Console Wars será vendido no Brasil em pt-br - por @SONICR
Dossiê OLD!Gamer: Master System - por @Lin Kuei
O único livro de games que tenho é o famoso
Me divorciei e to remontando minha vida, nem casa tenho, to acampando na minha mãe. Não sei ainda se faço um cantinho lá ou compro um apto, mas seja onde for, quero fazer um "cantinho gamer", com a minha coleção de games antigos e alguns livros também, outra coleção que quero iniciar (já tenho muitas revistas antigas).
Dicas de livros sobre games:
+ http://arena.ig.com.br/2012-06-28/dez-livros-de-games-que-voce-precisa-ler.html
Dez livros sobre games que você precisa ler
Veja uma lista com alguns dos livros mais importantes para quem tem vontade de compreender melhor os videogames
Henrique Sampaio | 28/06/2012 16:22:31 - Atualizada às 29/06/2012 14:30:47
Henrique Sampaio
Já leu algum?
Você já leu algum livro sobre videogames? Se não, talvez esteja na hora de começar, principalmente se videogames fazem parte da sua vida cotidiana ou profissional. Embora fossem raros no passado, atualmente, com a profusão de cursos acadêmicos de desenvolvimento de jogos, já é possível encontrá-los em livrarias brasileiras, às vezes até em edições nacionais, traduzidos e tudo o mais. Ainda assim, para estudar videogames, ter o inglês em dia é o mínimo - mas, convenhamos, se você joga, provavelmente não terá muitos problemas com relação à isso.
Na lista abaixo, você encontra dez livros que abordam diferentes aspectos dos videogames: história, fundamentos de game design, conceitos, estudos culturais e sociais e até um livro de ficção. A maioria é amplamente utilizada em cursos de desenvolvimento de jogos e pelos grandes profissionais da indústria de games, portanto, é só escolher um para começar e boa leitura!
Rules of Play – Game Design Fundamentals
Divulgação
Rules of Play
Katie Salen, Eric Zimmermann
Teoria e Game Design
MIT Press
672 páginas
Edição brasileira: Regras do Jogo – Fundamentos do Design de Jogos – Editora Blutcher
Uma verdadeira “bíblia” do game design, Rules of Play, que recebeu recentemente uma edição em português dividida em 4 livros, aborda videogames de um ponto de vista teórico. A obra de Zimmermann e Salen é densa e, através de uma linguagem mais acadêmica, se aprofunda não apenas os elementos que compõe os jogos (digitais ou não), com grande foco em regras, definições e sistemas, mas também os que os circundam: a experiência cognitiva e social que proporcionam e a cultura e sociedade na qual estão inseridos. Embora seja um dos melhores e mais completos livros de game design, é para quem gosta de teoria em sua forma mais pura, com análises profundas, sob o ponto de vista de diversas áreas do conhecimeto, como da semiótica, da cibernética e da matemática.
Extra Lives – Why Video Games Matter
Divulgação
Extra Lives
Tom Bissel
Cultura dos videogames
Pantheon Books
218 páginas
Em seu primeiro livro sobre videogames, o jornalista e escritor Tom Bissel oferece sua visão particular de games para o mundo e entrevista inúmeras personalidades igualmente interessantes da indústria, como Cliff Bleszinsky(de Gears of War) e Jonathan Blow (de Braid). Entre a relutância e a empolgação, Bissel diz porque jogos são relevantes para nossa cultura, embora eles tratem, na maioria das vezes, de temas tolos e juvenis. Através da crítica inteligente, de opiniões fortes e de um ótimo senso de humor, o livro disseca a linguagem do videogame, traça um panorama da cultura de desenvolvimento, questiona vícios de narrativa e termina com um dos relatos mais crus, sinceros e impactantes já escrito sobre videogames, envolvendo GTA IV e doses elevadas de cocaína.
A Condição Eletrolúdica: Cultura Visual nos Jogos Eletrônicos
Divulgação
Cultura visual nos jogos eletrônicos
Guilherme Xavier
História dos videogames e Game Design
Editora Novas Ideias
240 páginas
São poucos os livros sobre games escritos no Brasil, e Cultura Visual nos Jogos Eletrônicosé um dos mais interessantes, do professor, pesquisador e game designer responsável porCapoeira Legends, Guilherme Xavier . Mesclando um pouco de história dos videogames com conceitos básicos de game design e, por fim, fazendo uma interessante análise sobre a linguagem visual dos jogos, com foco nas interfaces que permitem a comunicação entre homem e máquina, o livro consegue abordar diferentes aspectos dos jogos em poucas páginas, com uma linguagem mais acadêmica - ainda que sem a densidade e profundidade de Rules of Play. Para quem não tem o inglês afiado, é uma boa opção em português, mas não substitui os outros livros de história e teoria da lista.
