O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Livros sobre vídeo games

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.062
Pontos
2.009
Vale a compra :kjoinha (principalmente se achar por menos de R$ 40,00)
Tenho vários, comprei recentemente o do TurboGrafx-16 (segue umas imagens que postei no tópico do PC Engine)

São livros bem legais, com bastante conteúdo na história de cada videogame em si, acessórios, criadores, etc.
Na parte dos jogos, a descrição é bem simples, só com informações básicas (ano, estilo, etc)

Ovulei abaixo:

102112
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.509
Pontos
1.094
Eu sou bem receoso com esse lance de livros sobre videogames: sao caros e acho que tem muita bobeira no meio.

Com relacao aos livros de historia relacionadas a trama de determinado jogo, como os do Resident Evil (Marhawa Desire, Conspiracao umbrella, etc), tem que conhecer todos os games profundamente (ex: ler todos os Files dentro do jogo) pra poder aprecia.los. nao acho que vale a pena. Jogador numero 1 comecei a ler e achei muito bobo (ate o filme achei bem "meh"). Um trilhao de referencias que eh impossivel alguem conhecer tudo, sem falar que a historia eh Sessao da Tarde total.

Sobre esses livros do tipo lista (ex: 1001 jogos etc), eh...... LISTA. E com o passar do tempo, mudam. Tambem nao acho muito valido.

Sobre esses livros de youtubers (ex: Rezendeevil...) sao a mais pura tosquice. Vergonha.alheia.

Entao, no final das contas, acho que os unicos acabam valendo a pela sao aquelas coletaneas que fazem uma geral das plataformas antigas e seus respectivos jogos. Desse tipo, unico no mercado que é realmente completo eh a colecao OLD GAMER. Essa eu recomendo comprar porque eh barata e completa. Se quiser comprar apenas 1, 5, ou todos os 15 exemplares, tranquilo.

A unica excecao que abro pra livro "historico" é a duologia 1983+1984, do Chiado. Essa de livro virou ate documentario de quase 3 horas. Esse vale a pena mesmo porque fala pela otica do nosso país.

Por fim, esses livros especificos de uma franquia ou console, como o Hyrule Historia e os da Bitmap Brothers, valem a pena se o cara é fâ incondicional de determinado jogo ou console (Zelda, como no exemplo). Sao mais caros (capa dura, grandes e tal), os da Bitmap vem ate com poster e quase sempre precisa importar, mas podem ser validos pra determinados usuarios.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.639
Pontos
903
Uma dica para livros em PDF gratuitos sobre coletarias de jogos, é no site abaixo:


Nele tem vários livros separados de coletânias por console (quase todos o PDF é gratuito)
são descrição simples de cada jogo (estilo os da Old Gamer)
exemplos de algumas paginas


GAME BOY
KXoynr.jpg



SEGA SATURN
RmCbA%2F.jpg


ATARI 7800
QusG2E.jpg



MEGA DRIVE
hgAyVc.jpg



JAGUAR
fw2At3.jpg



tem muitos outros.



o "The CRPG Book: A Guide to Computer Role-Playing Games"
o autor disponibilizou gratuitamente o livro completo em PDF gratuito (só clicar na imagem abaixo)
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.932
Reações
2.616
Pontos
994
O 1001 Games enquanto lista definitiva é uma tremenda porcaria. Vários jogos clássicos de fora em detrimento de Adventures em texto. Vale como curiosidade, mas longe de ser leitura obrigatória.

Li Jogador Número 1 e Armada. O primeiro foi uma das coisas mais divertidas que já li nos últimos tempos (esqueçam o filme). O segundo tem seus momentos, mas podia ser muito mais enxuto e merecia um filme.

Os dossiês eu assinei, mas li pouca coisa. A impressão que tive foi de excelencia. Recomendo por um precinho camarada. :kjoinha

A editora Europa tem várias edições-dossiês que, não sei se chegam a ser livros, mas são muito legais. Tenho esse aqui com a história dos Resident Evil e também essa edição com os 100 melhores jogos (esgotado).

E mesmo fugindo um pouco da proposta do tópico, não dá pra deixar de indicar Scott Pilgrim.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
736
Reações
974
Pontos
543
Já que o tópico renasceu...

1. Livro obrigatório: Vários bastidores da história da Nintendo na transição anos 80 pra 90. Se quer entender como a indústria pós-crash nasceu, leia:

310XyZKXasL._BO1,204,203,200_.jpg



2. Quer entender de onde vem a histeria contra os jogos de videogame? Porque sempre culpam os jogos desde os atentados de Columbine? Aqui está um livro de uma pesquisadora brasileira que fundamenta todas estas posições. Tem que ter estômago pra ler.

102934.jpg


3. Antes de Johan Huizinga, citado no primeiro post, outro autor deu vida aos estudos sobre o jogo. Roger Caillois. Livro basicamente necessário pra quem estuda jogo.

osjogoseoshomens_0175247001293646309.jpg
 


Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Upando a bagaça pra saber se esses dossiês old gamer são bons em termos de conteúdo e qualidade do material:

Visualizar anexo 102078

Vale a pena sim, Zé !

Eu tenho todos eles, com exceção do último. Eu compro sempre na Amazon, mas nunca no lançamento. Espero baixar o preço ou pintar alguma promoção e compro.

Por esse preço aí (R$ 35,40) tá valendo.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.062
Pontos
2.009
Vale a pena sim, Zé !

Eu tenho todos eles, com exceção do último. Eu compro sempre na Amazon, mas nunca no lançamento. Espero baixar o preço ou pintar alguma promoção e compro.

Por esse preço aí (R$ 35,40) tá valendo.
Eu vi também uma coletânea, mas não sei se tem todos eles... 100 e poucas estalecas.
 
Topo Fundo