A Theory of Fun
Divulgação
A Theory of Fun
Raph Koster
Teoria e Game Design
Paraglyph Press
246 páginas
Provavelmente o livro sobre game design mais didático, agradável e divertido de ler, A Theory of Fun, assim como seu nome indica, busca entender por que jogos são prazerosos. Motivado pelo questionamento de seu avô, que não entendia a relevância de sua profissão perante a sociedade, e pela curiosidade e criatividade de seus filhos, Raph Koster (lead designer de Ultima Online) busca provas concretas da importância dos jogos e do prazer para a humanidade, passando pelos campos da psicologia, da pedagogia, da ética e da estética e investigando a linguagem e experiência que eles proporcionam. Cada página é acompanhada de uma ilustração, com exemplos criativos e familiares que transmitem, com leveza, os conceitos e ideias abordadas no texto. É um livro claro, inteligente e inspirador, que vai muito além dos conceitos básicos de game design, o que o torna essencial para profissionais da área – ou para qualquer amante dos videogames.
The Art of Game Design – A Book of Lenses
Divulgação
The Art of Game Design
Jesse Schell
Teoria e Game Design
Editora Morgan Kaufmann
512 páginas
Edição brasileira: A Arte do Game Design – O Livro Original – Editora Elsevier)
Indicado para estudantes e game designers iniciantes, A Arte do Game Design é um livro que ensina o ofício do game design de maneira acessível e agradável. Através de uma abordagem prática, o game designer e professor Jesse Schell explica conceitos básicos e avançados de game design a partir de jogos de tabuleiro, esportes e situações do cotidiano. Com uma linguagem de fácil entendimento, o autor abrange todos os problemas enfrentados por um game designer, da elaboração de um conceito à apresentação de ideias a uma produtora, mapeando o sinuoso percurso percorrido durante o desenvolvimento de um jogo. Schell aproveita ainda sua experiência como professor daCarnegie Mellon University e traz uma lista de “100 lentes”, uma reunião de cartas ilustradas contendo perguntas de autoavaliação e conselhos que abordam as diferentes peças que compõe um bom jogo. E se você quiser tê-las sempre em mãos (o que pode ser bastante útil), todas estão disponíveis digitalmente no iTunes eAndroid, para smartphones.
Homo Ludens
Divulgação
Homo Ludens
Johan Huizinga
Filosofia
Editora Perspectiva
247 páginas
Considerado o livro que deu origem ao estudo contemporâneo sobre os jogos, Homo Ludens, publicado no longínquo ano de 1938 pelo húngaro Johan Huizinga, é notório por fornecer argumentos de que o homem (tal como outras espécies vivas), antes de fazer e pensar, brinca e joga instintivamente, como forma de aprendizado e preparação para a vida. Assim, apresenta seu conceito filosófico do homo ludens, em contraposição ao homo sabiens e homo faber. Obviamente, o livro não aborda videogames e nem tem uma leitura fácil. Algumas de suas ideias também já não correspondem mais com o papel dos jogos na sociedade atual, mas seus argumentos, definições e as relações que faz entre jogo e arte, poesia, guera, linguagem e cultura são atemporais. É uma das obras mais influentes e importantes para qualquer um interessado em estudar e entender os videogames à fundo.
Beyond Barbie & Mortal Kombat – New Perspectives on Gender and Gaming
Divulgação
Beyond Barbie & Mortal Kombat
Yasmin B. Kafai, Carrie Heeter, Jill Denner e Jennifer Y. Sun
Estudos culturais e sociais
MIT Press
370 páginas
Reunindo diferentes estudos e entrevistas e combinando diferentes vozes, Beyond Barbie & Mortal Kombat é uma análise da figura feminina na cultura, indústria e comunidade de games atual, um meio até hoje dominado pelos homens, apesar da diversidade cada vez maior de jogos e jogadores. O livro abrange diferentes pesquisas e visões sobre identidade de gênero, como os jogos estão inseridos na cultura, os problemas da indústria que esbarram na diversidade etc. Apesar dos aspectos negativos, o livro mostra a importância e a conquista do público feminino no mercado e a indústria de games atual.
Reality is Broken - Why Games Make Us Better and How They Can Change the World
Divulgação
Reality is Broken
Jane McGonigal
Estudos culturais e sociais
The Penguin Press
388 páginas
Reality is Broken, da game designer e pesquisadora Jane McGonigal, ganhou tanto destaque na imprensa tradicional, quando foi lançado no começo de 2011, que se tornou rapidamente uma grande referência dentro e fora da área de games. Através de argumentos impactantes, com base em pesquisas e estudos científicos, McGonigal confronta a realidade rígida, dura, maçante e problemática com as experiências agradáveis, gratificantes, envolventes e significantes dos games, e o que podemos aprender com eles para tornar o mundo real um lugar melhor. Além de enumerar as qualidades que tornam os jogos tão atraentes e importantes para a história do homem e a sociedade atual, a autora sugere a criação de jogos que possam ter impactos positivos no mundo real, dando como exemplo cases de sucesso e projetos experimentais de gamificação.
Jogador Nº 1
Divulgação
Jogador Nº 1
Ernest Cline
Ficção Científica
Editora Leya
463 páginas
Único livro de ficção da lista, Jogador Nº 1 conta a história de Wade Owen, que passa a maior parte de seu tempo em uma espécie de MMO tão grande que acaba se tornando parte da sociedade: o OASIS. Seu criador, um game designer excêntrico obcecado pelos anos 80, após sua morte, deixa pistas de um segredo escondido dentro do jogo, o qual dá ao descobridor o direito a sua herança. Ao ser o primeiro a desvendar um dos mistérios, Wade, garoto pobre e anônimo no mundo real, se torna uma figura lendária dentro do jogo – e alvo fácil de uma companhia corrupta e desleal. A narrativa contrasta a atmosfera deprimente da realidade de Wade com a corrida contra o tempo empolgante que é a caça ao tesouro, no mundo virtual. Na maior parte do tempo, a leitura é divertida e envolvente, mas a insistência do autor em forçar referências à velharias e cultura pop dos anos 80 acaba se tornando desnecessariamente irritante. A tradução para o português também dá suas escorregadas.
A Casual Revolution – Reinventing Video Games and Their Players
Reprodução
A Casual Revolution
Jesper Juul
Estudos culturais e sociais
MIT Press
252 páginas
Embora representem um importante aspecto para os games, jogos casuais e sociais ainda são alvo de preconceito por boa parte dos jogadores e profissionais mais puristas da indústria. Para entender melhor o fenômeno, sua relação com o público (principalmente entre aqueles que nunca haviam tido contado com um videogame antes), o professor e pesquisador Jesper Juul vai a fundo na questão, abordando as diferenças entre os jogos hardcore e casuais, confrontando inovação com clonagem e repetição de ideais e buscando entender os motivos que levam as pessoas a optarem por um tipo de jogo e não outro. Independentemente de seu gosto ou ódio pela Nintendo, jogos de Facebook e títulos casuais para celulares e smartphones, é um livro esclarecedor e interessante.
Estamos diante de uma onda de livros sobre games, só na pág. 1 daqui da pasta retrospace temos 2 tópicos:
Livro Console Wars será vendido no Brasil em pt-br - por @SONICR
Dossiê OLD!Gamer: Master System - por @Lin Kuei
O único livro de games que tenho é o famoso
Me divorciei e to remontando minha vida, nem casa tenho, to acampando na minha mãe. Não sei ainda se faço um cantinho lá ou compro um apto, mas seja onde for, quero fazer um "cantinho gamer", com a minha coleção de games antigos e alguns livros também, outra coleção que quero iniciar (já tenho muitas revistas antigas).
Dicas de livros sobre games:
Assassin’s Creed (Anton Gill / Oliver Bowden)
A saga composta de sete livros já lançados pela Galera Record no Brasil escrita por Anton Gill sob o pseudônimoOliver Bownden, teve seu primeiro título (Assassin’s Creed: Renascença) lançado em março de 2011. Só em 2012 foram lançados outros três livros da série e nesse ano lançaram o último (já escrito), Assassin’s Creed: Unity. Segundo o autor, a Ubisoft lhe deu liberdade para criação, podendo haver histórias que não estão no jogo. Digamos que os livros são mais um spin-off dos games, então a leitura dá um gostinho a mais para os fãs da franquia e adicionam elementos a já rica história dos games da Ubisoft.
A saga composta de sete livros já lançados pela Galera Record no Brasil escrita por Anton Gill sob o pseudônimoOliver Bownden, teve seu primeiro título (Assassin’s Creed: Renascença) lançado em março de 2011. Só em 2012 foram lançados outros três livros da série e nesse ano lançaram o último (já escrito), Assassin’s Creed: Unity. Segundo o autor, a Ubisoft lhe deu liberdade para criação, podendo haver histórias que não estão no jogo. Digamos que os livros são mais um spin-off dos games, então a leitura dá um gostinho a mais para os fãs da franquia e adicionam elementos a já rica história dos games da Ubisoft.
Diablo (Nate Kenyon)
Também lançada no Brasil pela Galera Record, a série de RPG Diablo conta com quatro livros, sendo eles A Ordem, O Livro de Cain, Tempestade de Luz e Livro de Tyrael. O primeiro foi lançado em 2012 e vai até 10 anos antes da história do game. Conta a infância e alguns dos fatos que levaram Deckard Cain a se tornar um dos mais importantes personagens da franquia. Os dois últimos livros foram lançados neste ano e cada livro teve um autor diferente, exceto o primeiro e o terceiro que foram escritos por Nate Kenyon. A leitura dessa saga nada mais é que um complemento para quem a joga.
Também lançada no Brasil pela Galera Record, a série de RPG Diablo conta com quatro livros, sendo eles A Ordem, O Livro de Cain, Tempestade de Luz e Livro de Tyrael. O primeiro foi lançado em 2012 e vai até 10 anos antes da história do game. Conta a infância e alguns dos fatos que levaram Deckard Cain a se tornar um dos mais importantes personagens da franquia. Os dois últimos livros foram lançados neste ano e cada livro teve um autor diferente, exceto o primeiro e o terceiro que foram escritos por Nate Kenyon. A leitura dessa saga nada mais é que um complemento para quem a joga.
Battlefield 3: O Russo (Andy McNab e Peter Grimsdale)
Este se diferencia das demais adaptações de livros, porque narra mais guerra, em vez de aventura como nos outros, e isso é ainda mais acentuado porque o autor não é nada menos que um ex-militar, então ele leva às linhas muito mais realidade. Mais um livro lançado pela Galera Record em 2012. Acho que é uma leitura super válida para os fanáticos por guerras.
Este se diferencia das demais adaptações de livros, porque narra mais guerra, em vez de aventura como nos outros, e isso é ainda mais acentuado porque o autor não é nada menos que um ex-militar, então ele leva às linhas muito mais realidade. Mais um livro lançado pela Galera Record em 2012. Acho que é uma leitura super válida para os fanáticos por guerras.
God of War (Matthew Stover e Robert Vardeman)
Como o próprio subtítulo já diz, trata da história que deu origem ao jogo. A obra segue os passos do jogo e de Kratos, contando suas aventuras e descrevendo um pouco das outras mitologias. Escrito por Matthew Stover (autor do livro de Star Wars Episódio III) e Robert Vardeman (The Gathering, Crimson Skies e Maelstrom) então nem preciso dizer que os caras são demais e o que isso significa, né? God of War I e II foram lançados por aqui pela Editora Leya em 2012 e 2013 respectivamente.
Como o próprio subtítulo já diz, trata da história que deu origem ao jogo. A obra segue os passos do jogo e de Kratos, contando suas aventuras e descrevendo um pouco das outras mitologias. Escrito por Matthew Stover (autor do livro de Star Wars Episódio III) e Robert Vardeman (The Gathering, Crimson Skies e Maelstrom) então nem preciso dizer que os caras são demais e o que isso significa, né? God of War I e II foram lançados por aqui pela Editora Leya em 2012 e 2013 respectivamente.
Halo (Greg Bear)
O livro de ficção científica que teve sua primeira parte lançada em 2012 pela Editora Planeta, e em 2013 recebeu mais dois livros, fechando a trilogia de Halo, tem uma escrita rica em detalhes e o autor, já expert nesse tipo de literatura, escreveu Star Wars e Star Trek, ou seja, devemos esperar um livro com uma narrativa muito boa e fiel ao jogo. No total são três livros: Halo Cryptum, Halo Primordium e Halo Silentium. Quem leu diz que acaba se familiarizando com o mundo de Halo, como se o conhecesse a vida toda, portanto recomendo-o aos fãs da franquia.
O livro de ficção científica que teve sua primeira parte lançada em 2012 pela Editora Planeta, e em 2013 recebeu mais dois livros, fechando a trilogia de Halo, tem uma escrita rica em detalhes e o autor, já expert nesse tipo de literatura, escreveu Star Wars e Star Trek, ou seja, devemos esperar um livro com uma narrativa muito boa e fiel ao jogo. No total são três livros: Halo Cryptum, Halo Primordium e Halo Silentium. Quem leu diz que acaba se familiarizando com o mundo de Halo, como se o conhecesse a vida toda, portanto recomendo-o aos fãs da franquia.
World of Warcraft (Christie Golden, Richard A. Knaak e Michael A. Stackpole)
Com diversos títulos lançados no Brasil, o maior MMORPG de todos os tempos também marca forte presença no mundo dos livros. São 6 títulos traduzidos no Brasil, todos pela Galera Records, sendo: Marés de Guerra, A Ruptura (ambos de Christie Golden), Sombras da Orda (Michael A. Stackpole), Alvorada dos Aspectos (Richard A. Knaak), Crimes de Guerra (Christie Golden) e o recém anunciado Crepúsculo dos Aspectos, também de Christie Golden. São diversos livros que contam fatos históricos do rico universo de WOW e com certeza será uma leitura altamente válida para todos os fãs da série ou quem quer conhecer toda a mitologia.
Existem diversos outros títulos baseados em Warcraft 3 por exemplo, e outros baseados em WOW que ainda não deram as caras no Brasil. Fique de olho e não perca nenhum lançamento da série!
Com diversos títulos lançados no Brasil, o maior MMORPG de todos os tempos também marca forte presença no mundo dos livros. São 6 títulos traduzidos no Brasil, todos pela Galera Records, sendo: Marés de Guerra, A Ruptura (ambos de Christie Golden), Sombras da Orda (Michael A. Stackpole), Alvorada dos Aspectos (Richard A. Knaak), Crimes de Guerra (Christie Golden) e o recém anunciado Crepúsculo dos Aspectos, também de Christie Golden. São diversos livros que contam fatos históricos do rico universo de WOW e com certeza será uma leitura altamente válida para todos os fãs da série ou quem quer conhecer toda a mitologia.
Existem diversos outros títulos baseados em Warcraft 3 por exemplo, e outros baseados em WOW que ainda não deram as caras no Brasil. Fique de olho e não perca nenhum lançamento da série!
Jogos e literatura lado a lado: 15 livros baseados em games
Uncharted (Christopher Golden)
Trazido para o Brasil pela Benvirá em 2012, narra a vida de Nathan Drake, que é praticamente um Indiana Jones contemporâneo que precisa descobrir quem assassinou um famoso arqueólogo. O livro todo se desenvolve ao redor do mistério que cerca esse assassinato, onde ele e seu companheiro inseparável Sully descobrem que não são os únicos tentando desvendar o mistério do quarto labirinto – nome que se dá ao livro também: Uncharted: O Quarto Labirinto.
Assim como nos jogos, a ação acontece de maneira frenética com diálogos engraçados e muito bem construídos. Uma ótima pedida pra quem gosta dos jogos!
Uncharted (Christopher Golden)
Trazido para o Brasil pela Benvirá em 2012, narra a vida de Nathan Drake, que é praticamente um Indiana Jones contemporâneo que precisa descobrir quem assassinou um famoso arqueólogo. O livro todo se desenvolve ao redor do mistério que cerca esse assassinato, onde ele e seu companheiro inseparável Sully descobrem que não são os únicos tentando desvendar o mistério do quarto labirinto – nome que se dá ao livro também: Uncharted: O Quarto Labirinto.
Assim como nos jogos, a ação acontece de maneira frenética com diálogos engraçados e muito bem construídos. Uma ótima pedida pra quem gosta dos jogos!
Mass Effect (Drew Karpyshyn)
Mais uma série, de três livros, com 2 deles lançados pela Galera Record. O primeiro livro, Revelação, foi trazido para cá no ano passado, rola em torno do tenente David Anderson e se trata de uma expansão do universo deMass Effect. O segundo, Ascensão, lançou em setembro desse ano e conta a história sob o ponto de vista do protagonista Paul Grayson, se passando cerca de dois meses depois dos eventos finais do primeiro jogo. O terceiro livro ainda não foi lançado no Brasil, mas esperamos que chegue ao país pra fechar a trilogia!
Mais uma série, de três livros, com 2 deles lançados pela Galera Record. O primeiro livro, Revelação, foi trazido para cá no ano passado, rola em torno do tenente David Anderson e se trata de uma expansão do universo deMass Effect. O segundo, Ascensão, lançou em setembro desse ano e conta a história sob o ponto de vista do protagonista Paul Grayson, se passando cerca de dois meses depois dos eventos finais do primeiro jogo. O terceiro livro ainda não foi lançado no Brasil, mas esperamos que chegue ao país pra fechar a trilogia!
Resident Evil (S.D. Perry)
Devo confessar que eu não sabia da existência dos livros sobre essa saga (pronto, falei). No entanto fiquei super interessada neles quando fiz a pesquisa para esse texto, porque sempre amei os filmes (me julguem) e assim que possível procurarei lê-los. Trata-se de uma série de sete livros que recontam os games e ainda contêm alguns fatos inéditos, que não fazem parte da cronologia central da série. Foi lançado aqui pela Editora Benvirá o primeiro no ano passado com o nome de Conspiração Umbrella, e o quarto lançou esse ano, nos deixando no aguardo da tradução e a estreia dos últimos três.
Devo confessar que eu não sabia da existência dos livros sobre essa saga (pronto, falei). No entanto fiquei super interessada neles quando fiz a pesquisa para esse texto, porque sempre amei os filmes (me julguem) e assim que possível procurarei lê-los. Trata-se de uma série de sete livros que recontam os games e ainda contêm alguns fatos inéditos, que não fazem parte da cronologia central da série. Foi lançado aqui pela Editora Benvirá o primeiro no ano passado com o nome de Conspiração Umbrella, e o quarto lançou esse ano, nos deixando no aguardo da tradução e a estreia dos últimos três.
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Dez livros sobre games que você precisa ler
Veja uma lista com alguns dos livros mais importantes para quem tem vontade de compreender melhor os videogames
Henrique Sampaio | 28/06/2012 16:22:31 - Atualizada às 29/06/2012 14:30:47
Henrique Sampaio
Já leu algum?
Você já leu algum livro sobre videogames? Se não, talvez esteja na hora de começar, principalmente se videogames fazem parte da sua vida cotidiana ou profissional. Embora fossem raros no passado, atualmente, com a profusão de cursos acadêmicos de desenvolvimento de jogos, já é possível encontrá-los em livrarias brasileiras, às vezes até em edições nacionais, traduzidos e tudo o mais. Ainda assim, para estudar videogames, ter o inglês em dia é o mínimo - mas, convenhamos, se você joga, provavelmente não terá muitos problemas com relação à isso.
Na lista abaixo, você encontra dez livros que abordam diferentes aspectos dos videogames: história, fundamentos de game design, conceitos, estudos culturais e sociais e até um livro de ficção. A maioria é amplamente utilizada em cursos de desenvolvimento de jogos e pelos grandes profissionais da indústria de games, portanto, é só escolher um para começar e boa leitura!
Rules of Play – Game Design Fundamentals
Divulgação
Rules of Play
Katie Salen, Eric Zimmermann
Teoria e Game Design
MIT Press
672 páginas
Edição brasileira: Regras do Jogo – Fundamentos do Design de Jogos – Editora Blutcher
Uma verdadeira “bíblia” do game design, Rules of Play, que recebeu recentemente uma edição em português dividida em 4 livros, aborda videogames de um ponto de vista teórico. A obra de Zimmermann e Salen é densa e, através de uma linguagem mais acadêmica, se aprofunda não apenas os elementos que compõe os jogos (digitais ou não), com grande foco em regras, definições e sistemas, mas também os que os circundam: a experiência cognitiva e social que proporcionam e a cultura e sociedade na qual estão inseridos. Embora seja um dos melhores e mais completos livros de game design, é para quem gosta de teoria em sua forma mais pura, com análises profundas, sob o ponto de vista de diversas áreas do conhecimeto, como da semiótica, da cibernética e da matemática.
Extra Lives – Why Video Games Matter
Divulgação
Extra Lives
Tom Bissel
Cultura dos videogames
Pantheon Books
218 páginas
Em seu primeiro livro sobre videogames, o jornalista e escritor Tom Bissel oferece sua visão particular de games para o mundo e entrevista inúmeras personalidades igualmente interessantes da indústria, como Cliff Bleszinsky(de Gears of War) e Jonathan Blow (de Braid). Entre a relutância e a empolgação, Bissel diz porque jogos são relevantes para nossa cultura, embora eles tratem, na maioria das vezes, de temas tolos e juvenis. Através da crítica inteligente, de opiniões fortes e de um ótimo senso de humor, o livro disseca a linguagem do videogame, traça um panorama da cultura de desenvolvimento, questiona vícios de narrativa e termina com um dos relatos mais crus, sinceros e impactantes já escrito sobre videogames, envolvendo GTA IV e doses elevadas de cocaína.
A Condição Eletrolúdica: Cultura Visual nos Jogos Eletrônicos
Divulgação
Cultura visual nos jogos eletrônicos
Guilherme Xavier
História dos videogames e Game Design
Editora Novas Ideias
240 páginas
São poucos os livros sobre games escritos no Brasil, e Cultura Visual nos Jogos Eletrônicosé um dos mais interessantes, do professor, pesquisador e game designer responsável porCapoeira Legends, Guilherme Xavier . Mesclando um pouco de história dos videogames com conceitos básicos de game design e, por fim, fazendo uma interessante análise sobre a linguagem visual dos jogos, com foco nas interfaces que permitem a comunicação entre homem e máquina, o livro consegue abordar diferentes aspectos dos jogos em poucas páginas, com uma linguagem mais acadêmica - ainda que sem a densidade e profundidade de Rules of Play. Para quem não tem o inglês afiado, é uma boa opção em português, mas não substitui os outros livros de história e teoria da lista.
A Theory of Fun
Divulgação
A Theory of Fun
Raph Koster
Teoria e Game Design
Paraglyph Press
246 páginas
Provavelmente o livro sobre game design mais didático, agradável e divertido de ler, A Theory of Fun, assim como seu nome indica, busca entender por que jogos são prazerosos. Motivado pelo questionamento de seu avô, que não entendia a relevância de sua profissão perante a sociedade, e pela curiosidade e criatividade de seus filhos, Raph Koster (lead designer de Ultima Online) busca provas concretas da importância dos jogos e do prazer para a humanidade, passando pelos campos da psicologia, da pedagogia, da ética e da estética e investigando a linguagem e experiência que eles proporcionam. Cada página é acompanhada de uma ilustração, com exemplos criativos e familiares que transmitem, com leveza, os conceitos e ideias abordadas no texto. É um livro claro, inteligente e inspirador, que vai muito além dos conceitos básicos de game design, o que o torna essencial para profissionais da área – ou para qualquer amante dos videogames.
The Art of Game Design – A Book of Lenses
Divulgação
The Art of Game Design
Jesse Schell
Teoria e Game Design
Editora Morgan Kaufmann
512 páginas
Edição brasileira: A Arte do Game Design – O Livro Original – Editora Elsevier)
Indicado para estudantes e game designers iniciantes, A Arte do Game Design é um livro que ensina o ofício do game design de maneira acessível e agradável. Através de uma abordagem prática, o game designer e professor Jesse Schell explica conceitos básicos e avançados de game design a partir de jogos de tabuleiro, esportes e situações do cotidiano. Com uma linguagem de fácil entendimento, o autor abrange todos os problemas enfrentados por um game designer, da elaboração de um conceito à apresentação de ideias a uma produtora, mapeando o sinuoso percurso percorrido durante o desenvolvimento de um jogo. Schell aproveita ainda sua experiência como professor daCarnegie Mellon University e traz uma lista de “100 lentes”, uma reunião de cartas ilustradas contendo perguntas de autoavaliação e conselhos que abordam as diferentes peças que compõe um bom jogo. E se você quiser tê-las sempre em mãos (o que pode ser bastante útil), todas estão disponíveis digitalmente no iTunes eAndroid, para smartphones.
Homo Ludens
Divulgação
Homo Ludens
Johan Huizinga
Filosofia
Editora Perspectiva
247 páginas
Considerado o livro que deu origem ao estudo contemporâneo sobre os jogos, Homo Ludens, publicado no longínquo ano de 1938 pelo húngaro Johan Huizinga, é notório por fornecer argumentos de que o homem (tal como outras espécies vivas), antes de fazer e pensar, brinca e joga instintivamente, como forma de aprendizado e preparação para a vida. Assim, apresenta seu conceito filosófico do homo ludens, em contraposição ao homo sabiens e homo faber. Obviamente, o livro não aborda videogames e nem tem uma leitura fácil. Algumas de suas ideias também já não correspondem mais com o papel dos jogos na sociedade atual, mas seus argumentos, definições e as relações que faz entre jogo e arte, poesia, guera, linguagem e cultura são atemporais. É uma das obras mais influentes e importantes para qualquer um interessado em estudar e entender os videogames à fundo.
Beyond Barbie & Mortal Kombat – New Perspectives on Gender and Gaming
Divulgação
Beyond Barbie & Mortal Kombat
Yasmin B. Kafai, Carrie Heeter, Jill Denner e Jennifer Y. Sun
Estudos culturais e sociais
MIT Press
370 páginas
Reunindo diferentes estudos e entrevistas e combinando diferentes vozes, Beyond Barbie & Mortal Kombat é uma análise da figura feminina na cultura, indústria e comunidade de games atual, um meio até hoje dominado pelos homens, apesar da diversidade cada vez maior de jogos e jogadores. O livro abrange diferentes pesquisas e visões sobre identidade de gênero, como os jogos estão inseridos na cultura, os problemas da indústria que esbarram na diversidade etc. Apesar dos aspectos negativos, o livro mostra a importância e a conquista do público feminino no mercado e a indústria de games atual.
Reality is Broken - Why Games Make Us Better and How They Can Change the World
Divulgação
Reality is Broken
Jane McGonigal
Estudos culturais e sociais
The Penguin Press
388 páginas
Reality is Broken, da game designer e pesquisadora Jane McGonigal, ganhou tanto destaque na imprensa tradicional, quando foi lançado no começo de 2011, que se tornou rapidamente uma grande referência dentro e fora da área de games. Através de argumentos impactantes, com base em pesquisas e estudos científicos, McGonigal confronta a realidade rígida, dura, maçante e problemática com as experiências agradáveis, gratificantes, envolventes e significantes dos games, e o que podemos aprender com eles para tornar o mundo real um lugar melhor. Além de enumerar as qualidades que tornam os jogos tão atraentes e importantes para a história do homem e a sociedade atual, a autora sugere a criação de jogos que possam ter impactos positivos no mundo real, dando como exemplo cases de sucesso e projetos experimentais de gamificação.
Jogador Nº 1
Divulgação
Jogador Nº 1
Ernest Cline
Ficção Científica
Editora Leya
463 páginas
Único livro de ficção da lista, Jogador Nº 1 conta a história de Wade Owen, que passa a maior parte de seu tempo em uma espécie de MMO tão grande que acaba se tornando parte da sociedade: o OASIS. Seu criador, um game designer excêntrico obcecado pelos anos 80, após sua morte, deixa pistas de um segredo escondido dentro do jogo, o qual dá ao descobridor o direito a sua herança. Ao ser o primeiro a desvendar um dos mistérios, Wade, garoto pobre e anônimo no mundo real, se torna uma figura lendária dentro do jogo – e alvo fácil de uma companhia corrupta e desleal. A narrativa contrasta a atmosfera deprimente da realidade de Wade com a corrida contra o tempo empolgante que é a caça ao tesouro, no mundo virtual. Na maior parte do tempo, a leitura é divertida e envolvente, mas a insistência do autor em forçar referências à velharias e cultura pop dos anos 80 acaba se tornando desnecessariamente irritante. A tradução para o português também dá suas escorregadas.
A Casual Revolution – Reinventing Video Games and Their Players
Reprodução
A Casual Revolution
Jesper Juul
Estudos culturais e sociais
MIT Press
252 páginas
Embora representem um importante aspecto para os games, jogos casuais e sociais ainda são alvo de preconceito por boa parte dos jogadores e profissionais mais puristas da indústria. Para entender melhor o fenômeno, sua relação com o público (principalmente entre aqueles que nunca haviam tido contado com um videogame antes), o professor e pesquisador Jesper Juul vai a fundo na questão, abordando as diferenças entre os jogos hardcore e casuais, confrontando inovação com clonagem e repetição de ideais e buscando entender os motivos que levam as pessoas a optarem por um tipo de jogo e não outro. Independentemente de seu gosto ou ódio pela Nintendo, jogos de Facebook e títulos casuais para celulares e smartphones, é um livro esclarecedor e interessante.